As plantas de sombra são perfeitas para decorar ambientes fechados ou que não possuem muita iluminação, já que podem ser cultivadas sem muita exposição a luz solar. Por isso, essas plantas são perfeitas para apartamentos, casas, escritórios, shoppings, entre outras construções, que contam com condições de iluminação reduzida.
Mas se você deseja adicionar um pouco de verde a decoração da sua residência, precisa conhecer melhor as opções que estão disponíveis no mercado. Afinal, os cactos e suculentas não são as únicas plantas que podem ser utilizadas com essa finalidade. Por isso, preparamos esse artigo com 15 diferentes espécies de plantas de sombra famosas, coloridas e com flores, para te ajudar escolher a planta ideal para sua decoração.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Plantas de sombra famosas
Existem várias plantas de sombra famosas que podem ser utilizadas na decoração e nos próximos tópicos vamos te apresentar algumas delas. Vale lembrar que a samambaia ficou de fora da lista porque já compartilhamos um artigo totalmente dedicado a essa planta, que é uma das mais utilizadas na decoração das casas brasileiras.
Costela de adão (Monstera deliciosa)
A costela de adão virou uma das plantas de sombra mais utilizada na decoração de interiores. O apelo estético das suas folhas amplas e chamativas virou referência até mesmo para a produção de ilustrações e estampas. Mas essa planta tropical também é uma excelente opção para decorar sua sala, quarto ou outro espaço da casa, seja qual for a região na qual você mora, já que ela se adapta muito bem a cidades quentes e úmidas ou frias e com clima mais seco.
Para se desenvolver bem, ela precisa receber sol apenas durante metade do dia. Além disso, ela precisa ser cultivada num solo com bastante matéria orgânica e que esteja sempre úmido, por isso é importante regar de forma frequente essa planta. Contudo, tenha cuidado ao utilizar a costela de adão num espaço que também é compartilhado por crianças e animais domésticos, uma vez que suas folhas são tóxicas.
Imagem 1: A costela de adão é perfeita para decorar a sua sala.
Filodendro-brasil (Philodendron hederaceum)
O filodendro-brasil é outra planta de sombra que também faz bastante sucesso na decoração. Essa é uma planta tropical com folhas de diferentes tons de verdes que se destacam pela intensidade e contraste entre as tonalidades. Ela é ideal para ser cultivada em vasos e cestas pendentes, sendo uma excelente opção para ser acomodada em prateleiras e estantes, por exemplo, já que ela tem esse caimento que deixa seu visual ainda mais charmoso.
Além disso, o filodendro-brasil é uma planta que não exige muita manutenção, que pode ser cultivada a meia sombra ou sob luz difusa, num vaso com solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e que deve ser irrigado constantemente, já que ela se desenvolve bem num ambiente mais úmido.
Imagem 2: A coloração e formato da folha do filodendro se destacam no ambiente.
Ciclanto (Cyclanthus bipartitus)
O ciclanto é uma planta de sombra exuberante e que pode ser cultivado dentro de casa. Essa espécie é nativa da região amazônica e chama a atenção por suas folhas grandes e ornamentais, que podem alcançar 1 m de comprimento, sendo que a planta pode atingir até 2 m de altura. Por isso, o ciclanto é indicado para quem procura uma planta que vai se destacar na decoração.
Além disso, ela pode ser cultivada tanto direto no solo, quanto em vasos, com terra fértil, rica em matéria orgânica, com camadas de drenagem e que deve ser mantida sempre úmida, porque o ciclanto gosta de um solo bem encharcado.
Imagem 3: Essa planta com visual rústico e exuberante deixa qualquer ambiente mais bonito.
Camedorea-elegante (Chamaedorea elegans)
Se você procura uma espécie com um visual charmoso, que pode ser utilizado para decorar um ambiente mais moderno ou sofisticado, precisa investir na camedorea-elegante. Essa espécie, nativa do México e da Guatemala, é um dos tipos de palmeiras que faz sucesso na decoração de interiores em função do seu apelo estético, sua facilidade de manutenção e por ser uma planta de sombra. Por isso, ela é muito utilizada na decoração de shoppings, escritórios, salas de estar, mas também pode ser utilizada no jardim, varanda, entre outros ambientes externos.
Além disso, a camedorea-elegante precisa ser cultivada a meia-sombra ou sob luz difusa, com o solo bem drenado e rico em matéria orgânica, que deve ser regado com frequência. Vale lembrar que a incidência direta do sol pode queimar as folhas. Por isso, tenha cuidado ao expor essa planta a iluminação.
Imagem 4: Como o próprio nome indica, a camedorea-elegante é ótima para lugares que precisam de um toque de sofisticação.
Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
A zamioculca é uma das plantas de sombra consideradas charmosas e que ganhou popularidade por causa da sua aparência, com folhas verde-escuras e brilhantes, e da sua rusticidade. Essa planta se destaca pela sua resistência e baixa manutenção, já que consegue sobreviver em locais nos quais outras espécies não sobreviveriam por causa da iluminação reduzida e, por isso, ela pode ser utilizada em espaços com pouca luz.
Além disso, a zamioculca é muito indicada para as pessoas mais descuidadas e desatentas com os cuidados da planta, que se esquecem de regar o vaso, por exemplo. Por isso, ela é muito utilizada na decoração de escritórios, lojas, halls de entrada, shoppings, quartos, entre outros cômodos. Vale lembrar que ela também gosta de solo bem drenado, rico em matéria orgânica, constantemente irrigado, sendo que ela pode ser cultivada tanto a meia sombra quanto sob luz difusa.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 5: A coloração e o formato da zamioculca deixa qualquer decoração mais bonita e elegante.
Plantas de sombra coloridas
Além das plantas de sombra famosas, existem várias espécies que também podem ser utilizadas na decoração de interiores e que se diferenciam por apresentarem folhas coloridas e que se destacam no ambiente. Confira abaixo algumas dessas plantas!
Calathea-rubi
A calathea-rubi é uma planta com aparência colorida, diferente e apaixonante. Essa planta de sombra com alto valor ornamental se destaca por suas folhas com a face inferior arroxeada e a face superior com faixas rosadas. O resultado dessa combinação de cores gera um visual único, que vai chamar a atenção na decoração.
Além disso, essa é uma das espécies perfeitas para quem procura plantas de sombra, já que o sol pode desbotar a cor da folhagem. Por isso, ela precisa ser cultivada a meia sombra e se adapta bem a ambientes com pouca luz. Vale lembrar que a calathea-rubi também precisa ser regada com frequência, pois o solo deve ser mantido úmido.
Imagem 6: As linhas roxas chamam a atenção nas folhas da calathea-rubi.
Calateia Triostar (Stromanthe thalia)
Outra opção perfeita para quem procura plantas de sombra coloridas é a calateia triostar, cuja folhagem tropical chama a atenção em função da variedade de cores que apresenta, como rosa, branco, verde e vinho. Além disso, suas folhas podem alcançar 1,5 m de altura e, a melhor parte, é que ela pode ser cultivada dentro de casa, a meia sombra. Para se desenvolver bem, é necessário manter o solo úmido, mas não encharcado e, nos dias mais secos, é importante pulverizar água nas folhas também.
Imagem 7: Essa variedade de calateia tem um visual elegante e sofisticado em função do formato e coloração das folhas.
Filodendron-pink
Confira os melhores produtos para sua casa:
Essa é uma das plantas favoritas de decoração do Pinterest. Afinal, a filodendron-pink chama a atenção pelo seu visual que pode ser associado a modernidade e ao luxo. Os tons verdes e rosados dividem espaço e formam estampas e desenhos lindos em suas folhas e, por isso, ela acabou se tornando muito apreciada na decoração de interiores.
Mas tenha paciência ao procurá-la nas lojas especializadas. Essa não é uma planta muito comercializada, por ser uma trepadeira de crescimento e desenvolvimento lento. Porém, seu visual e impacto na decoração valem a pena a espera. Além disso, ela também é uma planta de sombra, que precisa de um solo úmido e que deve ser regada, pelo menos, duas vezes por semana.
Imagem 8: A folha rosa do filodendron-pink fazem dessa planta um excelente elemento decorativo.
Maranta-riscada (Calathea ornata sanderiana)
A maranta-riscada chama a atenção por suas folhas grandes e ovais que parecem ter sido pintadas com linhas rosadas, deixando essa planta com um visual único. Por ser uma planta originária das florestas tropicais, ela não pode ser exposta ao sol, porque prefere ambientes sombreados e úmidos. Por isso, essa é mais um tipo de planta de sombra ornamental perfeita para decorar sua casa. Além disso, ela deve ser cultivada em solo com material orgânico e boa drenagem, que deve ser mantido sempre úmido.
Imagem 9: O desenho das folhas da maranta-riscada deixa essa planta com um visual único.
Maranta-bigode-de-gato (Maranta leuconeura var. erythroneura)
Mas se você está procurando uma planta de sombra com visual exótico e impactante, então você precisa conhecer a maranta-bigode-de-gato. Essa espécie chama a atenção por sua folha com desenho diferenciado, com diferentes tons de verde e linhas arroxeadas. Além disso, a parte inferior da folha também é roxa, deixando a planta com um aspecto lindo e perfeito para se destacar na decoração da sua casa.
A maranta-bigode-de-gato também gosta de um clima tropical úmido, além de um ambiente sombreado. Ela atinge, no máximo, 20 cm de altura, o que significa que ela pode ser a planta ideal para acomodar nas prateleiras, mesas pequenas ou no batente da janela. Vale lembrar que, para que essa espécie tenha um bom desenvolvimento, é importante que ela seja exposta a luz abundante nas primeiras horas do dia.
Imagem 10: As folhas da maranta-bigode-de-gato também possuem um desenho exótico e colorido que vai se destacar na sua casa.
Plantas de sombra com flores
Contudo, se você procura plantas de sombra com flores, precisa conferir a seleção abaixo, que contém espécies floridas para embelezar a sua casa.
Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)
O lírio da paz é perfeito para quem procura plantas de sombra com flores para utilizar na decoração e, por isso, ela é muito utilizada por quem deseja adicionar um pouco de verde e delicadeza a sua casa. Ela é nativa da América do Sul e se destaca por suas folhas verdes e brilhantes, além de suas flores e brácteas brancas. Por ser tão importante, compartilhamos um artigo totalmente dedicado ao lírio da paz, com informações sobre o cultivo, os cuidados específicos e as formas de introduzir essa planta na decoração da sua casa.
Imagem 11: A delicadeza do lírio da paz transforma qualquer espaço.
Antúrio (Anthurium andraeanum)
Algumas pessoas chamam o antúrio de lírio da paz vermelho. Porém, apesar da aparência semelhante, essa espécie é bem diferente da planta que te apresentamos anteriormente. O antúrio é nativo da Colômbia e é muito utilizado no paisagismo, principalmente em áreas pouco iluminadas. Além disso, ele também é utilizado na decoração de interiores, por ser uma planta de sombra que se adapta bem a ambientes internos e que requer pouca manutenção.
E apesar de ter ficado conhecido em função de sua bráctea vermelha, folha modificada que é confundida com a flor, essa planta também pode ser encontrada nas versões rosa, salmão, chocolate, verde e branca. Vale lembrar que o antúrio gosta muito de umidade, o que significa que é preciso regar com frequência, e que ele precisa ser cultivado a meia sombra, num solo com substrato rico em matéria orgânica.
Imagem 12: A coloração avermelhada do antúrio faz essa planta se destacar no ambiente.
Orquídeas
Essa é uma das plantas de sombra com flores mais apreciadas na decoração de interiores, principalmente em função da sua beleza, elegância e variedade. Afinal, existem milhares de espécies de orquídeas catalogadas no mundo, o que demonstra que existem várias possibilidades de cores, tamanhos e modos de cuidado diferentes.
Seu apelo estético e delicado é tão grande que hoje existem estufas especializadas e milhares de colecionadores de orquídeas espalhados pelo planeta. A melhor parte é que as orquídeas são perfeitas para serem utilizadas na decoração de ambientes internos, já que ela se desenvolve bem a meia sombra ou sob luz difusa. Por isso, procure a espécie com a aparência que mais te agrade e se jogue no cultivo dessa planta elegante!
Imagem 13: As orquídeas são plantas delicadas e elegantes, perfeitas para serem utilizadas na decoração de espaços mais sofisticados.
Violeta (Saintpaulia ionantha)
A violeta é uma das plantas de sombra com flores mais queridas e acessíveis que você vai encontrar. Ela é muito utilizada por causa da sua forma rústica, seu fácil cultivo e pela delicadeza das suas flores. Além disso, ela pode ser encontrada em diferentes variedades, que se diferenciam em razão da tonalidade da flor, que pode ser branca, rosa, salmão e violeta, que é a mais famosa.
Além disso, ela também deve ser cultivada a meia sombra, num vaso com solo drenado e rico em matéria orgânica, que deve ser regado regularmente.
Imagem 14: As violetas encantam pelo seu visual rústico e colorido.
Begônia (Begonia elatior)
Essa é uma das espécies mais comerciadas no mercado, por conta da sua coloração intensa e simbolismo, que é associado a fidelidade e cordialidade. Por isso, essa espécie é muito utilizada como presente e na decoração de interiores. Além disso, suas flores vistosas, que parecem rosas, chamam a atenção e podem ser encontradas em diferentes e combinações, com branco, rosa, amarelo, salmão e vermelho.
A melhor parte é que a begônia se adapta bem a ambientes protegidos, já que ela não tolera sol forte, chuvas intensas ou grandes variações de temperatura. Porém, é importante deixar o seu vaso num ambiente com luz difusa, como por exemplo, próximo a janelas.
Imagem 15: As flores das begônias se destacam pelo seu formato, que lembra uma rosa, e pela sua beleza.
Deixe um comentário