Começamos este artigo dizendo que a cama japonesa é parte integrante de um estilo de vida minimalista, que vai muito mais do que um simples móvel, mas a jornada remonta milênios de existência.
Pois, estaremos abordando sobre um colchão colocado sobre uma esteira ou tatame, ambos diretos apoiados no chão, sem esquecer de mencionar que é coberto com um edredom de penas de ganso, além logicamente dos confortáveis travesseiros.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre a cama japonesa, onde ao amanhecer, se é possível enrolar o colchão e armazenado no armário, já que teve sua origem no Japão, chamada de “futon”, tendo sido conhecida pelo seu arminianismo.
Imagem 01: São vários modelos de combinações com camas japonesas para você escolher e deixar o seu espaço ainda mais diferenciado.
Índice
- Características das camas japonesas
- Benefícios ergonômicos das camas japonesas
- Materiais utilizados nas camas japonesas
- Cama japonesa versus cama ocidental
- Vantagens da cama japonesa
- Desvantagens da cama japonesa
- Vantagens e Desvantagens da cama ocidental
- Como escolher uma cama japonesa
- Cuidados e manutenção de camas japonesas
- Inspire-se nessas ideias
- Cama japonesa com palete
Características das camas japonesas
Impossível a quem gosta da vida minimalista e/ou da cultura oriental, não se encantar com o design da cama japonesa, que é conhecida por seu design elegante e principalmente minimalista.
Dessa forma, vale ressaltar que é normalmente feita de madeira de alta qualidade, como pinho japonês e/ou cedro.
Entretanto, se faz interessante informar que sua cabeceira é simples e baixa, trazendo consigo linhas retas e sem dúvida limpas.
Contudo, ainda abordando sobre suas características minimalistas, normalmente a cama japonesa não tem pés, dando a sensação de espaço aberto no quarto, encantando ainda mais quem decide por adquirir.
Sendo assim, se formos abordar o material utilizado na cama japonesa, iremos perceber que se tenta manter sua origem de ser construída com madeira normalmente mais comum, quando se refere à fabricação de cama japonesa.
Portanto, saiba que a madeira é de alta qualidade, onde sua escolha se faz em cima da sua durabilidade e sem esquecer de mencionar sua beleza natural.
Além disso, se faz essencial abordar que normalmente a cama japonesa, tem seus acabamentos em óleo e/ou verniz, com o intuito de realçar sua beleza natural e fundamentalmente proteger a madeira.
Imagem 02: Inspire-se
Benefícios ergonômicos das camas japonesas
Agora, se já sabemos as características fundamentais da cama japonesa, precisamos levantar os benefícios desse modelo de cama que não é de se estranhar, que são diversos.
Entretanto, por mais que seja muito comum que se faça consultas em lojas de móveis planejados, com o intuito de sempre encontrar modelos que atendam às suas expectativas, é válido informar que existe uma opção que vem ganhando corações.
Dessa forma, quando se se refere a cama, vem se tornando destaque nos cenários decorativos as famosas e conhecidas como cama japonesa, onde, possuem diversas vantagens, como, por exemplo:
- Versatilidade
- Benefícios para a saúde
- Sensação de amplitude no ambiente
- Funcionalidade
Contudo, quando se fala em características, se faz necessário informar que a principal característica e/ou vantagem da cama japonesa é a sua altura, que normalmente é mais baixa do que se comparar com os modelos convencionais.
Sendo, que há uma explicação, pois se se refere a cultura japonesa, onde, se acreditar que dormir perto do chão se consegue renovar as energias, já que se entende que o sono seja reparador com a renovação pela terra das suas energias ruins pela boa.
Entretanto, além da cama japonesa, oferecer maior qualidade do sono, esse tipo de cama tem outros benefícios para a saúde, como a correção da postura, além do relaxamento muscular e principalmente a melhora na circulação sanguínea
Porém, se faz possível dizer que com a característica da baixa altura da cama japonesa, oferece ao ambiente a sensação de amplitude, dando ao ambiente, no caso, o quarto, um ar agradável e organizado.
Contudo, para quem gosta de decorações, vale ressaltar que as camas japonesas ainda são consideradas bastante fáceis de serem combinadas com diferentes tipos de armários, cores, objetos, ou seja, tudo que implica numa decoração.
Imagem 03: Aposte nessas combinações!
Materiais utilizados nas camas japonesas
Agora que já sabemos as características da cama japonesa, e algumas vantagens, no qual será melhor detalhado a seguir, não podemos deixar de mencionar outra característica muito significativa que é seu material de fabricação.
Pois, para se ter uma verdadeira cama japonesa, se teria madeiras de alta qualidade em sua fabricação.
Sendo assim, saiba que ao fabricar uma cama japonesa, normalmente se é usada madeiras de qualidade, como, por exemplo:
- Bambu
- Palha de arroz
- Tecidos naturais
Dessa forma, se consegue manter suas características únicas e benefícios que só a cama japonesa consegue oferecer.
Vale ressaltar que a escolha da madeira muito comum na fabricação de cama japonesa, tem como base de escolha a sua durabilidade e beleza natural, além, logicamente ser de alta qualidade.
Porém, para completar sua eficiência e durabilidade, além de dar um toque especial em sua beleza e brilho, temos em diversas camas, para não dizer, em todas as camas japonesas, o passar de óleo e/ou verniz em sua madeira.
Imagem 04: Veja opções de decoração com papel de parede de flor de cerejeira.
Cama japonesa versus cama ocidental
Sendo assim, partindo desse princípio da cama japonesa, versus cama ocidental, irá ser levantado logo abaixo as vantagens e desvantagens das suas camas, com o intuito de você tirar suas próprias conclusões e escolher o melhor para ti.
Imagem 05: Aposte no uso de tons de verde para a roupa de cama.
Vantagens da cama japonesa
- O primeiro da lista de vantagens da cama japonesa, seria ter uma cama que se encaixa perfeitamente em qualquer tipo de quarto, já que dá a sensação de plenitude, além, logicamente de ser muito fácil de manusear.
- Como segundo da lista, estaria a facilidade de manter e a economia, se ambos forem comparados às camas tradicionais.
- Vale lembrar que a cama japonesa é ideal para quem tem dificuldades com camas muito altas, já que têm dificuldade para se movimentar.
- A lista de benefícios e vantagens da cama japonesa, não param por aqui, já que é uma cama que aceita muito bem, qualquer tipo de colchão, seja box ou futon.
- Caso sofra com pouco espaço, saiba que o tablado da cama japonesa, pode facilmente receber prateleira e/ou gavetas, o que ajudará a otimizar a organização de objetos, como, por exemplo, roupas, sapatos e livros.
- E por último, em uma lista interminável de vantagens, está a possibilidade da cama japonesa ser construída de pallets.
Imagem 06: Use plantas para decorar.
Desvantagens da cama japonesa
- Tome cuidado na escolha, pois alguns modelos não são tão resistentes
- A cama japonesa, normalmente é mais difícil a limpeza
- Algumas opções de colchões podem tornar a cama desconfortável.
- Saiba que as camas construídas de pallets têm baixa durabilidade.
- Por ser colada com o chão, fica mais propensa à friagem e/ou a sujeira.
- Caso seu modelo seja de tablado completo, ou seja, sem espaço entre os estrados, terá que ter uma higienização redobrada, já que terá menos ventilação para o colchão.
Imagem 07: A madeira traz elegância ao seu espaço.
Vantagens e Desvantagens da cama ocidental
Antes de abordamos formas de escolher uma cama japonesa, de qualidade, não podemos deixar de mencionar as vantagens e desvantagens da cama ocidental, no qual seria:
- Se você gosta de decorações, saiba que as camas ocidentais têm diversos modelos, no qual dar a possibilidade de quem o adquirir de combinar com o piso, as cores, e/ou objetos e móveis do quarto, tornando o ambiente mais harmonioso.
- As camas ocidentais têm a facilidade de serem construídas em diversos estilos.
- Caso a escolha seja de um bom profissional na construção da cama, se terá facilmente um ar vintage, retrô, e/ou clássico.
- Como uma das últimas vantagens, se terá a possibilidade de encontrar uma cama antiga e verificar se há restauração.
Já como desvantagens da cama ocidental, temos:
- Levando em conta a mão de obra e o custo da matéria-prima, normalmente, será bem caro se mandar fabricar uma cama ocidental do seu gosto.
- Não se pode deixar de lado a orientação de que, esse tipo de cama requer um cuidado extra, além da higienização para evitar o aparecimento de cupim devido à umidade.
- Como uma última desvantagem, está com certeza o estrado de madeira, que normalmente se entende que possibilita a diminuição da resistência ao peso, sendo que o colchão poderá se danificar com mais rapidez.
Portanto, acreditamos que agora tenha o poder de escolher a melhor cama, no qual, atenderá melhor suas necessidades e gosto.
Imagem 08: Veja o modelo do momento!
Como escolher uma cama japonesa
Porém, caso esteja ponderando escolher a cama japonesa, para o seu quarto, a seguir daremos algumas dicas para que se escolha a melhor cama e diminuirá drasticamente as chances de arrependimento.
Dessa forma, caso tenha avaliado tudo e tenha decidido escolher por uma cama japonesa, segue a lista de orientações, para te ajudar em sua escolha, como, por exemplo:
- Tamanho:
- Materiais:
- Cabeceira:
- Altura
Antes de mais nada, o intuito desse artigo é deixar o tema de fácil entendimento, portanto, explicaremos que quando se aborda ter cuidado na escolha do tamanho, estamos falando que;
No momento de escolher sua cama japonesa, certifique-se de escolher o tamanho certo da cama, no qual se encaixe facilmente no quarto.
Pois, quando se trata de cama japonesa, é preciso levar em consideração que são normalmente menores do que as camas ocidentais.
Entretanto, antes de escolher a sua cama japonesa, verifique os materiais que serão utilizados em sua fabricação, pois algumas, por mais que sejam normalmente construídas de madeira, existe a possibilidade de ser usado metal e plástico, que também são duráveis.
Agora, em relação à cabeceira, preste atenção já que existem modelos com e sem cabeceira, portanto, caso escolha com cabeceira, será fundamental verificar se combina com o resto da decoração e cores do quarto.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Contudo, por último, quando se trata da altura, se faz de extrema importância que verifique antes de adquirir se terás facilidade em levantar e deitar da sua futura cama japonesa.
Imagem 09: Crie quartos este tom que está super em alta.
Cuidados e manutenção de camas japonesas
Agora que já foi levantado as vantagens, benefícios, e características da cama japonesa, para um bom conhecimento, falta abordar como proceder para manter a cama limpa e durável.
O que não tem segredo, já que a cama é construída normalmente de madeira, que é formada por poros, o que se entende que será fácil o acúmulo de sujeira, portanto se orientar que seja frequentemente passado pano ou flanela.
Entretanto, se orienta que de tempos em tempos, seja lavado a madeira, sendo possível ser realizada com detergente neutro, com o auxílio de uma esponja macia úmida.
Sendo assim, lembre-se de no final tirar bem o sabão e secar muito, para evitar o aparecimento de manchas.
Contudo, após fazer a limpeza, se faz necessário a cada 6 meses a um ano se passar na madeira o óleo queimado.
Vale ressaltar dessa forma, que o óleo queimado possui como grande vantagem, que nada mais seria, do que a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas das madeiras, e assim, com facilidade, conseguiria aumentar a sua eficiência.
Ou seja, se seguir a recomendação de aplicar três camadas do óleo na madeira a cada ano, conseguirá diminuir muito a chance do aparecimento de cupim.
Porém, a cama japonesa, não é só madeira, pois, também tem colchão que será preciso de alguns cuidados para manter e até aumentar sua durabilidade, como, por exemplo:
- É essencial ser realizada com frequência a limpeza do colchão.
- Não esqueça de junto da limpeza, lembre de trocar a roupa de cama.
- Fique de olho se a cama japonesa não está tendo muita umidade.
- Se faz necessário que tenha o costume do rodízio de girar e/ou virar o colchão.
- Para melhor experiência, será fundamental escolher o melhor colchão.
Imagem 10: Inspire-se em mais esta ideia.
Inspire-se nessas ideias
Imagem 11: Para começar nossa seleção veja esta ideia.
Imagem 12: Inspire-se nos detalhes.
Imagem 13: Modelo clássico.
Imagem 14: Um quarto elegante.
Imagem 15: Afinal, são infinitas possibilidades de composições.
Imagem 16: Portanto, inspire-se em cada uma de nossas ideias.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 17: E tenha, assim, o ambiente dos seus sonhos.
Imagem 18: Luminárias de piso.
Imagem 19: Quarto rústico.
Imagem 20: Cama japonesa de madeira.
Imagem 21: Use espelhos redondos para decorar.
Imagem 22: Mas que tal um modelo suspenso?
Imagem 23: Um modelo básico de cama.
Imagem 24: Veja esta ideia!
Imagem 25: Por fim, encante-se com este quarto.
Cama japonesa moderna
Imagem 26: Quarto com tons escuros.
Imagem 27: Poste em luminárias para quarto.
Imagem 28: Painel integrado a cama.
Imagem 29: Nichos ilumindos.
Imagem 30: Inspire-se!
Imagem 31: Aposte em decorações com uso de abajur.
Imagem 32: Tons pasteis.
Imagem 33: Então veja mais esta inspiração.
Imagem 34: Quarto cheio de modernidade.
Imagem 35: Outra opção moderna.
Imagem 36: Use e abuse de edredons confortáveis.
Imagem 37: Mais uma ideia cheia de sofisticação de cama japonesa.
Imagem 38: Veja mais esta combinação.
Imagem 39: Painéis e cama japonesa iluminadas
Imagem 40: Por fim, mais um modelo para você.
Cama japonesa de madeira
Imagem 41: A madeira é ótima para camas. Afinal, ela é versátil.
Imagem 42: Além de trazer tranquilidade.
Imagem 43: Aconchego.
Imagem 44: Elegância.
Imagem 45: E claro, muita beleza!
Imagem 46: Aqui também são diversos tons a serem explorados.
Imagem 47: Até mesmo com mesclas de madeira de demolição. Portanto, aprenda já como pintar madeira.
Imagem 48: Inove sua iluminação.
Imagem 49: Então veja mais esta opção de decoração para quarto de casal.
Imagem 50: Por fim, combine a roupa de cama com a parede.
Cama japonesa com palete
Imagem 51: Um modelo de quarto todo em madeira.
Imagem 52: Use itens decorativos.
Imagem 53: Veja mais esta opção!
Imagem 54: Mais uma bela combinação.
Imagem 55: Por fim, fique com mais esta referencia de quarto com cama japonesa de palete.
Imagem 56: Faça uso de tapete para quarto.
Imagem 57: Então busque explorar este item no ambiente.
Imagem 58: São várias formas de decorar.
Imagem 59: Use banquinhos para otimizar espaço.
Imagem 60: Quadros para decorar.
Cama japonesa suspensa
Imagem 61: Inspire-se!
Imagem 62: Uma ótima forma de trazer ainda mais beleza ao seu espaço.
Imagem 63: Não tenha medo de ousar.
Imagem 64: Use cordas resistentes.
Imagem 65: Aposte no diferente.
Imagem 66: Modelo com correntes.
Imagem 67: Invista no poder das cores.
Imagem 68: Crie lindos quartos.
Imagem 69: Aposte no rústico.
Imagem 70: Por fim, fique com mais esta ideia.
Deixe um comentário