Um incômodo na casa de grande parte da população brasileira é o mofo na parede. Além de serem feias esteticamente podem gerar um grande transtorno na construção. Mas se você já procurou diversas soluções sobre como tirar mofo da parede e ainda não encontrou um método eficiente é porque você estava procurando no lugar errado.
Continue lendo e saiba tudo sobre esse pesadelo: o que é mofo, como prevenir, os malefícios do mofo, como tirar e se pode ou não pintar a mancha. Não se preocupe, daremos dicas caseiras que não precisarão de grande conhecimento ou a ajuda de um especialista na área, acreditamos em você!
Confira os melhores produtos para sua casa:
Índice
O que é mofo?
O mofo ou bolor, como também é conhecido, são aquelas manchas escuras que se formam nas paredes dos cômodos mais úmidos como um banheiro pequeno e a cozinha, por exemplo. O perigo desta mancha aparentemente inofensiva é de que ela é composta por fungos.
Estes microorganismos precisam de uma área úmida para se reproduzir, por isso, eles ficam longe de janelas e outras áreas ventiladas. Desta forma é muito importante combatê-los o mais rápido possível, diminuindo a taxa de proliferação.
Por outro lado, caso você tenha relatado mofo em áreas ventiladas e que não estão na cozinha nem no banheiro, você deve estar se perguntando como elas foram parar lá, certo? Principalmente no verão, quando há muita chuva em todo o país, a época fica mais propícia a ajudar no acúmulo de umidade na parede, o que também resulta na má aparência do cômodo.
Neste último caso, quando o problema trata-se da infiltração da água da chuva, não há muito o que fazer, a melhor solução é conversar com um pedreiro para acharem uma solução de vedar a entrada de água na casa.
Os malefícios do mofo à saúde
O mofo não é simplesmente uma mancha na parede que pode ser coberta com tinta ou escondido por um móvel, é preciso lembrar que ele é feito de fungos e, como aprendemos na escola, os fungos podem ser altamente nocivos à saúde.
São mais de 50 tipos de microorganismos que podem estar presentes agora na sua parede e isso pode causar sérios problemas respiratórios. Pessoas que sofrem de rinite, sinusite e asma sentem rapidamente a presença destes fungos e, em casos mais graves, levando a um quadro grave de síndrome respiratória.
Agora que você já sabe o que é o mofo e o quão mal ele faz para a saúde, está na hora de descobrir como acabar com ele de uma vez por todas, não é mesmo?
Como tirar mofo da parede
Sabendo que a parede é o local mais comum de aparecer mofo, independente do cômodo da casa, e que nem todo mundo possui um recurso financeiro para contratar um profissional especializado para resolver o problema, trouxemos 5 dicas infalíveis de como você pode tirar o mofo da sua parede com produtos facilmente encontrados em mercados.
Parece uma dica óbvia, mas manter o local arejado e bem ventilado é o primeiro passo para prevenir a disseminação desses bichinhos tão insistentes. Agora que você já abriu todas as portas e janelas do cômodo, vamos para a primeira dica de como tirar mofo da parede:
Usando água oxigenada
Este é um item facilmente encontrado em mercados e farmácias e é possível que você também o encontre escondido no fundo do armário, afinal, ela possui várias utilidades.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Para tirar mofo da parede usando água oxigenada, você não precisa de uma grande quantidade ,embora, tudo dependa do tamanho da mancha encontrada. Neste caso, faça apenas uma medida, caso seja necessário, refaça o mesmo tanto.
Pegue um copo de água e misture com uma colher de chá da água oxigenada, coloque em um borrifador e chacoalhe até o conteúdo estar bem misturado. Depois, borrife na parede e espere, no mínimo, 10 minutos.
Para facilitar a remoção do mofo, pegue um pano seco e o molhe com vinagre, pode ser esse que você tem aí na sua casa, e passe em toda a extensão do mofo na parede. O vinagre irá ajudar na remoção não só do mofo, mas também da água oxigenada. Fácil, não é mesmo?
Água sanitária
Com certeza você deve ter água sanitária em casa, mas caso não tenha é possível encontrá-la no mercado e lojas com produtos para limpeza. Nesta receita caseira que que irá te ajudar a tirar mofo da parede você vai precisar misturar três colheres de sofá de água para uma de água sanitária. Se não for o suficiente, repita o processo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Ao contrário do exemplo anterior onde era necessário esperar o produto agir, aqui você vai borrifa-lo na parede e com uma escova de cerdas duras, irá esfregar a área com mofo.
Aqui vale uma dica importante, assim que o produto for esfregado ele deverá sair instantaneamente, não misture outros produtos pois a água sanitária é uma solução forte e pode provocar sérias reações químicas quando misturadas a outros agentes.
Como tirar mofo da parede com vinagre branco
Esta alternativa é mais suave comparada às outras, como resultado, deve ser utilizada no início da formação do mofo ou em manchas menores.
A facilidade desta solução é de que não é necessário nenhum tipo de combinação, basta colocar o produto em um borrifador e espalhar por toda a área manchada. Deixe agir por 10 minutos e remova com um pano limpo e seco.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um composto muito eficiente na limpeza de vários tipos de coisas e com a parede com mofo, não é diferente. Como resultado, com uma pequena quantidade do pó branco é possível fazer uma grande limpeza no seu cômodo, incluindo o teto e a parede.
A combinação é simples: dilua uma colher de bicarbonato de sódio em um copo com água morna. Mas, atenção, é muito importante que a água esteja morna para que ajude a desgrudar os fungos da parede.
Após diluir toda a solução, aplique na parede e deixe agir por 10 minutos. Depois, é só tirar com um pano úmido e seco.
Vinagre com limão
Já dizia o ditado “se você tem um limão, faça uma limonada”. Essa fruta é muito encontrada na casa dos brasileiros mas, o que talvez você não saiba, é que sua acidez unida com a do vinagre, se torna um eficiente reagente contra o mofo.
A proporção é muito fácil, coloque uma colher de vinagre e uma de suco de limão para cada duas colheres de água. Vale lembrar que tem que ser o suco da fruta, os que são vendidos em pó não valem, ok?
Em todas as dicas, caso você queira facilitar a remoção dos produtos, é possível trocar o pano por uma bucha. Além disso, use sempre máscara para evitar a inalação dos fungos e luvas para não prejudicar as mãos.
Como prevenir o mofo?
Se você conseguiu tirar o mofo da parede, deve estar se perguntando como fazer para que ele não volte, não é verdade? Para não ter que refazer o processo de como tirar o mofo da parede, existem algumas dicas de ouro.
A primeira delas é lembrar de deixar o ambiente aberto pelo menos algumas horas por dia. Isso irá ajudar na ventilação, o que ajuda a secar qualquer tipo de umidade no cômodo. Em segundo lugar, pare quem tem ar condicionado em casa vale apena acionar a opção de desumidificador. Esta dica é essencial para ser utilizada nos dias mais chuvosos do ano.
Parece loucura mas colocar giz, carvão e bolinhas de cedro no ambiente podem ser a salvação na prevenção do mofo. Isso porque eles sugam qualquer tipo de umidade no cômodo.
Desinfetar a área com frequência é uma excelente solução na prevenção do mofo da parede. Por isso, sempre que fizer faxina na casa lembre-se de limpar bem a área com um desinfetante ou a própria água sanitária. A última solução para impedir que o mofo volte para a sua parede, é pintando-a com tinta impermeabilizante. Mas, será que ela é uma medida de prevenção ou ela disfarça a mancha?
Pode pintar a parede com mofo?
Sim, você pode pintar sua parede com mofo. Entretanto, se você não tirar o fungo antes da pintura, conforme ele for se espalhando, sua parede voltará a ficar manchada. Mas então, qual a solução?
Muita gente utiliza o papel de parede como medida alternativa, mas ele também não resolve, já que ajuda a abafar ainda mais a área de contribuir para a proliferação do mofo e não na prevenção.
Como resultado, antes de pintar a parede é preciso acabar de vez com o mofo. Após utilizar uma das dicas acima e ver que finalmente você está livre dos fungos, você poderá pintar sua parede sem medo e, para prevenir a volta da terrível mancha, aposte nas tintas impermeabilizantes na sua casa colorida.
Caso você tenha testado todas as dicas de como tirar mofo da parede e mesmo assim a mancha continua lá, o problema pode ser mais sério do que você esperava e, por isso, é necessário chamar um pedreiro que irá avaliar se há algum tipo de infiltração da chuva ou de algum cano furado.
Deixe um comentário