Resistentes, duráveis, práticas e econômicas, as telhas galvanizadas são uma excelente opção para fazer a cobertura de casas, galpões e ambientes comerciais.
Nesse sentido, você pode encontrar vários tipos de telhas galvanizadas no mercado. Afinal, elas são práticas e versáteis e combinam bem com projetos de vários estilos.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Além disso, possuem uma ótima resistência às intempéries e suas desvantagens são facilmente contornadas com alguns complementos.
Portanto, se está interessado em instalar telhas galvanizadas em seu projeto, continue a leitura e confira suas principais vantagens e desvantagens, os tipos mais utilizados e algumas dicas de conservação.
Imagem 01: São diversos tipos e formas de utilizar a telha galvanizada no mundo da decoração.
Índice
O que são telhas galvanizadas?
Telhas galvanizadas são um tipo de cobertura feita de chapas de aço carbono que recebe um revestimento de zinco, material que protege o aço contra a corrosão. Esses materiais, afinal, garantem às telhas uma alta resistência e muita durabilidade.
Nesse sentido, elas geralmente são feitas sob medida para se adequarem bem aos projetos de construção e evitar desperdícios.
Assim, as telhas galvanizadas são recomendadas para projetos que priorizem a segurança e a vida útil da cobertura, como casas, galpões e construções de grande porte.
Imagem 02: Uma forma simples e prática de deixar o seu projeto moderno e com uma beleza ainda pouco explorada.
Vantagens das telhas galvanizadas
As telhas galvanizadas são mais conhecidas por sua alta resistência e durabilidade, vida útil e versatilidade. Confira a seguir.
Vida útil
As telhas galvanizadas têm uma alta resistência, o que influencia na durabilidade delas. Assim, elas têm uma vida útil entre 40 e 70 anos, diferente de outras coberturas que têm uma vida útil de aproximadamente 20 anos.
Resistência
Telhas galvanizadas são feitas de uma mistura de aço e zinco, o que as torna extremamente resistentes a fatores da natureza, como sol, chuva, maresia, calor e ventos fortes.
Assim, ao escolher telhas galvanizadas para seu projeto você terá um material que vai manter a aparência e a funcionalidade por bastante tempo. Além disso, com esse tipo de telha, as chances de que seu telhado apresenta goteiras são bem menores.
Custo-benefício
Inicialmente, o custo de uma cobertura de telhas galvanizadas pode ser muito maior do que outros tipos de cobertura, porém por ser muito mais durável e resistente, esse investimento termina por compensar muito.
Além disso, por serem de fácil manuseio e rápida instalação, você economiza muito mais na mão de obra.
Proteção ao meio ambiente
As telhas galvanizadas podem ser recicladas, o que faz com que você possa aproveitá-las ao final da vida útil, ao invés de simplesmente descarta-las.
Além disso, elas são feitas de aço, um material cuja fabricação não agride o meio ambiente.
Flexibilidade
O aço é um material muito flexível, o que facilita possíveis modificações, adaptações e ampliações no projeto.
Ademais, as telhas galvanizadas podem ser feitas sob medida, para que você possa adaptá-las ao projeto da forma que achar melhor. Outro ponto importante a respeito da versatilidade desse tipo de cobertura é, portanto, a possibilidade de personalizá-la.
Afinal, você pode pintar suas telhas galvanizadas da cor que preferir, adicionando estilo e personalidade ao seu projeto residencial.
Proteção contra insetos
Uma exposição constante à chuva e à umidade pode fazer com que a construção fique sujeita ao mofo e a cupins, sendo que estes últimos podem comprometer toda a estrutura do projeto com o tempo.
Nesse sentido, as telhas galvanizadas, por serem feitas de aço, são imunes a cupins e ao mofo, o que torna a vida útil do seu projeto muito maior.
Estabilidade e segurança
Outro ponto positivo de se escolher telhas galvanizadas em seu projeto é a segurança. Afinal, elas são feitas de um material que não propaga o fogo, no caso de haver algum incêndio.
Imagem 03: Insira a telha galvanizada no seu projeto e tenha acesso a todas as suas vantagens. Então veja esta ideia.
Desvantagens das telhas galvanizadas
Como qualquer material, as telhas galvanizadas contam com algumas desvantagens, relacionadas ao material de fabricação e à forma de instalação. Confira.
Mão de obra
Para fazer a instalação das telhas de zinco você precisa contratar um profissional experiente e devidamente especializado, que saiba trabalhar bem todas as características particulares desse material.
Afinal, se não instaladas e tratadas da maneira correta, as telhas galvanizadas podem se expandir ou contrair por conta do calor ou do frio excessivo, o que vai acabar prejudicando sua construção ao longo do tempo.
Cor
Caso você precise futuramente expandir a construção, reparar algumas telhas ou mesmo substituí-las, pode ser difícil encontrar outras telhas da mesma cor da sua construção. Isso pode prejudicar a estética do projeto.
Isolamento acústico
Telhas galvanizadas não tem um isolamento acústico muito bom. Isso faz com que ruídos externos pareçam muito mais altos internamente, a exemplo do barulho da chuva, do vento, ou mesmo de gatos correndo pelo telhado.
Assim, para evitar isso você precisa fazer uma laje, uma cobertura de isopor ou mesmo instalar uma manta.
Imagem 04: Faça um bom planejamento de projeto para que as desvantagens sejam contornadas.
Tipos de telhas galvanizadas
Você pode encontrar no mercado vários tipos de telhas galvanizadas, podendo adequá-las ao seu projeto e às necessidades dele. Confira a seguir os tipos mais utilizados.
Telhas galvanizadas termoacústicas
Também chamadas de telhas sanduíches, elas são formadas por duas camadas de poliestireno, lã de vidro, lã de rocha ou outro material isolante, envolvendo a chapa de aço galvanizado.
Assim, essas telhas passam a ter um ótimo isolamento térmico e acústico, impedindo a entrada e saída de calor e ruídos. Isso faz com que o interior da construção tenha uma temperatura equilibrada.
Da mesma forma, as telhas galvanizadas termoacústicas ajudam a reduzir ruídos externos, têm uma longa vida útil e são muito resistentes.
Além disso, não absorvem calor e ajudam a economizar energia elétrica, pois reduzem a necessidade de uso de ar condicionado, ventiladores e aquecedores.
Telhas galvanizadas onduladas
Esse tipo de telha é recomendado para quem opta por uma construção mais tradicional. Elas são fáceis de instalar e possuem um bom escoamento de água para os dias mais chuvosos.
Telhas galvanizadas multidobras
As telhas multidobras são excelentes opções para construções feitas para terem um visual mais diferenciado e fora do comum. Isso porque elas têm vincos muito próximos, o que torna possível a criação de vários ângulos.
Assim, as telhas galvanizadas multidobras se adequam bem a vários tipos de projetos e necessidades, conferindo à construção charme e personalidade.
Telhas galvanizadas trapezoidais
Esse tipo de telha tem uma base plana com elevações, o que as tornam ideais para projetos de grande porte, galpões ou outras construções que exigem uma cobertura plana.
Telhas galvanizadas perfuradas
Confira os melhores produtos para sua casa:
As telhas perfuradas têm uma função mais estética, sendo recomendadas para locais que exigem mais estilo e maior ventilação. Assim, você pode usá-las principalmente como peças de decoração.
Telhas galvanizadas simples
Esse tipo de telha galvanizada não tem materiais isolantes e é feito apenas com as chapas de metal simples. Assim, são ideais para construções que não necessitam de isolamento termoacústico, como galpões e comércios.
Telhas galvanizadas calandradas
As telhas calandradas são curvadas durante seu processo de fabricação, fazendo com que sejam uma ótima opção para construções como estádios e ginásios de esportes.
Imagem 05: Crie belos cenários dentro de sua casa utilizando forro aparente. Portanto, veja só este modelo.
Cuidados a se tomar com telhas galvanizadas
Ao comprar suas telhas galvanizadas, você precisa tomar alguns cuidados na hora de armazená-las, como por exemplo:
- Certifique-se de que o local onde vai armazenar as telhas esteja seco e bem ventilado;
- Se possível, estoque as telhas de forma vertical;
- Evite arrastar as telhas;
- Verifique as telhas assim que recebê-las. Se notar que elas estão úmidas, seque-as antes de armazená-las. Nunca as guarde molhadas;
- Na hora de fazer a montagem obedeça às dimensões indicadas pelo projeto.
Imagem 06: Siga nossas dicas e não tenha nenhum tipo de dificuldade em cuidar das suas telhas.
Telhas galvanizadas para projetos residenciais
Você também pode usar telhas galvanizadas para proporcionar estilo e personalidade à sua residência. Confira algumas dicas:
1 – Você pode usar telhas galvanizadas para fazer o telhado de uma casa com um estilo moderno.
2 – Prefira telhas galvanizadas de cores mais escuras para combinar com o restante da pintura da casa.
3 – Você também pode usar telhas galvanizadas para confeccionar as paredes em uma casa moderna.
4 – Casas em estilo campestre combinam bem com telhas galvanizadas pintadas de vermelho.
5 – Use telhas de zinco perfuradas para dividir ambientes em casas com um estilo mais moderno.
Imagem 07: São diversos tipos de projetos decorativos residenciais e comerciais que você pode utilizar em telhas galvanizadas. Então veja este modelo de telhas para as fachadas de casas térreas.
Inspire-se nessas ideias
Imagem 08: Para começar, separamos uma residência feita completamente de telha galvanizada preta.
Imagem 09: Você também pode mesclar elementos. Por isso, nunca deixe a sua criatividade de lado.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 10: São diversas formas de transformar um ambiente na hora de decorar.
Imagem 11: Muros, telhado e fachada feitos com o mesmo produto. Uma verdadeira obra de arte moderna, não é mesmo?
Imagem 12: Então veja mais um modelo de hall de entrada com telhado aparente em tom de preto fosco com um pendente para dar aquela valorizada na iluminação.
Imagem 13: Detalhes no jardim que impressionam. Aproveite e aprenda aqui com a gente como realizar um jardim de plantas ornamentais.
Imagem 14: Fachadas de bares também ficam encantadoras e bem chamativas.
Imagem 15: Crie pequenos detalhes na hora de decorar sem deixar o uso da telha galvanizada de lado.
Imagem 16: Se inspire nesse belo projeto industrial e com a rusticidade certa na hora de decorar uma sala de jantar.
Imagem 17: As cozinhas também podem receber este tipo de produto como revestimento de suas paredes.
Imagem 18: Portanto, veja mais esta linda inspiração.
Imagem 19: Use a madeira para trazer aconchego ao seu espaço junto ao metal.
Imagem 20: Spots e pendentes devem ser utilizados para deixar o ambiente bem iluminado e ainda mais decorado.
Imagem 21: Aposte em tetos aparentes pintados de preto fosco.
Imagem 22: A iluminação aparente também combina com este tipo de decoração. Então veja o resultado.
Imagem 23: Mais um lindo modelo de fachada.
Imagem 24: Aposte em tonalidades alegres para sair do padrão.
Imagem 25: Por fim, veja só como fica o acabamento no telhado com a telha galvanizada.
Telhas galvanizadas na decoração de interiores
Imagem 26: Uma peça que vem sendo bastante explorada na hora de realizar projetos modernos de decoração de interiores.
Imagem 27: Apenas com essas imagens mostradas já dá para entender o seu grande potencial, não é mesmo?
Imagem 28: Seja para servir de portas a armários.
Imagem 29: Ou de belos revestimentos a paredes e teto aparente.
Imagem 30: As telhas galvanizadas possuem um enorme potencial para transformar qualquer tipo de ambiente.
Imagem 31: Por isso, não tenha medo de apostar neste tipo de telhado para deixar seu espaço ainda mais incrível.
Imagem 32: Faça combinações entre teto e parede. Portanto, veja só mais esta inspiração para o seu projeto.
Imagem 33: O seu quarto também pode ter uma parede com este item.
Imagem 34: Para detalhes mais delicados, você pode apostar em uma cabeceira cheia de modernidade.
Imagem 35: Misture outros elementos modernos metálicos junto à telha galvanizada na hora de decorar.
Imagem 36: Veja, portanto, mais esta inspiração.
Imagem 37: Utilize cores diferenciadas e modernas para pintar sua telha.
Imagem 38: Aposte em tons de azul.
Imagem 39: Então, fique com mais esta inspiração de rack com telha.
Imagem 40: Faça um painel para a TV.
Imagem 41: No lugar de um papel de parede, que tal apostar na telha galvanizada em sua sala de jantar?
Imagem 42: Aposte nos tons de vermelho na hora de decorar também.
Imagem 43: Por fim, veja só mais este exemplo de decoração de interiores criado com telha galvanizada.
Telhas galvanizadas no banheiro
Imagem 44: Os banheiros são ambientes que merecem uma decoração bem especial.
Imagem 45: Afinal, eles ditam o padrão de uma residência como um todo.
Imagem 46: Se um banheiro possui uma boa apresentação, logo todo o imóvel também tem a mesma fama.
Imagem 47: Por isso, aposte em deixar este espaço bem diferenciado.
Imagem 48: Sem medo de usar a telha galvanizada para decorar.
Imagem 49: Então veja mais esta opção.
Imagem 50: Misture o metal com a madeira para ter um resultado ainda mais belo.
Imagem 51: Como vidro e elementos finos.
Imagem 52: Há diversas formas de combinar.
Imagem 53: Basta usar sua criatividade.
Imagem 54: Por fim, encante-se com mais este modelo de telhas galvanizadas para decoração de banheiro.
Telhas galvanizadas para fachadas
Imagem 55: Mais uma bela opção para utilizar as telhas galvanizadas.
Imagem 56: Nas fachadas de imóveis.
Imagem 57: São diversas maneiras de combinar.
Imagem 58: Várias cores a se utilizar.
Imagem 59: Mas lembre-se de apostar em uma instalação profissional.
Imagem 60: Por fim, fique com mais este belo exemplo de telhas utilizadas para realização de fachadas de residências.
Deixe um comentário