Se você está pensando em construir ou reformar, certamente já deve ter pensado em trocar as telhas ou mudar a fachada da casa. Mas você já pensou em utilizar o telhado embutido na sua construção? Esse tipo de telhado já conquistou muitos profissionais da construção e da arquitetura e, por isso, já pode ser visto em muitas construções por aí. Na verdade, esse telhado não pode ser visto, porque fica escondido, deixando a construção com um visual mais moderno e minimalista.
Pensando nisso, nesse artigo vamos te explicar o que é um telhado embutido, quais as suas vantagens e desvantagens, como construí-lo, além de te apresentar várias imagens de projetos incríveis que contam com esse tipo de telhado. Tudo isso para te ajudar a escolher o telhado ideal para o seu projeto.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Índice
O que é um telhado embutido?
O telhado embutido é um tipo de telhado no qual as telhas ficam protegidas por platibandas, que são pequenas paredes construídas na laje ou como continuação da estrutura do pavimento anterior. Dessa forma, ao olhar a fachada da construção, você terá a impressão de que ela não possui um telhado. Porém, na verdade, essa estrutura está escondida, fazendo com que a construção adquira uma aparência mais moderna e atualizada, já que o projeto passa a chamar a atenção pela presença de linhas retas e marcantes.
Imagem 1: O telhado embutido deixou essa casa com uma fachada minimalista e moderna.
Quais são suas vantagens e desvantagens do telhado embutido?
Quando se trata de construção, aquele conhecimento popular que afirma que tudo tem o seu lado bom e ruim também pode ser aplicado. Por isso, antes de optar por utilizar o telhado embutido na sua construção, é importante que você saiba das vantagens e desvantagens desse tipo de telhado.
Vantagens
A principal vantagem do telhado embutido é a economia de dinheiro gasto com sua estrutura, já que não é necessário investir no volume de materiais que geralmente é utilizado na construção do telhado convencional. Além disso, esse tipo de telhado é muito utilizado por profissionais que desejam construir casas modernas ou construções mais alinhadas com os padrões atualizados de arquitetura, em função do apelo estético proporcionado pelo destaque das linhas retas no projeto.
Desvantagens
Como nem tudo são flores, a utilização do telhado embutido também tem suas desvantagens. A principal delas é que, durante sua construção, é necessário investir em mantas térmicas, calhas e rufos com alta capacidade de vazão para realizar um bom escoamento da água e impedir o aparecimento de infiltrações, além da construção das platinbandas, indispensáveis para criar esse visual de telhado escondido.
Imagem 2: Como o telhado não fica aparente, é possível economizar na estrutura e utilizar telhas metálicas, por exemplo.
Como construir um telhado embutido?
A forma como o telhado embutido é construído não é muito diferente do telhado convencional. Na verdade, nem a estrutura muda muito, porém, não será necessário investir nos elementos de madeira que poderiam conferir um apelo estético ao projeto, caso estivessem expostos. Além disso, geralmente, são utilizadas telhas mais leves na construção desse telhado, o que também exige menos da estrutura. Dessa forma, essa estrutura é menor e mais enxuta, diminuindo o custo da construção.
Por isso, a estrutura básica de um telhado embutido geralmente apresenta tesouras, terças, calhas, rufos e cumeeiras. Além disso, é comum que esse tipo de telhado apresente apenas uma ou duas águas, que são mais simples de serem construídas. Porém, também é possível encontrar projetos com três ou quatro águas.
Tipos de telha para telhado embutido
Existem vários tipos de telha disponíveis no mercado. Contudo, quando se fala em telhado embutido, geralmente os projetistas preferem telhas mais simples e leves, já que elas não influenciam na aparência da fachada da construção. Por isso, as telhas de fibrocimento e as telhas metálicas ou galvanizadas são muito indicadas para esse tipo de construção. Essas duas últimas telhas ainda se destacam pelo preço baixo, pela resistência, durabilidade e facilidade de instalação.
Mas, se você deseja mais iluminação em algum cômodo específico, também pode utilizar as telhas transparentes, de vidro ou polipropileno na sua construção, porque elas permitem a entrada de luz solar.
Vale lembrar que cada tipo de telha requer uma inclinação específica para a sua instalação, para que a água consiga escorrer corretamente. Por isso, é necessário verificar qual delas pode ser utilizada no seu projeto, para que o telhado realmente fique escondido e que não venha a apresentar problemas de infiltração, por exemplo.
Imagem 3: Essa casa térrea pequena também foi construída com um telhado embutido.
+77 fotos de casas com telhado embutido
Agora que você já conheceu algumas características básicas do telhado embutido, está na hora de conhecer projetos de fachadas de casas lindas construídas com esse tipo de telhado. Confira nossa seleção abaixo!
Imagem 4: Você pode deixar sua casa de campo com uma aparência mais moderna ao optar pelo telhado embutido.
Imagem 5: Mas você pode utilizar esse tipo de cobertura em construções com fachada futurista.
Imagem 6: Além disso, é possível criar um sobrado moderno com essa estrutura.
Imagem 7: Esse sobrado branco e minimalista chama a atenção pela sua aparência clean e moderna.
Imagem 8: Esse tipo de telhado também é utilizado em casas construídas em conjuntos ou condomínios.
Imagem 9: Contudo, você também pode utilizá-lo na construção moderna e diferenciada.
Imagem 10: Nesse exemplo, além do telhado embutido, o telhado convencional também foi utilizado na garagem.
Imagem 11: Porém, você pode optar por esse tipo de cobertura na sua construção comercial e moderna.
Imagem 12: Até uma fachada com cores neutras fica mais interessante com esse projeto cheio de linhas retas.
Imagem 13: Você ainda pode utilizar o telhado embutido no seu projeto contemporâneo.
Imagem 14: Outro exemplo de projeto contemporâneo e minimalista que utiliza o telhado escondido.
Imagem 15: Essa fachada moderna também chama a atenção, especialmente pelo quebra-sol em partes estratégicas da construção.
Imagem 16: Uma casa moderna e com linhas retas também combina com uma bela piscina.
Imagem 17: Nesse projeto, até a piscina pequena foi construída com um contorno retangular e elegante, como o restante da casa.
Imagem 18: O telhado embutido também é muito utilizado em projetos com mais de dois pavimentos.
Imagem 19: Mas você também pode utilizar numa construção pequena e simples.
Imagem 20: Esse sobrado ganhou ares contemporâneos com tantos elementos de arquitetura atuais e diferenciados.
Imagem 21: Já nesse projeto, até as estruturas de madeira reforçam a tendência arquitetônica apontada pela cobertura de linhas retas.
Imagem 22: Apesar da fachada discreta, essa construção chama a atenção pelo seu minimalismo.
Imagem 23: Essa casa moderna, com revestimento e forro de madeira, também foi construída com um telhado escondido.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 24: Da mesma forma que o exemplo anterior, essa construção também tem uma cobertura escondida e uma fachada cheia de detalhes.
Imagem 25: Mas você também pode optar por um sobrado com uma fachada cheia de referências geométricas.
Imagem 26: Já nesse projeto, o telhado escondido permite que o detalhe arquitetônico fique em evidência na cobertura.
Imagem 27: Contudo, é importante lembrar que esse tipo de telhado também pode ser utilizado em construções modernas e incríveis.
Imagem 28: O revestimento de plaqueta de cerâmica deixa essa fachada moderna com um toque rústico.
Imagem 29: Já nesse projeto pequeno, uma parede com revestimento de pedra foi utilizada para compor essa fachada moderna.
Imagem 30: Porém, você ainda pode utilizar esse tipo de cobertura em construções quadradas e contemporâneas.
Imagem 31: Os pergolados reforçam o visual moderno dessa fachada.
Imagem 32: Em compensação, nessa casa, as paredes com revestimento de pedra deixam o visual mais rústico, apesar de suas linhas modernas.
Imagem 33: As linhas retas e a grade do jardim de inverno chamam a atenção nessa construção com dois pavimentos.
Imagem 34: As platibandas com linhas curvas se destacam nessa casa luxuosa.
Imagem 35: E você ainda pode utilizar luminárias na parte externa para destacar a fachada da casa.
Imagem 36: Apesar do telhado embutido, esse projeto ganhou um ar delicado em função das cores e revestimentos utilizados.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 37: Mas esse tipo de telhado também pode ser utilizado em casas modernas e luxuosas como essa, que ainda contam uma área externa planejada.
Imagem 38: Os telhados em diferentes níveis se destacam nesse projeto.
Imagem 39: Uma casa térrea também pode apresentar uma fachada moderna e luxuosa.
Imagem 40: Essa construção luxuosa chama a atenção pelos contornos retos e pelo forro e revestimentos de madeira.
Imagem 41: Mas você também pode investir nos detalhes em gesso decorado para contornar as platibandas.
Imagem 42: A modernidade originada a partir das linhas retas e das portas de vidro chamam a atenção nessa construção.
Imagem 43: Até os pergolados de madeira contribuem para a fachada moderna dessa casa com dois pavimentos.
Imagem 44: A fachada branca com janelas amplas de vidro, laje com recortes e revestimento branco tem um grande apelo estético.
Imagem 45: Mas essa casa com fachada cinza e porta de madeira na altura dos dois pavimentos também chama a atenção.
Imagem 46: Sua casa de campo também pode ter um visual contemporâneo.
Imagem 47: Já essa construção chama a atenção por tantos elementos modernos, como revestimento de madeira e de pedra, além do forro de madeira na cobertura.
Imagem 48: Essa construção com dois pavimentos também possui um projeto moderno e com diferentes tipos de revestimentos.
Imagem 49: Mas você também pode utilizar o telhado embutido numa casa térrea e pequena.
Imagem 50: Contudo, esse tipo de cobertura também é muito utilizado em casas grandes e com dois pavimentos.
Imagem 51: E você ainda pode optar por um telhado misto, de modo que parte da construção tenha um telhado convencional e outra parte seja coberta por um telhado embutido.
Imagem 52: Já esse projeto pequeno foi pensado para apresentar uma fachada simples e minimalista.
Imagem 53: Já essa construção, com janelas amplas de vidro fixo, se destaca por apresentar diferentes telhados com níveis.
Imagem 54: A fachada dessa casa moderna foi construída com tijolinhos maciços.
Imagem 55: Essa casa luxuosa de dois pavimentos tem sua fachada transformada pelo uso do telhado embutido.
Imagem 56: O projeto paisagístico complementa a decoração da fachada desse projeto.
Imagem 57: Porém, você também pode decorar o espaço externo para reforçar o visual contemporâneo da sua construção.
Imagem 58: Além disso, é possível combinar elementos em madeira e concreto na sua casa moderna.
Imagem 59: Esse sobrado também apresenta um telhado misto.
Imagem 60: Em compensação, nessa casa com dois pavimentos, as janelas de vidro e as paredes em tijolinho aparente complementam o visual contemporâneo da fachada.
Imagem 61: E lembre-se de investir na iluminação da fachada da sua casa, para destacar a sua composição.
Imagem 62: Nesse projeto, a arquiteta optou por utilizar telhado convencional apenas na garagem.
Imagem 63: Da mesma forma que o projeto anterior, essa casa também conta com um telhado misto.
Imagem 64: Mas você também pode utilizar um telhado embutido numa casa moderna e com vãos fechados por portas de vidro de correr.
Imagem 65: A platibanda dessa casa se destaca pelo seu contorno assimétrico.
Imagem 66: Outro projeto de casa térrea e simples com telhado convencional apenas na garagem.
Imagem 67: Já essa construção com dois pavimentos chama a atenção pelas linhas modernas e por apresentar portas, janelas e revestimentos de madeira.
Imagem 68: Mas você também pode ter uma casa moderna com revestimentos de pedra.
Imagem 69: Já essa fachada composta por elementos de cores claras tem um visual moderno e elegante.
Imagem 70: Mas uma casa com dois pavimentos, fachada cinza, além de portas e janelas de madeira, também fica mais bonita com um telhado embutido.
Imagem 71: Outra casa térrea moderna com telhas em diferentes níveis.
Imagem 72: Uma casa branca com dois pavimentos e telhado escondido ganha um visual moderno e minimalista.
Imagem 73: A forma como as janelas fixas foram distribuídas nessa fachada, assim com os elementos de construção em linhas retas, deixarão essa casa bem mais moderna.
Imagem 74: Nessa casa, o projeto paisagístico também acompanha a fachada da construção.
Imagem 75: A casa moderna e com telhado embutido também pode ser construída em terreno com grande declividade.
Imagem 76: Essa casa térrea e moderna se destaca pelas janelas de vidro e pelo visual em concreto.
Imagem 77: Porém, nessa construção, a parede com revestimento de pedras quebra um pouco do visual moderno da construção.
Imagem 78: Outro exemplo de casa moderna com revestimento de plaquetas cerâmicas.
Imagem 79: Mas você também pode utilizar o telhado embutido na casa térrea e pequena.
Imagem 80: O telhado embutido complementa a composição da fachada moderna e quadrada dessa casa.
Magali dos Santos Wolff diz
Qual o projeto dessa casa?