Terrário é o nome utilizado para denominar uma espécie de mini jardim, com plantas cultivadas em recipientes abertos ou fechados, sendo que esse plantio é realizado utilizando alguns truques, que colaboram para o crescimento e desenvolvimento dessas plantas. Esses terrários ganharam popularidade em função da sua aparência, beleza e da possibilidade de criar um mini jardim personalizado. Por isso, eles são muito utilizados para incrementar a decoração dos ambientes.
Além disso, os terrários são muito indicados para quem não tem muito tempo ou espaço para cultivar plantas, mas, ainda sim, gostaria de ter algum elemento verde em sua casa ou escritório. Afinal, ele é montado de forma a criar um ecossistema independente, que não exige muitos cuidados. A boa notícia é que você pode tanto comprar o terrário pronto, quanto fazer o seu em casa, o que sai mais barato e torna esse item ainda mais personalizado.
Pensando nisso, resolvemos compartilhar esse artigo o passo a passo dessa montagem, incluindo tipos de plantas que você pode utilizar, modelos e várias imagens inspiradoras para te incentivar a ter o seu próprio terrário.
Índice
Como fazer um terrário? Confira o Passo a Passo
Os terrários possuem uma montagem simples e permitem inúmeras variações. Eles podem ser montados em diversos recipientes, sendo que os mais comuns são os vasos de vidro, que permitem que você visualize todas as camadas do solo, importante na aparência do terrário. Existem formas variadas de preparo, mas nesse artigo vamos te mostrar como montar um terrário simples. Para isso, basta reunir os materiais e seguir o tutorial abaixo.
Você vai precisar de:
- 1 recipiente de vidro fundo;
- Argila expandida ou cascalho;
- 1 pedaço de manta geotêxtil (bidim) do tamanho do fundo do recipiente;
- Substrato;
- Mudas de suculentas, cactos ou uma das plantas indicadas nesse artigo;
- Musgos, cascalhos, seixos, conchas, entre outros materiais para decorar o vaso.
Depois de reunir esses materiais, está na hora de iniciar o passo a passo da montagem.
- Limpe o vaso no qual será realizado o plantio;
- Para criar uma camada de drenagem, adicione a argila expandida ou cascalho, até chegar uma altura de 1 cm;
- Em seguida, coloque o pedaço de manta geotêxtil sobre a camada de argila, que será responsável por absorver a umidade e impedir que material em decomposição vá para o fundo do recipiente;
- Adicione cerca de 2 cm de substrato;
- Com o auxílio de uma colher, abra buracos no substrato para plantar as mudas;
- Posicione os torrões das mudas de modo que as raízes permaneçam direcionadas para baixo;
- Aperte o substrato ao redor da raiz, até que a muda se firme no solo;
- Agora é só utilizar a criatividade para decorar a superfície com os musgos, seixos ou outro material que você preferir.
Imagem 1: Você não precisa de muitos materiais para montar o seu próprio terrário.

Quais plantas você pode utilizar no terrário?
As plantas mais utilizadas para a montagem de terrários são as suculentas e os cactos, por serem mais resistentes. Porém, existem outras espécies que também podem ser utilizadas. Para a montagem de terrários abertos, dê preferência a plantas que se adaptem melhor ao clima seco, como orquídeas, bromélias, musgos, suculentas e cactos.
Em contrapartida, para terrários fechados, é melhor escolher plantas de clima úmido, como jiboia, bromélia, avencas e heras. Além dessas plantas, que são as mais utilizadas, você ainda pode encontrar uma lista extensa de espécies como referência para montar o seu terrário.
Imagem 2: O terrário de suculentas fica ainda mais bonito se você utilizar musgos e seixos no seu vaso.

Imagem 3: Mas você também pode fazer um terrário de cactos.

Imagem 4: Além disso, você pode criar um terrário temático com o Mestre Yoda, do Star Wars, e musgos.

Como cuidar?
Uma das principais vantagens do terrário é que ele não precisa de muitos cuidados de manutenção. A irrigação deve ser feita apenas quando o substrato estiver seco. Porém, nas épocas mais quentes, a frequência de regas pode aumentar, desde que você não exagere na quantidade de água, para não apodrecer as plantas. Os terrários abertos, especialmente aqueles com cactos e suculentas, devem receber, pelo menos, luz indireta. Contudo, o ideal é que suas plantas sejam expostas a luz solar direta ao menos 3 horas por dia.
Mas lembre-se de que, independente do estilo de terrário que você adotar, é fundamental observar como suas plantas estão para saber o que precisa ser feito. No caso do terrário fechado, por exemplo, se você perceber a formação de gotículas de água em seu interior, pode abrir a tampa para que o excesso de água evapore. Porém, se o terrário for aberto e suas plantas estiverem sem brilho ou murchas, você pode aumentar a frequência de regas.
Modelos de terrário
Agora que você já aprendeu como montar seu terrário, como cuidar dele e quais plantas você pode utilizar, está na hora de conhecer os diversos tipos de terrário. Isso mesmo! Não existe apenas um único tipo e você pode investir em versões mais modernas para incrementar sua decoração.
Terrário aberto
O terrário aberto é montado em recipientes que ficam destampados, tais como o aquário, taça, copos, entre outros vasos de vidro ou cerâmica. Normalmente, eles exigem uma atenção maior quanto a manutenção da umidade do solo, uma vez que o mini jardim fica exposto e, por isso, precisa de uma frequência maior de regas. Nesse caso, é importante utilizar plantas que gostam de pouca água, como cactos ou suculentas.
Imagem 5: O terrário aberto pode ser montado em diferentes tipos de vaso.

Terrário em taça
O terrário em taça é um tipo de terrário aberto, porém, mais delicado e charmoso, já que a taça deixa o visual mais elegante. Por isso, esse é um item um elemento decorativo muito interessante para compor uma mesa, escrivaninha ou aparador da sua sala de jantar, por exemplo.
Imagem 6: O terrário em taça é um elemento elegante e diferente na decoração.

Terrário suspenso
Para construir um terrário suspenso você precisará de vidrarias específicas, que permitam a utilização de um suporte para que o vaso fique pendurado. Essas vidrarias podem apresentar diferentes formatos, incluindo vasos modernos, que podem agregar a decoração da sua sala de estar, por exemplo.
Imagem 7: O terrário suspenso pode deixar sua decoração mais especial, especialmente se usado em conjunto.

Terrário em aquário
O terrário em aquário é um dos modelos mais populares. Como o próprio nome diz, o mini jardim é montado dentro de um vaso de aquário, que possui um tamanho ideal para criar um mini jardim bonito, estiloso e com diferentes combinações decorativas.
Imagem 8: É possível montar jardins incríveis no terrário em aquário.

Terrário fechado
Os terrários fechados, como o próprio nome indica, são montados em vidros fechados por uma tampa ou rolha. Esse tipo se diferencia por permitir a observação do ciclo da água, já que a proposta é tentar criar um ecossistema independente. Por isso, não é necessário regar com frequência e é fundamental utilizar plantas que se desenvolvam bem ambientes úmidos.
Imagem 9: O terrário fechado funciona como um pequeno ecossistema.

Mini terrário
O mini terrário se destaca pelo seu tamanho reduzido e pela sua delicadeza. Ele pode ser montado em objetos pequenos, como copos, xícaras, embalagens para presentes e vasos de vidro pequenos. Por conta do seu tamanho, esse tipo de terrário pode ser tanto utilizado como presente, quanto para decorar as prateleiras e móveis da sala, quarto e até do banheiro.
Imagem 10: O mini terrário chama a atenção pela sua beleza e delicadeza.

+80 ideias para você se inspirar
Não existe um padrão certo de aparência que um terrário pode apresentar. Na verdade, você pode encontrar diversas combinações de plantas, cascalhos, seixos, entre outros elementos, criando terrários únicos. Além disso, você ainda pode escolher um vaso com formato diferente e até acrescentar brinquedos e esculturas no seu mini jardim. Pensando nisso, resolvemos separar uma seleção com diversos exemplos de terrários, como objetivo de te inspirar a personalizar o seu terrário e criar um mini jardim lindo e agradável.
Imagem 11: Você pode montar o seu terrário num vaso de vidro com design geométrico.

Imagem 12: Mas você também pode optar pelo modelo aberto e por vaso de vidro simples.

Imagem 13: O vaso de aquário pode ser utilizado para criar um ambiente delicado.

Imagem 14: Mas você também pode acrescentar um lago artificial no seu terrário fechado.

Imagem 15: Já esse vaso foi decorado para lembrar um ambiente mais árido.

Imagem 16: E você ainda pode utilizar cactos e suculentas no mesmo vaso.

Imagem 17: Esse exemplo chama a atenção por ser sido montado num vaso com formato geométrico.

Imagem 18: Além disso, você pode utilizar seu mini jardim como lembrancinha de festa.

Imagem 19: Esse terrário aberto chama a atenção pela variedade de cores e pelos seixos utilizados na decoração.

Imagem 20: Já esse modelo se destaca pelo uso de esponjas coloridas, além de várias espécies de suculentas.

Imagem 21: Você também pode decorar sua casa com terrários de diferentes tamanhos.

Imagem 22: Além disso, é possível incrementar a aparência do vaso utilizando objetos, como o carro de brinquedo.

Imagem 23: Você pode utilizar cactos e suculentas para decorar seu terrário em taça.

Imagem 24: Você pode utilizar diferentes tipos de vasos para montar o seu terrário.

Imagem 25: Essas estruturas de vidro com detalhe em cobre complementa o visual do seu terrário.

Imagem 26: Os modelos fechados também encantam pela sua beleza.

Imagem 27: Mas você pode fazer um terrário com muitas suculentas.

Imagem 28: Esse modelo é perfeito para decorar sua escrivaninha.

Imagem 29: Contudo, você também pode apostar em estruturas maiores para realizar a montagem.

Imagem 30: Os terrários suspensos transformam qualquer decoração.

Imagem 31: Tanto o modelo aberto quanto o fechado são muito encantadores.

Imagem 32: Que tal apostar numa escultura moderna como base do seu terrário?

Imagem 33: E você ainda pode optar por um suporte suspenso e moderno.

Imagem 34: Além disso, você pode utilizar um vaso de vidro comum para montar o seu pequeno jardim.

Imagem 35: Esse exemplo nos mostra como o vaso geométrico deixa o terrário mais moderno.

Imagem 36: O mini jardim em vaso suspenso é muito charmoso.

Imagem 37: Você também pode fazer o seu terrário num vaso de vidro aberto e quadrangular.

Imagem 38: Além disso, você pode utilizar o bambu na decoração do seu vaso.

Imagem 39: Os mini jardins podem ser utilizados para decorar a mesa lateral da sua sala.

Imagem 40: Mas você também pode aproveitar um vaso de vidro retangular como suporte.

Imagem 41: Esse terrário chama a atenção por imitar a casa de um hobbit, do Senhor dos Anéis.

Imagem 42: Já esses mini jardins foram montados em pequenos beckers, que são vidrarias de laboratório.

Imagem 43: Você pode cultivar suas plantas até mesmo num vaso de bomboniere.

Imagem 44: Nesse exemplo, o suporte de crochê deixa o terrário suspenso mais bonito e delicado.

Imagem 45: Esse terrário fechado ganhou um toque rústico com essas pedrinhas.

Imagem 46: Essa estrutura para o terrário suspenso se destaca pela sua beleza e modernidade.

Imagem 47: Você ainda pode montar o seu terrário na taça de chopp.

Imagem 48: Outro exemplo de terrário em aquário com cactos e suculentas.

Imagem 49: E você ainda montar um mini jardim numa taça de martini.

Imagem 50: Você pode adicionar diferentes tipos de pedra na decoração do seu vaso.

Imagem 51: Esse mini jardim também pode ser utilizado como presente.

Imagem 52: Já esse terrário suspenso se destaca pela presença dos mini cactos e do suporte rústico.

Imagem 53: Você pode utilizar um conjunto de terrários abertos para decorar sua casa.

Imagem 54: Esses modelos se destacam por ser montados com suculentas e pedrinhas roxas.

Imagem 55: Você pode utilizar vários elementos para deixar o seu terrário mais colorido.

Imagem 56: Você também pode utilizar copos para montar o seu mini jardim.

Imagem 57: Além disso, é possível montar um terrário até mesmo numa cafeteira do tipo prensa francesa.

Imagem 58: O suporte de madeira e as pedras coloridas chamam a atenção para esses terrário.

Imagem 59: Os seixos rolados e as suculentas se destacam nesses exemplos.

Imagem 60: Você ainda pode montar seu terrário aberto num vaso de cerâmica.

Imagem 61: E você pode utilizar pequenos elementos decorativos para deixar o seu terrário personalizado.

Imagem 62: Esse modelo fechado transmite uma sensação de paz e conforto.

Imagem 63: Você ainda pode utilizar pequenas conchas e pedras de quartzo para decorar seu vaso.

Imagem 64: Contudo, você também pode montar uma versão minimalista, destacando o solo e uma espécie de planta, como a suculenta.

Imagem 65: Além das plantas, as camadas de solo chamam a atenção nesse modelo.

Imagem 66: Esse terrário foi montado para simular uma pequena floresta.

Imagem 67: Nesse exemplo, os vasos de vidro com detalhes em madeira são um espetáculo à parte.

Imagem 68: Você pode inovar e montar seu terrário no vaso em posição horizontal.

Imagem 69: Utilize terrários com o mesmo estilo de montagem para decorar sua casa.

Imagem 70: Esse terrário de cactos floridos fica ainda mais bonito por conta do vaso de cerâmica.

Imagem 71: Você ainda pode utilizar uma árvore com terrários suspensos para decorar o ambiente.

Imagem 72: Até as garrafas podem ser aproveitadas para montar um mini jardim.

Imagem 73: Esse vaso de vidro em formato de coração deixa o mini jardim ainda mais feminino e delicado.

Imagem 74: Vale a pena investir em diferentes suculentas para decorar o seu vaso.

Imagem 75: Mas você também pode montar o seu terrário utilizando outras plantas herbáceas.

Imagem 76: Esse terrário possui elementos que lembram uma casa na montanha.

Imagem 77: Mas você também pode montar um terrário de cactos, de forma a simular o ambiente árido do deserto.

Imagem 78: Você ainda pode trocar as populares suculentas e cactos por plantas herbáceas ou de pequeno porte.

Imagem 79: Invista em diferentes espécies de plantas para decorar o seu vaso.

Imagem 80: Mas você também pode montar o seu terrário num bule de vidro.

Imagem 81: Essa estrutura de vidro destaca a composição do terrário.

Imagem 82: Nesse exemplo, até um panda de brinquedo foi utilizado na montagem.

Imagem 83: Esses vasos de vidro diferenciados deixam o terrário ainda mais bonito.

Imagem 84: Esse modelo foi montado num vaso com recorte especial.

Imagem 85: O contraste entre as suculentas e as pedrinhas brancas cria um visual lindo.

Imagem 86: Você também pode montar o seu mini jardim em taça.

Imagem 87: Já esse modelo lindo tem uma aparência que lembra uma cachoeira.

Imagem 88: Além disso, você pode montar o seu terrário com um bonsai.

Imagem 89: Esses terrários suspensos podem deixar sua decoração mais charmosa e delicada.

Imagem 90: E você ainda pode se inspirar nesse modelo com solo bem demarcado e poucas plantas.

Deixe um comentário