Há várias opções de revestimentos que podem ser empregados em diversas partes da casa, como por exemplo o porcelanato, utilizado na área externa e interna da residência. Mas quais os tipos de porcelanato existem?
O porcelanato é um revestimento cerâmico que além das partes interna e externa da residência, é utilizado nos banheiros, fachadas, piso, paredes, entre outros. É o sonho de um acabamento sofisticado para muitas pessoas.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Os tipos de porcelanato derivam da utilização deles. Contudo, é um produto de alta qualidade que é feito a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros. Ele possui baixa absorção de água e tem uma alta durabilidade.
O processo de fabricação é feito a partir de altas temperaturas, misturando matérias-primas nobres. Assim, a peça resultante é rígida, homogênea e compacta. Além disso, ela possui um corte completamente reto.
É um produto versátil. Pode ser utilizado em diversas partes da residência e até em imóveis comerciais. Além disso, existem diversas alternativas para cada lugar em que for instalado.
O porcelanato é resistente, principalmente à abrasão física e química. Assim, possui uma uniformidade em sua coloração. Dessa forma, apresenta baixa absorção de água, é de fácil limpeza e tem uma alta durabilidade.
Imagem 01: Cada ambiente precisa de um tipo de porcelanato diferente.
Índice
Quais os tipos de porcelanato
É preciso conhecer quais os principais tipos de porcelanato, para saber qual é o mais indicado para a sua obra. Dessa forma, você pode investir naquele que tem uma maior durabilidade nas áreas externas, por exemplo.
O porcelanato técnico ou toda massa é um produto que não recebe esmalte na sua superfície. Além disso, ele é retificado, suas bordas são totalmente retas. Dessa forma, ele diminui a aparência do rejunte entre as placas.
Contudo, o porcelanato esmaltado possui uma alta resistência. Por isso, é utilizado uma versão áspera do produto para áreas molhadas como a piscina, visando a se evitar quedas e tombos.
Imagem 02: São porcelanatos, polidos, acetinados, esmaltados e muitos outros tipos.
Tipos de acabamentos para porcelanato
Existem diversos tipos de acabamento para o porcelanato, como o polido, o natural e o EXT. Afinal, cada um possui as suas especificações.
O porcelanato polido possui uma superfície mais lisa, após finalizar a massa, o produto recebe um polimento e uma camada impermeabilizante. Portanto, é indicado para as áreas mais secas da casa, como salas e quartos.
Imagem 03: Este piso faz parte da decoração da casa.
O natural não possui um acabamento final em sua produção. Portanto, é bastante resistente e não é escorregadio. Assim, pode ser utilizado em espaços residenciais e comerciais. Ele traz um “aconchego” ao ambiente em que é aplicado.
O porcelanato EXT é indicado para as áreas externas das residências, pode ter contato com a água nas áreas ao redor da piscina, por exemplo. Dessa forma, sua superfície é abrasiva, impedindo que se escorregue ao pisar em cima.
Imagem 04: O porcelanato líquido traz diversas opções para você.
Tipos de porcelanato para área externa
O porcelanato EXT, como dito, é o mais indicado para a área externa da residência. Entre as vantagens de se utilizá-lo é a de que é antiderrapante, evitando-se assim, tombos e acidentes.
Sua alta resistência faz com que tenha uma durabilidade maior, dessa forma, pode-se aplicá-lo em garagens e afins. Além disso, é impermeável. Nesse caso, pode ser necessário se instalar um ralo para direcionar a água.
Imagem 05: Os porcelanatos internos são diferentes dos modelos para a área externa.
O porcelanato é de fácil limpeza, seu rejunte ocupa um espaço menor o que faz com que acumule menos limo. Contudo, as peças mais naturais possuem uma rusticidade que se dá bem com o ambiente em que é instalado.
Então, as opções de porcelanato permitem uma decoração que se harmoniza com o ambiente. Pode-se escolher um que seja parecido com um deck, por exemplo, sendo ideal para a área perto da piscina.
Imagem 06: Modelos mais lisos, sem a rusticidade, são ótimos facilitadores de limpezas.
Tipos de porcelanato para sala
O porcelanato polido ou o acetinado é ideal para o piso da sala de estar. Assim, os produtos amadeirados também são uma boa opção para trazer um tom mais rústico ao ambiente. Dessa forma o local fica mais aconchegante.
No tom de cinza, o porcelanato dá um toque industrial, sofisticado ao ambiente. Além disso, utilizada em grandes formatos, traz uma beleza retilínea que dá um toque mais moderno à sala. Portanto, o tom neutro combina com qualquer tipo de mobília.
Imagem 07: Suas salas e hall de entrada podem ter modelos de porcelanatos incríveis.
Os ambientes pequenos pedem peças menores, se harmonizando com a sala de estar. Assim sendo, na construção, trazem a vantagem de serem mais econômicos, pois a sua aplicação tem o custo reduzido.
Os porcelanatos polidos são perfeitos para serem utilizados na sala de estar. Isso por causa de seu aspecto limpo e seu brilho especial. Contudo, deve-se prestar atenção para se evitar que fique perto de ambientes molhados e se tornar escorregadio.
Imagem 08: Peças grandes maximizam ainda mais o local, ainda mais quando o rejunte passa despercebido com a famosa junta seca.
Tipos de porcelanato para cozinha
A cozinha é considerada uma área molhada. É preciso escolher um porcelanato que se encaixa neste perfil. Por isso, um dos mais indicados é o acetinado que traz um ar moderno para a cozinha e evita quaisquer acidentes de percurso.
Ele possui menos brilho que o polido, por isso traz um maior aconchego aos lugares onde é utilizado, cansando menos os olhos. Portanto, é um ótimo produto que embeleza a cozinha trazendo conforto e segurança.
Imagem 09: Os pisos acetinados são menos escorregadios e trazem beleza ao ambiente.
O porcelanato esmaltado também é indicado para a cozinha. É resistente à água, a respingos de gordura e ao desgaste causado pela alta circulação de pessoas no local.
Possui diversas cores e estampas, trazendo beleza e sofisticação ao ambiente. Pode-se utilizar estampas de mármore, madeira, cimento ou pedra. O esmalte traz uma proteção extra transformando-o em um curinga para a sua decoração.
Imagem 10: Utilize o mesmo piso na casa inteira.
Tipos de porcelanato para banheiro
O porcelanato para banheiro deve ser específico para ambientes molhados, para assim se evitar acidentes. Ele pode ser utilizado para pisos, paredes e até para revestir a bancada.
O acetinado é ideal para lugares que recebem muita água. No banheiro ele é utilizado para trazer beleza, modernidade e sofisticação para essa área de sua residência.
Imagem 11: Os pisos escuros trazem grande sofisticação aos banheiros.
O porcelanato fosco também é utilizado nesta área e por não receber revestimento possui como uma de suas características a sua impermeabilidade e o fato de ser áspero evitando, assim, tombos e quedas. É ideal para o piso do banheiro que merece toda a atenção visto que recebe muita água.
Pode-se utilizar de diversas cores no banheiro, sendo o branco considerado um curinga para a decoração. A madeira também é bastante utilizada conferindo um aspecto rústico ao ambiente.
Imagem 12: Pisos que imitam madeira também podem ser utilizados sem medo algum. Então veja este incrível resultado.
Como limpar o porcelanato
Para se limpar o piso de porcelanato, utiliza-se uma solução de detergente e água e uma vassoura, percorrendo assim todo o ambiente. Deve-se utilizar uma vassoura com cerdas macias para não arranhar o chão.
Depois, passa-se um pano molhado terminando com um seco para que não fiquem manchas no chão. Se a sujeira for muita, deve-se deixar a solução de água e detergente agindo por mais tempo.
Não se deve utilizar palhas de aço ou produtos parecidos para não arranhar o chão. Caso seja necessária uma limpeza mais pesada, pode-se utilizar CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso.
Imagem 13: O porcelanato é um item bem simples de limpar. Mas é preciso se atentar ao tipo de produto de limpeza para não manchá-lo.
Tipos de porcelanatos para parede
Confira os melhores produtos para sua casa:
Existem porcelanatos para todos os gostos e situações. Para escolher o melhor para a sua residência é necessário saber em qual ambiente ele será utilizado. O certo é que ele é uma figura importante na decoração da residência, trazendo belezas de todos os tipos, do rústico ao mais moderno.
Do chão à parede, o porcelanato vem sendo cada vez mais utilizado nas residências e áreas comerciais. É um produto prático, limpo e com uma ótima durabilidade. Assim sendo, é perfeito para aquela área que precisa de um toque especial.
Veja qual porcelanato tem mais a ver com você e transforme a sua residência de uma maneira despojada e moderna, ou rústica e aconchegante.
Imagem 14: Um produto para decoração de pisos e paredes. Uma peça chave para complementar o ambiente. Então veja esta ideia com um piso 3D.
Inspire-se nessas ideias
Imagem 15: Modelos marmorizados ficam excepcionais na decoração de ambientes.
Imagem 16: Combinam com os outros elementos da residência também.
Imagem 17: Contudo, os pisos polidos dão beleza ao local.
Imagem 18: Peças grandes dão a sensação de ambientes maiores.
Imagem 19: Mescle modelos de pisos do chão com os revestimentos das paredes.
Imagem 20: Deixe sua sala bem decorada.
Imagem 21: As escadas também podem receber modelos de pisos.
Imagem 22: Revestimentos em 3D dão outra cara ao ambiente.
Imagem 23: A junta seca deixa o porcelanato como uma única peça ao ser observado de longe.
Imagem 24: Crie banheiros únicos com a decoração do porcelanato líquido e adesivos.
Imagem 25: Salas modernas pedem por pisos modernos.
Imagem 26: Tanto nas paredes como também no piso.
Imagem 27: O efeito marmorizado e tons de cinza.
Imagem 28: Modelos que imitam o mármore calacata podem podem ser encontrados em porcelanato como uma forma de minimizar custos.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 29: Traga o aconchego em tonalidades terrosas para o seu quarto.
Imagem 30: Então que tal apostar em pisos que imitam ripas de madeira?
Imagem 31: Os pisos que imitam madeira deixam o ambiente mais aconchegante. Então veja esta linda inspiração com quarto.
Imagem 32: Porcelanatos em 3D na área da ducha combinados ao piso acetinado ficam cheios de charme.
Imagem 33: O piso externo pode ser cortado dando espaço a ralos lineares.
Imagem 34: Pisos claros para contrastar com a madeira.
Imagem 35: Veja mais esta bela inspiração para banheiros.
Imagem 36: Mais uma ideia que imita mármore, agora o travertino.
Imagem 37: Crie seus espaços de contato com a natureza com porcelanatos de madeira.
Imagem 38: Mesmo não sendo uma opção segura, o porcelanato polido deixa os banheiros cheios de encantos.
Tipos de porcelanatos retificados
Imagem 39: As salas mais rústicas também são possíveis de se realizar.
Imagem 40: Peças que imitam cimento queimado ficam cheias de modernidade.
Imagem 41: Contudo, as que simulam pedras naturais também.
Imagem 42: Tudo depende do ambiente de instalação.
Imagem 43: Da proposta de decoração restante.
Imagem 44: Das características pessoais do cliente.
Imagem 45: E da arquitetura da residência.
Imagem 46: Revestimentos na parede e no piso dão mais sofisticação ao ambiente.
Imagem 47: Cores escuras bem trabalhadas também fornecem um ótimo resultado.
Imagem 48: Pisos claros podem receber elementos decorativos mais escuros para contraste.
Imagem 49: Então veja mais um belo exemplo.
Imagem 50: A mistura de tonalidades também podem ser realizadas com os próprios revestimentos.
Imagem 51: Decorações mais rústicas ficam sensacionais.
Imagem 52: Veja mais uma sala bem decorada.
Imagem 53: Mais uma composição de área interna e externa com o mesmo porcelanato.
Imagem 54: Modelos polidos.
Imagem 55: Banheiros com pisos acetinados e em tonalidades acinzentadas.
Imagem 56: Painéis e fachadas com revestimento de madeira.
Imagem 57: Revestimentos pequenos também ficam um charme para decoração. Então veja mais esta ideia.
Imagem 58: A iluminação também pode modificar o efeito do seu porcelanato.
Imagem 59: Use ripas aleatórias para decorar.
Imagem 60: Aposte em modelos marmorizados foscos.
Imagem 61: Pisos neutros ajudam também na hora de decorar.
Imagem 62: Portanto, fique com mais este modelo de cozinha.
Imagem 63: Banheiros e lavabos merecem a madeira para demarcar ainda mais o contato com a natureza.
Imagem 64: Veja o glamour deste quarto com piso polido.
Imagem 65: As fachadas também podem receber este produto.
Imagem 66: Mais uma ideia incrível com modelos retangulares.
Imagem 67: Aqui, temos vários tipos de pisos para se inspirar.
Diferentes tipos de porcelanatos
Imagem 68: Os muros de casas também podem ser revestidos com porcelanato.
Imagem 69: Modelos rústicos que impressionam.
Imagem 70: O marmorizado também pode ser utilizado na fachada.
Imagem 71: Assim como o cimentício.
Imagem 72: Um interior nude.
Imagem 73: Combina perfeitamente com uma fachada mais pesada.
Imagem 74: Estilos clássicos.
Imagem 75: Modelos.
Imagem 76: E também personalizados.
Imagem 77: Aposte em todos eles.
Imagem 78: Sem medo.
Imagem 79: Esse é o segredo de um ambiente cheio de beleza.
Imagem 80: Não importa a sua cor.
Imagem 81: Aposte em modelos geométricos para decorar.
Imagem 82: Os porcelanatos são peças coringas na decoração.
Imagem 83: Veja mais esta composição para cozinha.
Imagem 84: Faça misturas de pisos lisos com pisos decorados.
Imagem 85: Por fim, que tal realizar uma combinação de cores e estampas com os revestimentos de seu banheiro?
Deixe um comentário