Talvez o teto seja a última parte que a gente olhe quando chega em uma casa, não é verdade? Mas o planejamento desta área na fase da construção é muito importante, principalmente quando há necessidade de acrescentar uma sanca de gesso. Mas, você sabe para que ela serve e quais são os diversos modelos que você pode aderir?
Índice
Para que serve a sanca de gesso?
A sanca de gesso funciona basicamente como um forro do teto. Em caso de sobrados e prédios ela é essencial para cobrir os canos e fios do andar superior que percorrem a residência, desta forma, além da bagunça ela acaba também sendo utilizada para decorar de forma sofisticada a divisão entre as paredes e o teto.
Imagem 1: Este corredor apresenta um teto com iluminação embutida de duas formas.

Imagem 2: A sala de jantar é um dos cômodos preferidos para juntar mais de um tipo de iluminação.

Imagem 3: Por outro lado, a sala é um ambiente intimista e, em casos de haver uma porta que garante uma boa iluminação, não é necessário ter muitos focos de luz.

Imagem 4: Neste modelo há uma espécie de moldura no teto com o centro da mesma cor das paredes.

Imagem 5: Este exemplo mostra uma moldura de gesso um pouco mais grossa e clássica que combina com a decoração do cômodo.

Imagem 6: A cozinha possui um teto com a sanca de gesso decorada e une a iluminação embutida com o lustre.

Imagem 7: Mas, se você busca um modelo exótico de sanca, aposte nas faixas abertas verticais iluminadas.

Imagem 8: Esta sanca de gesso abriga diferentes modelos e tamanhos de focos iluminados.

Imagem 9: O quarto é um lugar que necessita de uma iluminação mais intimista, por isso, utilizar a sanca aberta é uma excelente opção.

Imagem 10: Por outro lado, a cozinha deve ser o ponto mais iluminado da casa, por isso vale a pena investir em uma sanca de várias aberturas.

Imagem 11: Esta cozinha decorada apresenta o modelo tradicional e delicado com apenas uma moldura dividindo as paredes e o teto.

Imagem 12: Se na sua casa possui uma parede de revestimento que merece ser destacada, vale a pena abusar de pontos de luz mais próximos a ela.

Imagem 13: Assim como no exemplo anterior, esta sala de jantar decorada possui mais aberturas na sanca de gesso próximo a parede destacada.

Imagem 14: Iluminação embutida, trecho de sanca aberta e lustre: tudo junto utilizado de forma planejada.

Sanca de gesso decorada
A evolução da arquitetura tem permitido ousar na criatividade quando o assunto é decoração, inclusive no teto. Apesar do modelo mais comum ser aquele cantinho de divisória entre as paredes e o teto de forma delicada, existem ainda outros modelos que podem tomar conta de grande parte da estrutura de gesso deixando seu cômodo mais sofisticado e moderno.
O lugar perfeito para abusar da criatividade é a sala, por ser um cômodo que oferece maior liberdade na iluminação, este também é o espaço preferido das visitas. Como resultado, seu teto ganhará a atenção que merece.
Imagem 15: Esta sanca de gesso possui um desenho delicado que ressalta o lustre.

Imagem 16: Uma sala pequena integrada com a sala de jantar possui uma abertura no teto em formato de onda com uma iluminação azul.

Imagem 17: Este modelo de sanca de gesso é perfeito para destacar o lustre do cômodo.

Imagem 18: Também é possível criar camadas de gesso para oferecer uma iluminação diferenciada em salas de tv.

Imagem 19: Assim como no exemplo anterior, esse teto também é feito em camadas, o que oferece ainda mais modernidade ao cômodo.

Imagem 20: Este modelo apresenta espécies de quadrados e retângulo rebaixados com iluminação embutida.

Imagem 21: Colocar formas geométricas no teto feito de gesso oferece a sensação de ambiente futurista e de profundidade.

Imagem 22: A decoração de uma sanca de gesso é uma forma simples de dar uma nova cara a um espaço pouco valorizado, como um corredor.

Imagem 23: Mas, se você quer utilizar esse recurso apenas para decoração, vale a pena utilizá-lo como um truque para esconder a vara da cortina.

Imagem 24: Colocar diferentes cores de iluminação também é uma grande ideia para deixar o ambiente mais exótico e único.

Imagem 25: Por outro lado, um ambiente mais neutro e minimalista utiliza recursos de iluminação embutida em conjunto com um lustre.

Imagem 26: Abusar da criatividade no desenho do teto será um grande diferencial na percepção das visitas.

Imagem 27: Para quem possui sancas de gesso com aberturas mais profundas, vale a pena pintá-las por dentro para combinar com o restante da decoração.

Imagem 28: Mesmo sem iluminação embutida, este modelo apresenta como é possível fazer um desenho chamativo no teto com o gesso.

Imagem 29: Esta grande sala reúne duas cores e três modelos de iluminação.

Sanca de gesso invertida
Característico de ambientes modernos e sofisticados, a sanca rebaixada é uma excelente opção para causar a impressão de um teto rebaixado. O que você talvez não saiba é que este modelo de sanca é conhecido no mundo da arquitetura como sanca invertida. Existem ainda outros dois modelos para você escolher o que melhor se adapta à sua casa, mas vamos falar sobre eles mais para frente.
Imagem 30: O recurso da sanca gesso não é necessariamente exclusivo para construções de casas e apartamentos.

Imagem 31: Inclusive, até o banheiro pode carregar recursos da iluminação oferecidos pela sanca de gesso.

Imagem 32: Que tal utilizar aquela área rebaixada para abrigar as luminárias suspensas?

Imagem 33: Por outro lado, a sanca invertida também pode ser o local perfeito para as iluminações menores e mais delicadas.

Imagem 34: Neste caso, a sanca rebaixada serviu também para delimitar o cômodo integrado, ficando apenas em cima da sala de tv.

Imagem 35: Não é necessário ter todo o cômodo com teto rebaixado, com planejamento, é possível escolher apenas o centro do ambiente.

Imagem 36: Este recurso foi utilizado a fim de unir a bancada com a parede e o teto, a dica aqui é utilizar o móvel da mesma cor que a parede e o teto.

Imagem 37: Assim como no exemplo anterior, esta cozinha possui uma área da sanca de gesso rebaixada apenas em cima do balcão.

Imagem 38: O corredor que segue a escada foi o escolhido para colocar a sanca invertida e, com isso, servir também de decoração.

Imagem 39: Por outro lado, por que não utilizar o recurso dentro de um quarto de casal?

Imagem 40: A moldura de gesso quase segue o formato da cama e ainda serve de item decorativo.

Imagem 41: Além disso, a sanca rebaixada pode andar de mãos dadas com a desenhada, pois há possibilidade de usá-las juntas.

Imagem 42: Esta cozinha integrada com sala de jantar utilizou o recurso de diferentes camadas e tamanhos da sanca de gesso.

Imagem 43: O meio da área rebaixada foi o local perfeito para abrigar as luminárias suspensas em cima da ilha da cozinha.

Sanca de gesso com iluminação embutida
Um dos maiores sucessos e sinônimos de modernidade em casas ou apartamento de qualquer tamanho é a iluminação embutida. Portanto, se você quer fazer parte de um grupo sofisticado, é necessário utilizar o recurso da sanca de gesso. É ela que permite colocar uma iluminação de LED de modo que todos os fios fiquem escondidos e que só apareça o quadrado iluminado no teto.
Imagem 44: Esta sala de estar possui quatro aberturas verticais com iluminação embutida.

Imagem 45: Este banheiro optou por acrescentar pequenos pontos de iluminação embutida próximo ao espelho.

Imagem 46: Em uma sala que se parece com um cinema, nada mais interessante do que colocar luzes exóticas para contribuir com o clima.

Imagem 47: Além da iluminação suspensa, esta sala pequena possui uma grande área aberta para iluminação no centro do cômodo.

Imagem 48: Por outro lado, se você deseja menos luminosidade é possível colocar poucos pontos de luz.

Imagem 49: Colocar a iluminação apenas nas bordas do cômodo diminui a claridade e oferece mais aconchego ao ambiente.

Imagem 50: Esta sala pequena possui mais pontos de iluminação em cima do sofá para que não haja reflexo na tv.

Imagem 51: Não é porque você tem um ambiente moderno com recursos de iluminação embutidas que você não pode optar também pelo tradicional abajur.

Imagem 52: O recurso da iluminação focada em uma parede também pode ser utilizada no quarto.

Imagem 53: Este quarto simples de casal possui iluminação não somente no teto, mas também na parede embaixo do quadro de fotos.

Imagem 54: Um quarto que possui uma grande janela que garante uma boa quantidade de luz não precisa concentrar muito esforços na luz embutida.

Imagem 55: Em grandes áreas integradas vale a pena utilizar poucos recursos de iluminação mas que atendam a todos os cômodos.

Imagem 56: O escritório também é um dos locais que mais precisam ser planejados em termos de iluminação.

Imagem 57: Este banheiro comporta vários tipos de iluminação, inclusive, formando uma espécie de moldura ao redor do espelho.

Sanca de gesso com lustre
Se você busca por uma arquitetura contemporânea com iluminação embutida mas vê necessidade de uma iluminação direcionada ou decorativa em alguns pontos da casa, não tem problema, a sanca de gesso é capaz de abrigar todos os seus gostos e vontades.
Não é preciso se preocupar com o peso do lustre, afinal, o gesso é um material amplamente resistente e perfeito para carregar seu artigo decorativo.
Imagem 58: Esta sala de jantar possui poucos detalhes decorados de gesso para que o foco seja apenas no lustre.

Imagem 59: Uma sala de jantar com três luminárias em cima da mesa.

Imagem 60: Por outro lado, neste exemplo há uma combinação sutil e discreta entre a iluminação de LED embutida com o lustre na mesa de jantar.

Imagem 61: Em ambiente integrados vale a pena usar esse recurso para dar destaque em uma área.

Imagem 62: Mesmo que ele não seja o ponto principal de iluminação, o lustre também pode servir apenas de artigo decorativo.

Imagem 63: Definitivamente, a sala de jantar é o local preferido para combinar o lustre com a sanca de gesso.

Imagem 64: É possível notar neste exemplo o cuidado e a perfeição do trabalho de gesso durante a mudança da estrutura do cômodo na janela.

Imagem 65: Por que não incluir um lustre em um teto de gesso já desenhado?

Imagem 66: Em salas de jantar maiores, as sancas de gesso podem também abrigar até mais de um lustre a fim de iluminar toda a mesa.

Imagem 67: Os moradores deste quarto optaram por colocar o lustre em cima da cama.

Imagem 68: Se o intuito é unir uma decoração discreta com iluminação direcionada na mesa de jantar, vale a pena utilizar luminárias menores e de formatos diferentes.

Imagem 69: Este ambiente integrado possui lustres nas mesas e um espaço na sanca de gesso com iluminação de LED.

Imagem 70: Além do lustre decorativo, o ambiente também é demarcado por detalhes no teto de gesso.

Imagem 71: Mas, se você busca por uma iluminação direcionada, pode apostar em luminárias suspensas.

Tipos de sanca
Em primeiro lugar, é preciso escolher qual o tipo de sanca desejado, além da opção de sanca invertida já apresentada, existem outras duas opções: a fechada e a aberta.
Sanca fechada
A sanca de gesso fechada é a mais comum, é aquela que não possui qualquer tipo de abertura e serve apenas de encontro entre as paredes e o teto. Neste modelo, a iluminação é feita apenas de forma direta através do uso de spots.
Sanca aberta
Por outro lado, a sanca aberta é perfeita para as casas com estilo moderno que desejam colocar uma iluminação indireta, ou seja, aquela que reflete no próprio teto antes de iluminar o cômodo. Essa opção apresenta um espaço aberto e é mais utilizado em cômodos mais intimistas como a sala e o quarto.
Imagem 72: Este pequeno quarto de casal utiliza o recurso de sanca de gesso do tipo aberta.

Imagem 73: Assim como o exemplo anterior, além dos espaços de iluminação, este modelo ainda possui pequenas lâmpadas de LED embutidas.

Imagem 74: O banheiro também pode ter um forro feito de gesso, neste caso foi utilizado o modelo fechado.

Imagem 75: Por outro lado, este banheiro possui uma parte rebaixada a fim de garantir maior iluminação no espelho.

Imagem 76: Esta cozinha possui sanca fechada com iluminação embutida.

Imagem 77: Sanca de gesso fechada com iluminação suspensa no balcão da cozinha.

Imagem 78: Sala de tv com vários vãos no teto para iluminação embutida.

Imagem 79: Este modelo de sala também acompanha iluminação embutida nas próprias prateleiras.

Imagem 80: Por fim, esta sanca de gesso apresenta uma iluminação embutida de LED.

Tudo maravilhoso
Gostaria de saber se mesmo depois de o apartamento estar concluido,é possivel colocar sanca de gesso.
Atenciosamente Magali.
Olá Magali, é sim possível realizar um trabalho decorativo com sancas e de iluminação, Sou técnico em C. Civil e trabalho nesta Área a mais de 10 anos.
eu queria seu telefone para mim ver se eu fazer um orçamento com vocês mas esse site não tem seu telefone tem como vocês mandarem seu telefone para mim