Você já deve ter percebido como os cômodos integrados têm sido cada vez mais utilizados nos projetos arquitetônicos. Essa opção de projeto permite que esses ambientes apresentem um visual mais amplo e uma decoração específica. Mas nem sempre essa proposta de construção agrada as pessoas, que preferem marcar a delimitação do espaço e garantir uma certa privacidade. Se esse for o seu caso, saiba que você pode solucionar esse problema usando um recurso simples – a divisória de ambiente.
As divisórias de ambiente têm feito sucesso na decoração de construções residenciais e empresariais, principalmente porque é muito mais fácil utilizar essas divisórias do que construir uma parede de alvenaria. Sem falar no apelo estético que esse elemento pode proporcionar à decoração do ambiente. Por isso, nesse artigo você vai conhecer os principais tipos de divisória de ambiente, além de várias imagens e modelos que vão te inspirar a utilizar esse item no seu projeto.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Índice
Tipos
A principal vantagem de utilizar a divisória de ambiente na sua decoração é a variedade de opções disponíveis no mercado. Você pode escolher entre modelos de madeira, MDF, vidro, drywall, cobogó, entre outros. Além disso, caso você não encontre a divisória com a aparência que você deseja, pode simplesmente encomendar uma opção que esteja de acordo com a proposta de design de interiores da sua construção.
Por isso, é praticamente impossível dizer que não existe uma divisória de ambiente ideal para você. Contudo, antes de escolher a sua, lembre-se de definir o estilo de decoração do ambiente e de escolher uma variedade que acompanhe esse estilo, para criar um ambiente harmônico, bonito e agradável. Para conhecer os principais tipos de divisória, confira os próximos tópicos.
Divisória de ambiente de drywall
O drywall é um material composto por gesso e fixado com aço galvanizado. Por isso, esse tipo de divisória é utilizado em locais com mais espaço, já que forma uma estrutura mais larga e que possibilita a criação de uma espécie de parede com nichos abertos, utilizados para abrigar objetos decorativos.
Além disso, em relação a parede de alvenaria tradicional, a divisória de ambiente de drywall possui a vantagem de ter uma instalação mais rápida e fácil, ter um custo mais reduzido e ainda conta com a possibilidade de ser retirada sem causar danos à construção. Por esses motivos, essa variedade é muito utilizada para dividir salas integradas de escritório ou para delimitar a sala de estar das residências.
Imagem 1: Utilize spots de LED para iluminar os nichos vazados da sua parede de drywall.
Imagem 2: Você pode utilizar vasos decorativos especiais para decorar essa divisória.
Imagem 3: Além disso, você pode pintar essa parede, de forma que ela complemente a decoração do ambiente.
Imagem 4: Vasos de plantas também podem ser utilizados nessa decoração.
Imagem 5: Você pode utilizar esse tipo de divisória para separar a sala de estar e a sala de jantar.
Divisória de ambiente de madeira
A divisória de madeira é uma das mais utilizadas em projetos de arquitetura e design. Afinal, a madeira é um material muito versátil, que pode ser trabalhada, assumindo diversos formatos e desenhos diferentes. Além disso, a madeira é um elemento muito associado ao conforto, aconchego e rusticidade. Por isso, esse tipo de divisória pode ser utilizado em vários estilos de decoração, não apenas no rústico, mas também em ambientes modernos ou clássicos.
Imagem 6: Essa divisória de madeira vazada deixou a entrada dessa casa mais aconchegante e rústica.
Imagem 7: Mas você também pode utilizar essa versão vazada para delimitar o espaço da sala de estar e da sala de jantar.
Imagem 8: Já esse modelo de madeira ripada consegue deixar esse escritório mais moderno e com um toque rústico.
Imagem 9: Você ainda pode pintar essa divisória de branco e utilizá-la para criar um hall de entrada no quarto.
Imagem 10: Nesse exemplo, a divisória de madeira possui um desenho moderno e uma coloração mais escura, combinando com o visual aconchegante da sala.
Divisória de ambiente MDF
O MDF é uma placa de fibra de média densidade produzida em chapas moldadas. Esse material é menos resistente do que a madeira, porém, por conta do preço mais baixo, muita gente prefere utilizar a divisória de ambiente de MDF em sua decoração. Apesar de ser mais frágil, ele também é um material versátil e que pode ser utilizado de várias formas no ambiente, compondo diferentes estilos de decoração.
Imagem 11: Você pode utilizar a divisória de MDF para deparar os ambientes no seu loft pequeno.
Imagem 12: A divisória de MDF também pode ser utilizada para separar a cozinha da área de serviço.
Imagem 13: Além disso, o MDF pode ser utilizado na fabricação de um armário com vários nichos.
Imagem 14: Mas você também pode utilizar uma placa de MDF decorada na decoração do seu quarto.
Imagem 15: Nesse caso, a placa de MDF possui recortes que lembram flores e delimitam o espaço entre duas salas diferentes.
Divisória de ambiente de vidro
O vidro é um material bonito, elegante e versátil muito utilizado na decoração de ambientes, inclusive como divisória. Ele apresenta a vantagem de transmitir elegância e garantir a privacidade e permitir a entrada da luz. Caso você não queira um vidro transparente, que permite a visão clara do ambiente, você pode optar pela visão fumê ou jateada.
Além disso a divisória de ambiente pode ser instalada tanto na forma de placas de vidro fixas, quanto na forma de portas de vidro, que também causam um efeito lindo ambiente, e pode ser usado como divisória de diferentes formas.
Imagem 16: Nesse escritório moderno, as salas foram separadas com divisórias de vidro escuro.
Imagem 17: Mas você também pode utilizar uma porta de vidro na sua decoração.
Imagem 18: O vidro jateado pode ser uma boa ideia para quem quer mais privacidade.
Imagem 19: Outra opção de estrutura de vidro que atua como divisória de ambiente.
Imagem 20: Você ainda pode utilizar uma porta de correr na sua cozinha.
Divisória de ambiente de cobogó
Os cobogós possuem origem pernambucana e foram criados entre 1920 e 1930. O diferencial desse elemento de construção, é que ele tem um formato vazado, que permite a entrada de luz e ainda complementa a decoração do ambiente, já que pode ser encontrado com diferentes formatos e cores. Por isso, a divisória de ambiente de cobogó tem um visual charmoso, com aparência simples ou elegante, e ainda pode ser utilizada na parte interna e externa da casa.
Imagem 21: A parede de cobogós brancos deixou essa sala pequena mais charmosa.
Imagem 22: Mas você também pode utilizar cobogós coloridos na sua decoração.
Imagem 23: Essa parede de cobogó ainda foi utilizada como apoio para a mesa de escritório.
Imagem 24: Já nesse exemplo, a divisória de cobogós amarelos contrasta com a decoração fria do resto da cozinha, causando um efeito lindo na decoração.
Imagem 25: E se você quiser uma sala com visual moderno, pode utilizar cobogós pintados com a cor utilizada no restante da decoração.
Biombos
O biombo é um tipo de divisória comum nas residências japonesas, apesar de sua origem chinesa. Originalmente, ele era utilizado para proteger os ambientes de correntes de ar. Porém, como o tempo sua função foi sendo modificada e hoje ele é uma ferramenta bonita e elegante para decorar e separar os cômodos. Esse tipo de divisória pode ser encontrado com vários tamanhos, materiais, formas e desenhos, o que significa que você vai se deparar com muitas opções lindas de biombos para decorar sua casa.
Imagem 26: O biombo pode ser a escolha ideal para organizar e dividir o seu quarto.
Imagem 27: E você pode utilizar o biombo de madeira para delimitar o espaço no seu apartamento pequeno.
Imagem 28: Mas também é possível optar por um biombo de madeira com tela para incrementar a decoração moderna do ambiente.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 29: Você ainda pode utilizar o biombo para decorar e dividir as áreas do seu banheiro luxuoso.
Imagem 30: Utilize um biombo moderno e colorido na sua decoração.
Cortinas
Você já pensou em utilizar uma cortina como divisória de ambiente? Pois saiba que esse é um elemento simples e fácil de instalar, mas que pode deixar a composição da decoração mais moderna e despojada. Dependendo da cortina que você escolher, o cômodo também pode ficar mais elegante e sofisticado. Além disso, geralmente esse tipo de divisória é utilizado para delimitar quartos, mas você também pode utilizá-lo em outros ambientes.
Imagem 31: Nesse projeto, as cortinas pretas foram utilizadas para delimitar o espaço da sala moderna.
Imagem 32: Mas você também pode utilizar uma cortina com material mais delicado, como o chiffon.
Imagem 33: Além disso, a cortina pode ser uma ótima ferramenta para separar os espaços no quarto.
Imagem 34: Quando utilizada ao redor da cama, a cortina transmite a sensação de um ambiente mais aconchegante.
Imagem 35: E você ainda pode utilizá-la para determinar o espaço do seu closet.
Divisória de ambiente barata
Quem procura opções baratas para utilizar como divisória de ambiente vai ficar feliz em saber que, com criatividade, é possível utilizar vários materiais e objetos para fabricar sua divisória. Divisórias montadas com caixotes de madeira, pallets, caixas de plástico e pedaços de cano são bastante comuns quando se trata de divisória de ambiente barata, porque são materiais baratos muito utilizados em projetos no estilo DIY ou “Faça você mesmo”.
Imagem 36: Os caixotes de madeira foram lixados, pintados e empilhados de forma produzir divisória de ambiente bonita e funcional.
Imagem 37: Em contrapartida, nesse projeto a divisória foi montada a partir de vários pedaços de cano PVC de diferentes diâmetros.
Imagem 38: Já nesse banheiro simples, os pedaços de cano PVC foram utilizados para montar painéis usados tanto como divisória, quanto como elemento decorativo.
Imagem 39: Até caixotes de plásticos podem ser aproveitados para formar uma divisória de ambiente.
Imagem 40: Você ainda pode criar uma divisória de parede utilizando um pallet grande ou vários pallets juntos.
Outros materiais
Apesar de todos esses tipos que te apresentamos até aqui, você pode utilizar sua criatividade e buscar materiais alternativos para construir a sua divisória de ambiente. Afinal, não existe uma regra e, portanto, materiais como ferro, aço, corda, crochê, entre outros, também podem ser empregados para inovar sua decoração, especialmente se você prefere um ambiente moderno ou personalizado.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 41: Uma divisória de correntes de aço foi utilizada na decoração dessa sala luxuosa.
Imagem 42: Já nesse apartamento, o proprietário formou uma divisória utilizando uma tubulação exposta.
Imagem 43: Nesse ateliê, a parede de crochê complementa o visual delicado do ambiente.
Imagem 44: Já nesse exemplo, a porta de ferro antiga foi reaproveitada para dividir os cômodos.
Imagem 45: Além disso, você pode utilizar um estante de aço para dividir sua sala integrada.
+45 modelos incríveis para te inspirar
Se você ainda não encontrou o modelo ideal de divisória de ambiente para sua casa, então precisa conferir nossa seleção com 45 fotos de cômodos com diferentes tipos de divisória. Confira abaixo!
Imagem 46: Essa divisória de madeira moderna foi utilizada para decorar a varanda gourmet.
Imagem 47: Já nesse exemplo foi utilizado uma parede de granito preto para separar o closet do quarto.
Imagem 48: E você ainda pode utilizar um armário como divisória.
Imagem 49: Além disso, você pode utilizar uma divisória de ambiente moderna formada por peças de plástico.
Imagem 50: Quem gosta de um ambiente moderno também pode investir numa divisória de cordas.
Imagem 51: A parede de cobogó é muito útil para delimitar o espaço da área de serviço.
Imagem 52: Mas você também pode optar pela divisória de madeira, deixando o ambiente mais elegante.
Imagem 53: A cortina é um elemento prático e barato para dividir espaços coletivos.
Imagem 54: Você também pode utilizar uma parede de cobogó na sua varanda gourmet.
Imagem 55: A parede de madeira também pode ser uma boa opção para dividir o espaço do escritório.
Imagem 56: Contudo, se você tem um apartamento, pode investir numa parede de cobogó para separar a cozinha aberta do restante do ambiente.
Imagem 57: Estantes também podem ser usadas como divisórias de ambiente.
Imagem 58: Já nesse apartamento moderno, o proprietário preferiu utilizar uma porta de correr de vidro como divisória.
Imagem 59: Além disso, você pode inovar na decoração da sua cozinha americana e instalar um painel de madeira, que servirá como divisória.
Imagem 60: A estante com televisão giratória é uma ótima opção de móvel multifuncional e prático para ambientes integrados.
Imagem 61: Mas você também pode investir na parede de cobogó branca e simples para decorar sua sala.
Imagem 62: Além disso, é possível utilizar dois tipos de divisória no mesmo ambiente. Nesse exemplo, foi utilizada uma divisória de vidro e outra de gesso.
Imagem 63: Já nesse loft pequeno, a proprietária escolheu uma cortina delicada para separar o espaço do quarto.
Imagem 64: Você ainda pode utilizar uma parede de cobogós modernos na sua decoração.
Imagem 65: Nesse exemplo, a parede de cobogó é utilizada até mesmo como apoio para a mesa de vidro.
Imagem 66: Porém, também é possível utilizar uma divisória de ambiente composta por nichos de MDF.
Imagem 67: Mas se você quiser fugir do tradicional, pode investir numa divisória metálica com prateleiras.
Imagem 68: A divisória de vidro contribui para a decoração clean desse espaço.
Imagem 69: Vale a pena construir uma parede de cobogó para dividir as áreas do seu quarto de casal.
Imagem 70: Além de suporte para livros, essa estante moderna é utilizada como divisória no escritório.
Imagem 71: Contudo, para decorar um ambiente moderno, uma divisória de cobogós pretos pode ser uma excelente alternativa.
Imagem 72: Mas se sua intenção é esconder a área de serviço, você pode investir na porta de vidro jateado.
Imagem 73: A divisória de ambiente de MDF pode dar o toque que faltava na decoração da sua sala simples.
Imagem 74: Entretanto, se você pretende criar uma decoração colorida e alegre, pode investir numa divisória de cobogós amarelos, como essa da imagem.
Imagem 75: A divisória em madeira vazada é uma boa opção para quem prefere um visual moderno e minimalista.
Imagem 76: Já nesse caso, a estante preta foi utilizada como divisória e apoio para objetos decorativos.
Imagem 77: Porém, se você quer uma opção moderna e diferente, pode fazer como nesse exemplo e utilizar uma estrutura de madeira com ripas de diferentes tamanhos.
Imagem 78: E se você gosta de plantas, vai ficar feliz ao saber que é possível criar uma divisória suspensa com apoio para vasos.
Imagem 79: Esse é outro exemplo de divisória metálica e moderna.
Imagem 80: Mas você também pode utilizar uma parede de madeira vazada e preta para decorar sua sala moderna.
Imagem 81: A estante de madeira também é uma boa alternativa, especialmente se você deseja uma divisória com nichos para decoração.
Imagem 82: Outro exemplo de quarto moderno com divisória de vidro.
Imagem 83: Você pode utilizar uma estante com televisão giratória confeccionada em MDF na sua decoração.
Imagem 84: Além disso, é possível utilizar uma divisória de ambiente de MDF pintada para separar a cozinha e a área de serviço.
Imagem 85: Já nesse apartamento pequeno, a divisória vazada foi utilizada para separar o espaço da cozinha aberta.
Imagem 86: Mas você também pode utilizar uma parede de cobogós brancos na sua cozinha clean.
Imagem 87: Além disso, é possível utilizar um armário de MDF para dividir os ambientes.
Imagem 88: Contudo, se você prefere um visual moderno, pode adotar uma grade metálica como divisória.
Imagem 89: Além disso, você pode optar por uma parede giratória de madeira e mármore.
Imagem 90: O guarda-roupa também pode ser uma alternativa as divisórias tradicionais.
Deixe um comentário