Orquídea Vanda é um gênero formado por mais de 80 espécies que compõem a família da Orchidaceae, nome científico das orquídeas.
Com floração vistosa, perfumada e de intensa cor, esta espécie muito apreciada de orquídea é original da Ásia Oriental, Sudoeste Asiático e Nova Guiné.
Suas raízes expostas, cores, formas e tamanhos peculiares é o que faz com que esta planta seja uma das espécies mais cobiçadas para o cultivo em casa além das mais diferentes variedades de flores para jardins.
Para cultivá-la não é necessário nenhum tipo de substrato. A orquídea Vanda gosta mesmo é de muita água para que ela floresça até mesmo mais de uma vez ao ano.
Mantê-la viva e florida é mais simples do que você imagina, porém requer alguns cuidados especiais. Aqui você vai aprender a fazer mudas, plantar e até cultivar a sua orquídea Vanda e ainda se inspirar com 60 imagens encantadoras e exuberantes deste tipo de planta.
Imagem 1: A orquídea Vanda é uma espécie muito fácil de cuidar. As raízes expostas ganham destaque tanto quanto suas lindas flores.

Índice
Características da orquídea Vanda
Plantas monopodiais são características de plantas que crescem para cima. E as epífitas são plantas que usam árvores como apoio para manter-se vivas. Essas são algumas das características da Orquídea Vanda que você vai entender um pouco mais ao longo deste artigo!
As flores da Orquídea são de longa duração, uma forma da natureza compensar a sua floração uma vez ao ano. As flores são muito perfumadas e quando a Vanda é misturada com outra espécie, ela pode florir mais de uma vez ao ano.
As flores crescem em direção opostas a raízes para que a rega ou a água da chuva sejam depositadas diretamente no caule em direção às raízes.
Imagem 2: Podem ser plantadas em vasos com substrato. O clima ideal para o cultivo deste tipo de planta deve ser quente e úmido.

Raízes
As raízes expostas e desenvolvidas da Orquídea Vanda é uma característica bastante conhecida desta espécie que crescem além do vaso.
Isso é o que torna possível para que a planta absorva nutrientes. As raízes merecem atenção especial porque ela serve como indicador de planta saudável importante para a sua sobrevivência.
Quando a planta está em fase de crescimento, o ideal para que as suas raízes se desenvolvam é deixá-las expostas. Sabia que elas podem chegar a medir mais de um metro e meio de comprimento?
De forma geral, as raízes das orquídeas Vandas são mais volumosas e de aspecto seco que se tornam mais esverdeadas quando hidratadas na água.
Imagem 3: As raízes são como uma esponja que absorvem a umidade, esse processo retém a água e protege do excesso de sol.

Como cultivar
Como já foi pontuado um pouco mais acima, a orquídea Vanda é de fácil cultivo como os tipos de suculentas e lírios da paz, por exemplo. E não precisa de substrato para envolver as suas raízes.
Um vaso com orifícios no fundo e na lateral é ideal para cultivar a sua planta. Além de um local úmido e quente com boa iluminação e longe do contato direto com o sol como outros tipos de flores para decorar a casa.
Como não há reserva de água, é necessário regá-la diariamente para hidratar, primeiro as raízes até a água escorrer entre elas e em seguida as folhas borrifando-as.
Se você não tiver tempo para fazer a rega diária em dias quentes, tem a opção de cultivá-la usando substratos ideal para reter a água e os nutrientes necessários para a sua planta se manter saudável.
Portanto, se a sua Orquídea for cultivada com substrato, não é necessário a rega diária. Caso contrário é preciso regar diariamente pela manhã e no final da tarde também como algumas espécies de plantas para jardim.
Imagem 4: Evite cortar as raízes mesmo que elas apresentem estar ressecadas, é possível que elas voltem a ficar verdes ao serem hidratadas.

Imagem 5: Para cultivar Vandas com substrato, use uma mistura de casca de pinus, carvão vegetal e musgo para reter mais umidade.

Imagem 6: A orquídea Vanda precisa de muita luz, mas com sol indireto. É importante que as raízes estejam bem molhadas até que a coloração fique verde.

Imagem 7: Para molhar você pode deixar a água em abundância escorrer pelas raízes da planta.

Imagem 8: Ou borrifar as raízes uma ou duas vezes por dia, dependendo do calor e do clima exposto no qual ela está sendo cultivada.

Imagem 9: A adubação pode ser feita de 20 em 20 dias.

Imagem 10: Você vai precisar de um arame, fio de nylon ou algo similar que ajude a prender a planta para ela se desenvolver. Agora é só aguardar a floração.

Como fazer mudas de orquídea Vanda
As orquídeas Vandas não tem divisão da planta-mãe, portanto, não produzem mudas com facilidade.
As mudas que surgem a partir de orquídeas adultas se chamam Keikis. Esta espécie de planta cresce verticalmente e se desenvolvem em um único caule que são difíceis de fazer mudas.
Caso a sua planta tenha produzido um Keiki, só remova da planta-mãe quando a muda apresentar três ou quatro raízes. Mas esta ação não é recomendada nesta espécie de orquídea porque a planta-mãe pode morrer.
Imagem 11: Muda pequena (Keiki) de orquídea Vanda. Alguns cuidados necessários são evitar a exposição a ambiente frio e ao vento e para não a queimar.

Imagem 12: Primeiro estágio de mudas de orquídea Vanda. Elas podem surgir, mas não existe um método certo para que elas se desenvolvam.

Imagem 13: Orquídea Vanda brotando espontaneamente.

Imagem 14: Veja como este brotinho de orquídea Vanda é perfeito.

Imagem 15: Porém não é indicado retirar as mudas desta espécie de planta.

Imagem 16: Mudas deste tipo de orquídea no orquidário. Para produzir a muda a planta deve ter raízes na parte superior do caule.

Imagem 17: Plantas já adultas com raízes bem nutridas que crescem de forma saudável.

Imagem 18: Já nesta imagem as raízes da orquídea em momento de brotação.

Imagem 19: Um berçário de mudas que nos presenteia com este espetáculo de flores coloridas.

Imagem 20: Use arame revestido (igual as da embalagem de pão) para não machucar a sua orquídea Vanda.

Como plantar orquídea Vanda em casa
Antes de colocar a Orquídea Vanda no vaso com buracos nas laterais e no fundo, é preciso molhar as raízes para que elas fiquem mais flexíveis e não se rompam com facilidade.
Você vai precisar de um arame de preferência encapado ou algo similar que ajude a prender a planta a se desenvolver. É possível também cultivar a Vanda suspensa em pergolados, por exemplo, sem nenhum tipo de vaso deixando as suas raízes aéreas.
Imagem 21: Importante ressaltar que as Vandas não são plantadas. Esta espécie de planta com raízes aéreas devem ser cultivadas suspensas e sem vasos para que as suas raízes fiquem sempre arejadas.

Imagem 22: Aqui a orquídea Vanda está sendo cultivada em vasos com substrato.

Imagem 23: Já nesta imagem ela está sendo cultivada na bucha vegetal. Perceba a presença de arames e presilhas para manter a sua estrutura fixada na base.

Imagem 24: Se for necessário cortar a raiz, passe um pouco de canela em pó para evitar a infecção de fungos.

Imagem 25: Quando as folhas caem é por falta de água e umidade. Não se preocupe porque esse é um problema muito comum deste tipo de orquídea.

Imagem 26: Em dias mais quentes as orquídeas perdem muita água com muita facilidade, por isso fique atento quanto a rega.

Imagem 27: Instaladas nas árvores, as Vandas ficam lindas. Faça a irrigação frequente e mantenha a sua planta em ambiente com temperatura mais amena.

Imagem 28: Elas costumam florir anualmente e algumas de suas flores são bastante perfumadas.

Imagem 29: Aqui o vaso serve de base para as raízes cultivadas sem substrato.

Curiosidades
Uma das melhores plantas para se cultivar em jardins. A orquídea Vanda é conhecida pela exuberância de suas flores, é a preferida dos orquidófilos e a mais popular do mundo.
Tem lindas flores, de fácil cultivo que pode ser cultivada suspensa, em vasos ou presa em troncos de árvore.
Das 81 espécies catalogadas, Vanda é a mais famosa entre as orquídeas. A maioria vive em árvores e podem ser encontradas à venda em orquidários. Em seu habitat natural em cima das árvores, elas podem alcançar até dois metros de altura.
Original da Ásia Oriental, elas podem ser encontradas nas montanhas do Himalaia, Índia, China, Filipinas ou no norte da Austrália.
O ideal é que as Vandas fiquem penduradas sem substratos recebendo sol indireto, umidade e boa adubação. Evite usar substratos e forneça umidade alta de até 80%. Adubos com maior quantidade de fósforo estimulam e aceleram o crescimento.
Em dias com temperatura a partir dos 30°C, o ideal é regar duas vezes ao dia. Já em dias com temperatura entre 12°C e 30°C, regar uma vez ao dia. Por outro lado, em dias frios com temperatura inferior a 12°C regue um dia sim e outro não.
Quando o clima apresenta temperatura superior aos 30°C, você pode aumentar a umidade do ambiente colocando um prato raso de água próximo da sua orquídea.
Imagem 30: A orquídea Vanda até pode ficar em contato direto no sol, mas neste caso ela não se desenvolve por completo.

Imagens que te farão desejar cultivar orquídea Vanda em casa
As principais características desta espécie de Orquídeas são as suas belas raízes expostas que ganham destaque pela exuberância e beleza inusitada.
É claro que a floração das Vandas também é igualmente bela e exuberante. De cores intensas, elas podem variar do lilás, amarelo, vermelho, roxo ou branco.
Combinam muito bem em todos os ambientes e quando pendurada, suas raízes, folhas e flores formam um lindo arranjo decorativo que podem até mesmo ser cultivadas sem nenhum tipo de vaso, conforme você pode conferir.
Imagem 31: Arranjo de orquídea Vanda em vaso rústico de nó de madeira.

Imagem 32: Orquídea Vanda em vaso de vidro redondo. A sua orquídea vai dar um toque charmoso dentro ou fora de casa.

Imagem 33: O arranjo de orquídeas vai dar um charme ao ambiente e deixá-lo lindo com a sua floração vibrante.

Imagem 34: Para festas e eventos os arranjos de mesa nesses vasos transparentes são ideais para exibir toda a beleza de suas flores.

Imagem 35: Orquídeas Vanda branca é muito usada em decoração de casamentos. Veja que delicadeza nas taças de cristal!

Imagem 36: A floração pode durar até um mês. Caso ela não esteja florindo, observe se é por falta de água, luminosidade ou adubação.

Imagem 37: Proteja a sua planta do vento e da baixa temperatura, elas preferem o clima tropical.

Imagem 38: Neste arranjo natural plante sem substrato e use cascas de árvores ou fibra de coco para compor a decoração.

Imagem 39: Ou use casca de palmeira em um estilo oriental e deixe a sua planta próximo a janela para receber a luminosidade do sol.

Imagem 40: Lembre-se que este tipo de orquídea para florescer e crescer com vigor não podem ser expostas diretamente ao sol.

Imagem 41: Podem ser instaladas na meia sombra em troncos mortos de árvores, por exemplo.

Imagem 42: Ou em árvores vivas para criar esta aparência única e exuberante na decoração do seu quintal ou jardim.

Imagem 43: Ela é ideal para qualquer espaço da casa para complementar a decoração e compor diferentes ambientes.

Imagem 44: As cores vibrantes deixam a decoração do seu projeto paisagístico lindo que combina com diferentes estilos de decoração.

Imagem 45: Que podem ficar pendurados em vários ambientes da casa exposto de várias formas.

Imagem 46: Elas podem apresentar um tamanho menor e as folhas mais claras que crescem em direção contrária ao sol.

Imagem 47: Seja suspensa, penduradas ou em vasos. A orquídea Vanda é linda e compõe o ambiente com os seus detalhes.

Imagem 48: Ou como protagonista numa parede.

Imagem 49: O canto de sala com orquídeas Vanda deixa o espaço muito mais sofisticado.

Imagem 50: E na varanda do seu apartamento se bem cultivada pode florescer mais de uma vez ao ano.

Imagem 51: Arranjo aéreo com Vanda de floração amarela para dar um toque de cor ao ambiente.

Imagem 52: Para bancadas e balcões as cúpulas de vidro completam a decoração do ambiente.

Imagem 53: Usar a orquídea Vanda suspensa desta forma é uma excelente maneira para exibir as suas raízes aéreas.

Imagem 54: Seja num painel de madeira, no tronco da árvore ou em vaso espaçado, ela dá charme a área externa.

Imagem 55: Com muita criatividade você pode criar um jardim vertical com esta espécie de orquídea. Ficou lindo neste tronco, não é mesmo?

Imagem 56: Ou simplesmente fixada num canto da casa como este belo arranjo decorativo.

Imagem 57: Orquídeas de várias cores são ideais para dar um destaque todo especial na decoração.

Imagem 58: Esta floração da orquídea de tom avermelhado dá um toque delicado na decoração de qualquer ambiente.

Imagem 59: Cultive a sua orquídea das mais diferentes maneiras e crie espaços com lindos jardins suspensos na sua casa e recrie o seu habit natural.

Imagem 60: Para finalizar, agora que você já sabe como plantar e cultivar a Vanda, imagina essa cortina de orquídeas coloridas na sua casa. Gostou das dicas?

Deixe um comentário