É indiscutível que os portões são elementos extremamente necessários para a realização de um projeto arquitetônico. Assim como o portão de ferro.
Responsáveis pela entrada e passagem de cômodos dos ambientes, além de segurança e privacidade, elas também são responsáveis pela ventilação e iluminação do local.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Contudo, suas funções não são apenas essas, com a infinidade de modelos existentes no mercado, a escolha de um portão bonito, seguro e planejado perfeitamente para o local que vai ser inserida faz toda diferença na composição estética. Elas se tornaram um verdadeiro item de decoração.
Então, basta analisar ao redor, que já é possível enxergar inúmeros portões. No simples percurso de sair de dentro do quarto e ir à ir até o lado de fora da casa, já é possível passar por várias portões, esse processo acontece diariamente e justamente por essa necessidade de tantas portões nas casas e estabelecimentos em geral, que o mercado oferece uma gama de opções de modelos e materiais para todos os gostos e necessidades.
Essa característica de valorizar o imóvel, afinal, é o que faz com que os clientes se apaixonem mais ainda nos modelos, todos esses detalhes atribuem muita personalidade, especialmente nos portões de entrada. Desse modo merecem uma atenção maior, visto que são a primeira impressão do espaço.
Além de toda exigência de passagem, segurança e estética, os portões também devem fazer parte do bem-estar, ou seja, trazer tranquilidade de um produto produzido com qualidade, para evitar possíveis problemas e incômodos.
Para que isso ocorra, é sempre bom que os clientes fiquem atentos ao material que o portão é feito e conhecer mais sobre sua estrutura. Como analisaremos a seguir:
Imagem 01: Então contemple este primeiro modelo de portão de ferro.
Índice
Composição do portão
Todos os portões são compostos por elementos básicos como:
- Ferragens: as ferragens são dobradiças, pivôs ou trilhos necessários para que o portão gire ou corra, para trancar são necessárias fechaduras e para manipular o portão os puxadores e maçanetas.
- Guarnição: peça que cobre a parte externa da parede para esconder o encontro do batente com a parede.
- Batente: perfil que é fixado na abertura de alvenaria, local que fixa, para e bate a folha. Sua largura pode ser a da parede ou padronizada de 15cm ou 25cm.
- Folha: É a peça que gira, corre ou articula. Fixada por pivô ou dobradiças no batente
Tudo isso faz com que os portões desempenhem funções insubstituíveis. Assim, a ventilação, iluminação, conforto, resistência anti furtos, privacidade e proteção antichamas, são os benefícios que um design bem feito de um portão podem provocar. Além claro, da elegância no ambiente.
Imagem 02: Portanto, veja o resultado final de um portão montado.
Tipos de portão de ferro
Dos modelos mais requisitados pela sua promoção de segurança e praticidade estão os portões de ferros. Com diversas vantagens, como preço acessível, resistência e diversidade, existem inúmeros formatos desse tipo de portão no mercado, como:
- Portão de ferro com abertura
Esse tipo de portão, possui pequenas aberturas no portão que promovem elegância e um visual muito sofisticado.
- Chapa de ferro e grandes
Nesse modelo a necessidade maior é a segurança que proporciona. Ideal para ambientes que precisam de mais isolamento.
- Modelo simples para garagem
Esse é o modelo mais encontrado, tradicional e com ótimo custo benefício. Traz a beleza e segurança necessária que um portão precisa para proporcionar nas casas.
- Portão de ferro de enrolar
Modelo de portão para quem não tem muito espaço, fica muito prático.
- Ferro com vidro
Essa união é perfeita, ideal para ambientes luxuosos que querem garantir um visual impecável.
- Camuflado
Outro modelo de usar portão de ferro é camuflado com a cor da parede. Fica bem diferente e bonito.
- Portão de ferro basculante
Tipo de portão bastante requisitado, necessita de um maior espaço e otimiza a área.
Além de todos os formatos, os portões de ferro podem ser de várias cores. As cores devem sempre combinar com o estilo do ambiente e com a ideia que ele quer passar. Cores neutras trazem um ar de naturalizado, o cinza remete à cor natural do portão.
Já tons mais escuros como o preto promovem muita elegância. Independente da cor escolhida utilize uma própria para portões como a tinta esmalte sintético.
Dentre tudo isso ele possui um ótimo custo-benefício. Considerando um modelo de 3,00×2,00m um portão de ferro manual fica cerca de R$1.700,00 e um portão automático pode chegar a custar cerca de R$2.800,00.
Saiba escolher o portão de ferro ideal
Existem alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher uma porta. Como:
- Estética
O portão também faz parte da estética do ambiente, não se preocupar com essa questão pode comprometer seu projeto. Assim, além de atender sua principal função, o portão também irá fazer parte do design. Investir nessa questão é primordial, pois ela terá grande valor na hora de valorizar e decidir como ficará o espaço.
- Ambiente que vai ser inserida
Esse é um fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher sua porta. Cada ambiente exige uma demanda diferente, pois alguns portões são próprios para promover segurança, outros para economizar espaço e tem as que são mais delicadas e bonitas. O mesmo modelo que atende as necessidades de um portão coberto, não necessariamente atende o portão de entrada que é exposto ao sol e chuva. Então esse detalhe exige atenção.
Como visto, são diversos as características dos materiais que podem ser usados na produção dos portões de ferro, além dessa diversidade de material também encontramos vários tipos de porta, como:
- Tradicionais: elaboradas com diferentes tipos e modelos, fazem parte do acabamento das casas. Decoram e dividem os cômodos, os portões tradicionais apresentam vários designs.
- Pivotantes: esses portões – têm um eixo central que permite que o portão seja girado – devem ser utilizadas dobradiças, puxadores e fechaduras próprias.
- Sanfonadas: como o nome já sugere, ela se fecha igual uma sanfona e é ideal para quem precisa economizar espaço.
- De correr: esse tipo de portão também é usado para quem deseja economizar espaço, contudo possui um design mais elegante.
Imagem 03: Escolha o melhor modelo que mais se enquadra com a arquitetura de sua casa.
Como cuidar do portão de ferro
Para que o portão faça parte da composição decorativa do ambiente, não basta uma boa escolha de modelo, material, cores e acessórios. É preciso também que se cuide e que se mantenha o portão em boas condições físicas.
Como seu material oxida facilmente, devido ao contato com a água que reduz sua vida útil por conta da ferrugem, são necessários cuidados maiores como lixamento, tratamento e pintura regular para garantia de durabilidade.
Na hora de lavar também é recomendado usar um sabão neutro e esfregar delicadamente, depois enxaguar com uma mangueira.
Imagem 04: Portões não possuem tantos segredos para cuidá-los. Mas com as técnicas certas você poderá aumentar a sua vida útil.
Inspire-se nessas ideias
Imagem 05: Para iniciar, saiba que estes portões podem fazer parte de casas baratas.
Imagem 06: São vários modelos a se escolher.
Imagem 07: Com desenhos diferenciados, sempre combinando com a arquitetura da residência.
Imagem 08: O ferro também pode ser mesclado a madeira.
Imagem 09: Mas você também pode optar por modelos que não sejam vazados.
Imagem 10: Então veja mais esta opção.
Imagem 11: Peças vazadas também trazem encanto.
Imagem 12: Mas que tal mesclar ambos os estilos na mesma peça?
Imagem 13: Ou em portões diferentes?
Imagem 14: Aqui a criatividade falou mais alto.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 15: Contudo, é indispensável que você pense sobre cada estilo.
Imagem 16: Para deixar sua casa harmoniosa.
Imagem 17: Portanto, veja mais esta inspiração cheia de modernidade.
Imagem 18: Portões laterais também podem ser apostados.
Imagem 19: Assim como os da garagem.
Imagem 20: Por fim, veja mais esta inspiração.
Portão de ferro de correr
Esse é o tipo de abertura mais comum utilizado nos portões das casas com garagem. Esse modelo feito de ferro é ideal, necessita de espaço lateral para ser colocado, mas sua maior vantagem é a segurança que promove.
Imagem 21: Mais um modelo com ferro e madeira.
Imagem 22: Modelos vazados permitem maior visibilidade.
Imagem 23: Podem ser pintados de diversas cores.
Imagem 24: E produzidos em diferentes modelos.
Imagem 25: Modelos automáticos também são bem vindos.
Imagem 26: Veja, portanto, mais esta ideia.
Imagem 27: Valorize fachadas.
Imagem 28: Crie segurança na sua residência.
Imagem 29: Sempre com muito charme.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 30: Veja mais esta ideia para empresas.
Imagem 31: Ele combina com diferentes tipos de arquiteturas.
Imagem 32: Basta escolher o seu modelo de portão preferido.
Imagem 33: Muitos deles são feitos sob medida.
Imagem 34: Deixando o projeto ainda mais personalizado.
Imagem 35: Por fim, fique mais este incrível modelo.
Uns dos mais bonitos portões de ferro são os sociais.
Pois além da sua influência na segurança do ambiente, que traz o ferro como principal fator de resistência ele possui também possui uma gama de variedade para embelezar a entrada. Tudo isso associado a um ótimo custo-benefício faz com que ele seja muito utilizado.
Imagem 36: Para começar, que tal misturar o ferro do portão com madeira para deixá-lo com um elemento mais sólido? Então veja o resultado.
Imagem 37: Portões de divisões da entrada social com a de serviço também podem ser feitos de ferro. Dessa forma, para dar mais suavidade, pode-se utilizar o branco para pintá-lo. Veja só o seu resultado.
Imagem 38: Mas nada impede de se utilizar cores mais escuras, como o preto.
Imagem 39: Mais uma incrível opção de portão de entrada de serviços na cor branca.
Imagem 40: Aposte em modelos geométricos.
Imagem 41: Opções clássicas também ficam charmosas.
Imagem 42: Aposte em arabescos para complementar o design do seu portão.
Imagem 43: Então veja mais esta opção.
Imagem 44: Utilize tons de dourado em meio ao preto para dar ainda mais glamour.
Imagem 45: Aposte no full black sem medo.
Imagem 46: A vegetação também pode compor ao seu portão de ferro. Então veja esta ideia.
Imagem 47: Modelos delicados.
Imagem 48: Ou mais pesados.
Imagem 49: Este tipo de portão complementa qualquer fachada de casa.
Imagem 50: Por fim, veja mais este modelo robusto.
Portão de ferro com duas folhas
Imagem 51: Modelos com das folhas são bem comuns.
Imagem 52: No entanto, não deixam o seu charme de lado.
Imagem 53: E muito menos a sua praticidade.
Imagem 54: Este tipo de portão também pode ser automatizado.
Imagem 55: Facilitando a entrada de pessoas e de veículos.
Imagem 56: Então veja mais este modelo inspirador de metal grosso e com um aspecto mais pesado.
Imagem 57: A arquitetura gótica também utiliza modelos de portões como este.
Imagem 58: Mas também não deixa as construções clássicas de lado.
Imagem 59: Na hora de trancar o seu portão de ferro, é fundamental que você também escolha o melhor cadeado para o seu lar.
Imagem 60: Casas modernas também podem receber portões de ferro para complementar a sua arquitetura e, ainda, aumentar a sua segurança.
Imagem 61: Então veja mais este exemplo prático.
Imagem 62: As lanças na parte superior destes portões são bem comuns.
Imagem 63: A fim de aumentar a segurança do imóvel é difícil que alguém o pule.
Imagem 64: Olhando de longe, elas até parecem simples elementos decorativos, não é mesmo?
Imagem 65: Por fim, veja mais esta ideia.
Portões de ferro automáticos
Imagem 66: Modelos automáticos também podem ser produzidos.
Imagem 67: Assim, você tem ainda mais praticidade.
Imagem 68: Alinhada com a beleza e charme deste modelo de portão.
Imagem 69: Contudo, é preciso ficar atento à potência do motor.
Imagem 70: Afinal, os portões de ferro possuem um peso maior, exigindo mais do motor.
Imagem 71: Então veja como fica.
Imagem 72: A segurança também fica garantida.
Imagem 73: Portanto, traga isso à sua residência.
Imagem 74: Escolha a sua estética preferida.
Imagem 75: Seja um modelo mais fechado.
Imagem 76: Com cores mais claras.
Imagem 77: Ou um portão mais aberto.
Imagem 78: Veja este modelo em uma bela fachada de casa moderna.
Imagem 79: Mas ele também fica bem em fachadas mais simples.
Imagem 80: Por fim, fique com mais este modelo.
Deixe um comentário