Para aqueles que estão pensando em dar uma mudada no visual de casa, nada melhor do que apostar em pedras para jardim.
Mas saiba que há uma infinidade de ideias e aplicações para esses elementos que vão desde decorações a vasos a caminhos, demarcação de jardim e até mesmo utilização em paredes para dar um ar mais rústico, além do contato a natureza.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Elas são fáceis de encontrar e muitas delas possuem preços bem atrativos. Portanto, são considerados um item atemporal e que com certeza não pode ficar de fora da sua lista de decoração.
Vem com a gente agora e aprenda ainda mais sobre pedras para jardim e descubra quais são as melhores para o seu tipo de solo e aplicação. Além disso, se inspire com 80+ ideias de jardins que selecionamos especialmente para você.
Então vem ver já essa e outras informações no artigo de hoje. Confira!
Índice
Tipos de pedras para jardim
Provavelmente você já deve ter se deparado com a infinidade de pedras que temos no mercado para a criação de jardins, não é mesmo? Cada uma possui uma finalidade, tamanhos, cores, pesos, formas e texturas diferentes. Em outras palavras, são itens perfeitos para você usar e abusar da sua imaginação.
Conheça a seguir os principais tipos de pedras para jardim que o mercado do paisagismo possui para agregar ainda mais beleza a sua decoração externa. Confira!
Pedras de rio
Perfeita para quem busca um visual bem natural e despojado com pedras para jardim. Ainda mais por ser encontrada em lagos e rios, ela possui uma cor mais terrosa e faz um contraste bem legal em meio ao paisagismo. Além disso, aceita facilmente ser mesclada a outros tipos de pedra.
Entretanto, além da composição de jardins, as pedras de rio também são utilizadas para cascatas e possuem diversos tamanhos e formatos.
Imagem 1: As pedras para jardim podem ser distribuídas ao longo de todo o lago com tamanhos variados.
Imagem 2: Pode também ser utilizada como elementos aleatórios de decoração em meio a vegetação.
Imagem 3: Canteiros merecem pedras para jardim para a decoração.
Imagem 4: Mas, para modelos aleatórios a fim de formar esculturas em meio ao jardim também podem ser utilizadas.
Imagem 5: Para o uso em jardins centrais ficam um charme.
Seixos naturais
São um pouco menores que as pedras de rio, mas isso não significa que o seu efeito como pedra para jardim não seja o mesmo. Tudo depende da aplicação e do tipo de decoração. Contudo, os seixos trazem uma leveza maior ao local.
Imagem 6: Os seixos podem ser utilizados para completar os caminhos realizados com outras pedras, substituindo a grama.
Imagem 7: As lindas composições de jardim de inverno dentro de residências também podem fazer utilização de seixos.
Imagem 8: Mas a ideia de seixos beges e deck de madeira para um jardim deixam o conceito bem minimalista e aconchegante.
Imagem 9: Seixos vistos mais de perto.
Imagem 10: Mais uma vez os seixos como uma opção de substituição a grama, dando todo o destaque que a vegetação e a madeira precisam no ambiente.
Argila expandida
Bem comum em vasos, as pedras para jardim do tipo argila expandida são leves, donas de uma tonalidade escura que traz sofisticação ao paisagismo. Portanto, além de decorar, ela ainda retém a umidade.
Imagem 11: Desenhos também podem ser realizados para valorização do ambiente.
Imagem 12: Aqui temos uma opção de um lindo jardim com aspectos neutros. As pedras de argila juntamente aos blocos de cerâmica são perfeitos para a drenagem do local.
Imagem 13: O lindo contraste entre tonalidades claras e escuras mais o lindo verde natural das plantas.
Imagem 14: Em canteiros em que se prefere realizar uso de outros elementos ao invés de grama para não dar trabalho, esses tipos de pedras para jardim ficam graciosos.
Imagem 15: Como dito, a argila expandida pode ser uma linda opção para ser utilizada em vasos, independentemente do tipo dele.
Peças de mármores ou granito
Para quem gosta de maior sofisticação e quem investir um pouco mais, as peças de mármores ou granitos como pedras para jardim fazem toda a diferença. Por exemplo, com ela você pode realizar caminhos, escadas e diversas outras ideias.
Porém, é preciso lembrar que o acabamento dessas peças precisa ser rústico para não haver acidentes nem risco de escorregamento.
Imagem 16: Jardins embutidos em meio a pedras de forma bem sutil e delicada são tendência em decorações modernas com aquele toque de minimalismo.
Imagem 17: A utilização de pedras para o acesso principal de residências são capazes de renovar qualquer paisagismo.
Imagem 18: Aqui, contamos com toda a sofisticação das pedras em um jardim suspenso em meio as águas.
Imagem 19: Para dar um ar de minimalismo no paisagismo, nada como contar com placas retangulares para um visual limpo e charmoso.
Imagem 20: Caminhos que levam até uma varanda e um novo jardim. Mas também é possível visualizar a mistura entre pedras e elementos.
Pedra Dolomita
Este tipo de pedras para jardim possui um acabamento mais liso que outras e com uma grande variedade de tamanhos.
Além disso, a dolomita é uma das pedras mais utilizadas para a realização de caminhos e até mesmo paredes naturais, ainda mais por sua linda cor branca.
Então dá uma olhada em alguns exemplos de aplicação deste modelo a seguir.
Imagem 21: Dolomita para separar tipos e cores de pedras.
Imagem 22: Dolomitas para ressaltar a copa dos arbustos.
Imagem 23: Para contrastar com as cores escuras do jardim.
Imagem 24: Pedra na parede da ducha? Por que não?
Imagem 25: Ela fica perfeita para quem deseja realizar um piso diferenciado para apoio de vasos.
Pedra brita branca
Essa é a pedra favorita entre os profissionais de decoração para a realização de ambientes zen e de jardim de inverno. Além disso, ela tem um leve brilho em seu acabamento branco e ajuda a ressaltar a beleza de diversas plantas. Portanto, dá só uma olhada nessas ideias incríveis que separamos aqui para você se inspirar com a pedra brita branca.
Imagem 26: Brita branca e marrom.
Imagem 27: Em contraste a outros tipos de pedras
Imagem 28: Para preenchimento de vasos
Imagem 29: Para ressaltar vegetações pequenas.
Imagem 30: Modelos menores integrados aos formatos geométricos de arbustos e pisadas.
Pedras para jardim para usar em caminhos e trilhas
Para acertar em um caminho de jardim há vários aspectos que devem ser analisados previamente. Como por exemplo o tipo de pedra, seu formato, textura, tamanho e peso influência em um caminho de jardim eficiente.
Então, é bom lembrar que um bom caminho ou trilha vai muito além de beleza estética. Dessa forma, ele precisa ser seguro e eficiente para quem por ali transita.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Veja a seguir os melhores modelos de pedras para caminho de jardim.
Pedra Dolomita
A dolomita é uma das pedras que traz uma beleza semienterrada para serem utilizadas como pisadas. No entanto, é capaz de compor trilhas e até mesmo pisadas para escadas.
Porém, é preciso estar atento a quantidade de pessoas que irão estar trafegando por ela, para que ela não se afunde por completo. Portanto, este modelo de pedras para jardim não é tão indicado para ambientes de alta circulação.
Então veja como ela fica linda aplicada nos mais diversos tipos de jardim.
Imagem 31: Caminhos sinuosos.
Imagem 32: Misturada a outros tipos de pedras.
Imagem 33: Para trilhas fechadas também são perfeitas.
Imagem 34: Pedra e natureza.
Imagem 35: Caminho entre o jardim central.
Mármore e granito
Para tirar um pouco da rusticidade e dar um ar mais clean e sofisticado com o uso de pedras para jardim, com certeza o mármore e o granito não podem ficar de fora.
Em outras palavras são perfeitos para realizar diversos jogos de pisadas para os caminhos de jardins, seja eles planos ou até mesmo inclinados. No entanto, é preciso lembrar que o ideal é que você opte por peças que não sejam tão lisas para evitar riscos de acidentes.
Então dá uma olhada nessas ideias bem modernas que você pode estar utilizando para realizar com pedras de mármore e granito em seu jardim.
Imagem 36: Bloquetes também são uma opção.
Imagem 37: Simples e funcional.
Imagem 38: A sofisticação.
Imagem 39: Rústico para evitar acidentes.
Imagem 40: Modelos geométricos.
Pedra São Tomé
A pedra São Tomé é bem conhecia, principalmente para quem tem piscina em casa. Álém disso, geralmente as bordas de piscinas são feitas com essa pedra, pois possuem um aspecto bem bonito com seu brilho natural além de ser antitérmica, antiderrapante, alta resistência e capacidade de absorção de água.
Portanto, ela pode ser uma ótima opção como pedra para caminhos em jardins, possibilitando até ser pisada por pessoas descalças sem causar desconforto térmico.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Gostou? Então veja essas ideias e modelos de pedra para jardim do tipo São Tomé.
Imagem 41: Aposte em jardins secretos.
Imagem 42: Encaixe as pedras, mesmo que de tamanhos diferentes.
Imagem 43: Formatos e tamanhos diferentes.
Imagem 44: Em zig zag.
Imagem 45: Distribuição aleatória.
Pedra madeira
Um modelo simplificado da pedra São Tomé, a pedra madeira possui 3 cores de variações: branca, cinza e rosa. Contudo, o único problema é que ela não possui conforto térmico, sendo impossível pisar descalço em uma pedra dessas em um dia quente, por exemplo.
Imagem 46: Faça intercalação.
Imagem 47: Um caminho delicado.
Imagem 48: Até mesmo para entradas de carros.
Imagem 49: Aposte em placas maiores.
Imagem 50: Modelos cinza ficam lindos.
Ardósia
Essa é o modelo de pedra mais antigo utilizado na decoração. Assim, pode ser de usos internos e externos, a ardósia possui diferentes tonalidades, indo do verde ao chumbo.
Além disso, pode ser encontrada como pedras rústicas ou até mesmo lisas. Deste modo, essa pedra ainda pode ser encerada para ficar ainda mais brilhantes.
Porém, assim como outros tipos de pedra, a ardósia também esquenta bastante. Por isso é indicada para ser trabalhada em locais que recebem sombra. Mas veja como sua aplicação fica bem diferenciada e dá um ar de contemporaneidade.
Imagem 51: Integrando espaços.
Imagem 52: Para criar pequenos espaços.
Imagem 53: Trilha entre as flores.
Imagem 54: Degraus em ardósia.
Imagem 55: Pedras lineares.
Como escolher as pedras para jardim ideais
Com a vasta gama de pedras para jardim no mercado atual, fica complicado escolher qual o modelo. Ainda mais para aqueles que não possuem o conhecimento técnico sobre o assunto. Por isso que é indicado o acompanhamento de um profissional para esse tipo de serviço.
Mas, para aqueles que não estão cogitando o investimento para colocar um profissional na jogada, saiba que com um pouco mais de cuidado e tempo você mesmo pode realizar o seu jardim com as pedras ideais.
Porém, você pode solicitar a consultoria em lojas especializadas do ramo. Lá, os vendedores conseguem te indicar qual a melhor opção de pedra para jardim.
Então, basta já ter em mente qual será o tipo de jardim que você pretende fazer. Se será apenas decorativo, se haverá circulação de pessoas nele para uma possível permanência nele ou se será apenas um local para transição de espaços.
Dicas para escolher as melhores pedras para jardim
Contudo, para te ajudar nessa tarefa, separamos aqui algumas dicas bem simples para que você siga e consiga entender qual o melhor tipo de pedra para o seu jardim de acordo com a aplicação desejada. Então dá só uma olhada nessa lista:
- Pense no quanto você pode investir nas pedras para jardim;
- Analise bem o seu tipo de solo;
- Pense na parte de iluminação para valorizar ainda mais as pedras e vegetação;
- Pense na quantidade de pessoas que irão circular pelo ambiente, evitando que pedras inapropriadas afundem na terra ou quebrem com o peso das pessoas;
- Analise o tamanho da necessidade da pedra para o espaço;
- Escolha o tipo de pedra ideal.
Bem simples, não é mesmo? Então veja a seguir essa seleção de ideias para você se inspirar e montar o seu jardim.
Imagem 56: A mistura de gêneros.
Imagem 57: Pedras grandes como esculturas.
Imagem 58: A delicadeza dentro de casa.
Imagem 59: Contato com a natureza.
Imagem 60: A naturalidade com a água.
Imagem 61: Argila e pedras retangulares.
Imagem 62: Piso de jardim de inverno.
Imagem 63: Diversifique as pedras.
Imagem 64: Faça divisões com sarrafos.
Imagem 65: No jardim de inverno.
Imagem 66: Paredes e fundo d’água.
Imagem 67: Use pedras claras para evidenciar as plantas.
Imagem 68: Combine com a madeira.
Imagem 69: Dentro dos vasos e no piso com curvas.
Imagem 70: Brinque com cores e tipos.
Imagem 71: Não tenha medo de curvas.
Imagem 72: O preto traz sofisticação.
Imagem 73: Cores claras para plantas delicadas.
Imagem 74: Aposte em pedras maiores.
Imagem 75: Detalhes.
Imagem 76: Na parede de um jardim de inverno.
Imagem 77: Branco para destacar em meio a tons escuros.
Imagem 78: Na sacada de apartamentos.
Imagem 79: Apenas laterais.
Imagem 80: Contornando a casa.
O que colocar por baixo das pedras para jardim?
Depois de definir o tipo de jardim e o local a ser montado as suas pedras para jardim, você precisará realizar uma boa limpeza no local. Por exemplo, você pode retirar gramas, ervas daninhas e quaisquer outras coisas que possam interferir na beleza de seu jardim.
Então, depois de realizar uma cava no solo com aproximadamente 15cm de profundidade, adicione alguns desses itens listados a seguir para iniciar o processo da rota de drenagem.
- Cascalho;
- Areia grossa;
- Tijolo vermelho em pedaços;
- Gravilha.
Em seguida, acrescente jornais ou tecidos, ou que for mais fácil para você em cima. Isso irá evitar que ervas daninhas de propaguem. Depois disso coloque terra por cima e molhe bem.
Imagem 81: Faça a cava durante todo o local em que você irá realizar o jardim com pedras. Utilize uma enxada para executar o processo.
Imagem 82: Defina bem o tipo de jardim que pretende fazer. Por isso, escolha o tipo de vegetação antes de qualquer coisa e onde elas serão plantadas. Então procure pensar já no resultado final.
Imagem 83: Insira o cascalho ou qualquer outro elemento para servir como rota de drenagem antes de fechar o buraco com terra.
Imagem 84: Em seguida, adicione o pano ou o jornal.
Imagem 85: Dessa forma, você pode finalizar o processo acrescentando a terra para fechar o buraco. Por fim, acrescente as pedras escolhidas.
Ter pedras no jardim em casa é sinônimo de beleza
Mas e você? O que acha de ter um espaço decorado com pedras para jardim? Seja no chão, em cascatas, fachadas, escadas ou até mesmo em paredes decorativas.
Gostou dessas ideias? Então conta pra gente qual delas você, mas gostou e se você tem alguma outra inspiração ou já possui um jardim com pedras, mostra para gente a foto dele aqui nos comentários.
Acima de tudo, aproveite e inspire outras pessoas, contando como foi o processo de criação deste espaço tão gostoso que temos em casa.
Deixe um comentário