Ter uma piscina de fibra em casa é sinônimo de muita diversão e momentos relaxantes para os dias mais quentes do ano. Mas, na hora de escolher o modelo certo é preciso conhecer um pouco sobre o material na qual ela é feita, assim como suas vantagens e desvantagens, modelos e tipos. Parece muita coisa, mas não se preocupe, estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e mostrar 70 modelos e tipos para facilitar sua escolha.
Índice
Confira os melhores produtos para sua casa:
Vantagens e desvantagens
A primeira e principal vantagem da piscina de fibra é a facilidade no encaixe. Já que ela vem pronta, basta fazer um buraco um pouco maior no chão do seu quintal e encaixar a piscina, simples assim. Portanto, devido a seu “menor trabalho” ela acaba sendo bem mais barata em relação às outras opções, como a de alvenaria, por exemplo. Além disso, sua durabilidade também é um ponto alto, quando bem cuidada, ela pode durar cerca de 20 anos, mas lembre-se, ela precisa ser conservada. Por fim, a flexibilidade do material é uma grande aliada na hora de escolher o formato da sua piscina de fibra.
Mas, como tudo também tem sua desvantagem, a piscina de fibra precisa de cuidado na hora da instalação. Por ser flexível, quando mal instalada, ela pode apresentar trincas, rachaduras, ondulações, desnível e, em casos mais graves, até a necessidade da reinstalação. A segunda e única desvantagem da piscina é de fibra é o acesso do caminhão até o buraco. Por ser transportada por um caminhão guincho, é preciso que haja espaço suficiente para que ele consiga chegar até o local onde ela será instalada com facilidade.
Imagem 1: Para deixar o ambiente diferenciado, é possível deixar uma certa altura da piscina acima do nível do chão.
Imagem 2: A piscina de fibra é facilmente adaptável ao espaço disponível.
Imagem 3: Colocá-la em um deck de madeira irá realçar sua cor.
Imagem 4: Para ganhar uma decoração extra nos eventos noturnos, vale a pena adicionar luzes dentro da piscina.
Imagem 5: Investir na fonte para a piscina de fibra irá dar destaque no espaço.
Imagem 6: O segredo para que a piscina fique bem posicionada é escolher um local com o mínimo de sombra possível.
Imagem 7: Este exemplo mostra uma piscina de fibra com degraus internos no centro de um deck de madeira.
Imagem 8: A borda da piscina, além de oferecer charme e elegância, é importante para estabelecer um limite entre a piscina e o deck.
Imagem 9: As pedras antiderrapantes também é uma excelente opção para colocar próximo a piscina.
Imagem 10: O cuidado com a limpeza precisa ser redobrado no caso de piscinas que fiquem perto da grama.
Formatos de piscinas
Para quem acha que a piscina de fibra é apenas de um formato, geralmente aqueles vistos nas lojas próximas às rodovias na entrada da cidade, está muito enganado! Justamente por ser flexível, o formato escolhido pode ser escolhido de acordo com o que fica melhor distribuído no seu quintal. Por outro lado, se você tem espaço de sobra, aposte na criatividade e transforme uma área de lazer simples em um local diferenciado e criativo.
Piscina de fibra retangular
A piscina de fibra retangular é a preferida dos brasileiros. Isso porque além de ser mais fácil de encontrar, fica mais proporcional nos quintais que são cumpridos. Como resultado, você terá uma área de lazer com piscina adaptada a seu espaço disponível.
Imagem 11: Apesar da cor da piscina de fibra ser única, hoje em dia existem adesivos próprios para este material, permitindo deixá-la da cor que desejar.
Imagem 12: O azul da piscina faz contraste com o gramado.
Imagem 13: Por outro lado, para quem não é fã de sol, há a possibilidade de colocá-la em um lugar sombreado.
Imagem 14: A piscina fica perfeita quando é posicionada de frente para a varanda ou área de lazer.
Imagem 15: É preciso ter cuidado na hora de colocar uma piscina próxima ao muro para que no momento da escavação, não haja prejuízos com a estrutura do muro.
Imagem 16: Quanto maior o espaço disponível, maior será a piscina e a diversão.
Imagem 17: Neste caso, optou-se por fazer uma pequena borda com tijolos de cimento.
Imagem 18: A piscina retangular, na maioria das vezes, são as maiores encontradas no mercado.
Imagem 19: Para não ocupar muito espaço, esta piscina retangular possui uma pequena escada no canto.
Imagem 20: Por outro lado, o acesso à esta piscina é feita apenas por um dos lados.
Piscina de fibra redonda
Este modelo, na maioria das vezes, é encontrado em tamanho pequeno, por isso ele acaba sendo muito utilizado na versão infantil. Mas isso não impede que você encomende uma piscina de fibra que seja feita na medida que você deseja. Se você quer um lugar para relaxar nos dias mais quentes, este formato é o preferido para embutir recursos de hidromassagem, logo, investir em um modelo que possua degraus para sentar, é a melhor opção.
Imagem 21: Esta piscina redonda possui uma espécie de degrau abaixo do nível do chão que serve como espaço para limpar os pés.
Imagem 22: Um quintal com dois níveis não impede que você tenha uma piscina de fibra.
Imagem 23: Para decorar o espaço, basta usar a criatividade com pedras, plantas e tijolos ao redor da piscina.
Imagem 24: As pequenas pedrinhas ao redor da piscina também é uma excelente alternativa para que a sujeira da grama fique grudada nelas antes de entrar.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 25: Para não desperdiçar o espaço dentro da piscina, a escada de ferro acaba sendo a melhor opção.
Imagem 26: Se o seu quintal possui um formato voltado para o quadrado, a piscina redonda acaba sendo a melhor opção.
Imagem 27: Os degraus arredondados combinam ainda mais com o modelo.
Imagem 28: Esta piscina fica destacada pelo uso de pedras claras ao seu redor.
Imagem 29: Por outro lado, para os espaços pequenos, a piscina redonda com o deck de madeira é perfeita por oferecer conforto e frescor.
Imagem 30: As mesas e espreguiçadeiras ajudam a compor o ambiente.
Formatos diferentes de piscina de fibra
Se você está cansado de ver piscinas retangulares ou redondas e quer inovar no seu quintal, aposte nos formatos diversificados da piscina de fibra. Aqui não existe impedimentos, basta usar a criatividade, é possível integrar uma parte em meia lua em um dos lados da piscina retangular, tem também a opção conhecida como formato de “feijão” que possui ondulações nas laterais que formam um design moderno e arrojado. Para quem possui uma cozinha gourmet na área externa, nada mais bonito do que uma piscina diferenciada para acompanhar.
Imagem 31: O formato abstrato permite encaixar sua piscina de fibra exatamente no espaço disponível.
Imagem 32: Basta usar a criatividade e colocá-la no melhor lugar.
Imagem 33: Para não comprometer o espaço de uma piscina estreita retangular, foi adicionado um pequeno quadrado na lateral para colocar a escada.
Imagem 34: Por outro lado, esta piscina apresenta um conceito em que na medida em que a água transborda da piscina de cima, ela passa por uma espécie de escorregador e cai na piscina de baixo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 35: Como resultado, as duas piscinas acabam ficando interligadas.
Imagem 36: As bordas onduladas quebram a monotonia do estilo reto do formato retangular.
Imagem 37: É possível ter um lado da piscina reto e outro ondulado? Claro que sim!
Imagem 38: Neste caso, o modelo apresenta a junção de uma piscina retangular com a arredondada com um apoio que facilita a acessibilidade.
Imagem 39: Este exemplo mostra a piscina adaptada para não prejudicar a decoração e com adesivos na borda.
Imagem 40: Mesmo em espaços pequenos, é possível acrescentar uma piscina de canto que ajudará a se refrescar nos dias quentes.
Piscina de fibra com dois níveis
Se você tem crianças em casa e não quer colocar uma piscina a parte só para elas, é possível dividir sua piscina de fibra em dois níveis. Como resultado, você terá uma piscina rasa e outra funda no mesmo espaço. Esta opção também é perfeita para quem quer pegar uma cor no sol sem ter que sair da água. Quer deixar sua piscina de fibra elegante e moderna? Aproveite o espaço raso para colocar as espreguiçadeiras.
Imagem 41: No nível mais raso desta piscina, há um conjunto de espreguiçadeiras, uma mesinha para colocar a comida e a bebida e um puff.
Imagem 42: Para que não houvesse uma grande diferença de queda entre os dois níveis da piscina de fibra, foi colocar um degrau de diferença.
Imagem 43: Por outro lado, este modelo não possui o degrau, apenas a queda direta e é decorada com um adesivo que deixa a piscina esverdeada.
Imagem 44: Este modelo apresenta vários níveis que podem ser usados de acordo com a idade, para quem quer apenas relaxar ou quem quer nadar.
Imagem 45: O desenho da parte funda com a separação da raia sinaliza de que aquele espaço é exclusivo para o nado.
Imagem 46: Mesmo que seja pequeno, o nível raso permite que as pessoas fiquem apenas sentadas conversando.
Imagem 47: Por outro lado, esta piscina possui um nível raso que cerca um quadro fundo.
Imagem 48: Apesar das espreguiçadeiras estarem do lado de fora da piscina, elas podem ser colocadas na parte rasa.
Imagem 49: As espreguiçadeiras claras oferecem a sensação de tranquilidade, por isso combinam para serem colocar dentro da piscina.
Imagem 50: Além de possuir dois níveis, esta piscina possui uma fonte moderna e arrojada.
Piscina com escada
Uma grande dúvida em relação ao uso de escadas em piscinas de fibra é: ter uma com degraus da própria fibra de forma interna ou comprar aquelas externas que é fixa em uma das paredes. É muito importante escolher uma delas, afinal, você terá muito mais segurança com esse recurso. É fato que ter uma escada interna ocupa um certo espaço de nado, mas esta opção é a mais indicada para quem gosta de ficar sentado, se refrescando.
Imagem 51: Este modelo apresenta não só uma piscina de fibra com escada dentro mas também uma área de hidromassagem.
Imagem 52: Para quem gosta de ficar sentado se refrescando, este modelo possui degraus intercalados que permite que a pessoa fique sentada sem atrapalhar o caminho da escada.
Imagem 53: Por outro lado, este exemplo há apenas uma pequena escada no canto da piscina.
Imagem 54: O tamanho e o formato dos degraus internos também podem variar de acordo com o projeto ou o modelo disponível na loja.
Imagem 55: Uma dica para que ninguém tropece nos degraus é colocar adesivos em suas extremidades como neste exemplo. Como resultado, sua piscina ficará ainda mais segura.
Imagem 56: Que tal uma pequena escada interna apenas para facilitar o acesso da parte rasa para a parte mais funda?
Imagem 57: Uma escada que seja de fora a fora em um dos lados da piscina de fibra facilita o acesso, permite que pessoas possam ficar sentadas sem atrapalhar que entra ou sai e ainda evita o congestionamento de pessoas.
Imagem 58: Além dos dois níveis, este modelo possui uma escada que divide uma área da outra.
Imagem 59: Assim como no exemplo anterior, a função desta escada é permitir uma entrada gradativa na área mais funda.
Imagem 60: Mesmo em uma piscina pequena, é importante ter uma escada para garantir a segurança e a acessibilidade do local.
Duas em uma
A piscina de fibra duas em uma é perfeita para quem quer ter segurança com as crianças. Por outro lado, esta opção também é excelente para quem gosta de se refrescar sem atrapalhar quem está nadando. Seja redonda ou quadrada, nos modelos mais modernos a piscina menor fica um nível acima para ser usada como fonte para a área maior. É importante que as piscinas possuam algum ponto de ligação para que a água circule nas duas partes.
Imagem 61: Esta piscina retangular possui um modelo menor em quadrado dentro sem a necessidade de abrir mais espaço no chão para colocar uma piscina mais rasa.
Imagem 62: Por outro lado, esta possui uma jacuzzi integrada com um dos lados na borda em nível baixo permitindo que água circule entre as duas piscinas.
Imagem 63: Já neste modelo a segunda piscina fica em um nível bem acima e serve como fonte para a piscina maior que fica embaixo.
Imagem 64: Além de ser utilizada por crianças, esta área reduzida é perfeita para ter uma hidromassagem e permitir que a pessoa relaxe sem atrapalhar quem está nadando na área mais funda.
Imagem 65: No caso da piscina pequena ser destinada à crianças é importante que a passagem de água entre uma piscina e outra seja o menor possível para que não haja acidentes.
Imagem 66: Geralmente, as piscinas menores são divididas em dois níveis, sendo que no meio é mais raso. Isso é projetado para que as crianças e/ou os adultos possam ficar sentados com as pernas no lugar mais fundo.
Imagem 67: Apesar da piscina rasa estar um pouco abaixo do nível do chão, as escadas nas laterais facilitam ainda mais o acesso e permite que os adultos fiquem mais próximos das crianças.
Imagem 68: Quando mais acima for o nível da piscina pequena, mais segura ela será para as crianças, já que caso haja algum tipo de acidente será possível ouvir se ela cair na parte funda.
Imagem 69: As bordas altas desta piscina permitem decorá-la com azulejo alguma pastilha que combine com a área e até de outro cômodo, como o banheiro com pastilha, por exemplo.
Imagem 70: Por outro lado, as cores também ajudam na decoração da sua piscina, neste caso, observe que a piscina pequena que é mais rasa é de uma cor mais clara do que a outra.
Janice diz
Excelente matéria a respeito de piscinas de fibra.ajudou-me a escolher a minha.
Como obter orçamento?