A árvore Manacá da Serra é uma das mais comercializadas no país. Atualmente em voga, ela também é conhecida como Cuiperúna e Jacatirão. Essa espécie pode chegar a uma altura de até 12 metros.
Ela é cultivada em diversos lugares como por exemplo, em jardins, praças, calçadas e vasos. É uma árvore florida e de fácil cuidado. Pode-se plantá-la no seu jardim ou na calçada de sua casa, o resultado fica muito bonito.
Confira os melhores produtos para sua casa:
A Manacá da Serra tem sua origem no solo brasileiro. Ela possui folhas escuras e flores brancas que com o passar do tempo, mudam de cor para o lilás. Ela também passa pela tonalidade rosa. É possível encontrar uma árvore com os três tipos de flores.
É uma planta comumente encontrada no litoral de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. É uma planta que se destaca das outras por causa de suas flores. Ela aparece nas matas destas regiões e colore o ambiente natural.
Por não ter raízes agressivas, ela pode ser utilizada para decorar residências, no jardim ou em vasos. É muito fácil encontrar a Manacá da Serra em projetos paisagísticos que buscam decorar utilizando plantas nativas.
Ela é bastante fácil de cultivar. Acostumada com o clima do Brasil, pode ser plantada nas diferentes regiões do país. É uma planta versátil, multicolorida que possui um charme especial. A decoração de sua casa ficará linda com a árvore no seu jardim ou vaso.
A Manacá da Serra possui flores que duram por apenas três dias, ela passa a mudar as tonalidades de cor até morrer no tom de lilás. Ela pode ser utilizada na ornamentação de ambientes, sendo um objeto de decoração que virou tendência atualmente.
Imagem 01: Uma planta típica de nossas florestas.
Índice
Manacá da Serra como cuidar
Para cultivar a Manacá da Serra em vaso é preciso tomar alguns cuidados. Dessa maneira ela crescerá e se desenvolverá com saúde. É uma planta fácil de cuidar e que não requer muito trabalho.
É preciso que se deixe a árvore perto das janelas ou de varandas para ela tomar sol e crescer com saúde. Ela precisa de luz para se desenvolver plenamente, mesmo estando em um vaso.
Imagem 02: Suas mesclas trazem bastante charme.
O substrato da planta deve estar sempre úmido, no entanto, não é indicado abusar da água. A planta deve receber o necessário para poder se desenvolver plenamente. Há de ser mais contido e não encharcar o solo em que a planta está.
É necessário que o solo tenha bastante matéria orgânica com os nutrientes que ajudem a planta a crescer. Uma boa ideia para deixar o solo sempre úmido é cobri-lo com lascas de pinus ou pedras ao redor do caule.
No verão, a Manacá da Serra deve receber mais água que o normal. No inverno a rega pode ser menor, mas deve-se observar se o solo está sempre úmido. Lembre-se, não se deve encharcar, apenas deixá-lo úmido.
Imagem 03: Cuidar do seu manacá é mais fácil do que parece.
Como plantar Manacá da Serra em vaso
Primeiramente, escolha um vaso grande para que a planta possa se desenvolver livremente. Lembre-se que o Manacá da Serra é uma pequena árvore e por isso, deve-se ter em mente que ela precisa de espaço para se desenvolver.
O fundo deve ser coberto por pequenos pedregulhos e por uma manta de drenagem. Dessa forma, o vaso fica mais difícil de ser encharcado e a planta pode crescer sem maiores problemas.
Deve-se fazer um substrato com duas partes de areia e uma parte de terra comum. Assim a planta poderá extrair seus nutrientes estando em um vaso preparado para ajudá-la a se desenvolver.
Imagem 04: Você pode cultivar esta planta no jardim, varanda ou dentro de casa.
Faça um pequeno buraco no meio do vaso com terra e plante a muda de Manacá da Serra. Ela deve ficar no centro do vaso. Assim ela poderá crescer junto com suas raízes, folhas e flores.
Coloque mais terra por cima do vaso e o coloque no lugar escolhido, de preferência que receba um pouco de sol durante o dia. Regue a planta e veja ela se desenvolver trazendo belíssimas flores para a decoração de sua casa.
Após o plantio, a Manacá não pode receber luz direta por uma semana, depois deste tempo, pode-se deixá-la em um lugar ensolarado e arejado que fará muito bem a ela, assim ela crescerá com saúde.
Imagem 05: Dê a atenção que esta planta precisa para que ela se desenvolva com saúde.
Como plantar Manacá da Serra no solo
Cave um buraco grande no solo onde você irá plantar a Manacá da Serra. Lembre-se que ela precisa de espaço para se desenvolver com saúde, portanto, esse lugar deve ser grande para que a planta cresça normalmente.
Faça um adubo orgânico com húmus de minhoca, ou outro material indicado para que o solo da planta possa ter os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. As raízes precisam de um adubo forte e rico.
Imagem 06: As ruas podem ter belas árvores como esta.
É preciso acrescentar um pouco de areia ao solo para que haja aeração, que é um processo em que se proporciona uma melhoria na qualidade do solo. Dessa maneira a árvore poderá receber nutrientes em suas raízes e ter uma boa saúde.
Coloque a muda no centro do buraco e cubra com terra. Regue a planta quando julgar necessário. O solo deve ficar úmido, mas não encharcado. Em pouco tempo ela se desenvolverá e dará uma linda Manacá da Serra.
A planta deve ser posicionada em um local com uma grande amplitude, para que as raízes cresçam saudáveis e fortes mesmo não se expandindo como outras plantas. Dessa maneira a Manacá trará lindas flores em pouco tempo.
Imagem 07: Dê a beleza que os gramados necessitam.
Manacá da Serra como fazer mudas
Fazer mudas com a Manacá da Serra é muito fácil. Só é preciso alguns cuidados que em pouco tempo você terá a planta crescendo em sua casa e colorindo o ambiente e trazendo estilo a sua decoração.
Primeiro faça um substrato e coloque em um saco individual. Coloque cada semente em um saco. Dessa maneira você terá uma muda em cada conjunto e poderá ver a planta de desenvolver plenamente após os seguintes passos:
Cubra com areia peneirada. Dessa maneira a semente terá os nutrientes certos para que não falte nada para o seu desenvolvimento. Em seguida, regue os sacos de Manacá e os deixe em um ambiente protegido de calor e umidade.
Imagem 08: Adquira já sua muda de manacá.
As sementes germinarão em 15 a 20 dias. Espere que as mudas tenham 20cm para então transplantá-las. Mantenha as mudas protegidas até que tenham 50cm, desta forma você garante seu crescimento longe de eventuais problemas.
Ao replantar as mudas você deve adubar o solo com compostos orgânicos para que a planta e suas raízes possam receber os nutrientes necessários.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Parecidos com os coquinhos de palmeiras, os frutos da Manacá da Serra costumam aparecer no mês de março, depois eles florescem e nos dão belíssimas flores que embelezam qualquer decoração.
Imagem 09: Aposte nesta espécie como flores para jardim.
Manacá da Serra poda
Ela pode ser podada para atingir a altura desejada. A Manacá da Serra deve ser podada sempre após a floração. É preciso que se deixe algumas folhas para que ela continue a sobreviver. Com uma tesoura, corte as folhas e utilize uma bordalesa para evitar fungos e cicatrizar.
A Manacá da Serra pode ficar do tamanho que você quiser. Ao podá-la, você impede seu crescimento desordenado e pode cultivá-la até dentro de casa, em um vaso. Desta maneira, é possível utilizá-la na decoração de ambientes de casas, apartamentos e escritórios.
Imagem 10: Acerte na poda desta planta para que ela se desenvolva corretamente.
Tipos de Manacás da Serra
Existem três tipos de Manacá. O anão, a Manacá-de-cheiro e o Manacá da Serra. Cada um possui características que os diferenciam. Desta maneira, eles podem ser cultivados seguindo diferentes tipos de plantio.
O Manacá da Serra Anão é uma variedade bastante comercializada. Como atinge até três metros de altura, ela é cultivada em vasos sendo posta em casas e apartamentos. Elas florescem normalmente, como a Manacá de Serra.
A Manacá-de-cheiro, também é conhecida como Manacá de jardim, Romeu e Julieta e Primavera. Seu porte é de até três metros de altura e possuem flores de cor violeta que mudam suas tonalidades até ficarem brancas.
Imagem 11: Deixe o seu jardim ainda mais belo.
A Manacá da Serra é uma árvore maior, mas que também pode ser cultivada em um vaso, claro, tomando a precaução de podá-las sempre que for necessário. Desta maneira ela irá se desenvolver de acordo com o seu gosto.
As Manacás da Serra são uma planta versátil, presente em todo o país e que tem sido cada vez mais cultivadas pela beleza de suas flores e a facilidade com que ela é plantada e cuidada.
Tenha uma Manacá da Serra em sua casa e harmonize a decoração de sua residência com esta belíssima planta.
Imagem 12: São diversas espécies para você escolher.
Inspire-se nessas ideias
Imagem 13: Então, que tal deixar a frente de sua casa ainda mais charmosa?
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 14: Assim, as ruas também ficam bem encantadoras.
Imagem 15: São várias cores para escolher.
Imagem 16: Basta escolher.
Imagem 17: Você também pode fazer misturas.
Imagem 18: Deixando sua paisagem ainda mais bela.
Imagem 19: Frutos do Manacá da Serra.
Imagem 20: Uma planta que é nativa de nossas florestas.
Imagem 21: Agora também pode estar nos canteiros.
Imagem 22: Decorando até seu trajeto.
Imagem 23: Quando cheias de flores elas chamam a atenção.
Imagem 24: Mesmo suas cores claras são encantadoras.
Imagem 25: Assim, você tem total destaque em meio ao verde.
Imagem 26: Então veja a flor com botões.
Imagem 27: E ela bem florida.
Imagem 28: Por fim, fique com dicas para cuidar bem do seu Manacá da Serra.
Manacás da Serra decoração
Imagem 29: O manacá, mesmo que apenas seus galhos, podem ser lindas opções para decoração de plantas para sala.
Imagem 30: Decore a entrada de sua casa.
Imagem 31: O manacá anão fica perfeito para diversos tipos de decorações.
Imagem 32: O azul é puro charme.
Imagem 33: Mas o rosa com branco também.
Imagem 34: Então, escolha um vaso charmoso.
Imagem 35: E crie formas de decoração.
Imagem 36: Sua beleza será inconfundível.
Imagem 37: Além disso, seu ambiente ficará perfumado.
Imagem 38: Decore a área de lazer.
Imagem 39: Utilize pedras para jardim para decorar o vaso.
Imagem 40: Ou o canteiro.
Imagem 41: Decore os muros.
Imagem 42: Crie pontos isolados.
Imagem 43: Mas também misture com outras vegetações.
Imagem 44: Por fim, aposte em vasos coloridos.
Manacá da Serra no jardim
Imagem 45: O seu jardim pode ficar ainda mais belo e valorizado com esta opção de árvore com flores.
Imagem 46: Sua vantagem, é que ela pode ser plantada nos mais variados tipos de espaço. Desde que sua raiz possa se desenvolver.
Imagem 47: Dessa forma, você poderá contemplar resultados incríveis em seus momentos de flores.
Imagem 48: Até mesmo em mudas menores. Então veja mais esta ideia.
Imagem 49: Você também pode utilizar o Manacá da Serra em outras tonalidades como o roxo. Assim, seu jardim ficará ainda mais valorizado.
Imagem 50: A muda pequena pode fazer parte da entrada de sua casa junto a outras espécies.
Imagem 51: Você também pode deixar o ambiente ainda mais fechado com suas flores como neste outro exemplo inspirador. Então veja só.
Imagem 52: Contemple este botão.
Imagem 53: Aposte na decoração de fachadas.
Imagem 54: Crie novos espaços.
Imagem 55: Traga a delicadeza dessa planta para o seu espaço.
Imagem 56: Use vasos diferenciados.
Imagem 57: Mesmo pequeno já valoriza o seu espaço.
Imagem 58: Por isso, não deixe de ter um.
Imagem 59: E transforme seu jardim.
Imagem 60: Por fim, contemple a beleza do manacá florido.
Deixe um comentário