O mármore travertino é o material perfeito para aquelas pessoas que gostam de sofisticação e elegância na decoração da sua casa. A pedra da qual estamos falando é sinônimo de luxo e pode ser usada em diferentes pontos da sua casa, como revestimento para chãos, paredes, pias, cozinhas com ilhas, banheiros, entre outros usos. Ela também é muito usada em áreas comuns de prédios e condomínios.
Para usar o mármore no seu projeto, é importante saber que a pedra pode ter um custo um pouco mais alto. Então, é fundamental que sua escolha seja feita com planejamento para que você não tenha problemas com o orçamento da sua obra ou reforma. A pedra tem vários tipos e pode ter ainda os mais diferentes acabamentos. Não só pela estética, mas também pela funcionalidade, é importante que você conheça todos esses tipos e acabamentos antes de escolher o que você irá usar. Vamos falar sobre eles aqui nesse texto!
Confira os melhores produtos para sua casa:
Índice
História do mármore travertino
A história do mármore travertino é longa. E vamos contar resumidamente aqui! O material é usado há muitos e muitos anos na arquitetura e na decoração. O nome travertino tem origem na cidade de Tivoli, na Itália, que fica próxima a Roma, capital do país. A cidade foi uma das primeiras regiões a investir em sua extração e é a principal exportadora da matéria-prima para várias partes do mundo, até os dias atuais.
Imagem 1: Banheiro em mármore com coloração bege: elegância e sofisticação.
O primeiro uso desse tipo de mármore que se tem registrado data do Império Romano. Ele se trata de uma rocha calcária, originada das águas termias. Na natureza, a formação desse tipo de mármore acontece em solos onde existe o fluxo de água corrente sobre as rochas, mais precisamente em locais com cascatas e cachoeiras. Sua aparência é marcada pela presença de pequenas fissuras, as quais os especialistas dizem parecer ramos e folhas.
Existem registros que mostram também que as pirâmides do Egito, por exemplo, eram basicamente construídas por rochas calcárias e os túmulos de alguns faraós foram erguidos com mármores.
Apesar dos italianos serem os maiores produtores e exportadores de mármore travertino, ele também é extraído em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil. A maior produção desse tipo de mármore aqui no nosso país acontece no estado da Bahia. Isso se dá pois o estado está em uma região mais propícia para o aparecimento dessa pedra. Ou seja, uma região que apresenta a melhor diversidade climática e geológica para o surgimento do mármore.
Para se ter uma ideia, a Bahia é a maior produtora de mármores e granitos do Brasil. O polo de produção dessa rocha no nosso país fica entre as cidades baianas de Ourolândia e Jacobina. O Brasil é o sexto produtor mundial de rochas ornamentais, com uma produção anual de cerca de oito milhões de toneladas.
Agora que já conhecemos um pouco sofre a história do mármore travertino e sobre como se dá a formação dessa rocha, vamos falar sobre os seus vários tipos.
Tipos de mármore travertino
Conforme dissemos lá em cima, é fundamental que você conheça os principais tipos de mármore travertino, para que você possa fazer uma escolha fundamentada e de acordo com o seu gosto e orçamento.
Apesar de ter uma aparência bastante característica e única, como falamos lá em cima, o mármore travertino possui diferentes tipos, com aparência distinta, de acordo com a região de onde ele é extraído. Veja abaixo quais são os tipos:
Imagem 2: Mármore travertino clássico foi usado como revestimento desse chuveiro.
Mármore Travertino Romano ou Clássico
Esse é o tipo mais clássico e tradicional de mármore travertino. Ele foi usado no Coliseu de Roma e na Basílica de São Pedro, no Vaticano, duas das mais importantes obras da história da humanidade. Se caracteriza por ser extremamente resistente e durável, com veios horizontais. Sua tonalidade vai do tom palha, até o bege amarelado.
Esse tipo também é de origem da Itália, porém este é um mármore travertino com coloração mais clara. Sua cor se aproxima mais do laranja, do creme e do rosa. Os veios presentes nesse tipo são mais leves. Ele é o mais usado em ambientes internos.
Mármore Travertino Nacional ou Bege Bahia
Esse mármore é oriundo de pedreiras brasileiras e, por isso, seu preço é mais acessível. Ele tem os veios mais escuros, arredondados e manchados. Seus desenhos variam entre a coloração marrom e a bege e são mais sutis e normalmente feitos sobre uma superfície mais clara.
Mármore Travertino Bianco Carrara
Esse é um mármore travertino que tem como principais características a cor branca, além das suas fendas mais escuras em tom acinzentado.
Mármore Travertino Turco
O mármore travertino turco é um tipo conhecido por apresentar uma quantidade maior de calcário na composição, o que altera sua textura e a forma como ele é utilizado. Ele possui uma maior e mais estriada mistura de cores, que varia entre o bege mais escuro e o cinza claro.
Vejamos abaixo quais acabamentos você pode usar no mármore travertino e qual a melhor forma de usá-lo.
Qual acabamento usar
Depois de conhecer os principais tipos de mármore travertino que existem no mundo, é importante que você conheça os principais acabamentos que podem ser dados a esse material e como usar cada um deles. Existem quatro tipos de acabamento que são os mais utilizados. Vamos ver quais são!
Imagem 3: Banheiro revestido com mármore bege e com acabamento polido.
Mármore Travertino Resinado
Esse acabamento é produzido por meio da aplicação de uma resina da mesma coloração da pedra, tampando os buracos e os poros presentes, deixado a superfície mais lisa e brilhosa.
Mármore Travertino Bruto ou natural
Nesse acabamento, o mármore travertino não passa por nenhum tipo de tratamento, sendo utilizado em sua forma natural. Dessa forma, a pedra fica opaca, áspera e com os veios bem aparentes. Esse acabamento não é indicado para ser utilizado em pia ou piso da cozinha ou do banheiro, pois pode causar infiltração. Porém, é indicado para paredes.
Mármore Travertino Levigado
Para chegar nesse acabamento, o mármore é lixado e se torna liso e opaco, mantendo sua cor natural. Esse tratamento ajuda na limpeza e na manutenção e é indicado para usos internos e externos.
Mármore Travertino Polido
Acabamento que deixa o mármore travertino liso e brilhoso. Ideal para as pessoas que querem fazer um banheiro esse material, desde que ele não seja usado no chão, pois pode ficar escorregadio.
Veremos agora onde podemos usar o mármore na decoração!
Onde usar o mármore travertino na sua decoração
Muito usado desde a antiguidade, inclusive para fazer esculturas e monumentos, o mármore travertino também é usado há muitos anos para dar um toque de sofisticação e elegância na decoração. Desde a sua forma natural, para os apreciadores de um estilo mais rústico, até os tratados com mais brilho e acabamento diferenciado, o material sempre traz um tom mais nobre para um projeto.
Imagem 4: Escada de mármore travertino rústico. Acabamento perfeito para esse uso!
É muito comum o uso desse tipo de mármore como revestimento de pisos e paredes (e até escadas), e nos mais diversos ambientes. Seu melhor uso é em banheiros e nas cozinhas, onde reveste bancadas e mesmo cubas e pode ser usado em paredes e chãos.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Para cada tipo de uso, é preciso ficar atento às opções de acabamento sobre as quais falamos lá em cima. Se o mármore for usado no piso, em especial piso dos banheiros, é importante que você opte por acabamentos que não deixem o mármore travertino tão liso, para que ele não fique escorregadio. O mesmo deve ser observado caso você opte por esse material para construir as escadas da sua casa.
Para as paredes, você tem mais liberdade para escolher o acabamento que melhor se encaixa na sua ideia de decoração! Tanto os mais rústicos, como os mais polidos, funcionam bem como revestimento e ficam lindos. O mármore é mais usado em paredes de cozinha e banheiro, ou em áreas comuns como portarias de prédios e corredores.
Para pias e áreas da cozinha e banheiros, ou seja, locais que podem molhar, os mais indicado é usar o mármore com acabamento polido. Isso se dá pois eles possuem menos fissuras e previnem possíveis infiltrações.
Antes de escolher qual mármore você usará na sua pia, vale levar em consideração os seguintes fatores: quais as cores serão usadas no ambiente; qual o tipo de lavatório e de pia e se ela será bancada com cuba embutida, bancada com cuba de sobrepor ou pia esculpida na pedra; e qual o formato da bancada.
Se for para uso em chãos que podem molhar e, especialmente, área externa com piscina, os acabamentos mais rústicos são os que você deve usar. Com esse acabamento os veios que ficam aparentes funcionam como um sistema antiderrapante.
Mais 42 ideias de Mármore Travertino para você se inspirar
Imagem 5: Banheiro com chuveiro e pia feitos com mármore travertino.
Imagem 6: Esse tipo de mármore é muito usado nesse cômodo da casa. Veja mais esse exemplo!
Imagem 7: Nesse exemplo, vemos o uso da pedra com uma tonalidade mais clara.
Imagem 8: Mármore rústico usado nas paredes do banheiro.
Imagem 9: Nesse banheiro moderno, o revestimento ficou por conta dessa linda combinação de mármore travertino e madeira.
Imagem 10: Parede de mármore rústica, combinando com o branco. Iluminação indireta deixou o ambiente ainda mais lindo.
Imagem 11: Escada com mármore travertino, com acabamento mais rústico, para evitar acidentes.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 12: O mármore pode ser usado em área gourmet, com o acabamento certo!
Imagem 13: Banheiro elegante com mármore. Cor escolhida ajudou a dar amplitude para o ambiente.
Imagem 14: Mármore combinando com preto.
Imagem 15: Mármore branco usado na parede do banheiro, com acabamento resinado.
Imagem 16: Pia com mármore travertino. Nesse caso, o acabamento polido é o mais indicado.
Imagem 17: Mais um exemplo de pia de mármore travertino, combinado mais uma vez com madeira.
Imagem 18: Mais uma inspiração! Essa pia de mármore combinou com o espelho com moldura dourada.
Imagem 19: Painel de TV de mármore travertino. Uso diferente para pedra!
Imagem 20: Inspiração para quem quer usar o mármore no piso.
Imagem 21: Pia de mármore travertino com tonalidade mais alaranjada.
Imagem 22: Olha essa inspiração, que diferente! Mesa feita com a pedra.
Imagem 23: Mais um exemplo do uso de mármore atrás da TV.
Imagem 24: Nesse projeto, o mármore foi usado como revestimento em mais de uma parede.
Imagem 25: Lindo piso de mármore usado em sala de jantar. Trouxe elegância para o ambiente.
Imagem 26: Modelo mais moderno de escada com mármore.
Imagem 27: Nesse banheiro, o mármore foi usado em todas as paredes e no piso.
Imagem 28: Pia de mármore travertino.
Imagem 29: Pia feita com mármore e com espelhos e madeira.
Imagem 30: Banheiro com mármore e espelhos
Imagem 31: Mármore usado na pia nas prateleiras.
Imagem 32: Esse tem mais escuro também combina muito com banheiros.
Imagem 33: Nesse projeto, foi usado um acabamento que deixou o mármore mais liso e brilhoso.
Imagem 34: Mais uma inspiração para uso do mármore deixando a cozinha moderna.
Imagem 35: Nesse exemplo, o mármore foi usado na pilastra no meio da sala. O revestimento permitiu que ela tivesse um novo uso.
Imagem 36: Mais um hack feito com mármore travertino.
Imagem 37: Escada de mármore e corrimão de ferro.
Imagem 38: Piso de cozinha de mármore. Perceba que o acabamento não é tão brilhoso.
Imagem 39: Sala com piso de mármore travertino.
Imagem 40: Sala com piso de mármore travertino.
Imagem 41: Sala com piso de mármore travertino polido.
Imagem 42: Mais uma inspiração de uso do mármore em piso.
Imagem 43: Nessa casa, o mármore usado na parede e no piso.
Imagem 44:Já nessa pia, foi usado um mármore com os veios mais marcados.
Imagem 45: Linda inspiração! Ambiente todo revestido com mármore nessa área.
Imagem 46: Piso rústico que combinou com tapete de sisal.
Imagem 47: Mais uma pia de mármore, dessa vez combinando com o banheiro cinza.
Imagem 48: Mármore travertino usado em cozinha com ilha. Uso pede acabamento que seja mais fácil de limpar.
Deixe um comentário