Você conhece os tipos de trepadeiras? Trepadeiras são plantas que se agarram a estruturas e se espalham pelas superfícies enquanto se desenvolvem. São opções ideais para quem gosta de decorar de forma natural tanto áreas internas quanto externas.
Nesse sentido, esse tipo de planta pode ser usado para cobrir muros de fachadas de casas, cercas, jardins, pérgolas e várias outras superfícies, fazendo uma cobertura de folhas, flores de cores intensas e até mesmo frutos.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Portanto, se você está interessado em cultivar algumas dessas em sua casa, leia este artigo até o final. Aqui você vai conhecer vários tipos de trepadeiras, onde cultivá-las e como cuidar delas para deixá-las sempre lindas e exuberantes.
Índice
Locais ideais para decorar com trepadeiras
A depender do local e do seu objetivo de decoração, um tipo de trepadeira será mais adequado do que outro.
Afinal, algumas espécies dessa planta não podem ficar muito tempo expostas ao sol, por exemplo, enquanto outras se desenvolvem melhor em locais específicos. Confira a seguir.
Muros e cercas
Muros e cercas são locais que ficam muito expostos a fatores externos, como luz solar, chuva e ventanias. Dessa forma, você pode usar a Unha de Gato, também chamada de Fícus, pois ela se desenvolve bem em superfícies planas.
Além disso, a unha de gato tem um desenvolvimento rápido, e precisa ficar em um local exposto diretamente à luz solar. Essa planta também não precisa de regas constantes e sua adubação precisa ser feita apenas uma vez ao ano, ou no começo da primavera.
Outra boa opção para essas superfícies é a Trombeta Chinesa. Essa planta tem flores delicadas e dão um toque a mais de cor à fachada da casa.
Além disso, elas devem ser plantadas em locais com luz direta do sol, ou à meia sombra. As regas precisam ser frequentes e a adubação é anual.
Por fim, para regiões com o clima frio, a falsa vinha é a escolha ideal. Ela tem folhas verdes que ficam avermelhadas no outono. Essa planta tem um crescimento rápido, pode ficar exposta à luz solar e precisa ser adubada manualmente, na metade do inverno.
Pergolados
Várias espécies de trepadeiras se adaptam bem à estrutura dos pergolados. Uma delas é a Alamanda. Essa planta tem folhas verdes e flores de um amarelo vivo que florescem da primavera ao outono. É indicada para locais com climas quentes e amenos.
Assim, você precisa plantá-la em um pergolado que tenha incidência direta da luz do sol. Regue-a frequentemente, sem deixar o solo encharcado e adube-a no inverno.
Da mesma forma, a Bougainvillea, também chamada de Primavera, é outra espécie de trepadeira bem comum para decorar pergolados. Ela tem caules com espinhos, folhas verdes e flores que podem ser de várias cores.
Além disso, ela floresce durante a primavera e em outras épocas do ano, só que com menos intensidade. Suas flores podem ser brancas, rosadas, amarelas, carmins, púrpuras ou coral.
Por fim, a planta precisa de regas frequentes, sem encharcar o solo e a adubação é recomendada em locais com um solo mais empobrecido. Mas não se esqueça de conferir nosso post sobre pergolado de madeira.
Tipos de trepadeira
As trepadeiras são divididas em quatro tipos, caracterizados pela estrutura e pela forma como se fixam nas superfícies. Confira a seguir.
Tipos de Trepadeiras: Trepadeiras volúveis
Esse tipo de trepadeira se enrola em espirais quando seus ramos tocam em um obstáculo. Para fixá-las bem, você precisa de suportes mais finos como tubos de metal ou fios de arame.
Nesse sentido, quando cobrem todo o suporte e não têm mais para onde subir, seus ramos ficam pendurados. Alguns exemplos de trepadeiras volúveis são a Dipladênia e Sapatinha de Judia.
Tipos de Trepadeiras: Arbustos escandentes
Os arbustos escandentes são plantas que têm caule lenhoso e ramificações que podem ser conduzidas como trepadeiras, se você usar amarilhos e fizer as podas corretamente.
Dessa forma, você precisa podá-las bem rente ao solo, retirando os ramos mais fracos, deixando apenas uma pequena quantidade dos mais fortes. Em seguida, ir apoiando-a em colunas ou treliças, como é o caso da Alamanda e da Bougainvillea.
Tipos de Trepadeiras: Trepadeiras sarmentosas
Esse tipo de trepadeira tem órgãos de fixação natural, que se fixam facilmente nos suportes com a ajuda de raízes, espinhos curvos ou gavinhas. Alguns exemplos são a Amor Agarradinho e a Unha de Gato.
Tipos de Trepadeiras: Trepadeiras tipo cipó
As trepadeiras tipo cipó têm caules longos e firmes. Para que elas possam subir nos suportes você precisa educá-los amarrando-os ao local com fios ou cordas.
Entretanto, após se desenvolverem bastante, os cipós ficam arqueados por causa do peso. Caso você queira que elas alcancem grandes alturas, assegure-se de que elas terão suporte suficiente. Alguns exemplos são a Flor de Cera e a Sete-Léguas.
Espécies de trepadeira
Confira os melhores produtos para sua casa:
Existem várias espécies de plantas trepadeiras, cada uma com características que as permitem ser cultivadas em diferentes ambientes e climas, e que precisam de cuidados específicos. Confira a seguir as mais conhecidas.
Jade
A trepadeira Jade ganha um destaque especial na decoração de jardins por conta da sua beleza admirável. Ela possui longos cachos de flores que podem ter tons intensos de azul ou vermelho. Ideal para pergolados, pois sua altura pode chegar até 1,20m.
Dessa forma, essa planta precisa de bastante espaço para se desenvolver bem, por isso, plante-a diretamente no solo, direcionando seu crescimento para a pérgola.
Além disso, garanta que sua trepadeira Jade tenha bastante sol e regas regulares.
Ipoméia
A Ipoméia é uma flor trepadeira que você pode utilizar para decorar seu jardim ou a fachada da sua casa. Possui diversas cores, como o roxo, o branco e o rosa.
Assim, para que essa flor se desenvolva bem, você precisa plantá-la em um solo fértil, podá-la regularmente para retirar as flores secas e os galhos e regá-la com uma boa frequência.
Tipos de Trepadeiras: Sete-léguas
Se você está procurando uma planta trepadeira charmosa e que combine bem com ambientes rústicos, a Sete-léguas é uma ótima opção.
Com folhas verdes, flores de cor rósea e um perfume muito agradável, ela floresce quase o ano inteiro e é ideal para vários tipos de cercas e pergolados. Também se adapta muito bem a climas amenos.
No entanto, essa trepadeira se espalha muito rápido e, por conta disso, você precisa podá-la com frequência para que ela não invada outros lugares.
Jasmim-estrela
Confira os melhores produtos para sua casa:
A Jasmim-estrela está entre as flores trepadeiras mais utilizadas. Ela tem folhas de um verde escuro e flores pequenas e delicadas de um branco suave. É uma excelente opção para cobrir cercas e muros e precisa de um suporte para que possa crescer e se espalhar.
Além disso, esse tipo de flor precisa de um solo fértil e bastante sol, e se adapta bem a qualquer clima.
Entretanto, suas flores exalam um perfume muito intenso, o que a torna contraindicada para pessoas alérgicas.
Dipladênia
Essa é outra opção de trepadeira para quem quer uma decoração mais rústica e com boa floração. Sua folhagem não é muito densa, o que a torna ideal para estruturas como treliças, grades, caramanchões, colunas e cercas.
Além disso, ela também pode ser cultivada tanto em vasos quanto em solo. Suas flores geralmente são rosa com um centro amarelo e possui um aroma peculiar que lembra o chiclete de tutti-frutti.
Ademais, a Dipladênia não é indicada para locais frios e precisa de um solo fértil com adubações mensais e irrigação moderada.
Por fim, tome cuidado ao manuseá-la, pois a seiva leitosa dessa planta é tóxica e pode causar queimaduras em mucosas e na pele.
Tipos de Trepadeiras: Sapatinho de Judia
Essa é outra planta trepadeira ideal para pergolados por conta das suas flores que formam cachos e ficam pendurados. Sua folhagem é verde escura e suas flores são amarelas com nuances de marrom e vermelho, aparecendo da primavera ao final do verão.
Esse tipo de trepadeira se adapta bem a vários tipos de clima, mas tem pouca resistência a temperaturas muito baixas.
Nesse sentido, o local em que você irá plantá-la precisa ter sol durante a manhã e sombra à tarde. O solo precisa ser adubado antes do plantio e após, uma vez ao ano, no fim do inverno. Essa planta não precisa de podas frequentes.
Jiboia
A jiboia é uma trepadeira versátil que pode ser cultivada tanto em espaços internos quanto externos por conta da sua excelente capacidade de adaptação.
Nesse sentido, se cultivada em um ambiente externo, ela cobre até 18 metros de distância, formando uma grande cerca viva. Já, se cultivada em um ambiente externo, sua folhagem vai até 15 cm.
Assim, dentro de casa você pode cultivá-la em vasos suspenso, para que suas folhas formem cascatas ou apoiadas em treliças e paredes, onde elas podem se agarrar.
Além disso, essa planta gosta de água, calor e sombra. Utilize solo adubado e regue-a duas vezes por semana. Diminua a quantidade de água durante o inverno e aumente durante o verão.
Trepadeira-castanha
Ideal para cobrir cercas e muros, a trepadeira-castanha é uma planta exuberante e com grande densidade. Ela tem folhas grandes de um verde escuro brilhante, com sua parte inferior coberta por uma camada espessa de pelos.
Nesse sentido, você precisa podá-la com certa frequência, pois, após vingar, ela se espalha muito rápido e sua densidade pode fazer com que ela ocupe uma superfície muito grande e até mesmo cubra outras plantas perto dela.
De qualquer forma, essa planta se adapta melhor a climas mais amenos, sendo um pouco difícil de cultivar em locais mais quentes. Entretanto, a trepadeira-castanha precisa de luz direta do sol para se desenvolver bem.
Tipos de Trepadeiras: Amor agarradinho
Se você quer uma planta trepadeira de aparência delicada e cores intensas, a Amor Agarradinho é uma ótima opção. Essa planta tem folhas verdes e em formato de coração e suas flores são pequenas e têm tons intensos brilhantes de rosa e coral.
Nesse sentido, você pode usá-las para ornamentar pérgolas, grades, cercas e caramanchões. Plante-a em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e regue-a regularmente, sem encharcar o solo. Essa planta prefere sol pleno, mas também tolera a meia sombra.
Entretanto, escolha o local onde vai cultivá-la com cuidado, pois ela se espalha muito rápido e suas gavinhas se fixam facilmente em estruturas, o que pode fazer com que ela cubra outras superfícies.
Flor de Cera
Essa trepadeira chama bastante atenção por conta da sua aparência extremamente bela. Suas flores são pequenas, têm formato de estrela e são brancas com um centro cor de rosa. Suas hastes longas fazem com que as flores formem uma espécie de bola.
Além disso, elas exalam um aroma adocicado que se torna mais intenso à noite. Sua floração acontece do verão até à primavera.
Por fim, para cultivá-la você precisa de um solo enriquecido com matéria orgânica, e regas frequentes. Essa planta se adapta bem a várias temperaturas e pode ser cultivada também dentro de casa.
Rosa-trepadeira
Com flores belas e galhos rústicos, a Rosa-trepadeira encanta com seu espetáculo de cores e sua estrutura exuberante. Suas flores se apresentam em cachos e podem ser de várias cores como o branco, rosa, amarelo e vermelho.
Nesse sentido, essa planta necessita de bastante luz do sol, regas e podas constantes. Quando se desenvolvem, podem cobrir uma superfície ampla. Seus galhos são flexíveis e você precisa amarrá-los bem às estruturas para que eles cresçam como trepadeiras.
Dicas de decoração com trepadeiras
Na hora de decorar sua casa, seu jardim, seu quintal ou a fachada da sua casa com trepadeiras, você pode combinar vários elementos e usar sua criatividade para tornar a decoração ainda mais linda e harmônica.
Assim, para dar a um jardim um toque mais rústico, por exemplo, você pode utilizar elementos de madeira, como um pergolado, onde a planta vai se espalhar, formando um teto verde e dando ao ambiente uma aparência natural e aconchegante.
Da mesma forma, você pode decorar a entrada da sua casa utilizando plantas trepadeiras, arbustos e árvores. Complemente com pedras decorativas e uma boa iluminação para deixá-la com uma aparência ainda mais convidativa.
Ademais, para uma área interna com aparência minimalista, você pode usar trepadeiras de folhas verde escuras, combinando-as com móveis e piso de cores neutras.
Por fim, se quiser uma decoração mais sofisticada com plantas trepadeiras, acrescente nichos com iluminação embutida. Ao posicionar as luzes de maneira estratégica, os elementos naturais ficarão em destaque, deixando o ambiente com um ar moderno. Veja algumas inspirações a seguir.
Deixe um comentário