O papel de parede é um revestimento bonito, super versátil e que pode ser utilizado para transformar o visual do seu cômodo. Além disso, você ainda tem a opção de escolher entre uma variedade grande de estampas, texturas e acabamentos. Mas, apesar de ser um revestimento bonito e prático, muita gente ainda tem dúvidas sobre como colocar papel de parede na sua casa, tanto no que se refere a instalação, quanto a decoração.
Afinal, são tantos tipos diferentes de revestimento e acabamentos disponíveis no mercado, que isso acaba deixando o consumidor mais confuso e indeciso sobre qual deles utilizar na sua decoração. Pensando nisso, nesse artigo vamos te mostrar como colocar papel de parede, bem como várias dicas e ideias de decoração com esse elemento decorativo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Índice
- Por que você deveria investir no papel de parede na sua decoração?
- Passo a passo de como colocar papel de parede
- Passo 1: Prepare a parede (nivelação +tinta)
- Passo 2: Faça a medição da área na qual o papel de parede será aplicado
- Passo 3: Corte o papel de parede
- Passo 4: Passe cola no papel de parede
- Passo 5: Aplique o papel de parede e retire as bolhas
- Passo 6: Corte as sobras e recorte o local das tomadas e interruptores
- Qual tipo de papel de parede escolher?
- +38 ideias de decoração com papel de parede
Por que você deveria investir no papel de parede na sua decoração?
Antes de te apresentar como colocar papel de parede, é importante ressaltar os benefícios que ele pode te oferecer. Afinal, esse revestimento acabou se tornando uma excelente alternativa para quem deseja decorar qualquer cômodo da sua casa, mesmo que seja um ambiente externo. E isso ocorre, basicamente, por três motivos: praticidade, custo baixo e variedade.
O papel de parede é um revestimento extremamente prático para ser aplicado. Sua instalação não cria muita sujeira, o que é uma excelente notícia quando se trata de revestimento, desde que você saiba como colocar papel de parede corretamente (o que explicamos no próximo tópico). Além disso, você ainda pode fazer essa aplicação sozinho, sem auxílio de profissionais, o que torna o processo ainda mais barato.
Outra característica que chama a atenção nesse revestimento é o preço. Geralmente, a metragem do papel de parede é muito mais barata do que comprar uma lata de tinta ou outros materiais necessários para instalar um revestimento de cerâmica, por exemplo.
Contudo, como vamos te mostrar mais a frente, dependendo do estado da sua parede, será necessário fazer um processo de preparo antes de aplicar o papel de parede, o que pode encarecer um pouco o processo. Mas, mesmo assim, o conjunto da obra pode ficar bem mais barato em comparação a aplicação de outros tipos de revestimentos.
Além disso, o papel de parede pode ser utilizado em praticamente qualquer cômodo e estilo de decoração. Afinal, são tantas texturas, estampas e detalhes disponíveis, que é impossível que você não encontre um papel de parede que não se encaixe no seu ideal de decoração. Por todos esses motivos, você deveria investir nesse tipo de revestimento.
Passo a passo de como colocar papel de parede
Instalar um papel de parede não é uma tarefa difícil, mas requer um certo cuidado e algumas etapas de preparação, para garantir uma aplicação mais eficaz. Por isso, siga os passos listados nos próximos tópicos para realizar essa instalação.
Passo 1: Prepare a parede (nivelação +tinta)
Primeiramente, prepare a parede que receberá o revestimento, para que a superfície esteja uniforme e não tenha elevações que poderão ficar mais evidentes após a instalação do papel de parede. Por isso, é necessário lixar a parede para remover resquícios de tintura, bem como é necessário resolver qualquer tipo de infiltração aparente. Em seguida, utilize gesso ou massa corrida para fazer o nivelamento. Somente após essas etapas, passe pelo menos uma mão de tinta, poder ser a branca mesmo.
Lembrando que, se a parede na qual você for aplicar seu papel de parede já estiver nivelada e pintada, não é necessário repetir esse procedimento. Nesse caso, você pode pular essa etapa.
Imagem 1: Faça o nivelamento da parede que irá receber o revestimento.
Passo 2: Faça a medição da área na qual o papel de parede será aplicado
Em segundo lugar, você precisa medir todo o local que receberá o papel de parede. Se for do chão até o teto, por exemplo, você precisará ter as medidas exatas de toda essa área. Além disso, lembre-se de marcar as medidas referentes a janelas, tomadas e interruptores, uma vez que será necessário cortar o papel para não tampar esses elementos.
Imagem 2: É importante medir a área que receberá o papel de parede.
Passo 3: Corte o papel de parede
Para cortar o papel de parede de maneira correta é preciso levar em consideração a presença ou ausência de estampas. Em papéis de parede sem estampas, é importante deixar uma sobra de 5 cm na altura e 5 cm da largura do tamanho do papel que você irá utilizar. Por exemplo, se você precisa de 1 m de largura de revestimento, precisará cortar 1,05 m de papel.
Contudo, se o papel de parede for estampado, o ideal é sempre calcular uma sobra de 10% do papel que você vai precisar. Nesse caso, se você precisa aplicar 1 metro de papel, deverá cortar 1,10 metro de material. E lembre-se de utilizar fita métrica e uma boa tesoura para realizar essas medições e cortes.
Imagem 3: Corte o seu papel de parede de modo a deixar alguns centímetros de sobras.
Passo 4: Passe cola no papel de parede
Utilize um pincel de cola ou um rolo de pintura para passar cola no papel de parede de forma uniforme. Para facilitar o processo, você pode despejar a cola num recipiente indicado para tinta de parede. Contudo, caso você tenha comprado um papel de parede autocolante ou adesivo, pode pular essa etapa.
Imagem 4: O pincel vai te ajudar a passar a cola de forma uniforme no seu papel de parede.
Passo 5: Aplique o papel de parede e retire as bolhas
Finalmente chegou o momento da aplicação. Caso você queira instalar o papel em toda a parede, precisa providenciar uma escada, uma vez que a aplicação começa de cima para baixo. Assim, encaixe o papel no canto superior da parede e, com o auxílio de uma espátula plástica, vá alisando o revestimento em contato com a superfície. Lembre-se que nesse momento o importante é garantir a fixação do papel de parede. Por isso, não se preocupe se ficarem algumas bolhas de ar, pois elas desaparecerão em alguns dias.
Imagem 5: Utilize a espátula plástica para papel de parede durante o processo de colagem.
Passo 6: Corte as sobras e recorte o local das tomadas e interruptores
Por fim, é necessário retirar todas as sobras e recortar os pontos referentes a tomadas e interruptores. Para isso, você vai precisar do auxílio de um estilete afiado e de uma espátula, necessária para te ajudar no processo de corte. Além disso, é importante limpar as emendas para retirar as marcas de dedo e o excesso de cola. No caso de papéis de parede tradicionais ou de TNT, faça essa limpeza com o auxílio de um pano úmido. Já no caso do papel de parede vinílico, você pode utilizar uma esponja para realizar essa etapa.
Imagem 6: Utilize um bom estilete para realizar um corte preciso.
Qual tipo de papel de parede escolher?
Você deve ter percebido que, durante a explicação do tutorial sobre como colocar papel de parede, foram citados alguns tipos desse revestimento, tais como: autocolante, tradicional e vinílico. Mas se você ficou confuso com essas informações e não faz ideia do que se trata, não precisa se preocupar, porque nós vamos te explicar tudo!
Basicamente, existem vários tipos de papel de parede, sendo que cada um deles apresenta certas características que influenciam tanto na sua aplicação quanto no local no qual geralmente ele é utilizado. Para conhecer cada um deles, confira os tipos de papel de parede nos próximos tópicos.
Tradicional
O papel de parede tradicional é feito de celulose e geralmente requer um profissional qualificado para realizar sua aplicação. Afinal, estamos falando de um revestimento mais frágil, já que ele é feito de papel, o que também torna a formação de bolhas durante a aplicação muito mais fácil e recorrente. Por conta dessa fragilidade, esse papel deve ser aplicado em locais longe de umidade, como no quarto de casal, por exemplo. Além disso, sua limpeza deve ser realizada com o auxílio de aspiradores e pano levemente úmido.
Imagem 7: O papel de parede tradicional pode ficar lindo na decoração do seu quarto.
Vinílico
Apesar do nome, o papel de parede vinílico não é exatamente um papel, já que a sua superfície é confeccionada em PVC e vinil, tornando-o semelhante a um plástico. Essa composição cria um revestimento resistente, impermeável e de fácil manutenção, ideal para ambientes que recebem bastante luz do sol ou que sofrem com a umidade, como o banheiro planejado. Além disso, esse tipo de papel de parede também é mais fácil para realizar a limpeza e manutenção.
Imagem 8: Apesar de ser indicado para áreas externas e úmidas, você pode utilizar o papel de parede vinílico na decoração da sua sala de estar.
3D ou alto-relevo
Confira os melhores produtos para sua casa:
O papel de parede 3D ou alto-relevo é ideal para quem deseja adicionar personalidade e modernidade à decoração. Esse papel é produzido com adição de espuma, responsável por produzir o efeito de alto-relevo. Nesse caso, por sua estética chamativa, é interessante instalar esse revestimento num local no qual ele fique bem visível e que acompanhe a decoração do ambiente, como na sala planejada, por exemplo. Além disso, lembre-se de realizar sua limpeza apenas com aspirador de pó, para não danificar sua textura.
Imagem 9: Você também pode utilizar o papel de parede 3D na decoração do seu quarto.
TNT
O papel de parede de TNT se destaca por lembrar um tecido e, por isso, é indicado para a decoração de ambientes secos, como o quarto infantil, por exemplo, já que, em função da sua composição, esse material pode mofar em ambientes úmidos. Por isso, sua limpeza deve ser realizada com o auxílio de um detergente.
Imagem 10: O quarto infantil ganhou um visual delicado com o papel de parede de TNT com estampa floral.
Adesivos ou Autocolantes
O papel de parede adesivo ou autocolante é um dos mais práticos para serem aplicados. Afinal, esse tipo de revestimento não requer cola no processo de instalação, uma vez que o verso do revestimento é adesivado. Por isso, quando explicamos como aplicar papel de parede, ressaltamos que você pode pular a etapa de colagem. Assim, esse tipo de papel é indicado para pessoas que não tem prática na aplicação de papel de parede com cola ou que querem algo com instalação mais rápida.
Imagem 11: O papel de parede adesivo é a solução ideal para quem deseja otimizar o processo de aplicação do material.
Veludo
O papel de parede de veludo chama a atenção pelo seu visual requintado e sofisticado. Por isso, ele é muito utilizado em ambientes com decoração clássica ou com um toque barroco, como quartos e salas. Contudo, por se tratar de um tecido, esse tipo de revestimento requer alguns cuidados. Ele não deve ser instalado em locais com umidade ou com forte luminosidade, pois isso pode causar o desbotamento do veludo. Para limpar, o ideal também é utilizar o aspirador de pó.
Imagem 12: A sala de estar com decoração clássica e neutra ficou ainda mais bonita com o papel de parede de veludo.
+38 ideias de decoração com papel de parede
Agora que você já aprendeu sobre como colocar papel de parede e já conheceu os vários tipos existentes, está na hora de se inspirar em ambientes decorados com esse tipo de revestimento. Por isso, confira nossa seleção de imagens inspiradoras abaixo!
Imagem 13: Esse papel de parede com listras horizontais e neutras deixou essa sala mais moderna.
Imagem 14: Mas você também pode escolher um revestimento com estampa delicada e discreta.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 15: E você ainda pode investir numa estampa inusitada, como essa com desenhos de plantas.
Imagem 16: Para um quarto adolescente, a estampa floral também é uma ótima opção.
Imagem 17: Você ainda pode utilizar um papel de parede vinílico na cozinha.
Imagem 18: Essa sala de jantar foi decorada com papel de parede 3D.
Imagem 19: Já esse quarto foi decorado com um papel de parede com estampa moderna.
Imagem 20: Nesse quarto de casal luxuoso, a proprietária escolheu um papel de parede com estampa de pena de pavão.
Imagem 21: Além disso, você também pode utilizar dois tipos de papel de parede no mesmo ambiente, criando um efeito moderno e despojado.
Imagem 22: Você ainda pode utilizar um papel de parede com estampa que imita a madeira.
Imagem 23: O papel de parede com estampa de tijolinho aparente também faz muito sucesso na decoração da sala.
Imagem 24: Essa cozinha também foi decorada com papel de parede com estampa de azulejo.
Imagem 25: Você também pode utilizar um revestimento com desenho diferente no seu quarto.
Imagem 26: Sua sala ficará muito mais bonita com um papel de parede preto e branco.
Imagem 27: Contudo, você também pode utilizar um papel de parede de veludo no seu quarto de casal luxuoso.
Imagem 28: A estampa de poá pode ser uma ótima opção para decorar um quarto clean e moderno.
Imagem 29: Essa sala pequena ganhou um toque rústico por causa da estampa utilizada na parede.
Imagem 30: O papel de parede com listras verticais e discretas pode deixar sua decoração mais elegante.
Imagem 31: Mas você também pode optar por uma estampa com desenhos para decorar sua sala de estar.
Imagem 32: O papel de parede com tijolinhos em 3D também pode transformar a sua decoração.
Imagem 33: Já essa sala se destaca pela presença desse papel de parede em 3D que imita o revestimento de pedra.
Imagem 34: Outro exemplo de quarto simples e delicado com papel de parede com estampa floral.
Imagem 35: O papel de parede neutro deu um toque especial nesse quarto de casal.
Imagem 36: Em compensação, nesse quarto o papel de parede listrado contrasta com as cores fortes utilizadas na decoração.
Imagem 37: Entretanto, você também pode optar por um papel de parede com desenho dourado, para criar uma decoração mais luxuosa.
Imagem 38: Mas você também pode utilizar um papel de parede mais discreto para decorar seu quarto tumblr.
Imagem 39: A decoração dessa sala pequena é complementada pelo papel de parede de tijolinho branco.
Imagem 40: Mas você também pode utilizar um papel de parede listrado e discreto na sua sala grande e moderna.
Imagem 41: A estampa geométrica utilizada nessa sala de jantar chama a atenção nessa decoração neutra.
Imagem 42: Você também pode utilizar um papel de parede com estampa de mapa mundi para decorar seu quarto.
Imagem 43: Essa sala pequena ficou ainda mais bonita com a essa decoração branca e azul.
Imagem 44: Mas você também pode utilizar um papel de parede texturizado na sua sala elegante.
Imagem 45: Da mesma forma que o exemplo anterior, essa sala de jantar luxuosa foi decorada com uma estampa elegante e texturizada.
Imagem 46: Contudo, se você prefere uma decoração mais discreta, pode investir no papel de parede com estampa listrada.
Imagem 47: Já esse quarto com decoração clean se destaca pela utilização de um papel de parede com estampa de mármore.
Imagem 48: Mas você também pode utilizar um papel de parede com tijolinho branco para decorar sua sala luxuosa.
Imagem 49: Já nessa sala de jantar, o papel de parede 3D chama a atenção no cômodo.
Imagem 50: E você ainda pode utilizar um papel de parede rosa e discreto para complementar a decoração do quarto feminino.
Valmir Santos diz
Muito show essa ideia de usa o papel de
Parede, pois tem muitos tipos diferentes
E qualidade também diferente e fica lindo
Quando eu puder vou colocar um na casa
Quê eu Moro a muito tempo eu venho
Observando essa mudança na decoração
De casas e lojas.