Se você quer transformar sua casa ou escritório mas não possui recursos para contratar uma pessoa para fazer a instalação do piso, fique tranquilo, nós temos a solução. Hoje, você vai aprender como colocar piso laminado de forma prática e rápida!
Além da facilidade na instalação o piso laminado é uma excelente opção devido ao preço. Afinal, ele é consideravelmente mais barato do que as outras versões. Continue lendo que você vai saber neste artigo:
Confira os melhores produtos para sua casa:
- O que é um piso laminado;
- Quais são as vantagens e desvantagens do piso laminado;
- Como colocar piso laminado;
- Decoração de sala, quarto e cozinha com piso laminado.
E, para deixar seu novo cômodo totalmente reformado, invista em uma sala planejada!
Índice
O que é um piso laminado?
Antes de falarmos sobre como colocar o piso laminado, você sabe a diferença, em termo do material, que ele tem em relação aos outros?
O piso laminado é constituído por um conjunto de lâminas sintéticas de vários tipos de madeira, que são de tamanhos variados. Basicamente, ele possui 4 camadas:
- Balanço: essa é a parte que fica na parte de baixo do piso. Ela é feita de um material sintético que é responsável por manter o piso resistente à umidade e pela sua estabilização.
- Substrato: material de alta densidade responsável pela resistência do piso. É por causa dele que o material não quebra com impactos.
- Lâmina decorativa: é composta por um filme ou impressão da madeira, ou seja, a beleza fica por conta desta camada.
- Overlay: por fim, esta é a camada transparente que protege todas as outras da absorção de líquidos, ajuda na limpeza e na durabilidade do material.
O piso laminado também é conhecido como piso flutuante, ou seja, ele não é colado ou pregado no contrapiso. Ele simplesmente é colocado sobre uma manta. Mas não fique confuso com esse último item, vamos explicar tudo detalhadamente daqui a pouco.
Vantagens e desvantagens
Para te ajudar na escolha ou não deste tipo de revestimento, listamos as vantagens e desvantagens.
Vantagens: fácil instalação, preço acessível, limpeza prática, versatilidade, durabilidade e efeito de isolante térmico.
Desvantagens: pouco resistência à umidade, pouco indicado para quem possui animais dentro de casa e pode deformar com o sol.
Agora que você já sabe os pontos fortes e fracos desse material, podemos explicar o passo a passo de como colocar piso laminado.
Como colocar piso laminado
Em primeiro lugar, você precisa saber a quantidade ideal de piso que cubra o cômodo por inteiro. Este material é vendido por metro quadrado, portanto, meça a área que você deseja revestir. Mas, atenção, compre sempre um pouco a mais para caso tenha havido algum erro de cálculo ou até mesmo caso alguma peça quebre durante o transporte.
Está na hora de aprender a instalar sozinho seu piso laminado!
Passo a passo de como colocar piso laminado
1. Confira o nível do cômodo
Antes de colocar o piso. veja se há algum tipo de desnível ou impureza no contrapiso. Para ver se há desnível, use uma régua. Caso haja, é preciso que ele seja corrigido, caso contrário o piso ficará torto ou inclinado.
Por outro lado, se houver algum tipo de impureza a solução é mais simples. Limpe bem o local antes da instalação, mas não use água, a umidade no contrapiso pode comprometer o material do laminado.
2. Instale a manta
Antes de colocar o piso laminado, é preciso colocar uma manta no contrapiso. Ela serve como uma proteção caso haja algum tipo de umidade vindo do contrapiso.
Coloque-a no sentido contrário no qual você irá instalar seu piso. Não esqueça de deixar 1cm de espaço entre o piso e a parede para a colocação do rodapé.
3. Use espaçadores
Coloque espaçadores entre o piso e a parede, use uma medida média de 15mm. Eles são necessários para caso haja dilatação do piso.
4. Comece a instalar
Confira os melhores produtos para sua casa:
Use a maior parede do cômodo como guia para iniciar a instalação. A primeira peça deve ser colocada com o lado macho virado para a parede. Em seguida, fique atento e note se o desenho das lâminas estão na sequência correta.
5. Use a quantidade certa de cola
A partir da segunda fileira, será necessário colocar cola do lado fêmea do piso laminado. Use uma quantidade que seja suficiente para que ela transborde após a junção das peças. Com um pano úmido, retire o excesso que ficará por cima do piso.
6. Fixe bem as peças
Para ajudar na fixação, use um bloco batente para firmar os cantos. Jamais use um martelo, ele pode danificar o material e prejudicar a beleza do piso.
7. Finalize com os rodapés
Por fim, terminada a última fileira do piso laminado, retire os espaçadores e coloque os rodapés.
Decoração com piso laminado
Agora que você já sabe tudo sobre o piso laminado: o que é, os prós e contras e até um passo a passo de como fazer para colocar sozinho em casa, está na hora de ver o resultado na prática.
Assim, separamos diversas imagens dos lugares mais desejados para colocar o piso laminado na sala, no quarto e na cozinha. Além disso, confira também dicas de como combinar o revestimento com os artigos decorativos.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Tudo pronto? Vamos lá!
Sala
A sala é o local preferido de quem quer colocar com piso laminado, e isso tem um porquê. A razão é muito simples: a combinação com os móveis.
Por ser uma cor clara, ela é facilmente combinada com o sofá, as almofadas e até mesmo o tapete. Além disso, com planejamento, é possível combinar com o painel da TV o que oferecerá vários benefícios ao cômodo, como a sensação de amplitude e a harmonização entre os componentes.
1. Principalmente quando o piso laminado é um tom mais escuro, os móveis brancos são perfeitos para fazer uma combinação. Isso porque dá destaque ao sofá.
2. Por outro lado, a facilidade da aplicação permite que ambientes menores sejam ainda mais requisitados na hora de colocar piso laminado. Como resultado, você terá vários ambientes integrados com um único revestimento.
3. Assim como no exemplo anterior, a sala de estar e a sala de jantar são integradas e com móveis de tons neutros. Mas, se você quer um toque colorido no cômodo, aposte nos quadros.
4. Em quarto lugar, lembra quando falamos da extensão do piso para o painel de parede? Está aqui o resultado! Para quebrar a sensação de continuidade, os moradores optaram por colocar o revestimento em sentidos diferentes.
5. Por outro lado, esse exemplo é para quem gosta de móveis rústicos e mais voltados ao estilo vintage.
6. Se alguém disse que piso laminado não combina com uma decoração moderna, mentiu! A sala de jantar integrada com a de estar possui recursos modernos de iluminação, móveis e decoração.
7. O lado bom de planejar um cômodo todo com cores discretas é a dificuldade de enjoar. Mas, se um dia isso acontecer, basta acrescentar almofadas coloridas ou trocar os quadros.
8. O piso laminado desta casa pequena oferece ainda a sensação de aconchego. Afinal, ela combina com a mesa e a estante iluminada.
9. Por fim, para separar os cômodos integrados, o tapete é uma excelente opção. Neste caso, é possível abusar da criatividade, ou seja, ele pode ser colorido cheio de desenhos ou um simples, peludo e de uma cor só.
Quarto
O revestimento é um artigo muito importante a ser pensado em toda a casa, especialmente no quarto onde é o cômodo que usamos para descansar e renovar as energias.
Dependendo do tamanho do quarto, o piso laminado pode ajudar de uma determinada forma. Por exemplo, em quartos estreitos, o indicado é colocar o piso em linhas horizontais para alargar o ambiente. Quer ver na prática?
1. Como não há muito espaço entre a cama e o guarda-roupa, o piso na horizontal cria a sensação de que o ambiente é mais largo do que realmente é. Além disso, as cores claras também ajudam na sensação de amplitude no cômodo.
2. Por outro lado, quando colocada na vertical, a sensação é de alongamento. Para fazer uma comparação ainda mais detalhada, repare a diferença entre o piso e o teto.
3. A modernidade na iluminação ajuda a ressaltar a combinação dos móveis. Além disso, já pensou em ter um balanço no próprio quarto?
4. Um quarto de uma adolescente geralmente é carregado de personalidade e cheio de cores vivas. Neste caso, colocar um piso discreto ajuda a ressaltar o que realmente importa.
5. O mesmo acontece com os quartos infantis. Repare que a forma como o piso é colocado também influencia na decoração, a forma despojada como foi colocada misturando tons claros e escuros também faz bastante diferença.
Cozinha
Muitas vezes, a cozinha está integrada com outro cômodo, principalmente com a sala de jantar. Por isso, é preciso planejar e escolher o tom certo que fique bom nos dois cômodos. Como resultado, o momento do preparo dos alimentos ficará ainda mais gostoso.
1. Se você optar por um tom escuro, saiba que precisará de uma iluminação melhor para o ambiente. Neste caso, para quebrar a seriedade, foram acrescentados detalhes laranjas.
2. Por outro lado, se a ideia for incluir móveis escuros, o piso laminado claro ajudará a destacar os armários. Assim, o cômodo permanece claro.
3. Mas, se o objetivo é ter um ambiente totalmente neutro, com tons nudes, não há um tom certo para o piso. Como resultado, o ambiente ficará parecendo estar ainda mais organizado e prático.
4. Por fim, esta grande cozinha reúne uma grande diversidade de elementos mas que, com cautela, ficaram harmoniosos entre si. Assim, concluímos que tudo que é planejado dá certo!
Deixe um comentário