Os modelos de portas estão em um lugar de destaque como acessório de decoração. Além de possibilitar a circulação entre as áreas, elas demonstram muito sobre o estilo e a personalidade do morador.
Desde que a porta roxa de Friends passou a estampar imagens nas redes sociais, as portas coloridas viraram uma tendência a ser seguida. Elas deixam o ambiente alegre e descontraído. Se o seu estilo é mais clássico, mantenha as cores neutras, mas explore novos formatos, texturas e materiais.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Nos projetos a seguir, separamos algumas ideias e projetos onde as portas são feitas em madeira, vidro, alumínio, metal e muitas outras para que você possa se inspirar.
Índice
Principais Tipos de Portas
Em cidades brasileiras, as portas mais populares são as de baixo custo, mas com um pouco de criatividade é possível escolher alternativas que possibilitam boas composições. A porta de madeira, por exemplo, tem um ótimo custo beneficio e costuma ser bastante durável.
Também estão disponíveis portas em vidro, PVC, aço ou alumínio. Além de selecionar o material, é importante pensar no estilo da porta, temos opções de modelos de portas de abrir, portas de correr, portas pivotante, portas sanfonada, portas camarão, portas francesa, porta venezianas, etc.
imagem 1: Nesta primeira opção, a porta possuí um batente arredondado na parte superior que valoriza a visibilidade do lustre de cristais. Essa combinação mescla transparência com bordas pretas para deixar o ambiente moderno.
Imagem 2: A porta de abrir localizada na parte externa da casa, deixou a entrada bonita e moderna. O destaque vai para textura na parede que combina perfeitamente com o design da porta.
Imagem 3: Nessa opção, o proprietário optou por uma porta de vidro ultrawhite com bordas grossas na cor branca. O vidro jateado da porta garante a privacidade.
Imagem 4: Essa porta azul de duas folhas é ideal para paredes brancas ou neutras. Ótimo exemplo de como manter peças antigas de forma moderna e divertida.
Imagem 5: Porta de madeira de demolição combina com todos os estilos. O proprietário optou por uma parede branca para destacar o batente e a cor da madeira.
Porta de Madeira
Existem portas de madeira para ambientes internos e externos. Na hora de escolher, leve isso em consideração, para evitar qualquer tipo de dor de cabeça posterior. Saiba de antemão, que esse material precisa de alguns cuidados, pois está sujeito a cupins e desgaste as intempéries.
Conhecida por não ser resistente a água, as portas de madeira são divididas em madeira industrial e natural. Sua versão pura é durável e tende a resistir melhor a exposições a umidade e ao contato com fungos. Já a madeira industrial é o oposto disso, pois é formada por uma mistura de pó de madeira e cola.
Imagem 6: Essa porta de abrir em madeira não apenas valoriza a entrada da residência, como alonga o espaço, esse tipo de modelo é ideal para entradas com pé direito duplo.
Porta de Vidro
Os modelos de portas em vidro são muito populares por exigirem pouca manutenção ao longo do tempo. O vidro pode ser liso, jateado, texturizado, com alto relevo ou com pequenas aplicações adesivas.
Se a transparência não é um problema, você pode colocar portas de vidro em todos os ambientes da casa. Além de combinar com qualquer estilo de decoração, essa alternativa permite a entrada de luz natural nos espaços.
Diferente dos outros materiais, esse tipo de porta dispensa a aplicação de verniz, tinta ou de produtos de conservação e extensão da vida útil da porta. A facilidade na higienização também é um diferencial que popularizou sua utilização.
Imagem 7: Grande e arredondada, essa porta de vidro é composta por divisórias em ferro. Essa é uma ótima opção se você busca charme e durabilidade.
Porta de Alumínio ou Metálica
Os modelos de portas de alumínio ou outros metais são muito procuradas por oferecerem durabilidade. Se o intuito é separar os ambientes e proteger a área interna da casa, esse material cumpre muito bem a função.
Além do alumínio, também estão disponíveis portas em aço e ferro. São fáceis de limpar e tão resistentes quando as opções em alumínio. O custo vária de acordo com design, largura, altura, estampa e a disposição dos detalhes.
Imagem 8: Uma boa opção para inovar na entrada é combinar estampas e texturas. Nessa porta, o material escolhido se destaca por ser fora do padrão.
Porta Sanfonada
Os modelos de portas sanfonadas ou articuladas são procuradas por quem precisa fechar um grande vão, mas quer manter os ambientes integrados, esse tipo de modelo permite abertura e fechamento total de espaços.
Comumente, esse modelo de porta é mais utilizado em varandas gourmet, salas, cozinhas, lavanderias e como forma integrar ou separar os ambientes conforme a necessidade dos moradores.
Imagem 9: Esse modelo de porta sanfonada optou por divisórias em vidro ultrawhite. Nessa alternativa, a prioridade é otimizar o espaço durante a abertura.
Porta de Correr
Os modelos de portas de correr são muito procurados por quem quer economizar espaço com a abertura da porta, por isso, é indicada para grandes vãos ou espaços mais compactos, o que faz desse modelo um coringa. Além de otimizar o espaço, esse tipo de porta é capaz de deixar o ambiente mais moderno e sofisticado.
Veja abaixo uma seleção de modelos de portas de correr feitas em diferentes materiais e colocadas em diferentes ambientes.
Imagem 10: Porta de correr com esquadria de madeira e centro de vidro permitindo entrada de luz natural e integrando ambientes interno e externos.
Porta Pivotante
Ideal para quem busca elegância e refinamento, os modelos de portas pivotantes costumam ser mais pesados e exigem um espaço maior para instalação. O custo desse modelo de porta também costuma ser mais alto quando comparado com outros modelos.
Seu custo também leva em conta o fato de que são grandes, planejadas e pesadas e, portanto, precisam de dobradiças e suportes resistentes. A seguir, mostraremos por que a porta pivotante é a primeira sugestão dos arquitetos, quanto se trata de ambientes modernos e sofisticados.
Imagem 11: Esse projeto optou por misturar a madeira da porta pivotante a uma parede branca texturizada. O piso de porcelanato arremata a decoração.
Porta Duas Folhas
Os modelos de portas duas folhas são comuns em residências mais antigas ou onde há portas com vãos maiores. Os modelos mais atuais desse tipo de porta apresentam detalhes modernos, e podem ser feitas em madeira, aço, alumínio, madeira e vidro.
Também pode ser uma boa opção para áreas que dão acesso ao jardim, mas nesse caso é importante que o material seja de madeira maciça ou outra composição resistente. Assim, a segurança é garantida. Confira abaixo uma opção que prioriza a abertura centralizada.
Imagem 12: Exótica, essa porta duas folhas com abertura centralizada parece saída de um filme. Ela possui uma tonalidade escura, pegadores em dourado e uma textura chamativa e original.
Portas Francesas
Muito similar as portas de duas folhas, os modelos de portas francesas são conhecidos por serem feitas de madeira e vidro, e são uma excelente opção para portas que dão acesso a áreas externas, como jardins, corredores e piscinas.
Esse tipo de porta ganhou versões mais modernas, mas geralmente é escolhida por quem quer dar mais charme e personalidade ao projeto, ou ainda, quem quer imprimir um ar mais vintage ao ambiente.
Imagem 13: Exemplo de porta francesa com esquadria de madeira na cor branca. Seu fechamento é centralizado e ela promete deixar o ambiente clean e moderno.
Modelos de Portas Internas
Os modelos de portas internas podem variar muito, desde portas simples de madeira, a portas planejadas e com detalhe, e não necessariamente todas as portas dos ambientes internos precisam ser iguais. Pela não exposição a vento, sol e chuva, a porta interna pode ser feita em materiais mais leves e decorativos.
Abaixo veremos portas de correr, articuladas, simples e camarão feitas em diversos materiais e com detalhes variados, a dica aqui é pensar nas portas como parte da decoração e como elas combinaram com os móveis, cores e texturas das paredes e ambientes.
Imagem 14: Para quem não deseja investir tanto em uma porta interna muito elaborada, uma opção é a porta de vidro temperado. Na cor azul, ela deixa a casa moderna e o ambiente leve.
Imagem 15: Porta articulada em vidro transparente para ambientes grandes e espaçosos. Esse estilo de porta tem o fechamento sanfonado para otimizar o espaço entre as áreas.
Imagem 16: Delicada e criativa, essa porta de vidro tem florais. É uma boa opção para separar espaços internos da casa. Na imagem abaixo, ela foi utilizada como porta da biblioteca.
Imagem 17: Para ambientes mais rústicos, a porta celeiro de correr pode ser a melhor opção para otimizar o espaço e trazer personalidade para a decoração.
Imagem 18: Uma outra alternativa para quem prefere o estilo industrial, é a porta de correr em ferro. Ela combina perfeitamente com a textura do concreto das vigas estruturais.
Imagem 19: Muito usada para compor espaços internos, essa proposta conta com uma porta de vidro com esquadrias na cor preta. Uma alternativa simples e minimalista que promete modernidade ao ambiente.
Imagem 20: Uma bela opção de porta clássica com estrutura arredondada. Essa é uma possibilidade que combina branco e preto com vidro canelado.
Imagem 21: Porta camarão branca, feita em madeira com maçaneta central. Esse modelo de porta é uma ótima opção para quem precisa economizar espaço.
Imagem 22: Modelo de porta de correr interna, com desenho exclusivo, essa porta foi embutida dentro das paredes de dry wall. Solução pratica e discreta para quem deseja criar divisórias entre ambientes.
Imagem 23: Porta duas folhas feita em madeira e vidro, nesse projeto a aposta foi na simplicidade para criar um ambiente clean e atemporal.
Imagem 24: Porta de correr em vidro com desenho jateado. Combinação perfeita para paredes escuras, pois há aproveitamento da luminosidade que atravessa o vidro.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 25: Projeto de porta de alto padrão em vidro temperado. esse tipo de modelo minimalista compõe com diversos estilos de decoração sem interferir muito no resultado final.
Imagem 26: Portas pivotantes internas para dividir e integrar ambientes, aqui as esquadrias cinzas contrastam com a parede branca.
Imagem 27: Portas articuladas com esquadrias em acabamento acetinado. Este projeto contorna o ambiente, substituindo as paredes do cômodo e aproveitando a luminosidade natural.
Imagem 28: Combinação de porta de correr na cor branca com trilhos em preto fosco. Ótima opção para decoração clássica em tonalidades neutras.
Imagem 29: Projeto de porta sanfonada branca com detalhes vazados feita em PVC, é uma alternativa mais econômica e funcional para separar espaços.
Imagem 30: Se você gosta de um estilo mais clássico, as portas brancas de madeira são uma ótima opção, nesse projeto a porta principal recebeu vidro leitoso para se destacar das demais.
Imagem 31: Porta de abrir simples em madeira na cor cinza que contrasta com o branco das paredes. Esse estilo de porta compõe bem em ambientes mais rústicos.
Imagem 32: Portas articuladas com esquadrias pretas e vidro leitoso para manter a privacidade quando for necessário mantê-las fechadas.
Imagem 33: Esse projeto decidiu reaproveitar uma porta antiga e colocar ela em roldanas para fazer o fechamento da lavanderia. O resultado é um ambiente moderno e descolado.
Modelos de Portas Externas
Se a porta de entrada é o cartão de vista, ela precisa ser selecionada com carinho, atenção e preciosismo. Não basta proteger o espaço interno da área, ela também precisa estar em perfeita harmonia com a proposta do interior.
A constante exposição a fatores ambientais, também deve ser levada em consideração para compra desse produto. Nesse caso, a durabilidade e a resistência são primordiais para que o proprietário não tenha que se preocupar com a manutenção pelos próximos anos.
Imagem 34: Moderna e minimalista, essa porta pivotante foi projetada para se integrar a grande parede de vidro, mantendo a unicidade da visão externa e do projeto arquitetônico.
Imagem 35: Essa fachada ganhou destaque com a porta antiga de duas folhas pintada de amarelo e branco, destacando as pedras da parede.
Imagem 36: Porta de ferro com grades desenhadas e basculantes de vidro para permitir a entrada de luz e a circulação de ar.
Imagem 37: Porta duas folhas de vidro e madeira com venezianas externas, esse tipo de modelo é muito comum em casas com acesso a jardins e áreas externas.
Imagem 38: Moderna, essa porta se integra a grande parede feita de madeira ripada e fica escondida, é uma opção para quem gosta de ambientes mais neutros e sofisticados.
Imagem 39: A porta holandesa não é muito popular no Brasil, mas traz uma proposta inovadora que divide a porta ao meio. Ela pode ser usada tanto no exterior quanto no interior da casa.
Imagem 40: Nessa opção, temos uma porta externa grande com articulação e vidro. A textura em cascalho rústico bege evidencia o design contemporâneo da porta.
Imagem 41: Para aqueles que buscam um ambiente despojado essa é uma excelente alternativa. Esse formato de porta com esquadrias pretas é clean e moderno.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 42: Estruturada, essa porta tem design exclusivo e segue a paleta de cores do hall de entrada. Opção discreta, mas muito elegante para espaços maiores.
Imagem 43: Porta duas folhas, com batente arredondado, feita em ferro com detalhe em vidro. Ótima opção para fachadas de casas modernas que desejam manter um toque clássico.
Imagem 44: Mais um modelo com batente arredondado, essa porta tem duas folhas de vidro dá passagem ao ambiente externo e deixa entrar a claridade natural para o ambiente interno.
Imagem 45: Contemporânea e moderna, essa porta pivotante de aço recebeu detalhes e maçaneta no mesmo material. O resultado é um estilo industrial e com personalidade.
Imagem 46: Na imagem abaixo, a porta de madeira se destaca na fachada que combina as molduras e o vidro pontilhado na cor âmbar.
Imagem 47: Porta redonda antiga encaixada na entrada, o destaque é a cor e o detalhe em ferro no centro. Modelo mais comum em casas antigas e cidades históricas.
Imagem 48: Esse estilo de porta é ideal para deixar o ambiente mais alegre e despojado, o azul turquesa destaca os detalhes de ferro em preto e os revestimentos da fachada.
Imagem 49: Porta de madeira maciça com puxador em prata e fechadura automática. O modelo é simples, mas traz sobriedade e elegância para o ambiente.
Imagem 50: Porta de metal com pintura metalizada para destacar o desenho geométrico e compor com o revestimento do mesmo tom usado nas paredes.
Imagem 51: Essa alternativa traz um porta articulada de vidro com esquadrias pretas. Temos abaixo, uma proposta que explora a visão externa do ambiente. .
Imagem 52: Vemos abaixo uma opção de porta francesa com esquadrias brancas e vidro. Aqui, optaram por colocar cortinas para garantir a privacidade quando necessário.
Imagem 53: Porta de madeira rústica centralizada em parede de vidro. O pé direito alto exige claridade, por isso a grande janela de vidro acima da porta.
Imagem 54: Esse projeto quis privilegiar a integração com o ambiente externo, por isso a escolha foi por grandes portas de correr de blindex.
Imagem 55: Conjunto de portas de correr feitas em madeira e vidro, a abertura total das portas permite a integração com o ambiente externo.
Imagem 56: Nesse projeto, as portas pivotante abrem e correm em um trilho, permitindo que todas sejam recolhidas e permita a integração total dos espaços.
Imagem 57:Moderno e minimalista, esse projeto escolheu grandes portas de vidro com esquadria de metal para integrar ambiente interno e externo.
Imagem 58: Para quem gosta de uma decoração mais rústica, as portas de madeira com entalhes é uma ótima opção. Aqui ela aparece em duas folhas e com detalhes em ferro e vidro.
Imagem 59: A solução desse projeto para integrar a sala de estar e a piscina foram as grandes portas articuladas de correr, feitas em madeira e vidro.
Imagem 60: Muita utilizadas no Brasil, as portas venezianas permitem a circulação de ar e garantem a privacidade dos ambientes.
Fotos de Tipos e Modelos de Portas
Reunimos abaixo mais alguns tipos e modelos de portas. Com eles, você vai poder se inspirar antes de efetuar a compra do item final. Tente estruturar seu projeto de forma consciente, sempre levando em consideração o valor, a durabilidade, a decoração interna e a versatilidade.
As tendências decorativas se alteram com frequência, portanto se for investir em uma porta de alto custo, certifique-se que realmente é o que deseja e que não vai enjoar rapidamente.
Imagem 61: Porta estilo veneziana em madeira. Este estilo permite ventilação abundante entre os espaços e ocupa pouco espaço na hora de abrir.
Imagem 62: Porta de madeira pintada de branco com basculante de vidro e grade de ferro trabalhado. Modelo original que permite a circulação de ar.
Imagem 63: Nessa opção, temos uma porta grande de madeira com layout moderno. Seu vidro permite a visualização e iluminação do local.
Imagem 64: Essa porta em de correr com vidro fosco tem estilo minimalista e serve para separar os ambientes quando necessário, sem perder a entrada de luz.
Imagem 65: Modelo de porta minimalista, feita de vidro e metal, é uma boa opção para quem quer manter os ambientes visualmente integrados.
Imagem 66: Porta de madeira maciça com ferragens pretas. Esse estilo é ótimo para casas de campo ou para quem quer dar um ar mais rústico para a decoração.
Imagem 67: Porta sanfonada de madeira com detalhes em vidro. Esse modelo de porta é funcional para quem deseja otimizar o espaço.
Imagem 68: Porta francesa de madeira e vidro, a pintura branca destaca o lado externo e mantêm a decoração clean do interior da casa.
Imagem 69: Arrojada, esse projeto investiu em uma grande porta pivotante laqueada de vermelho para contrastar com a estrutura do concreto da interior da casa.
Imagem 70: Nesse projeto, a porta dupla ganhou venezianas do lado de fora, que permite que a porta de vidro fique aberta sem perder a privacidade e a circulação de ar.
Imagem 71: Porta holandesa de madeira maciça, com detalhe de vidro no centro e ferragens pretas. A cor do verniz destaca as paredes e teto brancos.
Imagem 72: O desejo nesse projeto era poder manter a cozinha integrada, mas com a possibilidade de isolar barulho e cheiros, a escolha foram as grandes portas de vidro.
Imagem 73: Diferente, esse projeto utilizou venezianas como portas de correr para separar os ambientes.
Imagem 74: Na foto abaixo, vemos um projeto com grandes portas de vidro fumês para separar o dormitório da área social da casa, sem perder a integração.
Imagem 75: Porta de correr de madeira com trilho escondido pela guarnição. Modelo discreto e funcional para quem quer algo mais clean.
Imagem 76: Portas pivotantes fixas para integrar os ambientes sem perder muito a privacidade. A madeira das portas destacam o piso claro.
Imagem 77: Modelo de porta mais antiga, com detalhe em vidro na parte superior. A cor vibrante na fachada branca deixa o projeto alegra e divertido.
Imagem 78: Se você prioriza ambientes claros e bem iluminados essa porta transparente é ideal pra você. Além de clarear a sala, ela possibilita o contato visual com áreas verdes.
Imagem 79: Esse projeto arrojado, apostou em uma grande porta de abrir que quando fechada serve de parede para esse dormitório.
Imagem 80: Essa opção combina uma parede branca com uma porta de ferro em preto fosco. Esse projeto inova na abertura e valoriza a luminária dourada.
Imagem 81: Além de dar privacidade ao dormitório, essa porta espelhada traz funcionalidade e modernidade para o ambiente.
Imagem 82: A ideia abaixo combina duas tendências: a predominância do branco na cozinha e a porta de vidro com esquadrias. Com essa combinação você consegue deixar o ambiente clean.
Imagem 83: As grandes portas de correr de blindex permitem a integração total do espaço interno com o espaço externo. O teto com caixotões de madeira dão o toque rústico ao ambiente.
Imagem 84: Este tipo de porta permite a circulação de ar no ambiente interno e possibilita que a iluminação solar passe entre as frestas. Note que as portas de dentro são de vidro, e as de fora são venezianas de madeira.
Imagem 85: Porta rústica de deslisar que respeita a estrutura original da peça. Esse projeto é ideal para fugir do padrão de portas retangulares.
Imagem 86: A porta em modelo celeiro ganhou sobriedade com a pintura em preto fosco e ajudou a destacar o branco das paredes e do teto.
Imagem 87: Nessa imagem, temos uma porta de madeira duas folhas pintada na cor preto fosco contrastando com as paredes e o piso geométrico.
Imagem 88: Porta com trabalho em vitral colorido e pintada de preto para destacar os desenhos. O lustre de cristal no meio do hall de entrada ilumina e deixa o espaço elegante.
Imagem 89: A porta possuí a parte superior arredondada, transparência por meio do vidro e detalhes em ferro preto que contrastam com a parede cinza.
Imagem 90: Porta duas folhas de vidro com esquadria de madeira pintada de preto. Ótima opção para quem quer personalidade e sobriedade no ambiente.
Imagem 91: As portas que dão acesso a essa varanda possuem um desenho arredondado que acompanha o o teto e os arcos, o vidro deixa passar a claridade natural.
Imagem 92: Para destacar o jardim, esta porta foi desenvolvida em vidro e moldura de ferro. Essa combinação resistirá à exposição de sol e chuva.
Imagem 93: Na foto abaixo, vemos uma porta de vidro jateado com esquadrias em bege. Ótima opção para quem procura privacidade entre os ambientes da casa.
Imagem 94: Porta com batente arredondado e com a parte superior com fechamento em vidro, a pintura preta destaca os tijolinhos e a tapadeira que reveste a fachada.
Imagem 95: Porta de madeira sanfonada, promete deixar ambiente interno bonito e elegante. Além disso, ela também garante a privacidade ao cômodo.
Imagem 96: Ampla porta feita com esquadrias de alumínio e acabamento em vidro. Ideal para ambientes que necessitam de muita iluminação natural.
Imagem 97: Porta de madeira em modelo veneziana. A abertura é frontal e permite circulação de ar entre os ambientes.
Imagem 98: Projeto moderno e elegante planejado para integrar o ambiente interno com o externo, as esquadrias em preto destacam o branco das paredes e do teto.
Imagem 99: Na imagem abaixo, vemos um projeto de porta sanfonada com trilho superior. Tente equilibrar as cores do ambiente para que o preto não o deixe pesado demais.
Imagem 100: Com design diferenciado, essa porta de correr foi feita em madeira e vidro leitoso, ela se encaixa como um quebra-cabeça.
Deixe um comentário