Trazer cores para sala é sempre uma maneira de conferir personalidade ao ambiente e destacar a decoração da casa. Assim, vale a pena encontrar uma maneira de incluir peças coloridas para incrementar o ambiente com muito estilo.
Ademais, não importa se para incluir cores para sala você prefere uma base neutra e abusar de nuances nos itens decorativos. Ou se é nos móveis que você quer adicionar uma paleta surpreendente. Afinal de contas, o que realmente é importante é que os tons estejam presentes para trazer mais graça aos cômodos e tornar a decoração surpreendente.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Vale lembrar que as paredes também podem ser a base para incluir cor ao espaço. Por isso, antes de sair pintando a casa toda ou comprando os móveis, é preciso pensar bem como vai querer a decoração de cada ambiente, evitando que os ambientes fiquem sem harmonia visual.
Preparamos esse artigo para te mostrar que é possível utilizar cores para as salas de maneira que o ambiente fique com a decoração equilibrada e convidativa, que conquiste os moradores.
Índice
Sugestões de cores para sala
Imagem 1 – Sala com as duas paredes em vinho.
O ambiente preferido para reunir os amigos e a família para uma reunião informal, a sala de estar pede uma decoração com bastante personalidade. Por isso, investir em cores para sala de estar pode ser uma maneira surpreendente de trazer um charme a mais para os espaços de maneira autentica.
As cores podem aparecer em uma parede de destaque na parede atrás do sofá ou TV, sendo de papel de parede, adesivo ou tinta. Para quem tem medo de ousar em superfícies maiores, como as paredes, a dica é abusar de itens decorativos coloridos, como quadros, vasos e almofadas. O melhor é que se cansar, fica fácil renovar o ambiente.
As cores também são bem-vindas em móveis, seja em uma pequena mesa de canto, no rack ou painel de TV ou até mesmo no sofá, que é protagonista do ambiente e influencia totalmente no visual do ambiente.
A verdade é que não importa qual a maneira que você quer incluir cores na sua decoração, e sim, projetar um ambiente que seja a sua cara! Por isso, separamos algumas inspirações que cabem em diferentes gostos, desde os mais básicos até para quem gosta de um estilo marcante e surpreendente.
Cores do ano
Quem ama cor, está sempre pensando em um jeito de inclui-las nos ambientes de casa. Assim, as cores para sala de estar podem aparecer nas paredes do ambiente. Sugestão que transformam o ambiente com graça e muito charme.
Um grande desafio é escolher a tonalidade que mais lhe agrada, considere tons mais expressivos e ousados para a decoração do ambiente. Outra dica é ficar de olho nas tendências de cores lançadas pelas marcas. Todo ano, as principais marcas de tinta fazem estudos completos que mostram os tons que são a aposta para o ano em vigência.
No Brasil, além da Pantone, que é referência mundial, as marcas de tinta Suvinil e Coral apresentaram os tons principais . Para o ano de 2020, por exemplo, a Pantone escolheu o Classic Blue. Os mais discretos, vão amar a Praça de Inverno, cor escolhida pela Coral para 2020. Já a Suvinil trouxe o Manta, um azul super-relaxante.
Imagem 2 – Classic Blue, cor escolhida pela Pantone para 2020.
Imagem 3 – Praça no Inverno, a Cor do Ano de 2020 da Coral.
Imagem 4 – Mantra, foi a cor do ano da Suvinil para 2020.
Combinações de cores
Antes de pensar na combinação de cores, é importante conhecer os tipos de tonalidades dentro da tabela cromática. Basicamente, existem três classificações para as cores: Quentes, frias e neutras.
As cores quentes são as que trazem pigmentos dos tons de vermelho e amarelo – como o laranja e rosa, e são responsáveis por tornar o ambiente mais quente e aconchegante.
As frias, consideram o azul e o verde como tonalidade principal, trazendo sobriedade para os espaços. As neutras já são os tons de cinza, bege e o branco e preto, que são tons que mudam conforme a incidência da iluminação.
Vale lembrar que os elementos naturais, como a madeira e as fibras trazem aconchego ao espaço. Para o ambiente contar com equilíbrio visual, é preciso ponderar os tons, para que não fique demasiadamente frio. O estudo cromático é importante pois é uma escolha duradoura, que será vista diariamente. Veja algumas combinações que dão certo:
Imagem 5 – Para quem tem medo de errar, uma ideia é apostar em uma cor e utilizar nuances da paleta, como os tons de azul.
Imagem 6 – A mistura trouxe tons neutros, como o cru, o coral, que aquece o espaço e o azul-acinzentado que é mais refrescante.
Imagem 7 – Ao aplicar as cores nos móveis, fica mais fácil alterar a combinação cromática. Aqui, verde-escuro traz um clima sóbrio e o mostarda aquece o espaço.
Imagem 8 – Nesta sala de estar, foi possível investir em um ambiente mais jovial. Em contraponto, o amarelo e as peças de madeira aquecem.
Imagem 9 – Descolada, a sala de estar trouxe cores alegres, assim como as estampa nos quadros e almofadas.
Imagem 10 – Azul e verde foram a escolha para esse projeto, em que a base branca permitiu apostar nesses tons sem deixar o ambiente pesado.
Ideias de cores para sala
Fuja do óbvio e aposte em tonalidades diferentes para a sala. Afinal, tem quem ame os tons neutros para a sala de estar. Mas, nada como investir em um grafismo diferenciado e transformar uma parede em maior destaque no ambiente.
Para isso, é preciso buscar cores que tenham a ver com sua personalidade, para que não enjoe. Para quem não tem ideia por onde começar, busque ideias de cores em seu guarda-roupa. Isso mesmo, lá você vai descobrir mais sobre as nuances que você gosta e se sentir mais seguro para inovar na decoração.
Para te ajudar nesta empreitada, separamos alguns ambientes inspiradores com diferentes tons nas paredes, mostrando que é possível sair da zona de conforto e trazer estampas diferenciadas para a sala de estar sem medo de errar.
Imagem 11 – Aqui, cores da mesma paleta foram usadas para o grafismo na parede, com faixas e triângulos.
Imagem 12 – Sala de estar ganhou um painel geométrico feito com tinta em tons de cinza e rosa-millenial.
Imagem 13 – Painel geométrico traz azul, cinza, amarelo, laranja e preto. Assim sendo, a geometria foi usada inclusive para camuflar o ar-condicionado da sala de estar.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 14 – A arquiteta apostou em triângulos coloridos para delimitar sala de estar, hall de entrada e área para refeições.
Imagem 15 – Decerto, as formas geométricas são as grandes protagonistas na parede ao fundo do sofá, a ideia foi usar dois tons, o rosa-millenial e o verde-menta.
Imagem 16 – Nesta sala, o grafismo foi usado na parede da TV, para não atrapalhar quem está vendo o aparelho a ideia dos moradores foi usar tons de cinza na superfície.
Imagem 17 – A parede trouxe quatro tonalidades diferentes: Cinza, amarelo, azul e branco. A mistura deu supercerto e deixou o visual moderninho e convidativo.
Cores para sala de estar
Paredes como protagonistas dos ambientes estão na moda. Por isso, trouxemos dicas para não errar a mão. O primeiro passo é escolher a parede que vai pintar. Veja é a primeira que visualiza ao adentrar o espaço, afinal, essa é a melhor para ser destacada.
O próximo passo é selecionar a cor, pense sobre suas nuances preferidas, e que efeito quer trazer para o ambiente. Para os mais ousados, contudo, indicamos que além de uma cor específica, a parede receba alguma técnica que esteja em alta, como o ombré, e a geometria, que pode vir em grafismos diferenciados.
A última dica é importante para não errar: Assim, quando escolher nuances fortes, aposte em uma paleta mais neutra para as demais paredes.
Imagem 18 – Parede com painel de azulejo traz cor para a sala.
Imagem 19 – O verde trouxe um visual diferenciado ao ser aplicado da parede ao teto. Essa estratégia só funciona em ambientes com pé direito alto.
Imagem 20 – Azul-royal é o destaque nesta sala de estar que traz a parede decorada com quadros.
Imagem 21 – Para inovar: Que tal criar uma estampa feita com manchas de tinta na parede? Dessa maneira, a escolha por tons quentes aqueceram o ambiente.
Imagem 22 – Uma maneira de inovar é pintar apenas parte da parede. Assim como nesta sala de estar, em que o rosa foi usado em uma faixa na sala de estar.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 23 – O verde-menta está cada dia mais em alta na decoração. Contudo, para não ficar monocromático, o rosa-bebê entrou em cena nos objetos.
Imagem 24 – O projeto traz um grafismo na parede em três tons: branco, cinza e rosa. A ideia sai mais em conta que utilizar papel de parede.
Cores para sala de TV
As salas de TV são ambientes mais intimistas e que reúnem a personalidade dos moradores. As cores para sala podem dar vida e transformar os ambientes, assim como também provocam diferentes sensações, como amplitude, aconchego ou frescor.
Vale lembrar que as cores podem influenciar o estado psicológico, assim como tem influencia no organismo, aumentando a frequência cardiorrespiratória, por exemplo. Veja agora como as cores podem influenciar os ambientes.
Imagem 25 – O vermelho é uma cor quente e estimulante. Dessa maneira, o tom acelera os batimentos cardíacos e a respiração. Além disso, aquece o ambiente.
Imagem 26 – Meia parede azul traz calma ao ambiente, apesar de frio, traz tranquilidade para os ambientes.
Imagem 27 – O verde traz equilíbrio e calmaria. Por isso, é muito utilizado na área da saúde.
Imagem 28 – O amarelo é um tom alegre e vibrante, capaz de iluminar e aquecer os ambientes.
Imagem 29 – O roxo é uma cor marcante, enérgica, ao lado do azul o violeta aparenta ser uma cor quente, já ao lado do vermelho é uma cor fria.
Imagem 30 – O laranja e uma tonalidade quente e convidativa, ideal para ambientes sociais.
Cores para salas pequenas
Não é novidade que para garantir amplitude visual, é necessário investir em tonalidades neutras, que garantem a sensação de amplitude visual.
Para salas pequenas, isso não é diferente! Porém, não quer dizer que os ambientes precisam ser sem vida ou graça. A paleta de tons pode até ser clara, mas é possível apostar em tons mais vibrantes em detalhes, como itens decorativos ou grafismos na parede.
Mostramos aqui que é possível incluir tons além dos neutros até mesmo em salas pequenas. Confira algumas ideias para levar cores para salas pequenas.
Imagem 31 – A base neutra permitiu apostar em itens decorativos em azul-royal. Assim como está presente na poltrona.
Imagem 33 – Exemplo que mostra que a base neutra traz amplitude visual ao ambiente, o destaque fica por conta do tapete cinza, além das almofadas geométricas com tom de laranja e turquesa.
Imagem 34 – Base cinza foi a escolha perfeita para a decoração da sala pequena. Para incluir cor no ambiente, o projeto traz as plantinhas, assim como o tapete geométrico.
Imagem 35 – A arquiteta pincelou cores em objetos decorativos, porém, a estrela da sala foi o tapete com desenho quadriculado.
Imagem 36 – Salas pequenas pedem cor nos itens menores, não foi para menos que as cores entraram no rack, tapete e almofadas dessa sala de TV.
Imagem 37 – A parede em dois tons trouxe graça para a sala pequena, que divide espaço com o jantar. Os boiseries são destaque e trazem o Coral em evidência.
Imagem 38 – Na dúvida sobre as cores para a sala? Escolha um tom que tenha tudo a ver com a sua personalidade, como nesta sala com rosa-chiclete.
Cores para sala de jantar
Com cozinhas cada vez menores e sem espaço para copa, a sala de jantar passou a ser o ponto de encontro das famílias para as refeições.
Por isso, o ambiente pede atenção especial quando o assunto é decoração. Assim como nos demais ambientes da casa, pensar em cores para sala de jantar deve ter a ver com o que você quer transmitir no ambiente. Que precisa trazer um clima convidativo, dessa forma, tons quentes podem ser a escolha para deixar o espaço acolhedor.
Na dúvida de que cores escolher para o ambiente? Confira as referências que separamos para te inspirar a decorar o ambiente.
Imagem 39 – Para esta sala de jantar, a escolha foi utilizar azulejos em formato hexagonal e tons de azul. Inegavelmente, em contraponto ao tom frio, a madeira e o amarelo entraram em cena.
Imagem 40 – A aposta nesta sala de jantar foi utilizar o azul-celeste em meia parede do ambiente. O rosa-millennial também foi utilizado, porém, as cadeiras da mesa.
Imagem 41 – Quando nos referimos em cores para a sala de jantar, não falamos apenas em tons vibrantes. Assim, aqui o cinza-chumbo foi usado das paredes ao teto, garantindo um visual único ao ambiente.
Imagem 42 – Surpreendentemente, as cores para sala entraram de diferentes maneiras: Parede salmão, cadeiras Eames coloridas, mesa vermelha e buffet verde.
Imagem 43 – Primordialmente, o verde-oliva foi utilizado na parede desta sala de jantar junto às bouseries.
Imagem 44 – Mistura que dá certo para incluir cores para sala de jantar: Base cinza, vermelho e amarelo. Veja que ficou harmônico dosado nos móveis e nos objetos decorativos.
Imagem 45 – Azul-turquesa foi a escolha para a parede desta sala de jantar. Embora o tom traga frescor ao ambiente, a escolha pela madeira deixou o clima mais aconchegante.
Cores para sala moderna
Não importa qual o tamanho da sala da sua casa, o estilo moderno cabe em qualquer espaço. O conceito da decoração moderna na sala de estar condiz com um espaço funcional e pratico para o dia a dia, além disso, garantia a elegância e sofisticação na medida.
Um dos pilares do estilo moderno é o conceito de funcionalidade. Dessa forma, tudo o que compõe o ambiente traz um motivo e função, que traz maior praticidade e conforto para o dia a dia.
Para trazer mais facilidade, a integração entre os ambientes é outro ponto marcante em ambientes modernos, por isso, cozinhas americanas e sala de jantar integrada estão presentes nos novos empreendimentos.
No quesito cores, o apresso por tons neutros, como cinza, fendi e, é claro, o duo preto e branco. Conquistando, dessa maneira, os amantes de uma decoração sóbria e elegante. Os metalizados também são bem-vindos, entre eles, dourado, prateado e cobre fazem bonito na composição dos ambientes. Inspire-se!
Imagem 46 – Itens modernos compõem o ambiente, sendo eles: parede de tijolinho, cinza no estofado, mesa de centro com base geométrica e a presença do preto na decoração.
Imagem 47 – Parede em cinza, estofados em bege e piso de madeira. A composição garantiu uma decoração sofisticada para o ambiente.
Imagem 48 – Sofá em cinza, painel de madeira e tapete com estampa grande. Foi essa a combinação sem chance de erro desta sala de estar. Repare nas mesas laterais com acabamento em cobre.
Imagem 49 – Além da base cinza, com elementos em madeira para aquecer, a sala de estar conta com integração com a sala de jantar.
Imagem 50 – O preto garantiu um ar sofisticado para esta sala de estar, assim como o painel de madeira que compõe o espaço.
Imagem 51 – O cinza-escuro na parede foi o fundo perfeito para o quadro geométrico.
Dulci Pinheiro diz
Ameiii as propostas?
Mandem mais ideias no meu e-mail.
Obrigada.
Oliver diz
Que ideias maravilhosas eu vou aplicar na minha sala, gostei muito 03, 06, 12, 30, 33, 35 e 49, formidáveis parabéns pelas dicas, muito bom!
Tatiane diz
Ameiii todos, principalmente o 33. Gostaria de saber onde encontro o sofá? Estou há muito procurando por ele. Bjos!!
Walmary diz
Minhá sala de estar é integrada a sala de jantar e o bar, num retângulo onde só posso por uma cor única ou posso delimitar as áreas com cores integrantes, exemplo, do chumbo, cinza a branco, ou rosa champanhe, rosa bebe e branco…tô numa dúvida cruel….
Carlos diz
Qual a paleta de cores da ideia n°33?
Paulo diz
Maravilhosas dicas, gostei de mais da dica 13, achei bem moderna o tom de azul foi perfeito e bem criativo, nota 10. Valeu pelo artigo.