A escolha do modelo de portão é fase importante fundamental da construção da fachada da casa ou do comércio, e muitas vezes, o projeto para a fachada do imóvel acaba sendo feito em função do portão escolhido, afinal, ele precisará atender necessidades básicas, como segurança e facilidade de manuseio.
Antes de escolher o modelo do seu portão, você precisará analisar que tipo de abertura será mais conveniente para o espaço, qual material é mais viável e que tipo de modelo se adequará melhor as suas necessidades.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Independente do modelo escolhido, o principal é que o portão seja funcional e seguro e agregue a estética escolhida para a fachada do imóvel. Abaixo selecionamos alguns modelos e materiais de portões para que você possa analisar.
Índice
Modelos e Tipos de Portões
Existem diversas opções de modelos de portões para você escolher, os mais comuns para residências com fachadas menores são os modelos basculantes, seguidos pelos portões de abrir e os bipartidos.
Há ainda os modelos de correr ou deslizantes, são mais comuns em residências e imóveis onde há mais espaço, visto que, eles precisam da mesma metragem que possuem para serem abertos totalmente.
Imagem 1: Portão automático basculante feito em estrutura de ferro. Portões basculantes são ideias para locais com espaço reduzido para a abertura.
Imagem 2: Portão de madeira bipartido automático, deixa a fachada bonita e elegante e garante a privacidade da residência.
Imagem 3: Modelo de portão em alumínio branco, fazendo contraste com a fachada cinza e projeto paisagístico com pedra ferro e palmeira.
Imagem 4: Modelo de portão vazado em alumínio branco, contraponto com portão social e treliça de madeira.
Imagem 5: Portão de madeira automático com abertura basculante, a madeira escura envernizada deixa a fachada moderna e sóbria
Portão Automático
O portão automático é um dos modelos mais procurados, pois alia praticidade, conforto e segurança. Os modelos automáticos permitem que o morador acione a abertura do portão de dentro do carro, promovendo uma entrada na garagem mais rápida e segura.
Independente do portão ser de correr, basculante, bipartido ou de abrir, é possível instalar o motor para que haja a abertura e o fechamento automático do portão. Obviamente, ter um portão automático exige um investimento maior, então, avalie bem se você realmente precisa desse tipo de dispositivo no seu portão.
Imagem 6: Portão de ferro com abertura basculante, note que o portão social está integrado ao portão maior e possui recorte para caixa de correios.
Imagem 7: Portão de alumínio branco, compondo com painel 3D na fachada e pintura na cor cinza claro.
Imagem 8: Portão automático de alumínio com pintura eletrostática branca, o modelo vazado deixa a fachada e o projeto paisagístico mais leve.
Imagem 9: Modelo de portão automático de correr feito em metal e pintado de preto. As pilastras receberam arandelas para deixar a fachada mais iluminada.
Imagem 10: Modelo automático de madeira, totalmente fechado, garantindo privacidade e segurança para o interior da residência.
Portão Manual
Para quem não quer investir muito em um portão automatizado, é possível instalar um dos modelos abaixo, com abertura manual. Esse tipo de modelo de portão não oferece a mesma praticidade que os portões automáticos, mas, em contrapartida, possuem um custo de investimento menor.
Para quem optar por um modelo manual, pode valer a pena investir em uma boa iluminação para a área do portão, com o intuito de aumentar a segurança do local.
Imagem 11: Modelo manual feito em ferro e com trabalho de arabescos, o estilo clássico do portão deixa a fachada da casa sóbria e elegante.
Imagem 12: Portão de correr manual, feito em ferro e pintado de branco. Ideal para locais onde se há espaço para abertura dese tipo.
Imagem 13: Portão de madeira rústica envernizada, os metais e o trinco em estilo country dão personalidade ao portão.
Imagem 14: Outro modelo de estilo clássico, feito em ferro e com abertura frontal, ideal para fachadas grandes e mais requintadas.
Imagem 15: Nessa casa, não á espaço para um carro, mas mesmo assim o portão de alumínio verde tem abertura frontal e é separado do portão social.
Portão de Abrir
Os modelos de abrir caíram um pouco em desuso com a popularização dos modelos basculantes, já que, esse modelo exige espaço para a abertura total do portão, enquanto os modelos basculantes não ocupam espaço lateral.
Mas, se mesmo assim você quiser um modelo de abrir, é possível torná-lo articulado, além disso, esse modelo pode ser o ideal para terrenos em declive, e vãos menores.
Imagem 16: Modelo diferente, esse portão abre para fora por estar em um terreno acidentado, feito em aço e pintado de preto, trouxe sobriedade para a fachada.
Imagem 17: Modelo de portão clássico e simples, feito em madeira com pintura em cinza claro, que deixou a fachada mais discreta.
Imagem 18: Diferente, esse portão de abrir é articulado para não ocupar espaço durante a abertura, solução inteligente para quem precisa de um grande portão e não quer investir nos basculantes automáticos.
Imagem 19: Outro modelo articulado, pintado de branco e cinza, esse portão facilita o fechamento de grandes vãos onde não há espaço para um portão de correr.
Imagem 20: Portão de abrir em estilo clássico, feito em ferro trabalhado e com grades, a pintura marrom destaca a fachada bege e deixa a entrada elegante.
Portão de Correr
Os portões de correr são muito utilizados em locais maiores, visto que, eles precisam de um espaço com a mesma metragem que possuem para que haja a sua abertura total. Ele pode ser instalado tanto pelo lado de dentro quanto pelo lado de fora, e ser ou não automático.
A vantagem oferecida pelos modelos de correr é a praticidade de uso, tornando a entrada e saída da garagem mais rápida. Abaixo, separamos alguns modelos de correr para você ver.
Imagem 21: Portão de metal totalmente fechado, pintado de preto, modelo de correr, fazendo contraste com a fachada branca.
Imagem 22: Portão com desenho moderno, confeccionado em ferro e com pintura eletrostática branca, modelo de correr.
Imagem 23: Mais um exemplo de portão de correr feito em ferro e pintado de branco, o destaque desse modelo são os detalhes em vidro.
Imagem 24: Estilo celeiro, esse portão foi feito em madeira e instalado pelo lado de fora da fachada, aproveitando o espaço do muro para a abertura.
Imagem 25: Semelhante ao anterior, esse modelo feito em madeira preferiu usar duas folhas para fazer a abertura e o fechamento.
Portão Basculante
Sem dúvida, é o modelo mais popular para imóveis onde a fachada não possui espaço para portões de correr ou abrir, esse tipo de portão abre para cima e pode ou não ter o portão social integrado e ser, ou não automatizado.
A maior exigência para esse modelo de portão é que o espaço tenha altura e espaço aéreo suficiente para abertura total do portão. Veja a seguir alguns exemplos desse modelo de portão.
Imagem 26: Modelo tradicional, com detalhes em relevo feito no mesmo material, esse portão basculante tem portão social integrado.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 27: Modelo de portão de alumínio com abertura basculante e detalhes em relevo.
Imagem 28: Modelo de portão moderno, feito em ferro e vazado, destacando os detalhes em amarelo da fachada.
Imagem 29: Portão de ferro pintado de preto e com abertura basculante, os detalhes vazados deixam a fachada mais leve sem perder a privacidade.
Imagem 30: Portão de abertura basculante com grades vazadas nas extremidades, as colunas de tijolo dão o suporte necessário para o portão.
Portões Bipartidos
Similar ao basculante, esse modelo possui uma articulação a mais no portão para suprir a ausência de espaço para a abertura do portão, sendo mais utilizado em locais onde o espaço aéreo disponível para a abertura, assim como a altura são insuficientes para a abertura total do portão.
A articulação extra pode tanto abrir para dentro quando para fora, esse detalhe vai depender do espaço onde será instalado o portão. Abaixo há modelos e exemplos de portões bipartidos.
Imagem 31: Portão bipartido feito em ferro e pintado na cor avelã, modelo ideal para aberturas menores e com pouca altura.
Imagem 32: Modelo de abertura bipartido feito em alumínio vazado, a pintura branca faz o contraste com a pintura texturizada da fachada.
Imagem 33: Portões bipartidos feitos em madeira, ótima opção para quem precisa economizar espaço na abertura e deseja privacidade.
Imagem 34: Portão de modelo bipartido branco, feito em alumínio e com portão social integrado.
Imagem 35: Portão bipartido branco com detalhes vazados para deixar entrar luminosidade e ventilação, sem perder a privacidade.
Portão Deslizante
O modelo deslizante pode ser usado tanto na vertical quanto na horizontal, é mais comum que seja automatizado, para que o deslize ocorra mais fácil e com mais praticidade, normalmente é escolhido para o fechamento de grandes vãos e fachadas maiores.
Imagem 36: Portão deslizante preto feito em alumínio, note que para esse modelo de portão é preciso ter espaço para a abertura total dele.
Imagem 37: Portão com desenho trabalhado no metal e de abertura superior, note que o portão social é grande e de modelo deslizante.
Imagem 38: Portão de ferro, com desenho vazado e abertura deslizante, note que não é um portão de garagem, e sim um portão para compor com a fachada.
Imagem 39: Outro modelo com desenho diferenciado e pintado de preto, o portão desliza para cima, em abertura frontal.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 40: Portão automático de modelo deslizante, feito em madeira e ferro. A cor escura do verniz deixa a fachada discreta.
Materiais dos Portões
Há diversos tipos de materiais para a confecção de portões, desde os mais tradicionais, como ferro e alumínio, aos mais inovadores, como os portões fechados com blindex.
Cada um desses materiais possuem suas vantagens e desvantagens, portanto, avalie bem antes de optar pelo material, lembrando que alguns exigem mais manutenção que outros.
Imagem 41: Portão duplo em modelo deslizante, feito em alumínio e pintado de branco, criando contraste com a pintura marrom da fachada.
Imagem 42: Esse modelo trabalhado em ferro e imitando madeira, desliza para cima e é separado do portão social.
Imagem 43: Portão de madeira e ferro com desenho geométrico, com deslizamento superior.
Imagem 44: Original, esse portão de ferro e vidro tem abertura deslizante para cima e deixa a vista a fachada da casa.
Imagem 45: Portão deslizante vazado, feito em alumínio e com pintura branca, o motor no alto do portão abre as duas folhas de forma automática.
Ferro
Um dos materiais mais comuns para a fabricação dos portões é o ferro, o grande atrativo desse material é o custo, normalmente mais barato que o alumínio e a madeira, oferece versatilidade de uso, podendo ser trabalhado com desenhos e modelos diferentes.
Embora o custo possa ser mais baixo quando comparado com outros materiais, exige pintura e manutenção mais frequente para que esteja sempre em boas condições e esteticamente bonitos.
Imagem 46: Portão de ferro em modelo veneziana pintado de preto, a abertura é frontal e manual.
Imagem 47: Portão de ferro com apliques artísticos e abertura frontal, de estilo clássico, traz sofisticação para a fachada.
Imagem 48: Portão de ferro preto com desenho geométrico em relevo, a abertura é basculante e automática.
Imagem 49: Portão de ferro com detalhes artísticos na parte superior e abertura basculante.
Imagem 50: Modelo de ferro com abertura frontal e trabalho em arabescos, deixando a fachada elegante e sóbria.
Madeira
A madeira, assim como o ferro, oferece versatilidade no desenho do portão, porém, a madeira precisa ser tratada para que possa ficar exposta ao tempo. Normalmente os portões de madeira recebem uma camada de verniz náutico, que de tempos em tempos precisa ser renovada para que o portão esteja sempre protegido e com bom aspecto.
Imagem 51: Portão de madeira ripada com ferro e abertura deslizante automática. Ideal para grandes espaços.
Imagem 52: Modelo de abrir feito em madeira e ferro, com altura mais baixa, deixa a mostra a fachada da casa sem perder a privacidade.
Imagem 53: Portão de madeira com abertura basculante, o modelo é separado do portão social, que segue o mesmo estilo.
Imagem 54: Portão basculante automático com detalhes em vidro e guarnição de ferro preta. Modelo sóbrio e elegante para garagem.
Imagem 55: Madeira e ferro fazem uma boa combinação e são muito usados para portões de garagem. Modelo sóbrio e elegante que garante privacidade para a residência.
Alumínio
Com um custo inicial maior que o ferro e a madeira, o alumínio oferece a vantagem de não enferrujar e ter uma durabilidade muito superior aos outros materiais. O alumínio sofre pouco desgaste quando exposto ao tempo, e pode ou não receber uma camada de pintura eletrostática, muito usada atualmente.
Imagem 56: Portão de correr feito em alumínio e pintado de cinza metálico, compondo com o cinza do muro, deixando a fachada sóbria e discreta.
Imagem 57: Essa residência escolheu um modelo basculante feito em alumínio vazado com pintura eletrostática branca.
Imagem 58: Similar ao anterior, esse portão tem abertura basculante e é separado do portão de entrada social.
Imagem 59: Essa fachada recebeu um portão de alumínio pintado na cor beterraba, a abertura é basculante e ele é separado do portão social.
Imagem 60: Modelo de abrir feito em alumínio e pintado de verde, o portão social é integrado ao portão maior, o trabalho vazado na parte superior traz personalidade.
Aço
De custo mais elevado que os demais materiais, o aço oferece durabilidade e possibilidade de isolação térmica, a grande vantagem desse material resistência que ele oferece a estrutura do portão e a durabilidade.
A desvantagem desse material é o peso, portanto, antes de escolher o aço como material do seu portão, se certifique que a estrutura onde ele será instalado suportará o peso do portão.
Imagem 61: Mais um modelo de abrir, mas esse foi feito em aço e ganhou puxadores grandes de metal, a pintura escura destaca a fachada de pedras.
Imagem 62: Portão feito em aço e pintado de marrom com abertura basculante e portão social separado.
Imagem 63: Modelo em aço, com pintura cinza, compondo com uma fachada moderna e projeto de iluminação.
Imagem 64: Essa fachada escolheu um portão feito em aço e com trabalho geométrico na cor marrom, para compor com a fachada de perdas claras e o fechamento de vidro da sacada.
Imagem 65: Portão grande de aço pintado de marrom com apliques em cinza para criar contraste. A abertura é deslizante pelo lado de fora.
Vidro
Muito em moda, os portões de vidro tem suas particularidades, a grande vantagem desses modelos é a baixa manutenção, não exige pintura ou tratamento, esteticamente fica muito bonito e moderno, porém, o custo desse tipo de portão pode ser muito elevado. Outra vantagem é a facilidade de limpeza desse material.
Embora os vidros para esse modelo de portão sejam fabricados para serem resistentes a impactos, obviamente é um material mais frágil que aço, ferro ou alumínio. Pesquise bastante na sua região os valores para esse tipo de portão, pois, podem variar muito de um fornecedor para outro.
Imagem 66: Essa casa escolheu um grande portão de correr feito em vidro verde para destacar e deixar a mostra a fachada e o jardim da casa.
Imagem 67: Portão de correr feito com estrutura de alumínio branco e fechamento de vidro blindex para deixar visível jardim e fachada.
Imagem 68: Esse prédio comercial escolheu um portão automático de correr feito com estrutura de alumínio e vidro branco.
Imagem 69: Modelo de portão com abertura basculante, feito com esquadrias de alumínio e fechamento de vidro.
Imagem 70: Fachada de vidro, com portão de correr feito com estrutura de alumínio e vidro verde, destacando o projeto paisagístico da área externa.
10 Inspirações de Modelos de Portões
Abaixo separamos mais dez inspirações com diferentes modelos de portões para você analisar, lembre-se sempre que pesquisar custos, materiais e modelos antes de escolher o seu portão e se certifique que ele atenderá suas necessidades.
Imagem 71: Portão vazado de alumínio com abertura basculante, compondo com uma fachada discreta e sóbria.
Imagem 72: Portão branco de alumínio automático para destacar a fachada pintada de azul marinho com detalhe em pedra na entrada social.
Imagem 73: Portão de chapas de aço com abertura deslizante, modelo moderno e sóbrio para fachadas mais sofisticadas.
Imagem 74: Portão de duas folhas com abertura deslizante e nichos de vidro, modelo ideal para grandes fachadas.
Imagem 75: Portão de garagem de alumínio branco com abertura basculante, pintado de branco, contrastando com a pintura preta da fachada.
Imagem 76: Portão basculante com portão social integrado, detalhes em vidro e pintura branca.
Imagem 77: Fachada com portão baixo de ferro acompanhando o muro, portão de garagem com abertura basculante e portão social ao fundo.
Imagem 78: Portão grande, duas folhas, de abertura deslizante automática, feito em madeira envernizada.
Imagem 79: Portão de alumínio prata com grandes janelas de vidro, dando visibilidade para o interior da residência.
Imagem 80: Portão deslizante grande, feito em ferro e pintado em tom de terra para destacar a grande fachada de madeira e os muros brancos.
Confira também nosso post com modelos de portas para a sua casa.
Deixe um comentário