O jardim tropical é uma ótima pedida para quem deseja uma área externa da residência com as características diferentes de um jardim convencional. A ideia é ter uma pequena “selva” em sua casa.
Ele não possui simetria, simula o habitat natural das plantas. Não é um jardim correto, com tudo no lugar certo. É como se fosse mesmo o ambiente natural de onde as plantas dele vieram.
Confira os melhores produtos para sua casa:
No entanto, o jardim tropical precisa também de um planejamento. É necessário que as plantas se desenvolvam em um ambiente propício, dessa forma ele irá se desenvolver corretamente.
O jardim tropical é versátil, pode ser feito na varanda de um apartamento ou na área externa de uma casa. O tamanho dele depende do lugar escolhido. Mas é preciso dar condições para que ele cresça.
Atualmente, o jardim tropical não é exclusivo de lugares com o clima quente. Com a climatização é possível criar as condições necessárias para que as plantas se desenvolvam. Dessa forma, é possível ter um jardim em uma localidade mais fria, por exemplo.
Um dos nomes mais conhecidos no paisagismo e que utilizava jardins tropicais é o Burle Marx. Ele é referência mundial inspirando muitos artistas pelo mundo todo. O paisagista foi um dos pioneiros no Brasil.
É preciso ter em mente que a manutenção desse tipo de jardim é bastante complexa. Ele necessita de uma grande quantidade de água. Deste modo, pode-se trazer a beleza de florestas tropicais e semitropicais para a sua residência.
No jardim tropical pode-se ter uma grande variedade de plantas, como por exemplo as bromélias, palmeiras, samambaias, árvores e costela de adão. Você pode criar desde um pequeno ambiente até um extenso, trazendo a beleza exótica destas plantas para a sua residência.
Imagem 01: Um modelo versátil que pode ser feito em qualquer lugar.
Índice
Como fazer um jardim tropical
As espécies de plantas utilizadas devem ser em sua totalidade plantas tropicais, ou subtropicais. Além das plantas, pode-se fazer também um lago, ou uma fonte com pedras e plantas que combinam com o ambiente dos trópicos.
O jardim tropical pode ser um ambiente propício para as aves. Neste caso é uma boa ideia ter água limpa para eles beberem. Ele pode ter bancos, pergolados e vasos, mas que devem se integrar bem harmoniosamente com o lugar.
A iluminação do jardim também deve se integrar com o ambiente. Podem ser discretos e com uma aparência rústica. O importante é que o lugar deva ter seu toque exótico preservado, como se fosse realmente uma floresta tropical.
É preciso que o jardim esteja sempre em contato com o calor e a luz do sol. Além disso, é indicado que seja irrigado frequentemente. É preciso que se faça um planejamento minucioso antes de construí-lo.
Como o jardim é inspirado nas florestas tropicais, há uma liberdade de criação, de onde as plantas irão ficar, isso sem fazer desenhos padronizados. O lugar deve ser assimétrico, como em uma floresta.
Você pode criar um caminho por entre as plantas de terra batida, pedra e madeira. Ele pode ser irregular e sinuoso. Ele pode ter o tamanho necessário, não precisa ser extenso caso seu jardim seja menor.
A água pode ser um componente importante para o seu jardim. Pode-se criar um lago ou uma fonte, por exemplo. É um elemento que pode trazer frescor ao ambiente, até deixando seu jardim com um ar mais tropical.
As plantas deverão circundar a fonte ou lago, dessa forma comporão um ambiente mais harmonioso. Caso utilize vasos, dê preferência a materiais como barro, argila ou cerâmica.
Imagem 02: A ideia é trazer um pouco das florestas tropicais para o seu jardim.
Como cuidar das plantas do jardim
As plantas de clima tropical precisam de calor e de luz solar. Mas elas não precisam ficar expostas ao sol por todo o tempo. As plantas são diferentes umas das outras, algumas podem precisar de luz direta, outras não.
Estima-se que uma temperatura de 22ºC seja indicado para que as plantas não sofram com o frio e tenham as suas folhas queimadas ou tenham um desenvolvimento menor.
A água é outro fator importante no desenvolvimento das plantas tropicais. Afinal, como a floresta é geralmente úmida, elas precisam de um ambiente igual para crescerem saudáveis.
Dependendo de onde você vive, em um lugar mais seco, por exemplo, você pode precisar borrifar água nas plantas regularmente. No entanto, não se deve exagerar pois elas não precisam de um solo encharcado.
Neste sentido, o solo deve ser rico em matéria orgânica. Para isso, você deve prepará-lo com adubo antes de plantar. O adubo orgânico é o mais indicado. Esse cuidado deve ser observado de tempos em tempos para que as plantas conservem sua saúde e vitalidade.
Deve-se ter o cuidado de deixar as plantas como na natureza, colocando plantas pequenas e grandes compostas como se estivesse na floresta. Uma árvore pode, por exemplo, proteger da luz solar uma samambaia.
Imagem 03: Em locais mais secos, será preciso borrifar água frequentemente para cuidar bem de suas plantas e deixar o seu jardim tropical ainda mais belo. Então veja mais este resultado feito em um banheiro de uma residência bem natural.
Jardim tropical: conceito
Em suma, o jardim tropical é uma ótima pedida para residências grandes e menores. Com poucas ou muitas plantas, pode-se ter um lugar exótico como nas florestas. Desta forma, a decoração de sua área externa, por exemplo, vai ficar belíssima com as plantas tropicais.
É um jardim que está cada dia mais em voga. Inspirando em Burle Marx, várias residências recriaram o jardim tropical em suas casas. Apesar de ser mais difícil a manutenção do ambiente, emular uma floresta tropical virou moda.
A variedade de plantas é enorme. Assim, você pode procurar por espécies de uma mesma região compondo um jardim mais harmônico e mais realista. A ideia é ter um pouco da floresta tropical em casa, não é, então, mãos à obra!
Imagem 04: O tipo de jardim que fica perfeito em casas, apartamentos, lojas e empresas. Seja em um espaço grande, médio ou pequeno.
Inspire-se nestas ideias
Imagem 05: Os corredores que levam a templos podem ter este tipo de jardim para decorar.
Imagem 06: A iluminação também precisa ser bem pensada. Assim os resultados ficam ainda melhores.
Imagem 07: A porta dos fundos também merece ser bem valorizada.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 08: Aposte em pontos isolados.
Imagem 09: Deixe o seu quintal aconchegante e natural.
Imagem 10: Utilize flores para dar cor ao seu jardim tropical.
Imagem 11: Ou brinque com as cores das folhagens.
Imagem 12: As áreas de piscinas ficam ainda mais belas.
Imagem 13: Ou mesmo os grandes gramados.
Imagem 14: Faço do seu cantinho do café externo, um local bem especial.
Imagem 15: Use a imaginação e aposte em um lindo jardim com pedras.
Imagem 16: Otimize o seu espaço do jardim e trabalhe bem os tamanhos das plantas. Então veja mais esta ideia de paisagismo tropical.
Imagem 17: As taquaras também deixam as paisagens com um ar bem natural e cheio de beleza.
Imagem 18: Os bancos e cadeiras nestes locais em meio a natureza são indispensáveis.
Imagem 19: Mais uma vez, a iluminação mostrando o seu efeito em um fim de tarde.
Imagem 20: Pequenos espaços também podem ter este tipo de jardim.
Jardim tropical: paisagismo para encantar
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 21: As trilhas ficam incríveis com essas vegetações, trazendo bem o ar da floresta.
Imagem 22: Até mesmo o paisagismo próximo a piscinas podem ficar ainda mais belos.
Imagem 23: E deixar o local ainda mais natural.
Imagem 24: As plantas ornamentais também podem ser utilizadas neste tipo de jardim.
Imagem 25: Coloque bancos de descanso para manter o seu espaço ainda mais belo.
Imagem 26: Veja mais esta linda composição com samambaias em meio às pedras do muro.
Imagem 27: Com uma vista dessas, ninguém irá querer sair do deck.
Imagem 28: Ou de áreas de descanso com estas varandas e quintais.
Imagem 29: Aqui, temos mais uma vez o belo exemplo da representatividade de cores.
Imagem 30: As fachadas ficam ainda mais valorizadas.
Imagem 31: Quando há pequenos lagos, tudo fica ainda mais natural.
Imagem 32: Folhas coloridas fazem a diferença. Então veja mais esta composição de fachada.
Imagem 33: Deixe a vista de sua varanda encantadora.
Imagem 34: E crie espaços para descansos para formar o contato com a natureza.
Imagem 35: Mas não se esqueça de valorizar os principais pontos com iluminações.
Imagem 36: Os peixes também podem fazer parte de sua decoração.
Imagem 37: Inclusive totens e quiosques.
Imagem 38: Valorize cada espaço que você tem.
Imagem 39: Inclusive as laterais de muros de pedras.
Imagem 40: E também o acesso a outras áreas.
Jardim tropical pequeno
Imagem 41: Mesmo em espaços pequenos, os jardins tropicais podem ser realizados.
Imagem 42: E os resultados podem ficar tão incríveis quanto os de espaços grandes.
Imagem 43: Se falta espaço, aproveite para decorar as laterais de sua casa.
Imagem 44: Ou até mesmo a parte da frente.
Imagem 45: Reserve pequenos espaços.
Imagem 46: E use a imaginação.
Imagem 47: Aproveite o vão entre a piscina e o muro.
Imagem 48: Ou até mesmo algum canto entre ela e o restante do quintal.
Imagem 49: As pequenas áreas de paisagismos de comércios também podem ser aproveitadas.
Imagem 50: Assim como as pequenas áreas das fachadas de prédios e empresas.
Imagem 51: Capriche também no jardim frontal de sua casa.
Imagem 52: Use pisos que imitam madeira ou aposte em madeiras naturais para fazer deck e criar espaços ainda mais incríveis.
Imagem 53: Mesmo que pequeno, um jardim tropical já faz a diferença.
Imagem 54: Deixe suas varandas aconchegantes junto com uma bela poltrona em meio a natureza. Então se inspire nessa paginação.
Imagem 55: Aposte no uso de vasos bem divertidos para montar o seu jardim tropical.
Imagem 56: Use pequenos espaços.
Imagem 57: Adicione bancos e mesas para desfrutar deste espaço.
Imagem 58: Utilize pedras e outros elementos para decorar o seu jardim tropical.
Imagem 59: Mesmo com elementos simples, você pode criar algo cheio de charme.
Imagem 60: Por fim, fique com mais este incrível exemplo de pequeno jardim com jardim tropical bem planejado.
Deixe um comentário