As fachadas de casas modernas estão entre as principais escolhas de quem quer surpreender as visitas a partir da porta de entrada da morada. Afinal, se a primeira impressão é a que fica, o projeto da fachada deve ser pensada com atenção redobrada e condizer com os gostos e sonhos dos moradores.
Mas de certo, o que define as fachadas de casas modernas? Para tirar esse dúvida, reunimos algumas das principais características do estilo modernista que nunca perde a força na arquitetura – seja em fachadas ou na área interna. Assim, as casas com esse estilo são construídas usando recursos sustentáveis, design mais limpo e com materiais como o vidro, alumínio e concreto aparente.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Assim, outra característica marcante sobre os revestimentos modernos é que trazem tecnologias que os tornam mais práticas para o dia a dia, seja no quesito manutenção e limpeza, ou durabilidade para a fachada. Vale lembrar que esses elementos construtivos precisam estar em perfeita harmonia com as escolhas para os ambientes internos, garantindo unidade visual entre o externo.
Ao longo do artigo preparado para quem busca referências para fachadas de casas modernas, mostramos dicas imprescindíveis sobre como investir em fachadas de casas modernas, de forma a garantir um visual mais atual, sustentável e funcional a sua construção arquitetônica.
Índice
Tipos de fachadas modernas
O projeto arquitetônico traz grande impacto na fachada da casa, independentemente do estilo escolhido pelos moradores e arquiteto. Assim, o desenho da fachada pode trazer diferentes estilos, como o clássico, quando o arquiteto aposta em um desenho com arcos e adornos, por exemplo. Ou rústico, quando traz elementos coloniais à composição externa.
Primeiramente, para os moradores mais moderninhos e amantes de arquitetura clean, as linhas retas, as sobreposições de estruturas formando volumetrias ortogonais são indispensáveis. Além disso, elementos como vidro, concreto, que estão presentes entre as principais escolhas para o estilo.
Dessa maneira, não importa se as fachadas sejam pequenas, simples, com ou sem telhado aparente… Não faltam tipos de fachadas modernas para te inspirar antes de começar a planejar o seu projeto.
Por isso, buscamos boas sugestões de projetos inspiradores, que mostram a versatilidade do estilo e ajudam aos moradores, leigos ou nao, em seu projeto de fachada de casa moderna..
Fachadas de casas modernas e pequenas
Imagem 1 – Fachada de casa moderna com volumetria.
O tamanho da casa não impede que apostem em um visual moderno para a fachada do projeto residencial. Por isso, é possível investir no estilo mesmo se o seu terreno for pequenininho. A verdade é que o que define a modernidade do ambiente vai muito além da aparência.
Cartão de visita das moradas, as fachadas de casas são capazes de mostrar de longe a personalidade e gostos dos moradores através de suas escolhas construtivas. Por isso, quem prefere um visual mais limpo e clean, com linhas retas e volumetria ortogonal, acabam se apaixonando pelo estilo moderninho apresentado neste artigo.
Sem muito espaço para a construção, as fachadas de casas modernas pequenas precisam valorizar alguns atributos que garantam um visual mais atual que condiz com as escolhas modernistas que surgiram nos anos 60. Veja alguns projetos para te surpreender.
Imagem 2 – Este projeto de uma casa térrea moderna com dois quartos e vaga de garagem, traz uma planta simples e compacta.
Imagem 3– Fachada com linhas ortogonais, janelas de vidro e pintura em tom de bege e preto compõe a fachada moderna.
Imagem 4 – A fachada moderna desta casa trouxe recortes que trazem a geometria para o projeto. Os tons neutros garantem sobriedade e elegância a composição e ainda traz um revestimento resistente.
Imagem 5 – Projeto supermoderno traz linhas ortogonais em evidência. Além disso, a ampla janela de vidro traz destaque para a fachada moderna.
Imagem 6 – A geometria se faz presente nessa fachada de uma forma diferente. Veja que o telhado triangular é o grande diferencial.
Imagem 7 – Ademais, outro exemplo que mostra a geometria em evidência é este sobrado, que traz o telhado pontiagudo.
Imagem 8 – A fachada pequena trouxe ripas de madeira, caixilhos pretos e vidro.
Fachadas modernas simples
Antes de iniciar um projeto, é preciso se planejar bem para que o orçamento não saia do controle. Por isso, fazer as contas é imprescindível para que não acabe com um elefante branco nas mãos.
Se a grana está curta, apostar em um projeto simples pode ser a saída. Assim, busque alternativas no mercado que garantam o visual moderno, sem deixar de lado o orçamento disponível.
Um bom exemplo é a pintura da fachada, quando básica (lisa) é uma maneira de baratear o custo do projeto sem precisar abrir mão do visual surpreendente. Assim, um bom paisagismo também valoriza a fachada, e pode ser feita da maneira mais simples, com um vaso ou canteiro. Confira os projetos.
Imagem 9 – Fachada simples trouxe como destaque os elementos vazados em amarelo, somados a volumetria da fachada.
Imagem 10 – Porta, portão e caixilhos em preto marcam presença no projeto que também traz os tijolinhos em evidência. Além disso, quem está de olho nas tendências, já reparou no jardim com a costela-de-adão.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 11 – A fachada traz elementos como o concreto aparente, o portão em preto e a volumetria da composição. Para quebrar a sobriedade da composição, a escolha foi apostar em um jardim com grama verde e coqueiro.
Imagem 12 – Blocos de concreto são os grandes protagonistas dessa fachada de casa moderna simples.
Imagem 13 – Fachada simples com pintura lisa em branco. Em contraponto, o preto foi utilizado no andar térreo. Sendo assim, o duo preto e branco marcam presença garantindo modernidade a composiçào.
Imagem 14 – Apesar de simples, a volumetria da fachada incrementou o visual desta casa moderna, que contou com uma paleta neutra e revestimentos acessíveis.
Imagem 15 – Sobrado com arquitetura simples trouxe elementos do modernismo na fachada. O destaque fica para a ampla porta de madeira.
Fachadas de casas modernas térreas
Outra dúvida que permeia quem sonha com fachadas de casas modernas é o fato de investir apenas em uma construção térrea. Afinal, seja por leis municipais ou falta de verba, a impressão é de que não é possível apostar no modernismo em construções de um só andar.
A verdade é que o estilo moderno é versátil e fica bem em qualquer tamanho da residência. O que importa são as escolhas por elementos construtivos que condizem com as características do estilo. Por isso, a dica é lançar mão de escolhas como concreto, vidro, linhas ortogonais, volumetria e funcionalidade.
Para mostrar como é possível investir no modernismo, separamos alguns projetos térreos.
Imagem 16 – Primeiramente, neste projeto, é impossível não ver as paredes em concreto em toda construção. A volumetria também se faz presente.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 17 – As linhas ortogonais e fachada clean compõem a modernidade da fachada desta casa térrea.
Imagem 18 – Arquitetura limpa e simples: o projeto de casa térrea em L circunda a piscina na parte inferior do terreno. As linhas ortogonais e a funcionalidade do projeto chamam atenção.
Imagem 19 – A casa térrea tinha como conceito básico a racionalização construtiva e custos reduzidos. Dessa maneira, a composição, traz concreto, elementos vazados, madeira e o vidro.
Imagem 20 – O projeto apresenta o concreto aparente de forma predominantemente. Assim como uma borda metálica preta e contínua constitui o fechamento construtivo da casa toda organizada no térreo e articulado com base em um pátio central.
Imagem 21 – Concreto e tijolo aparente foram as escolhas primordiais para a arquitetura deste projeto modernista, e tem tudo a ver com as aberturas propostas para a casa térrea.
Imagem 22– O concreto aparente foi a escolha para toda a construção térrea com uma ampla abertura que permite total integração da área interna com a externa.
Tipos de telhados de casas modernas
A cobertura da edificação, também conhecido como telhado, é a responsável por proteger as construções da chuva e do sol abundante. Responsável por muito do visual da fachada, o telhado de casas modernas pode apresentar vários formatos.
Além dos tradicionais modelos, com duas ou quatro águas, existem também os telhados embutidos, que deixam o visual da fachada mais clean, sem deixar de lado a proteção contra o tempo.
Neste segundo caso, as platibandas – uma espécie de muro – escondem a estrutura da cobertura da casa. Além disso, o telhado tem uma inclinação menor que o tradicional, assim como não costuma ter telhas de cerâmica ou de barro. De maneira geral, as fachadas de casas modernas com telhado embutido são produzidas de aço galvanizado, fibrocimento e concreto.
Assim, para te ajudar a escolher entre os modelos de telhados para casas modernas, trouxemos projetos que enaltecem as fachadas de casas modernas com ou sem telhado embutido.
Fachadas de casas modernas com telhado embutido
O telhado embutido nada mais é do que uma cobertura que fica escondida na fachada por um pequeno muro chamado platibanda, deixando assim o projeto arquitetônico mais moderno e limpo.
Veja algumas casas que contam com a platibanda no lugar de telhados convencionais e inspire-se!
Imagem 23– Projeto de residência modernista, com amplas aberturas de vidro, assim como madeira e pedra.
Imagem 24– A platibanda deste projeto trouxe uma arquitetura diferenciada, trazendo assim um desenho para a fachada.
Imagem 25 – Linhas retas trouxeram um visual moderno que foi corroborado pelo vidro, e cimento queimado. A porta pivotante é o grande destaque já que tem a altura do pé direito duplo.
Imagem 26– O projeto trouxe elementos presentes no estilo: vidro, concreto e madeira. Assim como o telhado embutido, que deixa a fachada mais limpa e moderna.
Imagem 27 – Caixilhos pretos, amplas janelas de vidro, iluminação direcionável e paredes de madeira. Essa combinação colaborou para o visual do projeto.
Imagem 28– O projeto modernista trouxe as linhas retas como grande diferencial do projeto. Além do formato arquitetônico, as ripas de madeira e o desenho na estrutura também trazem as linhas ortogonais como destaque.
Imagem 29– Impossível não se apaixonar por este projeto que traz evidência ao hall de entrada da morada. Para isso, os arquitetos apostaram em iluminação direcionável, amplas janelas e a porta pivotante com pé direito duplo.
Imagem 30 – O telhado embutido deixou o design da fachada mais clean, característica que tem tudo a ver com o estilo modernista.
Imagem 31 – A volumetria que remete a um cubo é o grande destaque deste projeto residencial e só foi possível devido ao telhado embutido. O concreto está presente em toda a fachada. Além do elemento construtivo, o vidro é protagonista em todas as aberturas para a área externa.
Fachadas de casas modernas com telhado aparente
Conforme dito anteriormente, o telhado aparente é aquele que fica a vista na fachada da residência. Como vantagem nesse tipo de telhado é que usa o tipo de telha barro que são baratas e oferece conforto término. Também é possível utilizar telha de concreto ou telha branca com resultado de acabamento melhor.
Como é um material pesado, dificilmente é retirada do local com ventos fontes, garantindo maior durabilidade para o projeto. Confira algumas fachadas de casas modernas com telhado aparente e inspire-se!
Imagem 32– As linhas ortogonais estão presentes nas janelas e recortes da fachada, já o telhado entra em contraponto garantindo mais destaque a composição.
Imagem 33 – Fachada moderna traz elementos como a volumetria, amplas aberturas de vidro e o telhado com uma água, dessa maneira, formou um desenho triangular de destaque na fachada.
Imagem 34 – Neste projeto, a arquitetura trouxe uma sobreposição que brinca com a volumetria dos andares. Assim, é possível perceber que na área da sala, o pé direito duplo permitiu a brincadeira com o telhado diagonal.
Imagem 35 – A arquitetura foi valorizada com o telhado aparente com caída de uma água. Dessa maneira, os arquitetos investiram em madeira na parte interna do telhado.
Imagem 36 – Surpreendentemente, o telhado com design invertido é o grande diferencial desse projeto modernista.
Imagem 37 – Uma das principais características das casas com fachadas modernas é contar com volumetria como diferencial arquitetônico. E é possível fazer esse jogo até mesmo em plantas térreas, como neste projeto.
Imagem 38 – O desenho geométrico irregular na fachada arremata o projeto arquitetônico moderno, que conta ainda com telhado de duas caídas, caixilhos pretos, madeira e amplas janelas de vidro.
Veja também:
Fachadas de Casas: + 36 Fotos e Ideias
Casas Modernas: 34 Inspirações
Banheiros Modernos: 55 Fotos e Inspirações
LAUSTINO PAULO DIRECTO SALIMO diz
Como obter um destes projectos?