A construção do telhado é uma etapa fundamental para a finalização da obra e para a composição arquitetônica do seu projeto. Por isso, escolher qual dos tipos de telhas é o mais adequado para sua casa é uma fase importante para definir o resultado estético, entre outras características, do seu telhado.
Mas diante de tantas opções disponíveis no mercado, você pode estar se perguntado – qual delas escolher? Afinal, existem telhas com diferentes composições, cores, caimentos, isolamentos e preço, o que pode gerar muitas dúvidas. Para responder essa pergunta, nesse artigo vamos te apresentar os principais tipos de telhas, incluindo suas vantagens e desvantagens, com o objetivo de te ajudar a escolher a telha ideal para o seu projeto.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Índice
Qual dos tipos de telhas escolher?
Diante de tantos tipos de telhas para utilizar na sua construção, é normal fica confuso sobre qual delas escolher. Mas você pode se basear em alguns critérios fundamentais para escolher a telha ideal. O primeiro deles é o caimento do telhado. Para obter essa informação, ou seja, o ângulo do telhado, é necessário realizar a medição ou pedir esse dado para o responsável pela obra.
Isso vai facilitar sua escolha, já que o recomendável é escolher apenas telhas que apresentem o mesmo caimento que você irá utilizar na sua construção. Essa informação pode ser conferida junto aos fabricantes de cada uma delas. Para você ter uma ideia, as telhas de cerâmica e concreto precisam de uma declividade mínima entre 30% e 36%. Já as telhas de fibrocimento, requerem uma declividade de 15%.
Utilizar telhas adequadas no que se refere a declividade vai permitir que elas sejam bem vedadas e imobilizadas. Mas, caso a telha que você deseja utilizar exija uma declividade maior do que aquela oferecida no seu projeto, você pode amarrar as telhas na estrutura na qual ela será instalada, utilizando um arame resistente à corrosão. Além disso, caso você não saiba qual a declividade da telha que você escolheu, lembre-se que quanto menores são as dimensões da telha, maior será o ângulo recomendado.
Depois de observar essas questões relacionadas a declividade, você pode pensar sobre a composição, aparência, durabilidade, resistência e preço de cada um dos tipos de telhas disponíveis. Para verificar essas características, confira os próximos tópicos.
Conheça os principais tipos de telhas
Atualmente é possível encontrar uma boa variedade de telhas disponíveis no mercado, que variam em função da aplicação e da composição diferentes. Além disso, cada uma delas apresentam vantagens e desvantagens que podem influenciar no seu processo de escolha, incluindo características como preço, declividade e adequação ao clima. Pensando nisso, nos próximos tópicos vamos te apresentar os principais tipos de telhas e quais as características de cada um deles.
Tipos de telhas de cerâmica
As telhas de cerâmicas ou telhas de barro são as mais populares no Brasil. É possível encontrá-las com diferentes formatos, cores e tamanhos, tais como telha americana, francesa, colonial, italiana, romana e portuguesa, sendo que cada uma delas requer uma inclinação diferente, entre 30% e 36%. Suas principais vantagens são o isolamento térmico, facilidade de limpeza e manutenção barata. Além disso, elas são mais permeáveis do que as telhas de concreto, ou seja, são mais resistentes a proliferação de mofo.
Mas essa telha também apresenta algumas desvantagens. Elas são mais pesadas, com um peso de cerca 40 kg por metro quadrado e, por isso, precisam de um enquadramento resistente e bem feito, o que pode levar ao aumento do custo da construção.
Imagem 1: Utilize telhas de cerâmica romanas para deixar o seu telhado mais moderno e chamativo.
Telhas de concreto
As telhas de concreto, também chamadas de telhas de cimento, são compostas de uma mistura de areia e foram desenvolvidas recentemente e, por isso, ainda são pouco utilizadas. Mas esse tipo de telha oferece muitas vantagens. Além da sua durabilidade e capacidade de isolamento térmico, elas podem ser encontradas com diversas cores, tais como verde, vermelho, cinza, marfim, entre outras. Para utilizá-las no seu projeto, é necessário que o telhado tenha uma inclinação maior que 35%.
Como desvantagens, podemos citar o seu peso, mais elevado que as telhas de cerâmica, o que significa que é necessário sobrar o reforça na estrutura na qual ela será apoiada. Além disso, a telha de concreto possui baixa resistência ao vento.
Imagem 2: Você pode utilizar telhas de concreto de várias cores em sua construção.
Telhas esmaltadas
As telhas esmaltadas se destacam por apresentar um acabamento diferenciado, uma vez que esse tipo de telha recebe uma camada colorida chamada vítrea, garantindo que elas possam ser encontradas em diferentes tons. Além disso, essa camada extra confere a essa telha uma maior durabilidade, resistência e permeabilidade, reduzindo o aparecimento de fungos e infiltrações.
Por isso, a telha cerâmica também é indicada para ser utilizada em locais sem forro, como a área gourmet, em função da sua aparência agradável. Mas tudo isso tem um preço. Esse tipo de telha pode chegar a custar o dobro de uma telha cerâmica comum, o que vai elevar o preço da sua obra.
Imagem 3: A telha esmaltada branca deixa a fachada da sua casa mais delicada.
Telhas de fibrocimento
As telhas de fibrocimento, também conhecidas como telha Brasilit ou telha Eternit, surgiram para substituir as telhas de amianto, que foram retiradas do mercado por serem prejudiciais à saúde. Esse tipo de telha é leve, durável e resistente, o que significa que ela não precisa de uma estrutura de sustentação reforçada, como ocorre com a telha de concreto, por exemplo. Além disso, a telha de fibrocimento é muito mais barata que outros modelos, o que atrai muitos consumidores.
Geralmente, esse tipo de telha é muito utilizado nas construções de empresas e galpões, mas ela também pode ser utilizada na construção do telhado de projetos residenciais. Porém, essas telhas absorvem calor com facilidade, deixando o ambiente mais quente. Por isso, para utilizá-la em sua casa, é essencial construir um forro ou uma laje.
Imagem 4: As telhas de fibrocimento podem ser um excelente investimento para residências pequenas.
Telhas fotovoltaicas
A telha fotovoltaica é uma novidade no mercado de construção brasileiro. Basicamente, elas são telhas de cerâmica com células fotovoltaicas acopladas e, por isso, elas são capazes de gerar energia através da conversão de luz solar em eletricidade, com um mecanismo semelhante aquele utilizado em placas solares. Para que o processo de energia ocorre, é necessário instalar uma fiação embaixo do telhado, até chegar ao conversor.
Com uma cobertura de 40 metros quadrados de telhas fotovoltaicas, é possível produzir 3kw de energia, suficiente para atender as necessidades de uma família. Porém, para ter acesso a essa tecnologia, você precisa estar disposto a gastar, porque ela ainda requer um investimento elevado em comparação com outros tipos de telhas. Vale lembrar que o clima e a inclinação do telhado também devem influenciar na sua escolha.
Imagem 5: As telhas fotovoltaicas são excelentes opções para garantir a captação de energia solar.
Telhas galvanizadas
As telhas galvanizadas são produzidas em aço e revestidas por uma mistura de alumínio e zinco. Por isso, elas se destacam pela durabilidade e resistência, já que essa composição impede a corrosão e a ferrugem, além de torná-las mais resistente às intempéries climáticas. Além disso, você pode encontrá-las nas cores branco e prata e, por causa da sua aparência, ela também é indicada para ser utilizada em ambientes sem forro, como a sala planejada por exemplo, quando o telhado faz parte da decoração.
Outra vantagem de sua utilização é que ela pode ser instalada em telhados com apenas 15% de inclinação. Porém, as telhas galvanizadas também apresentam um isolamento térmico ruim, aquecendo o ambiente, além de não permitirem o isolamento acústico eficiente, o que pode ser um problema em dias de chuva.
Imagem 6: Você pode utilizar telhas galvanizadas na sua casa moderna.
Telhas gravilhadas
A telha gravilhada é um tipo de telha metálica revestida por uma camada de rocha moída e acabamento cerâmico, tornando-a visualmente parecida com a telha de cerâmica. Por isso, ela chama a atenção pela beleza e funcionalidade, uma vez que proporciona conforto térmico, não absorve umidade, irradia calor, é resistente às intempéries climáticas, além de ser fácil de instalar, já que não requer o reforço da estrutura do telhado.
Esse tipo de telha pode ser encontrado na forma de placas e em três modelos diferentes: romanas, francesas e shake. Além disso, diferentemente das telhas de concreto ou cerâmica, que são encaixadas, as telhas gravilhadas são parafusadas. Porém, essas telhas possuem um preço mais elevado do que outros tipos de telhas.
Imagem 7: É possível utilizar telhas gravilhadas na sua casa de campo.
Telhas metálicas
As telhas metálicas podem ser compostas de vários materiais, como aço e alumínio, ou por uma mistura de diferentes metais. Por isso, esse tipo de telha é leve, durável e resistente, sendo muito utilizada para cobrir grandes vãos, já que cada unidade pode ultrapassar quatro metros de comprimento. Por isso, ela é muito utilizada em construções comerciais e industriais, mas você também pode utilizá-la na construção da sua casa. Uma sala pequena pode ficar mais moderna com esse telhado aparente, por exemplo.
Assim como a telha galvanizada, a telha metálica apresenta a desvantagem de não proporcionar o conforto térmico, já que o metal absorve calor, e ainda tem o problema da acústica, já que seu material de composição amplifica o som da chuva e do vento.
Imagem 8: As telhas metálicas podem ser muito úteis para decorar ambientes modernos.
Telhas de PVC
As telhas de PVC se destacam pela sua leveza e versatilidade, já que podem ser encontradas em diferentes formatos e cores, sendo que as mais utilizadas imitam o modelo cerâmico. Além disso, esse tipo de telha é mais fácil de instalar e de limpar, pode ser reciclado e ainda é resistente ao fogo e às intempéries climáticas, como ventos e tempestades.
Porém, as telhas de PVC não são bons isolantes térmicos ou acústicos, podendo aquecer o ambiente e amplificar os sons do ambiente externo. Além disso, em geral, elas podem ser encontradas com um preço mais elevado que outros tipos de telha, como as de fibrocimento e cerâmica.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 9: As telhas de PVC apresentam uma aparência semelhante às telhas de cerâmica.
Tipos de telhas translúcidas
As telhas translúcidas são fabricadas com fibra de vidro, podem ser encontradas em modelos transparentes ou translúcidos, coloridas ou não. Da mesma forma que as telhas de vidro, elas também são utilizadas para permitir a entrada de luz natural em ambientes pouco iluminados. Porém, são mais resistentes, leves e duráveis, além de não apresentarem a mesma aparência da telha de vidro e podem ser utilizadas sem interferir na decoração do ambiente.
As telhas translúcidas são muito utilizadas em indústrias, mas também podem ser muito úteis em ambientes abertos, como o jardim de inverno e a área gourmet.
Imagem 10: Essa área externa moderna ficou protegida, mas continuou com a iluminação natural em função da utilização das telhas transparentes.
Telhas termoacústicas
Também conhecidas como telhas sanduíches, as telhas termoacústicas são formadas por duas telhas de aço ou de fibrocimento “recheadas” por um material isolante térmico, que pode ser poliuretano, isopor, lã de vidro ou lã de rocha. Essa composição permite que esse tipo de telha seja leve e que tenha um bom isolamento térmico e acústico, permitindo que o ambiente se torne mais silencioso e com uma temperatura agradável. Além disso, ela pode ser encontrada em diversas cores, tais como cinza, azul ou vermelho.
Imagem 11: Você pode utilizar as telhas termoacústicas na sua casa moderna.
Telhas de fibra vegetal
A telha de fibra vegetal é ideal para quem procura opções de materiais sustentáveis para sua construção. Elas são produzidas a partir da fibra de celulose extraída do papel reciclado, que recebe a adição de pigmentos e depois é recoberta por uma resina especial, garantindo proteção à telha. Além disso, as telhas de fibra vegetal se destacam por serem leves, fáceis de instalar e resistentes às intempéries climáticas.
Imagem 12: Essa área de convivência ficou ainda mais bonita com esse telhado verde composto por telhas vegetais.
+48 projetos inspiradores com todos os tipos de telhas
Quer conhecer mais projetos de casas com telhados construídos com diferentes tipos de telhas? Então confira nossa seleção de imagens abaixo e veja como cada tipo de telha contribui de forma especial para o visual da fachada da sua casa.
Imagem 13: As telhas fotovoltaicas foram utilizadas na construção desse projeto luxuoso.
Imagem 14: Já nessa casa de campo foram utilizadas telhas esmaltadas claras.
Imagem 15: Mas você também pode utilizar telhas de cerâmica mescladas para transformar o visual do seu telhado.
Imagem 16: Além disso, é possível utilizar as telhas de fibra vegetal na sua casa de campo com estrutura de madeira.
Imagem 17: Porém, você também pode utilizar telhas de cerâmica na sua casa de campo grande e luxuosa.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 18: E se você pretende construir ou reformar uma casa moderna, pode utilizar telhas de concreto.
Imagem 19: Você também pode utilizar telhas esmaltadas cinzas no seu projeto de casa de campo elegante.
Imagem 20: Outro exemplo de casa com telhado composto por telhas de concreto.
Imagem 21: Já nessa casa de campo aconchegante foram utilizadas telhas de fibra vegetal.
Imagem 22: Um dos tipos de telhas mais utilizados na construção, a telha de cerâmica também faz parte dessa casa rústica.
Imagem 23: Contudo, você também pode investir num telhado de concreto para criar uma casa com visual elegante e atraente.
Imagem 24: Em compensação, nessa casa simples e elegante foram utilizadas telhas esmaltadas.
Imagem 25: Mas você também pode optar pelo telhado de fibrocimento para sua casa com arquitetura moderna.
Imagem 26: Telhas galvanizadas brancas foram utilizadas na cobertura dessa varanda.
Imagem 27: Já nessa casa de campo rústica e pequena, foram utilizadas telhas granilhadas.
Imagem 28: Não parece, mas essa casa de campo possui um telhado de PVC.
Imagem 29: Essa edícula foi construída com telhas termoacústicas.
Imagem 30: As telhas de cerâmica são ótimas opções para construir um telhado aparente e uma decoração rústica.
Imagem 31: Esse telhado se destaca por ter sido construído com telhas de fibra vegetal de diferentes cores.
Imagem 32: Contudo, se você deseja ter um telhado escuro em sua casa, pode investir em telhas esmaltadas pretas.
Imagem 33: Mas você também pode utilizar telhas de fibrocimento na sua casa pequena.
Imagem 34: As telhas galvanizadas brancas contribuem para a decoração dessa sala.
Imagem 35: Porém, você também pode utilizar telhas metálicas brancas na sua decoração.
Imagem 36: Esse espaço foi construído com um telhado termoacústico.
Imagem 37: Para deixar sua casa mais iluminada, vale a pena investir em telhas translúcidas de vidro.
Imagem 38: Além disso, as telhas translúcidas são excelentes investimentos para iluminar ambiente que não possuem janelas.
Imagem 39: E você ainda pode utilizar esse tipo de telha na decoração da sua área gourmet.
Imagem 40: Outro exemplo de como telhas de cerâmica podem contribuir para a decoração rústica da sua casa.
Imagem 41: Nessa casa moderna, a cobertura da garagem foi construído com um dos tipos de telhas de cerâmica.
Imagem 42: Já essa casa elegante e moderna apresenta um telhado composto por telhas de fibrocimento.
Imagem 43: O contraste entre a estrutura de madeira e as telhas galvanizadas deixa a fachada dessa construção ainda mais bonita.
Imagem 44: Apesar de não parecer, esse telhado também foi construído com telhas de PVC.
Imagem 45: Você ainda pode utilizar telhas metálicas coloridas como elemento decorativo da sua casa.
Imagem 46: Já essa casa rústica apresenta um telhado de fibrocimento.
Imagem 47: Essa casa se destaca pela presença de um telhado de fibra vegetal.
Imagem 48: Da mesma forma que o exemplo anterior, essa casa também apresenta um telhado de fibra vegetal.
Imagem 49: Já nesse sobrado elegante foram utilizadas telhas de concreto claras.
Imagem 50: Essa sala ganha um toque rústico especial em função da presença do telhado de cerâmica aparente.
Imagem 51: Mas você também pode utilizar telhas de cerâmica escuras na sua residência.
Imagem 52: Outro exemplo de casa moderna com telhas granilhadas.
Imagem 53: Essa casa rústica com parede de pedra possui um telhado de PVC.
Imagem 54: Assim como o exemplo anterior, essa casa foi construída com telhado de PVC.
Imagem 55: Mas você também pode optar pelo telhado de concreto.
Imagem 56: Nesse projeto clean e sofisticado também foram utilizadas telhas de concreto.
Imagem 57: Outro exemplo de casa simples com telhado de concreto.
Imagem 58: Mas você também pode optar pelas tradicionais telhas de cerâmica coloniais.
Imagem 59: Além disso, você pode utilizar telhas de cerâmica brancas para complementar a fachada da sua casa.
Imagem 60: E você ainda pode utilizar um dos tipos de telhas de cerâmica claras na sua decoração.
Deixe um comentário