A chegada de uma criança é um momento muito especial para os futuros pais. Para que ele seja o mais especial possível, é necessária uma boa preparação em relação aos itens que a criança precisará após o nascimento. Por isso é recomendado fazer uma lista de chá de bebê.
Assim, um chá de bebê é uma oportunidade excelente para reunir familiares e amigos, fortalecer laços e, claro, dar uma ajudinha aos futuros pais.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Afinal, o momento de montar o enxoval do bebê e escolher seus materiais é mágico e agradável, mas também pode ser um pouco custoso, se os pais cuidarem de tudo sozinhos.
Portanto, se está se preparando para a chegada da sua pessoinha especial, continue lendo este artigo. Aqui você vai poder conferir como organizar da melhor forma um chá de bebê, além de conferir várias dicas de como montar a lista de chá de bebê ideal.
Índice
Como organizar um chá de bebê
A organização de um chá de bebê conta com várias etapas essenciais. Confira a seguir.
Faça a lista de convidados
Fazer a lista de convidados é o primeiro passo para se ter um chá de bebê organizado e muito bem feito. Afinal, a festa é tanto para você e o bebê quanto para os convidados, certo?
Ou seja, é a partir dele que você vai poder decidir o local ideal para o evento, o cardápio, o tema, a decoração de chá de bebê e, principalmente, os itens que vai inserir na lista de chá de bebê.
Assim, defina inicialmente se você quer uma festa mais reservada, apenas com os familiares e amigos mais íntimos. Ou se prefere algo maior, convidando assim parentes, amigos, colegas de trabalho e conhecidos.
Além disso, decida também se vai abrir ou não oportunidade para que os convidados levem outras pessoas.
Então, faça uma planilha ou anote em um bloco de notas todas as pessoas que pretende convidar.
Escolha o local
Com a lista de convidados pronta em mãos, é hora de escolher o local em que vai realizar seu chá de bebê. Algumas pessoas preferem realizar o evento em casa mesmo, o que é uma boa ideia, pois já não precisa gastar com o aluguel de um espaço.
Entretanto, se sua lista de convidados for muito grande e sua casa não comportar a quantidade de pessoas, é melhor escolher um outro local. Afinal, uma casa muito cheia, com as pessoas tentando encontrar cantinhos para se sentar não é algo confortável.
Assim, existem várias opções que você pode levar em consideração, como por exemplo:
- Sítios;
- Chácaras;
- Casas de eventos;
- Clubes.
Portanto, para escolher qual o melhor local para o evento, tenha em mente a quantidade de convidados, seu orçamento e a decoração que pretende fazer.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Além disso, outro ponto a se levar em consideração é a estação do ano em que você vai realizar o chá de bebês. Por exemplo, se o evento for acontecer no verão ou no outono, locais mais abertos como sítios e chácaras são uma boa opção.
Entretanto, se o chá de bebês for marcado para um período com risco de chuvas, é melhor não arriscar e escolher um local coberto e mais fechado.
Defina a data e horário do chá de bebê
A data e o horário do chá de bebê é algo que precisa ser escolhido com atenção. Afinal, há muitos fatores que você precisa considerar, como por exemplo:
- O tipo de evento: Se você quer algo mais simples e que dure mais tempo, como um churrasco, por exemplo, melhor escolher um dia não útil, como um domingo ou um feriado. Isso também vai garantir que a maioria dos seus convidados possa ir;
- O local do chá de bebê: Se você escolher fazer a festa em sua casa, pode começar o evento um pouco mais tarde ou mesmo estendê-lo para até mais tarde da noite. Porém, se mora em um apartamento ou condomínio de casas, por exemplo, precisa respeitar o horário de silêncio. Portanto, precisa começar a festa mais cedo;
- O período de gestação da mamãe: Você pode marcar o chá de bebê em uma data que esteja entre o sexto e o sétimo mês de gestação, pois, após isso, você pode não estar tão disposta assim para a festa. Entretanto, se quiser deixar o chá de bebê para uma data mais próxima do nascimento do bebê, o ideal é marcar um horário mais cedo para começar a festa.
Monte o cardápio
O cardápio, com certeza, é uma das coisas mais importantes que você precisa definir. Assim, você tem algumas opções interessantes à disposição, como por exemplo:
- Contratar um buffet: Essa é uma opção bastante escolhida, principalmente para quem tem uma lista de convidados bem comprida. Afinal, é uma forma eficiente de cuidar da alimentação do evento sem dores de cabeça, além de economizar ao fechar um cardápio com a quantidades certas de itens;
- Fazer um churrasco: Essa é uma boa opção, principalmente se você decidir fazer o evento em sua casa ou em um espaço aberto. Você também pode combinar de cuidar da alimentação, enquanto os convidados levam suas próprias bebidas;
- Servir doces e salgados: Doces e salgados são uma forma econômica e tradicional para um chá de bebês. Você pode encomendá-los em uma doceria, padaria ou mesmo em um buffet. Lembre-se de calcular bem a quantidade de itens que vai pedir, para que ninguém fique sem comer na festa. Você pode fazer uma proporção de três doces e salgados para cada convidado, por exemplo. Se quiser ter ainda mais margem, pode aumentar para cinco.
Escolha a decoração e o tema do chá de bebê
A decoração e o tema do chá de bebê precisam ter uma identidade própria. Afinal, a festa estará comemorando a aproximação da chegada da pessoinha mais especial desse planeta, certo?
Portanto, pegue papel e caneta e anote todas as ideias que tiver para o tema do chá de bebê. Pense a respeito da personalidade dos pais da criança e da impressão que quer causar.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Nesse sentido, responda a perguntas, como:
- Você quer dar um ar de simplicidade ao evento? Ou quer algo mais sofisticado? Prefere uma festa com cores diferenciadas? Ou quer apostar em toda a delicadeza e suavidade de temas mais infantis?
- Quer um tema mais abrangente, que retrata as maravilhas da infância como um todo ou algo mais específico, como um tema de mamadeiras, por exemplo?
- Há alguma data comemorativa próxima à data do evento? Seria uma boa ideia usá-la como referência?
Assim, ao responder essas perguntas, você terá uma ideia bem mais concreta a respeito de qual será o tema do seu chá de bebê.
Convite
Por fim, é hora do convite. Você pode escolher convites físicos, virtuais ou mesmo mesclar as duas opções. Se sua lista de convidados for muito grande e você não tiver tempo de entregar todos pessoalmente, um convite virtual é uma boa opção.
Afinal, você pode facilmente enviá-los por WhatsApp através de uma lista de transmissão. Assim, você garante que não vai se esquecer de ninguém e que todos vão receber o convite, independente da distância em que estiverem.
Entretanto, se sua festa for reservada aos parentes e amigos mais próximos, você pode investir em convites físicos. Eles são charmosos, tradicionais e podem ser guardados como recordação pelos convidados.
Ademais, lembre-se de colocar no convite a lista do chá de bebê ou o link por onde eles poderão acessá-la.
Agora que você como fazer uma decoração de chá de bebê, aprenda como fazer uma ótima decoração de quarto de bebê.
O que considerar na hora de fazer a lista de chá de bebê?
A hora de fazer a lista de chá de bebê pode gerar algumas dúvidas. Afinal, são muitos itens que o bebê precisará após o nascimento. Confira algumas dicas a seguir.
Faça uma lista dos itens que você já tem
Antes de começar sua lista de chá de bebê, é importante que você faça primeiro uma lista do que já tem, para não correr o risco de ganhar o que não precisa em detrimento de itens que são realmente necessários.
Além disso, considere a quantidade do que já tem. Afinal, se não forem suficientes, você pode inseri-los na lista, em menor quantidade.
Pense em quantidades, preços e necessidades
De fato, alguns artigos para bebês são necessários apenas nos primeiros dias de vida da criança, enquanto outros você vai precisar por um bom tempo. Ou seja, leve isso em consideração na hora de montar sua lista.
Por exemplo, fraldas de tamanho RN são as que você vai utilizar por menos tempo. Portanto, se for colocar esse item na sua lista de chás de bebê, define a quantidade necessária.
Da mesma forma, alguns produtos são mais baratos, mas você vai precisar utilizá-los em uma quantidade muito maior. Nesse caso, vale colocar esses itens na lista mais de uma vez com uma quantidade maior.
Leve em consideração as estações do ano
Primeiramente, tenha em mente a estação do ano em que seu pequenino virá ao mundo e as estações seguintes. Dessa forma, você vai poder acrescentar na lista as quantidades e tamanhos de roupas ideais para cada estação.
Além disso, lembre-se de que nos primeiros meses de vida, os bebês crescem muito rápido. Assim, as roupinhas da primeira estação podem não servir mais em pouco tempo. Portanto, não peça uma quantidade muito grande delas na lista.
Afinal, isso vai evitar que você tenha que se desfazer de roupas que seu bebê nem usou, enquanto precisa comprar outras às pressas.
Tenha em mente o tamanho das fraldas e a quantidade necessária
Existem seis tamanhos de fraldas descartáveis que você precisa levar em consideração na hora de fazer sua lista. São elas:
- RN: Essas fraldas são ideais para os primeiros 35 dias de vida do bebê, se ele pesar até 4,5kg. Você vai utilizar aproximadamente 8 por dia;
- P: Indicadas para bebês de até 3 meses, pesando até 7,0kg. Seu bebê vai usar de 10 a 12 fraldas por dia nesse período;
- M: Para bebês de 3 a 9 meses, pesando até 9,0kg. Seu bebê vai precisar de 9 a 13 fraldas por dia nesse período;
- G: Esse tamanho de fraldas é para quando seu bebê tiver de 9 a 18 meses, pesando até 12kg. Nessa fase, a quantidade de fraldas já vai diminuir um pouco mais, sendo cerca de 7 por dia;
- XG e XGG: Indicada para bebês de 18 a 26 meses, pesando a partir de 12kg. Você vai precisar de aproximadamente 5 fraldas por dia nessa fase.
Ou seja, você precisa levar em consideração as fases do bebê e o tamanho e peso aproximados que ele vai ter ao nascer para decidir a quantidade de fraldas que irá pedir na lista.
Entretanto, lembre-se de que esses valores são gerais e estimados. Você precisa considerar as individualidades do bebê para decidir da melhor forma.
Além disso, considere decidir as marcas das fraldas para colocar na lista. Afinal, a depender da qualidade do material delas, você pode usar uma quantidade menor por dia e não vai precisar pedir muitas na lista do chá do bebê.
O que colocar na lista de chá de bebê: modelo de lista
Alguns itens não podem faltar em sua lista de chá de bebê. Já outros, cabe a você decidir se vai inseri-los ou não. Confira a seguir um modelo de lista de chá de bebê separado por categorias.
Modelo de lista de chá de bebê
Fraldas e outros itens
- 12 pacotes de fraldas descartáveis RN
- 15 pacotes de fraldas descartáveis P
- 12 pacotes de fraldas descartáveis M
- 8 pacotes de fraldas descartáveis G
- 12 fraldas de pano
- 10 potes de lenços umedecidos
- 12 fraldas de boca
- 12 pomadas antiassaduras
Amamentação
- 1 mamadeira pequena
- 2 mamadeiras médias
- 3 mamadeiras grandes
- 5 babadores de tecidos
- 1 escova para mamadeira
- 1 porta-leite em pó
- 1 pinça higiênica
- 1 aquecedor de mamadeira
- 1 esterilizador de mamadeira
Higiene
- 8 sacos de algodão
- 1 kit de higiene
- 1 banheira
- 1 suporte para banheira
- 1 termômetro para banho
- 2 óleos para bebê
- 5 toalhas de banho
- 6 shampoos para bebê
- 5 sabonetes líquidos para bebê
- 5 caixas de bastonetes de algodão para bebês
- 1 tesoura para cortar as unhas do bebê
- 1 pente
- 1 escova
- 1 bolsa de gel para cólicas
- 1 nécessaire
Dia-a-dia
- 1 bolsa do bebê
- 3 capas para carrinho
- 2 chupetas
- 2 prendedores de chupeta
- 2 mordedores
- 2 porta-chupetas
- 1 termômetro digital
Quarto
- 5 jogos de lençóis de berço incluindo lençol de elástico e lençol para cobrir
- 1 trocador e 2 capas para trocador
- 1 manta
- 1 cobertor de berço
- 15 cabides
Deixe um comentário