A arandela é um objeto de muita precisão e que proporciona um visual único e atraente em de casas, apartamentos, comércios, restaurantes e fazendas. Ainda mais quando se utiliza arandela externa.
O objeto tem como principal característica promover uma luz difusa e de apoio, muito utilizada para complementar a iluminação.
Confira os melhores produtos para sua casa:
No ambiente externo, ela serve para decorar, guiar as pessoas pelo jardim ou outra área externa, além de poder até mesmo garantir mais segurança.
A arandela externa tem uma grande variedade de formatos e estilos totalmente diferentes um do outro. Geralmente cada estilo é usado para iluminar um tipo de ambiente em específico.
Assim, ela também pode ser acoplada em superfícies como muros, paredes e ou pode estar fixada em pontos estratégicos que possibilitem uma melhor iluminação noturna.
A arandela principalmente a arandela externa também tem sido usada para dar estilo e conforto ao ambiente estando sendo muito apreciada como elemento vivo na decoração de ambientes.
Pensando nisso, portanto, nosso site resolveu trazer algumas dicas sobre arandela externa e como deixar sua casa com um ambiente iluminado e harmônico.
Imagem 01: As arandelas instaladas nos muros, além de trazer beleza e iluminação ao ambiente, também ajudam a valorizar a vegetação local.
Índice
Tipos de arandela externa
Existem alguns vários tipos de arandela externa e cada um tem uma proposta de integralização com o ambiente à sua volta.
Arandela externa colonial
A arandela colonial proporciona um visual muito tradicional ao ambiente.
Dessa forma, dotada de uma estrutura charmosa e muitas vezes marcada pelas linhas do tempo, a arandela colonial pouco a pouco vem conquistando novamente seu espaço.
Ela tem sido usada para uma variedade de ambientes como casas de campo, chácaras, sítios e fazendas que nos últimos anos voltaram a colocar este tipo de arandela em uma nova tendência atual.
Quanto à estrutura, contudo, pode-se dizer que as arandelas coloniais apresentam um design que se assemelha muito aos antigos pontinhos de luz das ruas da cidade.
Assim, sua presença nos proporciona uma mistura de nostalgia e charme na decoração dos ambientes e nos passa aquela sensação de estarmos em um passado não muito distante como na época do Brasil colonial.
Imagem 02: Um modelo muito utilizado, ainda é bastante buscado para iluminação externa de sítios, chácaras e fazendas.
Arandela de iluminação direta
Arandela de iluminação direta é uma alternativa bem usada para ser usada em cômodos pequenos e dá para usá-la até como a fonte principal de luz no ambiente. Além disso, como a arandela de iluminação direta emite feixes de luz direto para todos os objetos da sua casa, o ideal é fixar essa luminária em um ponto mais alto da parede.
Dessa forma cria-se um rastro de luz até ela chegar ao que deve ser destacado, por exemplo.
Imagem 03: Para locais que precisam de bastante iluminação externa, este modelo de arandela externo é funcional, pois sua luz não é focada a apenas uma direção, mas sim a todas.
Arandela externa com um facho de luz
A Arandela com um único feixe de luz ilumina toda a parede e sua reflexão é bem suave próxima a ela. Assim, ela fica linda em cômodos como quarto corredor ou na sala.
Imagem 04: Perfeita para fazer marcação no muro, este modelo é bastante decorativo e cria cenários incríveis.
Arandela com cúpula
Arandela com cúpula é bem parecida com um abajur só que pendurado na parede.
Este tipo de arandela se comporta bem se a ideia for ter uma mesa de cabeceira próximo a cama se esta for a ideia principal.
Também combina muito bem nos quartos onde dá um toque de muito charme.
Imagem 05: Um modelo clássico. Perfeito para quem quer algo mais robusto e com iluminação direcionada.
Arandela externa facho duplo
Esta arandela é ideal para criar efeitos de luz chamativos.
Isso porque a luminosidade em torno desta arandela sai pelas partes de cima e de baixo e o melhor é que ela proporciona várias formas de luz.
Se a ideia central for caprichar na decoração do ambiente, a arandela com saída de luz dupla pode ser a melhor opção.
Imagem 06: Assim como a arandela de facho único, a facho duplo também é bastante buscada para criar cenários. Dependendo de sua intensidade, ela faz uma bela lavagem de luz marcante no local. Já os fachos menos intensos, ficam perfeitos para composições.
Arandela translúcida
A parte que reveste a lâmpada dessa arandela é translúcida, e isso ajuda a iluminação ficar espalhada por todo o ambiente de um jeito suave e totalmente clean.
Uma ótima dica é usar no hall de entrada, no entorno, corredores ou até na varanda.
Imagem 07: São ótimos modelos para fazer a função de iluminação geral. Contudo, é preciso tomar cuidado para não ofuscar a vista. Por isso, cuidado com a escolha da lâmpada.
Arandela externa em caixa de vidro
Este formato de arandela externa lembra muito o modelo translúcido mas é o vidro transparente que faz o efeito das luzes dela serem tão fortes e marcantes.
Este modelo é ideal para ser colocado no banheiro e na cozinha porque combina muito com estes ambientes.
Imagem 08: Os modelos em caixotes de alumínio são as mais fáceis de se encontrar para fazer este tipo de iluminação geral. Além do vidro translúcido, você também pode optar por modelos de vidro leitoso para não ofuscar a visão.
Arandela retangular
Arandela retangular é o modelo de arandela externa mais tradicional.
Quando ela fica toda embutida na parede fica muito original.
É um item de decoração bem charmoso e atrativo e pode ser a arandela ideal para se colocar na sala ou em locais de muita movimentação e passagem de pessoas.
Imagem 09: Com espessuras diferenciadas, este tipo de arandela é a preferida quando se trata de locais apertados como os corredores externos. Mas nada impede de ser utilizado em ambientes largos.
Como escolher a melhor arandela externa
O material da arandela pode determinar em que ambiente ela poderá ser instalada.
As arandelas externas devem ser mais resistentes à variação de clima.
Por isso, o indicado é o uso do alumínio ou do aço. Já as internas, podem ser escolhidas com maior liberdade, de acordo com seu design e efeito de luz.
No geral, elas são feitas em vidro, metal, alumínio, aço e podem ter diferentes níveis de opacidade.
O vidro translúcido traz a luz direta, já o vidro fosco dissipa a luz mais suavemente.
O metal pode dar um toque moderno, enquanto o aço lembra o estilo industrial. Se inspire para compor o ambiente!
Imagem 10: Além do design, é preciso prestar atenção quanto a intensidade luminosa necessária, cor e direção do facho da arandela.
Arandela externa para muro
A arandela externa para muro é aquela arandela que fica sobre a superfície de um muro ou parede.
Na maior parte das vezes as arandelas emitem luz indireta num cômodo ou espaço. Ou seja, elas dependem de uma superfície paralela para refletir a iluminação.
A arandela com iluminação indireta é perfeita para valorizar um revestimento, por exemplo.
Para definir o tipo de arandela perfeito para você, é preciso avaliar as atividades que serão desempenhadas e que dependam dessa iluminação.
Analise o tempo de permanência no ambiente e se você deseja criar algum ponto de interesse.
Existe uma variedade muito grande de modelos de arandela, seja interna ou externa.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Os modelos mais tradicionais são as quadradas, mas você pode encontrar arandelas com formas redondas, com desenhos infantis, clássicas, com cúpula como um abajur, com cristais como um lustre, arandelas similares a saída de emergência etc.
É importante frisar que no quarto, mesmo que na altura do criado-mudo, a arandela não serve como luz de leitura.
No geral a iluminação de uma arandela não é suficiente, o ideal é que a iluminação de leitura seja forte e direcionada.
Por padrão, a altura de instalação das arandelas é proporcional ao pé direito, indicamos o seguinte: coloque as arandelas entre 2 m e 2,20 para pé direito entre 2,50 e 2,70 m.
Imagem 11: Você também pode criar lindas composições de fachos.
Arandela externa decorativa
Com a arandela decorativa você vai descobrir que a iluminação também pode elevar a qualidade da decoração da casa.
Com formatos diferentes, a arandela decorativa consegue harmonizar com todos os tipos de decoração, do clássico ao moderno, com toques românticos e muito delicados, seja para espaços pequenos ou grandes.
Colocada na parede ou teto, uma arandela decorativa pode dar ainda mais charme aos ambientes do lar.
Existe uma grande variedade de modelos de arandela com tamanhos e formas diferenciadas. Dentre as arandelas decorativas existem dois tipos específicos que se diferenciam na maneira em como a luz é refratada.
A variante mais popular de arandela é o modelo que emite uma luz indireta para os seus arredores. A arandela joga sua luz na parede e esta é refletida de volta para o cômodo, criando um ambiente acolhedor e agradável
O tipo de spots de parede que emitem uma luz brilhante e direta para o ambiente que muitas vezes é utilizado para a iluminação de um quadro grande.
A arandela decorativa é uma espécie de suporte para a lâmpada, que distribui melhor a iluminação dos ambientes. Assim, você terá claridade na medida certa em todos os espaços da casa.
Imagem 12: Misture tipos de arandelas e de fachos para decorar.
Inspire-se nestas ideias
Gostou do nosso artigo sobre arandela externa? Está afim de deixar a decoração da sua casa muito mais atrativa com uma arandela externa? Confira na nossa galeria de imagens ideias criativas para você colocar no seu ambiente arandela externa de uma maneira única e original.
Imagem 13: As arandelas podem ser instaladas em painéis de madeira.
Imagem 14: Além disso, também podem ser instaladas em diferentes alturas.
Imagem 15: Com revestimentos em 3D ela cria belas sombras.
Imagem 16: As opções solares estão bastante em alta para reduzir o consumo de energia elétrica.
Imagem 17: Combine a iluminação das arandelas com outras.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 18: Os muros das fachadas de casas podem receber esta iluminação para ficarem ainda mais valorizados.
Imagem 19: Inclusive, podem ser instaladas nas garagens.
Imagem 20: Crie cenários próximos à piscina.
Imagem 21: Use arandelas decorativas para iluminar pontos específicos.
Imagem 22: Alguns modelos de arandelas são apenas pontos de luz para decorar e não para iluminar o ambiente.
Imagem 23: Modelos rústicos ficam perfeitos em paredes de tijolos.
Imagem 24: Integre a iluminação do quintal com a fachada de casas modernas.
Imagem 25: Use modelos de arandelas do mesmo estilo de arquitetura da residência.
Imagem 26: Crie pontos de focos.
Imagem 27: Assim você terá belos cenários iluminados.
Imagem 28: Arandelas com design decorativo também podem ser utilizadas.
Imagem 29: Assim como este.
Imagem 30: Por fim, aprecie mais esta ideia.
Arandelas para fachadas
Imagem 31: As fachadas merecem ficar iluminadas.
Imagem 32: E as arandelas desempenham esta função.
Imagem 33: Trazendo beleza.
Imagem 34: Valorização.
Imagem 35: Elegância.
Imagem 36: E modernidade.
Imagem 37: São vários modelos diferentes para usar.
Imagem 38: Cada um feito para cada tipo de projeto.
Imagem 39: São tamanhos.
Imagem 40: Cores.
Imagem 41: Estilos.
Imagem 42: E tipos de fachos distintos.
Imagem 43: Então veja mais esta combinação.
Imagem 44: Escolha a melhor altura para instalar e valorizar a fachada.
Imagem 45: Por fim, fique com este modelo decorativo.
Arandela para muro
Imagem 46: Os muros dos imóveis também merecem ter um charme a mais.
Imagem 47: É nessa hora que a arandela externa entra em ação.
Imagem 48: Afinal, com ela você pode criar belos cenários.
Imagem 49: Evidenciando os pontos corretos.
Imagem 50: Seja plantas, revestimentos ou até mesmo uma pintura diferenciada.
Imagem 51: Mas você também pode fazer o charme com o próprio facho da arandela.
Imagem 52: Já que muitos deles, além de funcionais, também são decorativos.
Imagem 53: Então veja mais esta ideia.
Imagem 54: E esta outra.
Imagem 55: Aproveite para iluminar parte do gramado e da ducha.
Imagem 56: Corredores laterais também podem ser iluminados e decorados com arandelas.
Imagem 57: Inclusive o muro próximo a área de lazer.
Imagem 58: Os fachos duplos ficam charmosos rebatendo no beiral.
Imagem 59: Aproveite para iluminar vasos.
Imagem 60: Por fim, fique com mais este modelo.
Arandela para área de piscina
Imagem 61: A piscina é um local que precisa ser bastante valorizado.
Imagem 62: Por isso, nada melhor do que contar com uma bela seleção de arandelas externas a suas disposições.
Imagem 63: Assim, você poderá criar lindas inspirações para repaginar seu projeto e deixar este espaço ainda mais gracioso.
Imagem 64: A iluminação de área externa de piscina deve ser trabalhada no branco quente.
Imagem 65: Dessa forma, você irá trazer sensação de acolhimento e a luminosidade que o local necessita.
Imagem 66: Isso porque a iluminação quente é capaz de relaxar e de trazer ótimas sensações ao ambiente.
Imagem 67: Além disso, também é excelente para ressaltar a cor real dos elementos que ali estão presentes.
Imagem 68: Afinal, esta temperatura de cor é muito próxima à luz do dia.
Imagem 69: Você deve escolher os melhores pontos para instalar as luminárias.
Imagem 70: Pense em pontos estratégicos.
Imagem 71: Pontos de destaque.
Imagem 72: Para que a atenção seja chamada para o ponto certo.
Imagem 73: Valorize o que a sua área de piscina tem de melhor.
Imagem 74: Portanto, veja mais esta ideia que evidencia a vegetação.
Imagem 75: Seu reflexo na piscina ajuda a iluminar ainda mais o local.
Imagem 76: São diversos modelos que podem ser utilizados próximos a estas áreas.
Imagem 77: Assim, o seu projeto de decoração ficará ainda mais completo.
Imagem 78: Escolha sua arandela preferida.
Imagem 79: E o seu facho preferido.
Imagem 80: Por fim, fique com mais esta inspiração.
Deixe um comentário