Se você já precisou carregar o celular ou qualquer outro equipamento elétrico, incluindo eletrônicos e eletrodomésticos, mas não tinha nenhuma tomada por perto, então sabe como investir nas melhores extensões de tomada pode fazer a diferença da sua vida.
Afinal, com uma quantidade cada vez maior de dispositivos que precisam ser conectados à energia para funcionar, a necessidade de aumentar o número de tomadas disponíveis também está crescendo.
Por isso, a procura por extensões de tomada, também conhecidas como réguas, extensões de energia e extensões elétricas, também tem aumentado tanto para ambientes comerciais, quanto residenciais.
No entanto, por ser um equipamento responsável por distribuir energia para outros dispositivos, é fundamental escolher um modelo seguro e eficiente. Assim, fica muito mais fácil evitar acidentes. Mas como saber qual é a melhor extensão elétrica?
Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber as melhores extensões de tomada de 2024 e como escolher o modelo ideal para atender às suas necessidades. Confira abaixo!
Índice
- As 7 Melhores Extensões de Tomada de 2024
- Como Escolher uma Extensão de Tomada
- Review Completo das 6 Extensões de Tomada Escolhidas
- 1º – Protetor Eletrônico Intelbras com 6 tomadas
- 2º – Extensão elétrica 3 Tomadas Multicraft EXT3TTR3M
- 3º – Protetor Eletrônico Intelbras com 8 tomadas
- 4º – Multi Tomadas Extensão 4 Tomadas Daneva
- 5º – Extensão 3 Tomadas Slim Force Line
- 6º – Filtro de Linha 3 Tomadas 20A Force Line
- 7º – Extensão com Carretel Force Line
- Perguntas Frequentes
- Qual a Melhor Extensão de Tomada?
As 7 Melhores Extensões de Tomada de 2024
Para selecionar as melhores extensões de tomada de 2024, avaliamos as especificações técnicas, aplicações, comentários de consumidores. Além disso, também verificamos as recomendações de outros comparativos desse tipo de produto.
Com base nessas informações, elaboramos a lista abaixo, com os 7 melhores modelos do mercado. Confira nossas indicações abaixo!
Como você pode perceber, nossa lista de indicações contém produtos fabricados por 4 empresas distintas, que se destacam pela qualidade de suas mercadorias.
Desse grupo, certamente a marca mais famosa é a Intelbras. Com mais de 40 anos de atuação no mercado, a empresa brasileira se tornou referência na produção de soluções para redes, comunicação e energia.
Além disso, ela também se destaca na fabricação das melhores fechaduras eletrônicas do mercado e ainda produz extensões e filtros de linha que facilitam o dia a dia de diversos consumidores.
Outra empresa brasileira que merece destaque é a Force Line. Fundada em 1984, a marca atua no desenvolvimento de soluções eletroeletrônicas, incluindo extensões, filtros de linha, nobreaks, estabilizadores, entre outros produtos.
Já a Multricraft é a empresa brasileira mais nova da lista. Desde 1992, a marca investe no desenvolvimento de soluções elétricas para residências e empresas. Por isso, seu portfólio conta com diversos produtos, como extensões, filtros de linha, sensores de presença e autotransformadores.
Para finalizar, também indicamos um produto da Daneva, que é uma linha de produtos Legrand focada em soluções para conexão elétrica. Por esse motivo, a marca possui vários modelos de multiplicadores, adaptadores e flexibilizadores reconhecidos por suas qualidades.
No entanto, antes de conhecer mais detalhes sobre cada um desses produtos, você precisa entender como escolher a extensão ideal para você. É sobre isso que vamos tratar nos próximos tópicos.
Como Escolher uma Extensão de Tomada
Existem vários modelos de extensão disponíveis no mercado. Cada um deles foi projetado para ser utilizado em diferentes situações e ambientes, atendendo diferentes perfis de consumidores.
Por isso, para saber qual é a opção que melhor atende suas necessidades, é necessário observar uma série de características, como formato, número de tomadas, tamanho do cabo e potência elétrica suportada.
Todas essas características influenciam na utilização e no preço desse equipamento. Portanto, devem ser consideradas como critérios de compra.
Pensando nisso, explicamos cada um desses critérios abaixo, para te ajudar a escolher as melhores extensões de tomada que sejam compatíveis com as suas necessidades.
Formato da extensão
É possível encontrar dois tipos de extensão disponíveis no mercado – a retrátil e a régua.
A extensão de tomadas com formato retrátil se destaca por ser mais fácil de ser armazenada e transportada. Afinal, como o próprio nome indica, ela se diferencia por apresentar um cabo retrátil, que pode ser enrolado e armazenado dentro da própria extensão.
Isso é possível porque seu design redondo e compacto permite o uso de um carretel, utilizado para enrolar o cabo.
Por isso, caso você procure uma extensão com um cabo muito longo, é melhor procurar esse formato, especialmente para utilizar em serviços externos, como na manutenção de jardins e serviços mecânicos.
No entanto, lembre-se que, em geral, esses modelos possuem um número pequeno de tomadas disponíveis e apresentam um preço mais elevado.
Em contrapartida, o modelo régua é o mais comum nas casas, escritórios e comércios brasileiros. De formato longilíneo, é possível encontrar modelos com diferentes designs, tamanhos e preços.
Além disso, a extensão em formato de régua pode ser encontrada com diferentes números e tipos de tomada, o que também facilita a conexão de dispositivos variados.
Por fim, vale ressaltar que, diferentemente do modelo retrátil, esse tipo de extensão não permite o armazenamento do cabo, que permanece solto.
Apesar disso, ela pode ser facilmente utilizada debaixo ou atrás da mesa ou de outros locais, sem atrapalhar a circulação do ambiente, caso você queira utilizá-lo no quarto ou escritório.
Número de tomadas
Antes de comprar a sua extensão elétrica também é fundamental verificar se ela oferece um número de tomadas adequado para atender às suas necessidades.
Para isso, o ideal é já ter definido – ou ao menos ter uma ideia – de quantos dispositivos, eletrodomésticos ou eletroeletrônicos você pretende conectar numa mesma extensão.
Afinal, é possível encontrar modelos disponíveis no mercado que contam com 2 a 8 tomadas distintas, sendo que o preço entre cada uma dessas opções varia de acordo com a qualidade e disponibilidade de tomadas.
Além disso, quanto maior o número de tomadas, maior serão as dimensões do produto. Por isso, se você não tem espaço para armazenar uma extensão muito grande e nem precisa de tantas tomadas, é melhor escolher um modelo mais compacto.
Vale lembrar que é recomendável escolher um modelo que apresente 1 ou 2 tomadas a mais do que você precisa.
Isso porque essas tomadas extras permitem que você tenha mais espaço para conectar e desconectar os dispositivos, bem como permite que você conecte um dispositivo extra, caso seja necessário.
Então, caso você precise de uma extensão apenas para ligar o monitor, CPU e impressora, por exemplo, uma extensão de 4 ou 5 tomadas será o suficiente.
No entanto, se você precisa de uma extensão para conectar alguma ferramenta elétrica, como uma serra tico-tico por exemplo, ou qualquer outro objeto eletrônico em apenas uma unidade, uma extensão com 2 ou 3 tomadas irá suprir suas necessidades.
Tipos de plugue
Outra característica na qual você deve prestar muita atenção na hora da compra diz respeito ao tipo de plugue compatível com a extensão.
Afinal, é fundamental que os plugues utilizados nos dispositivos elétricos que você deseja conectar na extensão possam ser encaixados em uma de suas tomadas.
No Brasil, desde 2009 o Inmetro decidiu adotar o uso compulsório da norma ABNT NBR 14136, estabelecendo que aparelhos elétricos e eletrônicos fabricados no país devem apresentar plugues com 2 ou 3 pinos.
No caso do plugue de 3 pinos, ele se diferencia por apresentar o chamado fio conector terra, que protege o usuário de choques elétricos. Em função dessa disposição, esse plugue de 3 pinos ficou conhecido como padrão 2P+T, que indica a existência de 2 pinos mais 1 pino de fio terra.
Embora esse tipo de plugue não seja utilizado em todos os dispositivos, a norma ABNT ordena que os produtos com carcaça metálica comercializados no Brasil utilizem esse tipo de conector.
Isso inclui refrigeradores, ferros de passar roupa, micro-ondas, ar-condicionado, entre outros equipamentos comuns em ambientes residenciais e comerciais.
Por isso, é fundamental definir quais equipamentos você deseja conectar à sua extensão antes de comprá-la.
Vale lembrar que você pode conectar um plugue de 2 pinos numa tomada padrão 2P+T. Contudo, não pode fazer o contrário, ou seja, conectar um plugue de 3 pinos numa tomada que aceita apenas plugue de 2 pinos.
Portanto, caso você tenha dúvidas sobre qual extensão adquirir, vale a pena investir nos modelos com tomadas de 3 pinos.
Tamanho do cabo
Outro critério de compra importante é o tamanho do cabo da extensão, já que isso define até que distância da tomada você pode conectar seus aparelhos elétricos.
Para uso residencial, extensões de energia com até 5 metros podem ser suficientes para atender suas necessidades. Afinal, em casa, geralmente as pessoas utilizam a extensão apenas para conectar mais aparelhos. Ou seja, a distância da tomada não importa tanto.
Em contrapartida, em escritórios, centros comerciais, oficinas, fazendas, casas de campo e até para a realização da manutenção do jardim, pode ser que seja necessária uma extensão com cabo maior.
Por isso, muitas empresas já desenvolvem excelentes opções de extensão que pode chegar até 20, 50 ou 100 metros de comprimento. Vale ressaltar que, quanto maior o tamanho do cabo, mais elevado será o preço da extensão.
Portanto, escolha um modelo que realmente atenda suas necessidades, porque não vale a pena investir mais dinheiro num produto que te oferece uma vantagem que você não vai utilizar.
Corrente e potência elétrica suportada
Lembre-se de conferir o tipo de corrente e potência elétrica máxima suportada por cada modelo de extensão. No Brasil, você pode encontrar tomadas que suportam dois tipos principais de corrente elétrica – 10 amperes (10 A) e 20 amperes (20 A).
Em geral, extensões com tomadas de 10 A suportam potências de até 1270W, no caso de produtos com tensão de 127V; e 2200W, em extensões de 220V.
Já as tomadas de 20 A são consideradas bem mais potentes, já que suportam correntes elétricas de até 2540W, no caso de produtos com tensão de 127V; 2200W, em extensões de 220V.
Mas o que essas potências indicam? Esses dados são utilizados para indicar a quantidade de equipamentos que podem ser conectados a uma extensão.
Por exemplo, se você for ligar uma extensão de 10 A numa tomada 220V, então a soma das potências dos equipamentos conectados a ela não pode ultrapassar 2200W.
Nesse caso, você pode conectar uma geladeira duplex de 500W, uma máquina de lavar louça de 1.500W e uma bateria de 100W de potência na mesma extensão.
Porém, caso ultrapasse a potência suportada pela extensão, certamente terá problemas, podendo até mesmo provocar acidentes.
Vale ressaltar que é importante que a extensão também seja compatível com a tomada na qual será conectada, ou seja, que possua a mesma amperagem.
Além disso, lembre-se que nem toda extensão é bivolt. Portanto, preste atenção com qual voltagem esse aparelho é compatível. Por fim, não utilize adaptadores para ligar um aparelho de 20 A numa extensão de 10 A, porque isso também pode provocar acidentes.
Review Completo das 6 Extensões de Tomada Escolhidas
Agora que você já conhece as principais características que devem ser verificadas durante a sua escolha, chegou a hora de conferir as resenhas completas das melhores extensões de tomada disponíveis no mercado.
Vale lembrar que nossa lista inclui sugestões com diferentes especificações e faixas de preço. Portanto, é importante conferir cada uma das resenhas abaixo com atenção, para que você realmente escolha a extensão que atenda suas necessidades.
1
Melhor Escolha
1º – Protetor Eletrônico Intelbras com 6 tomadas
Mais do que uma simples extensão, esse protetor eletrônico garante maior segurança dos dispositivos conectados a ele, já que é capaz de oferecer uma dupla proteção.
Isso é possível graças a presença de um fusível, que atua preventivamente contra sobrecargas e curto-circuitos. Outra vantagem desse produto é que esse fusível pode ser facilmente substituído pelo fusível reserva que acompanha esse protetor eletrônico.
Além do fusível, esse protetor eletrônico também conta com varistor, que atua contra surtos de tensão em filtros de linha. Vale lembrar que esse modelo é compatível com uma corrente elétrica máxima de 10 amperes, que suporta potência de até 1270W (127V) e 2200W (220V).
Também importante destacar que esse equipamento conta com 6 tomadas fixas e sem folgas, que são posicionadas para permitir a conexão de plugues 90º. No entanto, esse equipamento também pode ser encontrado nas versões com 4, 5 e até 8 tomadas, permitindo que você escolha a opção que mais atende suas necessidades.
Para completar, essas tomadas podem ser ligadas e desligadas com o auxílio de uma chave liga/desliga com indicador de LED, sem a necessidade de desconectar os dispositivos ou tirar o protetor da tomada. Além disso, esse equipamento é construído com material antichamas, o que aumenta sua segurança.
Lembrando que esse produto possui um cabo de 1,5m de comprimento e que os plugues seguem o padrão 2P+T, ou seja, conta com 3 pinos.
Por isso, apesar de ser um produto um pouco mais caro do que outras opções disponíveis no mercado, esse protetor eletrônico pode ser um excelente aliado na sua residência, na sua empresa ou no seu escritório.
Características do Protetor Eletrônico Intelbras com 6 tomadas
- Tamanho do cabo: 1,5 m
- Potência máxima: 10 A
- Corrente máxima: 1270W (127V) e 2200W (220V)
2
Custo Benefício
2º – Extensão elétrica 3 Tomadas Multicraft EXT3TTR3M
Se você busca uma extensão de tomada simples, mas eficiente e com um preço acessível, essa é a melhor opção! Fabricado de acordo com as normas técnicas NM 247-5, NBR 14.136 e NM 60884-1, esse equipamento é construído em termoplástico de engenharia, cobre e latão.
Ele se destaca por ser robusto, apresentar um bom acabamento e ótimo desempenho. Isso é possível porque esse produto é compatível com corrente elétrica de até 10 amperes e, por isso, é capaz de suportar uma potência elétrica de até 1270W (127V) e 2200W (220V), sendo que o produto é bivolt.
Além disso, ele conta com 3 tomadas, de modo que os plugues apresentam padrão 2P+T, isto é, 3 pinos. No entanto, você pode encontrar essa mesma extensão com tomadas de dois pinos. A escolha entre ambos depende das suas necessidades.
Para completar, esse equipamento possui um cabo extenso, com 3 metros de comprimento. Portanto, apesar de não ter muitas tomadas, essa extensão pode ser uma ótima aliada em diversas situações, com o bônus de ser um produto barato e com bom desempenho.
Características da Extensão elétrica 3 Tomadas Multicraft EXT3TTR3M
- Tamanho do cabo: 3 m
- Potência máxima: 10 A
- Corrente máxima: 1270W (127V) e 2200W (220V)
3
nao
3º – Protetor Eletrônico Intelbras com 8 tomadas
Esse equipamento possui as mesmas características que o Protetor Eletrônico Intelbras com 6 tomadas. A diferença entre eles, como o próprio nome indica, é que ele possui 8 tomadas, sendo que duas delas estão localizadas de forma separada das demais para facilitar a conexão de diferentes dispositivos.
Além disso, essas tomadas possuem uma inclinação, quase como se estivessem na diagonal, o que também facilita a conexão de plugue. E falando em plugue, esse equipamento também segue o padrão 2P+T, ou seja, cada tomada conta com 3 pinos.
Outra vantagem desse produto é a presença de um varistor, que atua contra surtos de tensão em filtros de linha, e de um fusível que atua preventivamente contra sobrecargas e curto-circuito. Lembrando que ele é acompanhado de um fusível reserva, que facilita a troca dessa peça.
Também é importante destacar que esse modelo é compatível com uma corrente elétrica máxima de 10 amperes e suporta uma potência de até 1270W (127V) e 2200W (220V).
E para torná-lo ainda mais seguro, esse protetor de linha é fabricado com material antichamas, conta com chave liga/desliga com indicador de LED e possui cabo de 1,5m de comprimento.
Diante dessas informações, esse equipamento é um ótimo aliado para pessoas e empresas que utilizam muitos eletrônicos e eletrodomésticos e, por isso, precisam de uma extensão adequada e segura para conectar todos os equipamentos.
Características do Protetor Eletrônico Intelbras com 8 tomadas
- Tamanho do cabo: 1,5 m
- Potência máxima: 10 A
- Corrente máxima: 1270W (127V) e 2200W (220V)
4
nao
4º – Multi Tomadas Extensão 4 Tomadas Daneva
Com um design moderno e desempenho eficiente, essa extensão também é uma ótima opção para quem precisa ligar vários dispositivos numa mesma tomada.
Esse modelo se diferencia por apresentar 4 tomadas, distribuídas com ângulos de 45º, e padrão 2P+T, isto é, com 3 pinos. Além disso, ele é compatível com corrente elétrica de até 10 amperes, sendo capaz de suportar uma potência elétrica de até 1270W (127V) e 2200W (220V).
Para completar, esse equipamento possui um cabo chato e flexível com 3 metros de comprimento e ainda pode ser encontrado em 4 cores diferentes – preto, branco, branco+vermelho e branco+verde.
No entanto, esse produto tem um preço elevado em comparação a outros produtos.
Características da Multi Tomadas Extensão 4 Tomadas Daneva
- Tamanho do cabo: 3 m
- Potência máxima: 10 A
- Corrente máxima: 1270W (127V) e 2200W (220V)
5
nao
5º – Extensão 3 Tomadas Slim Force Line
Se você precisa de uma extensão com um cabo grande, então essa é uma ótima opção. Fabricado de acordo com as normas técnicas NBR14136 (plugues) e NBR 13249/200 (cabo), esse equipamento se diferencia por contar com um cabo de 10 m de comprimento.
No entanto, você também pode adquirir esse modelo nas versões de cabo com 1m, 3m e 5m de comprimento. Além disso, essa extensão conta com 3 tomadas padrão 2P+T, ou seja, compatível com plugue de 3 pinos.
Para completar, esse modelo suporta corrente elétrica de até 10 amperes, sendo compatível com uma potência elétrica de até 1270W (127V) e 2200W (220V). No entanto, seu preço é um pouco elevado em comparação a outras extensões.
Características da Extensão 3 Tomadas Slim Force Line
- Tamanho do cabo: 10 m
- Potência máxima: 10 A
- Corrente máxima: 1270W (127V) e 2200W (220V)
6
nao
6º – Filtro de Linha 3 Tomadas 20A Force Line
Se você precisa de uma extensão capaz de suportar a conexão de dispositivos, eletrodomésticos e equipamentos com alta potência, esse filtro de linha é uma ótima opção. Fabricado de acordo com as normas técnicas NBR NM 247-5 e NBR 14136/2002, esse equipamento se diferencia suportar uma corrente elétrica de 20 amperes.
Por isso, ele é compatível com potências de até 2540W (127V) e 4400W (220V). Além disso, esse modelo apresenta uma chave liga/desliga com indicador luminoso de funcionamento.
Outra vantagem desse equipamento é que ele oferece proteção contra sobretensão e contra surtos de tensão provenientes de raios e anomalias da rede elétrica. Vale lembrar que esse filtro de linha possui cabo com 1,5m de comprimento e 3 tomadas padrão 2P+T, ou seja, compatível com plugins de 3 pinos.
No entanto, por ser um filtro de linha de 20A, esse produto é tem um preço elevado.
Características do Filtro de Linha 3 Tomadas 20A Force Line
- Tamanho do cabo: 1,5 m
- Potência máxima: 20 A
- Corrente máxima: 1270W (127V) e 2200W (220V)
7
nao
7º – Extensão com Carretel Force Line
Essa extensão em carretel é ideal para quem utiliza esse equipamento em oficinas, indústrias, residências, construção civil, estúdios de fotos e vídeo, escritórios e até camping. Afinal, esse produto se diferencia por apresentar um cabo com 20 metros de comprimento.
E por apresentar um cabo tão grande, ele conta com uma alavanca que permite que você enrole esse cabo com mais facilidade. Dessa forma, fica mais fácil transportar essa extensão para diferentes lugares.
Além disso, essa extensão conta com 5 tomadas padrão 2P+T, ou seja, compatível com plugues de 3 pinos. Vale ressaltar que esse modelo suporta corrente elétrica de até 10 amperes, sendo compatível com uma potência elétrica de até 1270W (127V) e 2200W (220V).
Para completar, esse produto também pode encontrado na versão com cabo de 30 metros. No entanto, por apresentar esse sistema em carretel e por contar com um cabo tão grande, seu preço é elevado em comparação a outras extensões.
Apesar disso, para quem precisa de uma extensão que alcance longas distâncias, esse é o modelo ideal.
Características da Extensão com Carretel Force Line
- Tamanho do cabo: 20 m
- Potência máxima: 10 A
- Corrente máxima: 1270W (127V) e 2200W (220V)
Perguntas Frequentes
Diante de tantas opções e dados sobre as melhores extensões de tomada, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre o assunto. Saiba que isso é normal, especialmente para quem não está familiarizado com o tema.
Por isso, para te ajudar a entender algumas diferenças pontuais e orientações sobre esse equipamento, selecionamos algumas das perguntas mais realizadas por consumidores e respondemos algumas delas nos próximos tópicos. Confira as respostas abaixo.
Qual a diferença entre extensão e filtro de linha?
Você deve ter percebido que além de extensões elétricas, nossa lista de indicações também conta com alguns exemplares dos chamados de filtros de linha. Mas você sabe a diferença entre eles?
A extensão, como você sabe, é um equipamento responsável por multiplicar o número de tomadas disponíveis, bem como permitir que os aparelhos possam ser conectados a uma certa distância da tomada existente no ambiente.
Por isso, é possível encontrar extensões com diferentes números de tomadas, potências e tamanhos de cabo, que podem chegar a 100 metros de comprimento.
Por outro lado, o filtro de linha é considerado uma versão melhorada da extensão. Isso porque ele também é considerado um multiplicador de tomadas e também apresenta um cabo com comprimento considerável.
Assim, ele ainda pode ser utilizado a uma certa distância da tomada fixa no ambiente. No entanto, diferentemente da extensão elétrica, o filtro de linha também é projetado para proteger os aparelhos conectados a ele.
Para isso, ele conta com chave disjuntora liga/desliga – também chamada de reset/off – que pode ser acionada automaticamente durante a ocorrência de uma sobrecarga ou curto-circuito.
Quando esses problemas acontecem, o fusível presente no filtro de linha corta o fornecimento de energia, desarmando a chave disjuntora e, consequentemente, impedindo que os aparelhos conectados sejam danificados.
Qual é o melhor: extensão ou filtro de linha?
Embora apresentem funções parecidas, extensão e filtro de linha são indicados para uso em situações diferentes.
Se você precisa conectar aparelhos de baixa potência ou necessita de um multiplicador de tomadas que possa ser usado em longas distâncias, então é melhor optar pela extensão.
Para conectar um ventilador, um carregador de celular ou um abajur no seu quarto, por exemplo, a extensão é uma excelente alternativa.
E se você precisa utilizar algum equipamento elétrico no jardim, por exemplo, onde não existe uma tomada disponível, a extensão também é a mais indicada.
Afinal, além desse equipamento ser utilizado apenas temporariamente, ela pode ser encontrada com tamanhos de cabos que podem chegar a 20, 50 e até 100 metros de comprimento.
Em contrapartida, se você pretende conectar vários aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo, como monitores e CPUs, é melhor optar pelo filtro de linha. Afinal, geralmente, esses aparelhos permanecem conectados de forma constante ao filtro de linha.
Além disso, em geral, esses aparelhos eletrônicos são sensíveis a quedas e sobrecargas de energia e, portanto, devem ser protegidos desses problemas.
Vale lembrar que, como o filtro de linha conta com um fusível, que é o dispositivo responsável pela interrupção do fluxo de energia, você não deve conectar equipamentos com motores e/ou resistências a ele.
Por isso, não é aconselhável conectar micro-ondas, furadeiras, secadores de cabelo, geladeiras, entre outros aparelhos ao filtro de linha.
Como usar extensão de tomada com segurança?
Para utilizar a extensão de tomada de forma segura, evitando riscos de acidentes, é necessário tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar é essencial verificar se a extensão apresenta algum tipo de deformação e descascamento que exponha os fios metálicas.
Se a sua extensão apresentar esses problemas, você não deve utilizá-la, porque ela oferece um risco alto de provocar choques e curto-circuitos.
Portanto, resista à tentação de utilizar a extensão que tem em casa, mesmo que ela apresente esses problemas. Lembre-se: um choque elétrico é capaz de matar.
Além disso, verifique se o plugue do aparelho elétrico está bem conectado na tomada da extensão. Os contatos não podem estar soltos ou frouxos porque podem causar sobreaquecimento.
Outro aspecto que você deve prestar atenção está relacionado a amperagem e potência máxima suportada. Como explicamos anteriormente, é essencial conectar os aparelhos em extensões compatíveis com sua voltagem e corrente elétrica.
Também é fundamental respeitar o limite máximo de potência suportada por cada extensão.
Por isso, some a potência elétrica exigida por cada aparelho que você deseja conectar e certifique-se que essa soma não irá ultrapassar a potência informada para a extensão.
E nunca compre ou utilize extensões falsificadas ou “pirateadas”. As melhores extensões de tomada devem ser fabricadas de acordo com as normas técnicas que tratam do assunto.
Além disso, elas devem apresentar o selo do Inmetro, que certifica a segurança do produto. Para completar, não utilize a extensão com fio enrolado, especialmente se for do tipo retrátil, porque o cabo pode pegar fogo. Portanto, desenrole todo o fio antes de usar esse equipamento.
É perigoso utilizar extensão?
Se utilizada da forma errada, a extensão de tomada oferece riscos reais de acidentes, como choques, curto-circuitos, superaquecimento e até princípio de incêndio.
Mas esses problemas só ocorrem se você não seguir as recomendações citadas anteriormente.
Respeitando os limites de potência de cada extensão, verificando a amperagem e a voltagem, bem como utilizando extensões de qualidade e conferindo se ela não aparenta nenhum problema, você não correrá nenhum risco enquanto usa sua extensão.
Qual a Melhor Extensão de Tomada?
O modelo que se destaca como a melhor extensão de tomada de 2024 é o Protetor Eletrônico Intelbras com 6 tomadas. Na verdade, esse produto é um filtro de linha e, por isso, tem a vantagem de oferecer uma proteção adicional aos aparelhos conectados em suas tomadas.
Além disso, esse modelo se diferencia por sua eficiência, durabilidade e por oferecer um número grande o bastante de tomadas, que podem ser utilizadas em diferentes ocasiões.
Confira abaixo as principais qualidades do Protetor Eletrônico Intelbras com 6 tomadas.
- 6 tomadas fixas e sem folgas;
- Plugues seguem o padrão 2P+T, ou seja, contam com 3 pinos;
- Bivolt;
- Corrente elétrica máxima de 10 amperes;
- Potência máxima de até 1270W (127V) e 2200W (220V);
- Chave liga/desliga com indicador de LED;
- Presença de um fusível que atua preventivamente contra sobrecargas e curto-circuitos;
- Acompanha um fusível reserva;
- Presença de varistor que atua contra surtos de tensão em filtros de linha;
- Construído com material antichamas;
- Cabo de 1,5m de comprimento;
- Também pode ser encontrado nas versões com 4, 5 e até 8 tomadas.
Extensão de Tomada Custo Benefício
Se você está procurando uma extensão de tomada simples, eficiente, com bom desempenho e um preço acessível, preço acessível, então pode investir na Extensão elétrica 3 Tomadas Multicraft EXT3TTR3M.
Apesar de não oferecer a proteção de um filtro de linha, esse modelo foi fabricado de acordo com as normas técnicas NM 247-5, NBR 14.136 e NM 60884-1, que orientam a construção de uma extensão segura e de qualidade.
Confira as principais características da Extensão elétrica 3 Tomadas Multicraft EXT3TTR3M:
- 3 tomadas;
- Plugues apresentam padrão 2P+T, isto é, 3 pinos;
- Bivolt;
- Corrente elétrica de até 10 amperes;
- Potência elétrica máxima de até 1270W (127V) e 2200W (220V);
- Fabricada em termoplástico de engenharia, cobre e latão;
- Cabo com 3 metros de comprimento.
Deixe um comentário