O jardim suspenso é uma alternativa perfeita para as pessoas que amam plantas, querem usá-las na decoração, porém não dispõem de muito espaço em sua casa ou apartamento. Também conhecidos como jardins verticais, esse tipo de jardim permite que se cultive um lindo espaço verde mesmo em locais onde, aparentemente, não era possível colocar plantas.
É claro que para fazer e manter um jardim suspenso são necessários uma série de cuidados para garantir que as plantas colocadas nele irão se desenvolver da melhor maneira possível. Escolher o melhor local e as espécies corretas são alguns dos cuidados importantes para se ter no momento de se criar seu jardim suspenso. Vamos falar mais deles no decorrer do texto.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Nesse texto, vamos te contar ainda como usar esse jardim na sua decoração e daremos algumas dicas de plantas que se adaptam bem aos jardins verticais, além de mostrar algumas formas e materiais para fazer o seu.
Índice
O que saber antes de fazer o seu jardim suspenso
Alguns cuidados são fundamentais para que você consiga fazer um jardim suspenso e manter ele sempre lindo, com plantas vivas e bem desenvolvidas. O primeiro passo é escolher o local para fazer a instalação do seu jardim.
A escolha do lugar é primordial e vai determinar muitas coisas, como o formato que ele terá, o material que será usado e quais plantas você poderá colocar no seu jardim. É fundamental que esse local escolhido seja iluminado. Seja na cozinha, na sala ou em uma área externa, é importante para a saúde das suas plantas que o local receba uma boa quantidade de luz. Vamos mostrar ainda nesse texto algumas ideias de local para você instalar o seu jardim vertical.
Outro ponto que você deve saber antes de planejar o seu jardim suspenso é quais são as plantas mais recomendadas para esse uso. Você deverá descobrir quais espécies se adaptam bem a esse formato, a quantidade de luz que elas precisam e a como é a sua rega, ou seja, com qual frequência elas deverão receber água. Ter essas informações ajudará a saber como deverá ser feita a manutenção desse jardim.
Além desses dois pontos, uma outra questão importante a ser resolvida é a escolha do material que será utilizado para construir esse jardim suspenso. Ele pode ser de garrafa pet, construído sobre um aramado, em pallet, entre outros materiais.
Imagem 1: Linda prateleira cheia de plantas!
Onde instalar o seu jardim suspenso
Como dissemos, a escolha do local onde será instalado o seu jardim vertical é de extrema relevância. Para que ele se torne mais um lindo elemento na decoração da sua casa ou apartamento, é importante que as flores e plantas estejam bonitas, bem cuidadas e desenvolvidas. Para isso, você deve escolher um local bem iluminado, onde é mais fácil da maioria das espécies de planta se desenvolver.
Jardim suspenso na sala
A sala é sempre o cômodo de destaque em uma casa, onde recebemos visita e nos reunimos com a família. Um jardim vertical pode dar um charme extra ao ambiente, dando mais vida a sala. Mesmo que a sala seja pequena, esse tipo de jardim se encaixa muito bem na decoração, sendo ideal para espaços menores, uma vez que abusa de locais como prateleiras, otimizando espaço.
Jardim suspenso na cozinha
Também é muito comum vermos jardins verticais em cozinhas. Pode ser um espaço perfeito para você instalar uma horta, por exemplo, e ter sempre temperos e ervas frescas perto de você. Evite apenas que o jardim suspenso seja colocado em um local muito abafado, pois isso pode atrapalhar o desenvolvimento das plantas.
Jardim suspenso no banheiro
Imagem 2: Aqui as plantas foram penduradas em umas escada de madeira, trazendo um ar rústico ao banheiro.
O banheiro pode ser o ambiente perfeito para ter um jardim. Esse é, geralmente, um cômodo com mais umidade, o que ajuda as plantas a se desenvolverem. Fique atenta a quantidade de luz.
Jardim suspenso em área externa
Seja em uma varanda, seja em um quintal maior, o jardim suspenso pode ser uma boa alternativa para deixar sua área externa ainda mais bonita e com vida, otimizando espaço. Uma boa dica é colocar em uma parede próxima a uma piscina!
Jardim vertical no quarto
Esta é uma ótima forma de você conseguir deixar seu quarto cheio de plantas. A decoração de um quarto pode ficar ainda mais linda e moderna com um jardim desse tipo. Ele pode ser instalado com um aramado, em prateleiras ou com paletes.
Materiais para fazer um jardim vertical
O seu jardim vertical pode ser construído dos mais diversos materiais. Listamos abaixo alguns que são muito fáceis de ser usado.
Jardim suspenso de madeira
Imagem 3: Nessa referência, foram usadas plantas pendentes como filodendros e jiboias em prateleiras de madeira.
A madeira fica linda quando usada em jardins e sua cor é perfeita para contrastar com o verde das plantas. Não precisa ser uma madeira nobre a ser usada para esse fim. Você pode usar paletes e caixotes de feira para construir o seu jardim suspendo. Basta usar uma base e pregar a madeira.
Jardim suspenso de garrafa pet
Essa é uma ideia prática, sustentável e barata. Você pode reaproveitar as garrafas pet que você já consome seu no dia a dia. Fazer um recorte no meio delas, para abrir espaço para colocar as plantas. As garrafas podem ser fixadas com um fio de náilon ou um arame. Esse material é mais indicado para ambientes externos.
Jardim suspenso em arame
Sabe aquelas telas de arame muito usadas para cercar e proteger ambientes? Elas podem ser muito uteis para o seu jardim suspenso. Basta prendê-las em um suporte de madeira e pendurar os vasos nela com ganchos. Perfeito!
Jardim suspenso em blocos de concreto
Muitas vezes sobram materiais de obra da construção das nossas casas. Os blocos de concreto são ótimos materiais para a construção de um jardim vertical. Basta empilhá-los de uma maneira interessante e plantar as mudas nos buracos que eles possuem no meio.
Melhores plantas para jardim suspenso
Imagem 4: Já nesse exemplo, vemos que foram usadas flores de corte penduradas em uma escada de madeira, trazendo um ar romântico ao ambiente.
Depois de escolher o material que você usará para fazer o seu jardim vertical, chegou a hora de escolher as plantas para jardim que você usará. Para ajudar, separamos cinco espécies para você se inspirar e começar o seu jardim.
Dinheiro em pencas
Ela tem esse nome pois suas folhas possuem um formato arredondado. Ela ocupa pouco espaço e é uma planta que pode ser usada como pendente. Sua manutenção também é simples. Basta manter seu sólido úmido e não deixar ela pegar sol direto.
Peperômia
As peperômias também possuem folhagens pendentes. Há vários tipos dessa planta, cada uma com um formato e cor. Ela também é perfeita para ambientes internos, uma vez que não gosta de sol direto.
Avenca
Essa é uma planta delicada e de fácil adaptação. Ela precisa de calor, umidade e luminosidade para se desenvolver. Porém, o sol direto não é indicado.
Jiboia
Essa é uma planta muito comum no paisagismo. Ela é um tipo de trepadeira e apresenta plantas de diversos tamanhos e coloração variada. Ao contrário das demais que falamos, ela vai bem e se desenvolve sem problemas em ambientes com sol.
Agora veja mais 55 exemplos de jardim suspensos e se inspire para criar o seu!
Imagem 5: Mais um belo exemplo de plantas pendentes sendo utilizadas para formar esse jardim suspenso em um banheiro.
Imagem 6: Um galho seco pode ser usado para pendurar suas plantas, criando esse visual diferenciado.
Imagem 7: Cestos de palha e prateleiras foram usadas para criar esse ambiente verde no banheiro.
Imagem 8: Nessa inspiração, vemos mais um ambiente utilizando escada de madeira como suporte para o jardim suspenso. Se seu banheiro for iluminado como esse, uma samambaia como essa da foto é uma ótima escolha, já que adora luminosidade e umidade.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 9: Jardim suspenso composto por lindas kokedamas compõem um ambiente moderno e verde.
Imagem 10: Mais um lindo exemplo de kokedamas sendo utilizadas para compor um jardim vertical.
Imagem 11: Vejam como essa prateleira moderna se destacou com essas plantas lindas.
Imagem 12: Ripas de madeira presas com corda de sisal foram utilizadas como suporte para as plantas nesse jardim vertical.
Imagem 13: Plantas que podem ser usadas pendentes, como a jibóia e monstera adansonii, e plantas como a piléia e a mini-costela-de-adão, foram usadas para compor esse jardim vertical em prateleiras de madeira
Imagem 14: Tela de aramado e vasos monocromáticos foram usados para criar esse jardim vertical moderno.
Imagem 15: Um simples vaso de jibóia foi usada para criar esse lindo efeito na porta.
Imagem 16: Desta vez, a tela de aramado foi utilizada como suporte para criar esse efeito de parede verde, utilizando plantas como o aspargo pendente, samambaia, filodendro, chifre-de-veado, avenca, entre outras.
Imagem 17: Jardim suspenso utilizando a planta colar de pérolas cria um efeito diferenciado.
Imagem 18: Uma tela de arame instalada junto ao corrimão da escada deu esse lindo resultado.
Imagem 19: Estante branca utilizada como suporte para as plantas.
Imagem 20: Estrutura de arara de roupas e macramês foram utilizados para criar esse jardim suspenso.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 21: Estrutura de pallet na parede traz ao jardim suspenso um ar rústico.
Imagem 22: Jardim supenso com Jibóia e escada de madeira, trazendo charme ao ambiente.
Imagem 23: Macramês compõem um jardim suspenso estilo Boho e podem ser usados em vários locais da casa.
Imagem 24: Cordas de aço e prateleiras de madeira compõem esse lindo jardim suspenso.
Imagem 25: Suporte de bronze e vasos de barro em cozinha podem trazer um charme a mais ao cômodo.
Imagem 26: Macramês preto e branco trazem modernidade e elegância ao ambiente.
Imagem 27: Linda estrutura de madeira usada como jardim vertical.
Imagem 28: Apenas com um suporte preso ao teto, vasos simples e cordas, foi possível fazer esse lindo jardim suspenso.
Imagem 29: Filodendros pendentes presos a parede foram utilizados para compor esse jardim vertical.
Imagem 30: Nesse exemplo, vemos uma linda combinação do tijolo e da madeira com o verde das plantas.
Imagem 31: Veja como a simples instalação dessas três plantas pendentes mudou todo o ambiente.
Imagem 32: Jardim suspenso lindo e simples.
Imagem 33: Veja como esses belos caixotes ficaram lindos pendurados com cordas e com plantas dentro.
Imagem 34: Não é só com plantas pendentes que podemos fazer nosso jardim vertical. Essa inspiração usa suculentas em vasos e prateleiras brancas para trazer um ar moderno ao ambiente.
Imagem 35: Marantas e plantas pendentes foram colocadas em toda a escada.
Imagem 36: Plantas pendentes presas ao teto criam um efeito interessante em janelas.
Imagem 37: Lindo suporte cheio de plantas e preso ao teto.
Imagem 38: Lindo suporte de madeira, combinado com o macramê branco. Lindo!
Imagem 39: Lindo macramê com planta pendente dando muito charme a esse quarto.
Imagem 40: Lindo suporte de madeira, com plantas de diferentes espécies.
Imagem 41: Mais uma vez, a madeira se mostra o material perfeito.
Imagem 42: Veja que lindo esse exemplo de jardim, com diversas plantas pendentes.
Imagem 43: Nessa varanda, o jardim suspenso foi instalado num painel de arame, com vasos pendurados.
Imagem 44: Otimizando espaço e aproveitando cada lugar da sala pequena, esse jardim foi feito com macramês pendurados no teto.
Imagem 45: Mais um exemplo de como usar uma arara de roupa para criar um lindo jardim.
Imagem 46: A prateleira de madeira com plantas fez toda a diferença nesse quarto de decoração simples e elegante.
Imagem 47: Área externa com diversos jardins suspensos, que deixam o ambiente ainda mais lindo!
Imagem 48: Mais uma inspiração de planta que pode virar uma moldura para a porta.
Imagem 49: Jardim simples, feito com caixotes e colocados na parede.
Imagem 50: Lindo contraste da parede azul com o verde da planta e o metal do aramado, que faz suporte para o jardim.
Imagem 51: Para fazer esse jardim, foram aproveitadas janelas de madeira, que foram usadas como suporte.
Imagem 52: Veja como esse jardim vertical levou ainda mais beleza para essa linda varanda.
Imagem 53: Apenas com vasos de barro e prateleiras simples de madeira se construiu esse lindo jardim.
Imagem 54: Nesse exemplo, vemos uma alternativa mais moderna: vasos de barro com uma estrutura de metal.
Imagem 55: Linda inspiração para as pessoas que preferem um visual mais despojado!
Imagem 56: Olha como fica lindo essa parede toda de verdes.
Imagem 57: Veja como funciona muito bem de decoração da sua sala.
Imagem 58: Jardim simples, mas que mesmo assim faz toda a diferença na decoração.
Imagem 59: Forma simples e prática de fazer seu jardim usando palete.
Imagem 60: Nesse jardim, a preferência foi pelas plantas verdes escuras. Muito elegantes!
Alessandra Eugênia ARANTES diz
Nossa am ai todos são muito lindo estou com um espaço e quero transformar ele em um Jardim vcs poderiam me ajudar ?
Rita Silva diz
Ideias maravilhosa
Cristiani diz
Parabéns, ideias de muito bom gosto.
Ivaneide diz
Um espetáculo sem comparação que encheu meu coração 😍
Maria Ester diz
Adorei esses jardins suspensos, um mais lindo que o outro. Vou dormir e sonhar com o meu!
matildealves059@gmail.com diz
e muito lindo da até vontade de fazer isso em casa
Marly Moura diz
Lindo!! Amei todos. A ideia da escada no teto é genial!
anaidevalencio@gmail.com diz
Eu quero vocês me ajudam ?
G. Esmeralda diz
Sensacional!!!