Arquitetura sustentável ou bioarquitetura, esses são os sinônimos que definem o telhado verde. Também conhecido como ecotelhado, o conceito deste tipo de teto vai além da vegetação.
Sabia que todos os telhados que apresentam painéis solares, pintura branca com alta emissividade de refletividade ou telhas shingle são classificados como ecotelhado?
Confira os melhores produtos para sua casa:
Como você pode conferir, a camada de vegetação no teto não é exclusiva para ser categorizado de telhado verde. O conceito mais adequado para este tipo de cobertura que vamos tratar neste post, é o telhado verde com vegetação.
Acompanhe este artigo e entenda tudo sobre este modelo de arquitetura sustentável. Uma estratégia repleta de vantagens no mundo da sustentabilidade que você vai conferir aqui.
E também se inspire com imagens inusitadas com a beleza integrada à natureza em projetos arquitetônicos que vão mesclar elementos da paisagem com a construção como as casas de campo.
Imagem 1: O telhado verde possui muitos benefícios que fazem dele uma opção sustentável, além de ser possível otimizar os espaços cobertos pela vegetação.
Índice
Como funciona o telhado verde com vegetação
O aproveitamento de recursos naturais já deixou de ser tendência e passa a ser uma necessidade para a manutenção do planeta. Para isso é fundamental respeitar o meio ambiente como um todo com ações ecológicas sem causar impactos negativos nos projetos inovadores como os telhados verdes.
O teto verde não só deixa a casa com um visual lindo e conectado com a natureza. Como também traz benefícios incríveis como o controle da temperatura interna e outras vantagens que você vai conferir ao longo deste artigo.
Sabia que a constituição do telhado verde é composta de sete camadas de distintos materiais para preservar a estrutura da construção e manter as plantas vivas?
Imagem 2: Aqui é possível entender o processo de cada etapa para a montagem e funcionamento do ecotelhado.
Processo montagem
A primeira é a base para a montagem do telhado verde, o próprio telhado ou laje. A partir daí é aplicada uma sequência de camadas. São elas:
Camada de Impermeabilização
Manta sintética para criar uma membrana à prova d’água para evitar e proteger a laje de infiltrações e mofos.
Placa contensora para bloqueio de raízes
Barreira que segura as raízes das plantas que crescem naturalmente para evitar que o telhado seja danificado.
Sistema de drenagem
Camada drenante composta de brita, seixos, argila ou manta drenante de poliestireno para escoar a água.
Camada de tecido permeável
É uma camada filtrante para reter partículas e absorver a água da chuva.
Camada de terra
Aplicada em cima da camada de tecido impermeável, a camada de terra deve estar preparada para receber a vegetação.
Camada de vegetação
E por último, os módulos de terra que já vêm prontos com vegetação ou plantas. Também é possível plantar a vegetação ou plantas diretamente na camada de terra.
Imagem 3: Nessa imagem você consegue ver claramente o processo das camadas que compõem o telhado verde, como são dispostas e como funcionam.
Principais tipos de ecotelhado com vegetação
Intensivo
Projetado para suportar uma maior variedade de plantas, este tipo de ecotelhado permite uma ampla variedade e volume de vegetação. A altura das plantas pode variar entre 15 a 40 cm.
Este tipo de projeto exige mais cuidados e manutenção por ser mais pesado. A sua espessura pode chegar a 20 cm.
Extensivo
Este tipo de telhado é de espessura mais fina e leve de no máximo 8 cm de forração. A altura da vegetação varia de 6 a 20 cm. A manutenção é bem mais simples e mais econômica, porém não comporta muito fluxo de águas provindas das chuvas.
Existem outros tipos de ecotelhado extensivo que pode ser projetado para decorar as estruturas do pergolado com plantas e criar um jardim suspenso na área externa da sua casa.
Imagem 4: Confira nesta imagem o processo de montagem do ecotelhado com módulos compostos de terra e vegetação.
Quais são os benefícios do telhado verde
- Protetor térmico natural que bloqueia o calor e diminui a temperatura interna;
- Retenção da água da chuva para reuso;
- Diminuição da entrada de ruídos externos formando uma camada natural de isolamento acústico;
- Reduz a poluição com a filtragem de ar;
- Regulador natural da umidade interna;
- Protege o telhado de temporais reduzindo a necessidade de manutenção;
- Aumenta a sensação de contato com a natureza nas cidades.
Imagem 5: As vantagens deste tipo de projeto sustentável equilibram a relação do ser humano com a natureza no controle da temperatura interna.
Dicas complementares para instalação do telhado verde
Além dos tipos citados acima, há ainda outras variedades de telhado verde. É possível inclusive contratar empresas especializadas para realizar todo o processo de planejamento e execução do seu ecotelhado.
É muito importante avaliar a estrutura da construção e o tipo de telha que compõe o telhado para suportar o peso. Neste caso somente um especialista em estrutura é quem poderá orientar com precisão sobre a sua construção.
O ideal é que o tipo de vegetação e as plantas escolhidas para criar um jardim no telhado sejam nativas, resistentes e de fácil manutenção em relação a irrigação e poda.
Portanto, é fundamental que o acesso ao telhado seja facilitado para a manutenção das plantas e da vegetação como um todo.
Imagem 6: Neste projeto a construção se integra à paisagem, o verde camufla a casa e tem um sistema de calha de escoamento da água para reuso.
64 Imagens arquitetônicas com projetos de telhados verdes com vegetação
Imagem 7: O telhado verde une a paisagem e um sistema automático de rega que facilita a manutenção e os cuidados necessários para este tipo de teto.
Imagem 8: Em meio a cidade, o telhado verde favorece o clima e a temperatura interna criando um ambiente agradável em meio ao concreto.
Imagem 9: Neste projeto arquitetônico o telhado verde foi integrado as paredes dando uma sensação de camuflagem, não é mesmo?
Imagem 10: Esta casa de estilo rústico ganha um charme todo especial e integra muito bem à paisagem.
Imagem 11: O telhado verde além de deixar o ambiente mais fresco e arejado com esta cobertura com plantas que forma uma camada térmica incrível neste espaço conectado na natureza.
Imagem 12: Agora vamos para as construções arquitetônicas com projetos mais sofisticados. Nesta imagem, por exemplo, as lajes próprias e impermeabilizadas nos mostram como este modelo de teto verde pode armazenar água da chuva ou até acolher grandes piscinas.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 13: Ecotelhado é sustentável e vai contribuir para o meio ambiente deixando a sua casa inusitada em todos os ângulos como esta arquitetura do futuro.
Imagem 14: A conexão da paisagem com o jardim e o telhado cria a sensação de infinito que mescla os elementos da natureza com a casa.
Imagem 15: Perceba como o telhado verde fica mesclado com materiais naturais como madeiras, pedras, troncos e integra com a topografia do lugar se conectando com a paisagem.
Imagem 16: Neste projeto moderno o telhado verde se une ao chão numa rampa. Cria um ambiente externo e mirante sobre a casa.
Imagem 17: Aquele sonho de infância da casa na árvore, o teto verde, além de contribuir para o bom funcionamento do meio ambiente, deixa qualquer projeto exuberante.
Imagem 18: Agora vamos mostrar imagens além do telhado verde instalado com terras e drenagens. Existe também essa variedade feita só com plantas, como as trepadeiras que ficam perfeitas em pergolados e gazebos.
Imagem 19: Imagina a sua área externa com um gazebo de telhado verde? Simples e conectado com a natureza.
Imagem 20: O uso de plantas é uma excelente opção para dar um charme extra, como você pode ver nesse telhado verde forrado de lavandas, imagina o perfume!
Imagem 21: O teto verde pode ser instalado até mesmo nos lugares mais simples de forma fácil e acessível. Fica charmoso em qualquer ambiente externo da sua casa, ideal de para quem busca espaços harmônicos.
Imagem 22: Até em projetos mais simples você pode construir um ecotelhado reciclando e usando materiais naturais ou alternativos.
Imagem 23: Esse exemplo de container com um maravilhoso telhado verde sustentável e prático que vai contribuir para regular a temperatura do ambiente interno.
Imagem 24: O ecotelhado com vegetação, além da possibilidade de ser acessível e prático, também pode servir para cultivar a sua horta suspensa. Vai deixar seu projeto charmoso e ainda contribuir para o meio ambiente.
Imagem 25: O telhado verde se adequa em todos os espaços. Combina muito bem com essa floricultura dando um charme todo especial ao ambiente.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 26: Seu pet vai gostar muito dessa ideia, o teto verde vai ajudar na temperatura, no isolamento acústico e ainda vai levar conforto para ele.
Imagem 27: Se você ainda não está pronto para ter uma casa com ecotelhado, pode se aventurar em projetos menores como nessa charmosa casa para seu pet.
Imagem 28: Interessante mostrar que o telhado verde pode ser adequado em qualquer tipo de residência. Este não é um projeto exclusivo para grandes construções arquitetônicas.
Imagem 29: Mais uma inspiração para construções economicamente viável. Com muita criatividade você pode ter um ecotelhado com camada de vegetação para deixar a sua casa aconchegante como esta área externa.
Imagem 30: Quando se fala em bioconstrução, a vegetação auxilia na drenagem da água conforme você pode conferir nessa imagem o sistema de canalização para escoamento da água.
Imagem 31: Agora vamos mostrar projetos um pouco mais inusitados, como este em conexão total com a natureza onde o verde camufla grande parte da casa.
Imagem 32: A cobertura verde funciona em projetos de todos os tamanhos, de pergolados a grandes construções levando sustentabilidade para todos os públicos.
Imagem 33: Você pode utilizar uma infinidade de plantas, para essa forração verde e brincar com as diferentes texturas de vegetação para obter o resultado que mais combine com o seu projeto.
Imagem 34: Neste caso, o uso de recursos naturais compõe a estrutura dessas casas em meio a natureza e o telhado mais uma vez camufla e integra a construção.
Imagem 35: Nesta imagem as vantagens na regulagem da temperatura, isolamento acústico e aumento da biodiversidade são fáceis de imaginar, não é mesmo?
Imagem 36: O ecotelhado também é uma ótima opção para levar um pouco da natureza a muitos lugares. A partir de agora vamos ver como este projeto sustentável interage com os centros urbanos com charme e sustentabilidade.
Imagem 37: É uma solução incrível para as grandes cidades como esses jardins suspensos formando um ambiente super agradável em meio ao concreto.
Imagem 38: O telhado verde é muito aplicado na arquitetura para conectar a natureza e projetos sustentáveis em grandes edificações, seja para implantar um jardim ou uma horta suspensa nos centros urbanos.
Imagem 39: Um jardim suspenso dentro deste contexto em meio a grandes edificações torna a paisagem bonita e agradável. Incrível a versatilidade deste projeto, verdade?!
Imagem 40: Mais um exemplo de como a vegetação verde nos telhados é funcional e elegante como este lindo jardim suspenso entre os edifícios.
Imagem 41: Retornando aos projetos arquitetônicos inusitados e modernos. Aqui o telhado verde é um respiro para a natureza e um prolongamento dela, como esta grande construção que se integra com a paisagem sem conflitar.
Imagem 42: Uma camada de vegetação como neste telhado permite temperaturas mais amenas, isolamento acústico e contribuirá para o meio ambiente. Fica ótimo também em espaços como nesta garagem.
Imagem 43: A vegetação verde natural se integra ao telhado compondo e unindo esta casa com paredes de vidros à paisagem.
Imagem 44: O verde da vegetação do telhado também pode ser usado em apenas alguns cômodos da casa com plantas floridas.
Imagem 45: Outro design moderno de arquitetura com cobertura verde para proporcionar um ar mais natural ajudando no controle do clima interno e no isolamento acústico também.
Imagem 46: As paredes também podem formar um elemento único como esta cobertura verde no teto que deixa o ambiente mais fresco e arejado.
Imagem 47: O teto verde é a solução quando se fala em sustentabilidade acessível, você pode aplicar em diversos tipos de materiais e adequar de acordo com o seu projeto.
Imagem 48: Outra proposta para espaços pequenos é este projeto de ecotelhado florido, você pode usar uma diversidade de plantas para criar um charmoso jardim.
Imagem 49: O telhado verde pode acolher uma diversidade imensa de plantas, hortaliças e flores como este mosaico de texturas e cores.
Imagem 50: Outra imagem que demonstra a versatilidade do ecotelhado que pode ser aplicado tanto em construções rústicas quanto em arrojados projetos arquitetônicos como este condomínio super moderno.
Imagem 51: Nesta construção com estrutura de madeira o grande aliado é o telhado verde que dá um charme extra a este projeto.
Imagem 52: Construir moradias com telhados forrados de gramas é uma excelente opção para quem quer poupar energia com a diminuição da necessidade de refrigeração.
Imagem 53: Com essas ideias novas sobre arquitetura sustentável, o telhado verde vem se tornando muito usual. Veja como esta casa que apesar de pequena é super moderna e se integra muito bem ao tom esverdeado da natureza.
Imagem 54: Aqui o teto verde se torna uma extensão do jardim e serve como espaço de lazer.
Imagem 55: Mais uma inspiração para pequenas construções. Lindo e econômico, o teto verde pode ser feito com diferentes materiais, técnicas e plantas.
Imagem 56: Este telhado verde é um exemplo da variedade semi intensiva.
Imagem 57: E esta infinidade de espécies de plantas neste jardim de telhado, aqui as texturas e as cores se mesclam criando uma paisagem linda, não é verdade?
Imagem 58: Aqui temos um exemplo de forração verde para telhados, essas placas acolhem o substrato e drenam a água dando suporte para as plantas.
Imagem 59: Nota como o telhado verde nesta casa se mescla com a paisagem tornando-a significativamente integrada ao meio ambiente.
Imagem 60: Outra inspiração de como o telhado verde conecta as cidades com hortas urbanas sendo uma solução prática perfeita.
Imagem 61: Mais um modelo de ecotelhado com vegetação diversificada e colorida para inspirar.
Imagem 62: Neste modelo arquitetônico em meio a natureza resulta numa paisagem linda e unida ao meio ambiente.
Imagem 63: Estilo arquitetura alemã, este projeto ficou perfeitamente integrado com as cores da construção e da vegetação florida.
Imagem 64: Mais um exemplo onde as cores se mesclam e causam este impacto visual lindo e super conectado com o meio ambiente.
Imagem 65: Aqui as janelas de madeira em tom amarelado combinam muito bem com a vegetação deste ecotelhado, não é mesmo?
Imagem 66: O telhado verde pode ser uma extensão da sua área de lazer como este jardim suspenso.
Imagem 67: Outra opção de cobertura verde para telhados como uma solução perfeita para deixar a casa numa temperatura agradável e otimizar o espaço.
Imagem 68: Os condomínios ecológicos são um luxo com essas estruturas geométricas super modernas, não concorda?
Imagem 69: Esta variedade de ecotelhado se adequa muito bem nesta construção com neste jardim suspenso e bancos propícios para desfrutar dos momentos de lazer.
Imagem 70: Para concluir, escolhemos esta edificação com telhado verde de extensas árvores que formam uma praça pela amplitude da vegetação e os postes de iluminação. Lindo não é mesmo?
Deixe um comentário