As paredes com textura estão em alta já faz algum tempo. A texturização é uma ótima aliada na construção de uma boa estética decorativa. Composições variadas prometem revitalizar paredes vazias e sem vida a um custo extremamente atrativo. Altamente durável, a textura pode ser aplicada em qualquer ambiente com exceção das placas e materiais em gesso.
As outras opções podem ser utilizadas tanto na parte interna quanto externa da casa. Se você gosta de colocar a mão na massa separe os seguintes itens: uma desempenadeira, uma espátula, um mexedor, jornais, rolos de pintura e o produto selecionado para texturização.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Mas, antes de criar uma parede com textura selecione o design que pretende recriar. Para te ajudar nesse sentido, reunimos abaixo opções em grafiato, com efeito chapiscado, com ranhuras ou com um desenho espatulado.
Índice
Como pintar paredes com textura?
O processo de pintar uma parede com textura é mais intuitivo do que parece. Você vai precisar dos mesmos materiais que utilizaria para pintar uma parede comum. O único item adicional será a escova de aço, pois esse será o pré-tratamento da parede e permitirá seu lixamento. Então, antes de mais nada, separe os seguintes itens e siga as etapas abaixo:
- Prepare a parede passando a escova de aço em toda estrutura. Se preferir, você também pode passar uma lixa comum. O lixamento resulta em poeira por todo lado, antes de iniciar a pintura, passe um pincel seco e um pano úmido para retirar resquícios de pó.
- Dê uma atenção especial as texturas em alto relevo. As poeiras podem dificultar a aplicação da tinta. Caso haja buracos ou irregularidades corrija previamente.
- Depois, espalhe alguns jornais para proteger o revestimento do chão. Não esqueça de proteger as molduras e os batentes das portas com fita crepe. Em seguida, certifique-se de que a tinta está no ponto e na cor correta. Se necessário, bata com a ajuda de um mexedor até a cor ficar uniforme.
- Se você ainda não possuí textura, no próximo tópico encontra-se o passo a passo. Agora, se sua parede já é texturizada, aplique a tinta com o auxílio de um rolo de lã, pincel, pistolas ou compressores.
Imagem 1: Nesta imagem temos, uma proposta de parede com textura chapiscada na cor branca. Esse efeito é dado através do auxílio de um rolo texturizado que pode ser achado com facilidade em qualquer loja de construção.
Imagem 2: Na proposta abaixo, temos algumas possibilidades de textura com efeito chapiscado em tons claros e terrosos. Ideal para deixar o ambiente moderno e charmoso.
Imagem 3: Uma opção de parede com textura em efeito jeans. Para conseguir esse resultado basta passar uma escova com a tinta ainda molhada na horizontal e vertical.
Imagem 4: Essa parede texturizada é perfeita para compor ambientes românticos e mais trabalhados. Use essa técnica para destacar uma parede sem vida.
Imagem 5: A parede com textura na cor bege é simples e multifuncional. Ela pode ser utilizada tanto em paredes internas quanto em paredes externas.
Imagem 6: Esse tipo de parede com textura ranhurada é extremamente popular. Você pode conseguir esse efeito com massa corrida e uma espátula com dentes largos.
Passo a Passo Parede com Textura
O segredo para uma parede com uma boa textura é a preparação. A textura é quase uma obra de arte e o pré-tratamento da área é extremamente importante para conseguir um bom acabamento. Você também precisa de técnica e infelizmente não vai conseguir se aprimorar se não tentar.
Aconselho também que compre um pouco a mais do produto escolhido para texturização. Assim, você pode fazer alguns testes preliminares. Veja abaixo um passo a passo resumido de como criar uma parede com textura.
- O primeiro passo é avaliar o estado da parede. Você precisa vasculhar cada cantinho em busca de buracos, falhas ou ranhuras que possam prejudicar o acabamento final da textura.
- Depois, preencha todas as imperfeições com um pouco de gesso ou massa corrida e espere secar. O processo de secagem costuma ser rápido.
- Então, com a parede lisa e uniforme é hora de lixar delicadamente. Você pode usar uma lixa comum ou uma esponja de aço.
- Em seguida, limpe o local com um pano levemente umedecido para retirar qualquer tipo de sujeira ou poeira. Nessa fase, você também pode aplicar um fundo preparador.
- Com os materiais prontos e a texturização escolhida. Coloque um pouco de massa na desempenadeira e aplique sobre a parede de forma delicada e uniforme. Faça os movimentos sempre de cima para baixo.
- A técnica de aplicação varia de acordo com a textura escolhida, portanto atente-se e pesquise bastante sobre o design que vai recriar.
- Espere no mínimo 24 horas até que massa esteja completamente seca e aplique a tinta que desejar com o auxílio de um rolo e um pincel. Pronto! Agora é só aguardar o tempo de secagem e decorar o espaço com móveis e objetos decorativos.
Imagem 7: Essa proposta de parede com textura foi realizada com rolo e uma tinta na cor cinza azulada. Para deixar o espaço aconchegante combine com móveis na cor branca.
Imagem 8: Parede com textura em formato de linhas verticais irregulares. Um efeito de fácil execução que mais se assemelha a um papel de parede.
Imagem 9: Uma bela proposta de parede com textura em gesso com efeito 3D. As formas geométricas estão em alta e possuem um ótimo custo benefício.
Imagem 10: Na imagem abaixo, temos uma parede com textura em grafiato na cor verde água que combina com móveis em madeira ou com variações da cor bege ou branca.
Tipos de Paredes com Textura
Existem alguns tipos de paredes com textura. O estilo mais comum é a textura em grafiato que recorrentemente transforma ambientes internos e externos. Para esse estilo é necessário habilidade, pois o design cria pequenas fissuras com grânulos de quartzo e cristais minerais. Se você não tem experiência na aplicação desse tipo de textura, recomenda-se que fale com um profissional.
No entanto, as outras possibilidades podem ser reproduzidas sem muitos percalços. Você pode testar o efeito chapiscado, por exemplo, pois seu efeito é obtido através de um rolo. Também é possível criar uma textura com o auxilio de uma esponja molhada em tinta ou até mesmo a textura espatulada.
Nesse caso, precisará de massa, mas o resultado final é igualmente bonito. Além disso, você também pode colar placas de gesso em alto relevo para deixar o espaço ainda mais exuberante.
Imagem 11: Para conseguir a clássica parede com textura em cimento queimado existem algumas opções. Você pode aplicar a textura com o auxílio de uma esponja ou conseguir esse efeito através de tintas especializadas.
Imagem 12: Uma única parede com textura pode mudar totalmente a cara do ambiente, confirma abaixo uma proposta interessante na cor cinza. A aplicação vertical combina elegância e graça.
Imagem 13: Parede com textura de gesso em efeito 3D é uma bela combinação de estilo e modernidade. Mas, use com moderação e escolha apenas uma parede por ambiente para não deixar o espaço carregado demais.
Imagem 14: Esse projeto brinca com lindos formatos de textura com efeito em grafiato. A iluminação quente e direcionada deixou a parede com textura ainda mais encantadora.
Imagem 15: Parede com textura em grafiato que se destaca pela localização próxima a janela. A cor vermelha da parede lateral deixa o ambiente ainda maior e mais divertido.
Imagem 16: Um projeto de parede com textura em gesso com efeito 3D que foge das formas geométricas. A ideia abaixo pode ser utilizada na sala de jantar ou em uma parede do quarto.
Imagem 17: Opção de textura de parede desenhada com o auxílio de um rolo. Decoração com paredes mais escuras deixam o ambiente extremamente luxuoso.
Imagem 18: Abaixo temos uma opção interessante de parede com textura em gesso. Esse projeto possuí um bom custo benefício para aqueles que não dispõe de muitos recursos.
Imagem 19: Para quem prefere uma parede com textura minimalista, essa é uma ótima pedida. O design delicado vai deixar o quarto clássico sem perder o charme.
Imagem 20: Uma textura de papel de parede clássica com pequenos relevos delicados. Funciona bem em qualquer espaço da casa e pode ser aplicada em mais de uma parede.
Imagem 21: Se você gosta de um design diferente a ideia abaixo mistura dois coringas da decoração. O desenho e a textura podem ser criados com madeira ou gesso.
Imagem 22: Simples e diferente, a proposta abaixo mistura iluminação fria direcionada a uma parede com textura em gesso 3D. Ideal para criar um espaço com personalidade.
Imagem 23: O ambiente externo da casa também merece uma repaginada. No projeto abaixo, temos uma parede com textura grafiato que é conhecida pela durabilidade.
Imagem 24: Na foto abaixo, temos um parede com textura grafiato na parte frontal da casa. A aparência diferenciada promete um toque especial varandas e áreas externas.
Imagem 25: Uma ideia de parede com textura em formato de onda pode deixar o seu espaço ainda mais leve. O efeito acontece se você combinar duas cores diferentes na hora da aplicação.
Imagem 26: Inovadora e criativa, essa proposta traz uma aplicação parcial de textura em pedra no canto da parede. O destaque fica por conta do design rústico e da combinação com cores quentes.
Imagem 27: Parede com textura em 3D com design de natureza. Aqui a textura foi criada com espelhos adesivos, é uma alternativa econômica e limpa para quem quer destacar a parede sem precisar mexer com tinta.
Imagem 28: A parede recebeu um pouco de tinta e manteve o relevo natural dos tijolos. Então, com simplicidade criou-se um bonito efeito de parede com textura.
Imagem 29: Uma combinação de parede com textura e espelhos para dar a impressão de uma sala de jantar ainda maior. O móveis na cor branca também auxiliam nesse sentido.
Imagem 30: Divertido e contemporâneo, o dormitório abaixo combina móveis pretos a uma parede com textura grafiato. A cor da parede proporciona vitalidade ao ambiente.
Paredes com textura de gesso
É comum encontrar boas referências de paredes com textura em gesso em vários sites da internet. Isso porque o gesso é um material barato, multifuncional e versátil. Além de texturizar a parede, também é possível projetar rodapés, molduras e fazer acabamentos em geral durante o processo de inovação da sua casa.
Com texturas nesse material, seu ambienta ficará pronto com rapidez, pois o gesso costuma secar mais rápido que a massa corrida. Além disso, como sua aplicação é prática, o seu espaço ficará pronto em menos tempo. O preço desse produto muda de acordo com as especificações e com a região escolhida para compra.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 31: Além de deixar o comodo despojado, a parede com textura em alto relevo também aumenta o isolamento acústico do ambiente.
Imagem 32: Com um estilo mais tradicional, as placas quadradas de gesso 3D são fáceis de encontrar. Com elas, você consegue um espaço estiloso e versátil.
Imagem 33: Além de comprar placas prontas, você também pode encomendar placas em um formato personalizado. A partir daí, é só pintar a parede com textura com a cor que desejar.
Imagem 34: Uma proposta de parede com textura e moldura de gesso. O diferencial está na combinação das cores claras a uma iluminação quente e aconchegante.
Imagem 35: A cor amarela remete a luz, descontração e otimismo. Se combiná-la a uma parede com textura clássica o resultado será um ambiente alegre e inovador.
Imagem 36: Decorar um ambiente social com placas de gesso em 3D oferece uma proposta calorosa e convidativa. Tente combinar essa ideia a vasos, painéis e cortinas diferenciadas.
Imagem 37: Paredes em tons de azul são uma tendência para esse ano. Esse estilo força um ambiente mais descontraído e desinibido.
Imagem 38: Projeto de parede com textura em gesso em alto relevo proporciona leveza e serenidade ao local. Aproveite esse efeito para combinar móveis escuros com uma parede mais clara e sútil.
Imagem 39: Paredes com textura em gesso cinza que destaca perfeitamente o mármore preto da meia parede. Para deixar esse ambiente aconchegante o ideal é optar por móveis claros e uma iluminação fria.
Imagem 40: Nessa opção, o proprietário optou por uma parede com textura em gesso na cor salmão. Ela está localizada no centro da sala para ficar alinhada ao sofá.
Imagem 41: Original e moderna, essa parede com texturas em alto relevo na cor azul royal transformaram completamente a energia do espaço. O destaque vai para os pendentes que deram um charme a mais ao dormitório.
Imagem 42: Inédita, essa parede com textura optou por combinar móveis escuros a uma parede bege e uma moldura branca mais grossa. A roupa de cama combinando deixou o espaço aconchegante e confortável.
Imagem 43: Essa parede com textura em gesso em 3D foi projetada para chamar atenção. Nesse caso, a cor roxa precisa ser combinada com itens minimalistas para não deixar o espaço muito poluído visualmente.
Imagem 44: Simples, essa parede de gesso com relevo é composta por longas ondas horizontais para ambientar os convidados com tranquilidade. É uma alternativa sútil que faz toda diferença.
Imagem 45: Uma boa opção para inovar é usar paredes com textura no quarto. Nessa parede, a cor escolhida foi branca para contrastar com a mobília amadeirada.
Imagem 46: Esse modelo de sala de jantar optou por fazer uma combinação de textura na parede e nas cadeiras da mesa. Também foi usado espelho em uma das paredes para o local ficar um pouco maior.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 47: Mais específica, essa parede com textura foi criada especialmente para acomodar a Nossa Senhora Aparecida. O destaque está no estilo das ondulações escolhidas e na pequena mesa combinando.
Imagem 48: Exemplo de parede com textura com aplicação em metade da parede. A outra parte foi destinada a receber um painel de madeira que comporta alguns objetos e a televisão.
Imagem 49: Espelho e parede com textura é sempre uma boa opção. Nesse caso, o proprietário também optou por uma sanca grossa e uma iluminação artificial fria para deixar à área bem clara.
Imagem 50: Paredes com textura em gesso na cor branca para ampliar o espaço. Esse estilo de sala de estar e jantar conjugada utiliza placas de gesso combinadas a um lustre de cristais finos.
Paredes com textura para quarto
A maioria prefere colocar uma parede com textura na sala, mas o quarto também pode receber essa dose de vivacidade. O quarto é o refúgio da rotina esmagadora e deve ser um ambiente aconchegante, confortável e acolhedor. É ele que vai regenerar suas energias para mais um dia.
Normalmente, a textura fica localizada na parede da cabeceira para contrastar com a cama e com os itens espalhados pelo quarto. Como o dormitório é um espaço de relaxamento, evite excentricidades e respeite suas características pessoais.
Imagem 51: Projetado no canto do quarto, essa parede com textura foi feita com gesso e tinta na cor verde musgo. O piso laminado cinza no chão e o pendente geométrico ressaltou a deslumbrância do dormitório.
Imagem 52: Um outra alternativa para quem não quer gastar muito dinheiro, mas gostaria de repaginar o quarto. As linhas irregulares na parede se comparam a um papel de parede de tão perfeitas.
Imagem 53: Pouco usada, essa parede com textura em 3D na cor preta dará luxuosidade ao quarto. Mas, cuidado com as composições para não escurecer demais o ambiente.
Imagem 54: Todo em tons claros, esse quarto promete deixar o hóspede relaxado e confortável. É uma proposta simples e prática de ser recriada.
Imagem 55: Nesse ambiente a ideia é criar um contraste entre as texturas espalhadas pelo quarto. Para isso, ele foi montado com textura riscada na parede da cabeceira, tapetes com efeito chapiscado no chão e móveis em madeira.
Imagem 56: Tradicional, essa ideia de parede com textura grafiato foi criada a partir da cabeceira da cama. O grafiato é um material durável e multifuncional que pode ser usado em diversos ambientes da casa.
Imagem 57: Elegante, esse projeto tem um espelho na lateral da parede que ajuda a destacar a parte que contém a textura de gesso com ondas verticais.
Imagem 58: Parede de textura moderna em formato geométrico. Essa é uma ótima opção para dormitórios espaçosos e com muita luz natural.
Imagem 59: Projeto com papel de parede texturizado. Essa é uma alternativa rápida e econômica para texturizar a parede.
Imagem 60: Uma inspiração de parede de tijolos que se destaca pela simplicidade. Esse estilo combina com revestimentos claros e escuros. Você também pode abusar na cor da mobília para deixar o quarto mais divertido.
Paredes com textura rústica
A parede com textura rústica é aquela que foge do aspecto liso e uniforme. Essa alternativa prioriza formas puras e naturais. O rústico provoca sensações que fogem às cotidianas e possuí um ótimo custo benefício.
Como o rústico tem um estilo bruto, equilibre o espaço com objetos leves, claros e neutros. Você também pode abusar de acessórios em tons terrosos. Itens em madeira são essenciais para dar aquele toque de natureza ao seu lar.
Imagem 61: Nessa opção de parede de tijolos, a ideia é dar um pouco de vivacidade e exuberância ao espaço. A textura clara contrasta com as escadas em madeira mais escura.
Imagem 62: Para aqueles que buscam uma proposta diferente essa é uma excelente alternativa, a sofisticação vem da faixa de espelhos e dos rodapés brancos.
Imagem 63: Proposta de parede rústica com teto em madeira. O diferencial deste modelo é que a cor da textura segue a mesma tonalidade do resto da sala. Esse estilo destaca ambientes amplos.
Imagem 64: Esse espaço ganhou uma parede rústica, sem grandes acabamentos caiada de branco para contrastar com as guarnições de madeira e o piso de cerâmica.
Imagem 65: Essa alternativa traz uma parede externa moderna que explora a cor e a jovialidade. Modelo fantástico para pessoas versáteis e criativas.
Imagem 66: Se você é tranquila e relaxada, porque não colocar uma pouco da sua personalidade na decoração da casa? A opção abaixo é minimalista e envolvente.
Imagem 67: Vemos abaixo uma opção de parede texturizada com pedra ferro. Nessa proposta é importante ser cautelosa na decoração para não deixar o espaço bruto e escuro demais.
Imagem 68: A parede de cimento queimado, serve para criar o contraste com a madeira e os tijolinhos aparentes.
Imagem 69: A parede mistura modernidade e pitadas de minimalismo. Para complementar a textura você pode incluir pendentes ou luminárias para dar luz ao espaço.
Imagem 70: Em casas na fazenda quanto mais rústico melhor. Aqui a textura aparece nas paredes revestidas com madeiras de demolição.
Imagem 71: Moderna e funcional, esse varanda possui textura grafiato em bege junto a uma porta centralizada branca. Para valorizar ainda mais esse ambiente capriche na decoração.
Imagem 72: É uma opção sofisticada que conta com uma textura em pedra. A decoração também deu um charme especial a essa composição.
Imagem 73: Nessa opção, temos paredes com textura e acessórios modernos em prata com formas inusitadas que dão uma cara despojada ao ambiente.
Imagem 74: Uma outra opção de textura na cor bege com detalhes em azul. Essa ideia deixa o ambiente harmônico e bonito. O projeto combina bem com revestimentos claros.
Imagem 75: Aqui, o cimento queimado ganhou a cor vermelha para criar a textura dessa parede e contrastar com a bancada de quartzo branco.
15 Imagens de Paredes com Textura
O estilo das paredes com textura depende do gosto pessoal de casa um. Tenha em mente que texturas extravagantes pedem por objetos neutros e discretos. O equilíbrio é sempre a palavra chave da decoração.
Pesquise também os tipos de decoração, isso pode ser um norte na hora de combinar a textura da parede com a textura dos móveis e objetos da casa. Para te inspirar, separamos 15 imagens de paredes com textura em diversos estilos.
Imagem 76: Revestimento texturizado para destacar o pé direito duplo e contrastar com a escada flutuante de madeira e vidro.
Imagem 77: Essa opção combina paredes em cinza queimado com acessórios e objetos em tons de preto e marrom. As plantas penduradas proporcionam leveza e vitalidade ao lugar.
Imagem 78: Nesse ambiente a textura aparece tanto na parede quanto no teto. Na parede o tijolo foi colocado em escama de peixe e contrasta com o teto de gesso.
Imagem 79: Nessa imagem, temos uma composição com padrões diferentes. Os pendentes combinam perfeitamente com várias opções de decoração e estilo.
Imagem 80: Textura simples feita em grafiato e pintada com uma cor quente para dar destaque ao nichos e a decoração.
Imagem 81: Na imagem abaixo, o projeto se destaca pela combinação entre algumas tonalidades de madeira. A madeira é um material multifuncional que combina com qualquer ambiente.
Imagem 82: A mistura de texturas e cores está super em alta. Na imagem abaixo, temos uma inspiração com um toque de criatividade e leveza.
Imagem 83: A ideia abaixo combina duas tendências: a parede com textura bege e pisos laminados com design amadeirado. Com essa combinação você consegue deixar o espaço elegante.
Imagem 84: Parede com textura marmorizada para destacar os objetos de decoração e a bancada de madeira rústica.
Imagem 85: Esse banheiro ganhou destaque com os grandes painéis de gesso 3D e o teto rebaixado com projeto luminotécnico direcionado.
Imagem 86: Luxuosa e diferenciada, a proposta abaixo traz uma parede texturizada com pastilhas prateadas. Para dar um ar de elegância os objetos foram escolhidos em dourado.
Imagem 87: Nessa opção, a parede ganhou um charme especial por conta da cor escura. Durante a reprodução não esqueça de escolher acessórios sóbrios e discretos para não carregar o ambiente.
Imagem 88: A proposta abaixo traz um box de vidro transparente com um fundo texturizado na cor bege. Essa opção é ideal para projetos de banheiros simples e criativo.
Imagem 89: Esta é uma alternativa ousada e econômica frequentemente utilizada em casas de estilo mais rústico. O diferencial esta na distribuição das texturas.
Imagem 90: Banheiro pequeno que se destaca pela combinação de texturas. A parede com textura de pedrinhas deixa o ambiente interessante e moderno.
Curta, comente e compartilhe
Gostou desse post sobre paredes texturizadas? Não deixe de comentar abaixo e compartilhar com seus amigos.
Para saber mais e ficar sempre por dentro das novidades e tendências em arquitetura e designer continue acompanhando nosso site.
Mônica diz
Sensacional! Uma mais linda que a outra! Parabéns!