O interior de uma residência pode ser decorado não somente com objetos bonitos mas também com elementos que ressaltam o frescor do lado de fora, como é o caso das plantas para dentro de casa. Porém, esses seres vivos requerem uma série de cuidados especiais, o que talvez acabe dificultando na hora de escolher a espécie certa e em qual cômodo colocar.
Pensando nisso, trouxemos 10 tipos de plantas que podem ser utilizadas como itens decorativos dentro de casa e 50 fotos para te inspirar!
Confira os melhores produtos para sua casa:
Índice
Como cultivar plantas dentro de casa
Cada tipo de planta precisa de um cuidado específico, por isso antes de comprar alguma espécie, vale a pena conversar com um jardineiro ou com os funcionários da floricultura para ver quais as plantas que não oferecem nenhum odor tóxicos que a faz inapropriada para ser cultivada dentro de casa, e até falar sobre sua disponibilidade para os cuidados.
Imagem 1: Esses modelos de plantas para dentro de casa são inofensivos à saúde respiratória, por isso, podem ser colocados no quarto.
Imagem 2: Para evitar que a planta cresça além do esperado, é preciso podá-la com frequência.
Imagem 3: A folhagem colorida desperta a sensação de pureza e alegria ao ambiente.
Tipos de plantas
O primeiro passo para escolher qual planta você deverá cultivar dentro de casa é escolher o cômodo em que será colocada, em seguida, é preciso conhecer a espécie escolhida de modo que ela se adapte ao local desejado, afinal, para que uma planta sobreviva ela necessariamente precisa ser àquelas próprias para área de sombra.
Além disso, o tamanho também é muito importante, pois ninguém quer comprar uma planta com 10cm e um mês depois ter uma árvore de 2m na sala de casa, não é verdade? A seguir apresentamos as 10 plantas para dentro de casa mais escolhidas.
Suculentas
Além de estar muito em alta na decoração tanto de ambientes interno como externo, as suculentas são perfeitas para quem não quer ter um grande trabalho no cultivo de plantas dentro de casa, isso porque ela não precisa ser regava regularmente, sendo capaz de ficar meses sem água. São vários tipos de suculentas que existem, por isso, use a criatividade para fazer uma combinação que harmonize com seu cômodo.
Imagem 4: É possível reunir diversas espécies de suculentas em um único vaso de forma organizada e elegante.
Imagem 5: Por outro lado, para dar destaque à planta, colocá-las em prateleiras e em vasos diferentes irá realçar a particularidade de casa uma das espécies.
Imagem 6: Em um estilo “faça você mesmo” é possível reaproveitar alguma embalagem para fazer belos vasos para suas suculentas.
Imagem 7: O banheiro é um dos lugares preferidos das suculentas pois por não precisarem de muita água, a umidade do cômodo faz com que as regadas diminuam ainda mais.
Imagem 8: Por outro lado, as suculentas também são fortes sobreviventes ao sol, portanto, não hesitar em deixá-las enfeitando suas janelas.
Cacto
Se você quer ter um toque de verde na decoração da sua sala de estar mas não tem tempo de cuidar de plantas, não se preocupe, o cacto é a opção perfeita para você! Por serem características do deserto, elas praticamente não precisam de água para sobreviver. São diversos tipos e tamanhos para escolher e colocar no canto perfeito da sua casa.
Imagem 9: Esta casa possui diversos vasos pequenos com diferentes plantas com exceção do cacto que fica em um vaso maior.
Imagem 10: Junto com as suculentas, os cactos formam um exótico mural de formatos diferentes.
Imagem 11: Os grandes modelos podem ser forrados com areia ou pedra e devem ficar em vasos maiores.
Imagem 12: Mas, para que escolher se é possível ter os modelos grande e pequeno no mesmo ambiente?
Imagem 13: As plantas dão vida aos ambientes que costumam ter cores neutras como a sala e o quarto de casal mesmo que pequeno.
Peperômia
Dona de folhas redondas e com caimento muito parecido com a samambaia, a peperômia é uma planta que também pode ser cultivada dentro de casa. Esta é uma espécie que não se da bem no sol e, por isso, é colocada em lugares mais fechados, com pouca iluminação natural, como no banheiro, por exemplo.
Imagem 14: Para cuidar da sua peperômia basta regá-la a cada dois dias, exceto no verão, que precisa receber um pouco mais de atenção.
Imagem 15: Esta é uma espécie que não precisa de grandes vasos e também não é muito pesada, por isso não é preciso se preocupar ao colocá-la em uma prateleira.
Imagem 16: Os três tons encontrados da planta são: verde claro, verde escuro e levemente esbranquiçado.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 17: Por outro lado, por ser uma planta que cresce “para baixo” é preciso saber que pode alcançar até 1m de comprimento.
Imagem 18: Ela não é daquele tipo que transborda umidade então não há qualquer problema em deixá-la ao lado dos livros e revistas.
Samambaia
Esta talvez seja a planta mais conhecida em território nacional de se ter dentro de casa. E isso tem uma justificativa, além de ficar linda suspensa em qualquer cômodo da casa, ela oferece a função de ser uma umidificadora natural. A samambaia também faz parte do grupo de plantas para dentro de casa que ajudam a desintoxicar o ambiente.
Imagem 19: Esta cozinha decorada ganha vida com dois vasos de samambaias em uma prateleira.
Imagem 20: A samambaia é uma planta que gosta de luz de sombra, ou seja, um lugar não muito quente e que receba, no máximo, uma iluminação indireta.
Imagem 21: É possível ainda combinar mais de um tipo de plantas para dentro de casa para compor a decoração.
Imagem 22: Como resultado, haverá um cantinho da casa cheio de vida e livre de energias ruins.
Imagem 23: Colocá-la em contraste com um móvel de madeira irá transmitir um ar ainda mais natural ao cômodo.
Costela de adão
Marcante por remeter a uma costela humana, esta planta é a mais tropical de todas as espécies já apresentadas aqui. Isso porque ela é característica da região tropical da América, como nosso querido Brasil. Como resultado, a costela de adão é bastante utilizada como decoração pois com apenas uma de suas folhas já é possível fazer grandes transformações em um cômodo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 24: Neste exemplo há um vaso pequeno com apenas duas folhas.
Imagem 25: Por outro lado, quanto maior o vaso mais ela ficará
Imagem 26: Esta planta para dentro de casa não é muito fã de sol, por isso, um cantinho com luz indireta se torna perfeito.
Imagem 27: A sala ganha vida e um ar de tropicalidade com os remos na parede a planta em um banco.
Imagem 28: A costela de adão cresce rápido, por isso é necessário dedicar um tempinho semanal para cuidados especiais como a poda, por exemplo.
Plantas para dentro de casa: ideias por ambiente
Para cada cômodo existe uma planta que se adapta melhor ou que oferece algum benefício. Para te ajudar na escolha da mais apropriada, selecionamos algumas espécies dividias por ambiente.
Quarto
Neste cômodo o ideal é ter uma planta com característica de umidificadora e/ou purificadora do ar. Uma planta fácil de achar, que se adapta super bem ao ambiente e ainda possui essas características são os bambus.
Imagem 29: Por isso, deixá-lo próximo a entrada é um excelente lugar para causar uma boa impressão.
Imagem 30: O formato pequeno e exótico deixa o ambiente com uma decoração delicada e viva.
Imagem 31: Por purificar o ar, esta planta para dentro de casa pode ser colocada, inclusive, no quarto.
Imagem 32: Para combinar com outras espécies, aposte naquelas folhagens com caules longos.
Sala
Por se tratar do lugar onde as visitas costumam ficar, aqui vale a pena procurar pelos modelos mais bonitos. Há quem goste de flores e há quem goste de folhagens, duas dicas de plantas perfeitas para este local são: cróton e antúrio.
Imagem 33: Uma dica para preservar sua planta é colocá-la em um ambiente a meia-sombra, ou seja, não na beira da janela mas também não embaixo da escada.
Imagem 34: Ao contrário das outras, o antúrio faz parte das plantas para dentro de casa que precisam ser regadas com frequência média de 3 vezes na semana.
Imagem 35: Este modelo é o mais indicado para deixar no chão, pois dependendo dos cuidados, pode chegar a até 2m de altura.
Imagem 36: O vaso claro ajuda a dar destaque às folhas coloridas.
Imagem 37: Este exemplo mostra a variedade de cores que esta planta incrível pode apresentar quando bem cuidada.
Cozinha
Na cozinha as campeãs são as plantas aromáticas, elas podem ser colocadas em diversos lugares como no balcão, na mesa de jantar, em cima da geladeira e até mesmo em uma prateleira feita para ela.
Imagem 38: As plantas caídas são perfeitas para serem colocadas nas prateleiras mais altas.
Imagem 39: A delicadeza das plantas agregam valor ao ambiente, seja as plantas decorativas ou as hortaliças.
Imagem 40: O estilo industrial fica mais leve com a presença das plantas para dentro de casa.
Imagem 41: A sala de jantar também é um local muito apropriado para colocar as plantas.
Imagem 42: Já pensou em ter sua própria horta dentro da cozinha?
Imagem 43: O contraste do vaso com a cor da madeira ressaltam o artigo decorativo.
Imagem 44: O vaso com flores coloridas oferecem alegria ao ambiente.
Banheiro
Já pensou em estar lavando as madeixas e ter ao lado um produto natural para fazer uma bela hidratação? É por isso que a babosa é uma excelente opção para ser colocada no banheiro. Aqui o cuidado deve ser redobrado na escolha da planta, afinal o banheiro oferece pouca iluminação natural.
Imagem 45: Em uma decoração minimalista, a planta pode ser o centro das atenções.
Imagem 46: Por outro lado, é possível unir diferentes espécies de plantas em um único cômodo.
Imagem 47: Um único vaso de planta é capaz de transformar um cômodo.
Imagem 48: Os longos galhos da planta ajudam a compor a decoração deste banheiro
Imagem 49: Os pequenos vasos verdes dão vida ao banheiro de cor neutra.
Imagem 50: Os nichos são ótimos lugares para abrigar as plantas pequenas.
Deixe um comentário