Para evitar o desgaste dos automóveis e sua exposição as intempéries ambientais, como sol excessivo e chuva, muita gente deseja instalar uma cobertura para garagem. Porém, muito além do que uma proteção para o seu veículo, essa cobertura também precisa contribuir para a ornamentação da fachada da casa. Por isso, nesse artigo vamos te apresentar os tipos de cobertura e vários exemplos de modelos incríveis nos quais você pode se inspirar e escolher sua própria cobertura para garagem.
Índice
Tipos de cobertura para garagem
Existem várias opções de cobertura para garagem que você pode utilizar na sua construção. Elas variam de acordo com o tipo de material utilizado e com a forma de instalação, além de proporcionarem diferentes efeitos na decoração da sua casa. Por isso, é fundamental conhecer cada uma delas. Então, nos próximos tópicos, vamos te apresentar os principais tipos de cobertura para garagem.
Policarbonato
A cobertura para garagem confeccionada em policarbonato é uma das mais utilizadas. Apesar da aparente fragilidade, o policarbonato é um material versátil e resistente, se destacando pela sua leveza. Ele pode ser instalado junto com vários tipos de estruturas de suporte, como madeira e alumínio.
Além disso, seu uso tem o benefício de permitir a entrada de luz natural. Porém, é necessário realizar a instalação e a vedação corretamente, para evitar o aparecimento de fungos. Também é bom lembrar que a limpeza frequente é importante para evitar o acúmulo de sujeiras, que irá impactar no aspecto
Imagem 1: A cobertura de policarbonato confere um visual moderno e agradável ao espaço.

Vidro
O vidro é um material que transmite elegância e sofisticação, além de ser utilizado em estruturas e construções modernas. Apesar de também aparentar fragilidade, é possível utilizar versões extremamente resistentes e seguras desse material na sua construção. Contudo, para utilizá-lo na cobertura para garagem, também é fundamental escolher estruturas resistentes como suporte, como o aço.
Além disso, esse tipo de cobertura também pode ser utilizado em outros espaços, como no jardim de inverno, e apresenta um conforto acústico melhor do que o oferecido pelo policarbonato.
Imagem 2: Essa cobertura de vidro foi confeccionada em estrutura metálica, deixando a casa moderna e com um visual inovador e diferenciado.

Alumínio/ Metálica
A cobertura para garagem de alumínio ou de outro material metálico, como o aço, é muito utilizada em estacionamentos e comércios, por exemplo. O alumínio, em especial, se destaca por ser barato, versátil, leve e resistente, inclusive contra a oxidação. Além disso, possui uma boa durabilidade e pode ser instalado em estruturas confeccionadas com outros tipos de metais, como o ferro.
Imagem 3: A cobertura metálica tem um visual simples e uma instalação prática.

Madeira
A madeira é um material muito versátil nas construções e pode ser utilizado na confecção da cobertura para garagem. Esse tipo de material se destaca por conferir um toque rústico ao ambiente, mas também pode ser utilizado para deixar o espaço mais elegante e sofisticado. Para evitar problemas como pragas e umidade, é fundamental escolher uma madeira de boa qualidade.
Vale lembrar que você também pode utilizar uma estrutura de madeira e uma cobertura de vidro ou policarbonato, por exemplo. Porém, também é possível utilizar uma estrutura apenas com pergolados, por exemplo.
Imagem 4: Você pode optar pela cobertura de madeira, que deixa o espaço com uma aparência rústica e charmosa.

Lona
A cobertura para garagem de lona se destaca por ter um preço mais acessível e por sua praticidade, podendo ser utilizada numa casa alugada, por exemplo, já que pode ser desmontada e levada para outro lugar. Além disso, ela pode ser encontrada com diferentes cores, por isso é bom pensar no impacto dessas cores na decoração da sua fachada. No caso da lona, também é importante utilizar um produto de boa qualidade, resistente ao calor, e evitar as coberturas em versões mais retas, que acumulam água.
Imagem 5: É possível escolher uma estrutura metálica como suporte para a instalação da lona, deixando-a com um visual mais moderno.

Cobertura para garagem retrátil
A cobertura para garagem retrátil é ideal para quem procura uma opção funcional e moderna. Afinal, ela permite sua abertura ou fechamento de acordo com o gosto do usuário. Dessa forma, você pode fechá-la em dias de chuva e deixá-la aberta num dia ensolarado, por exemplo. Geralmente esse modelo é feito sob encomenda, para utilizar todo o espaço disponível. Além disso, existem as opções manuais e automáticas, com controle remoto, sendo que ela pode ser confeccionada em vários materiais, como vidro e lona.
Imagem 6: A cobertura retrátil chama a atenção por tornar o espaço mais versátil com relação a sua utilização.

Cobertura para garagem com telhas de Cerâmica
Além de todas as versões de cobertura para garagem destacadas anteriormente, você também pode optar pela versão mais tradicional – o telhado de cerâmica. Nesse caso, você pode construir um telhado personalizado para a sua garagem. A vantagem desse tipo de construção está na beleza, versatilidade e durabilidade, especialmente porque você pode utilizar diferentes tipos de telhas e caimentos no seu projeto. A desvantagem é que a obra para a sua instalação é mais demorada e, dependendo do seu projeto, pode ser mais cara.
Imagem 7: Para pessoas que preferem um visual tradicional, vale a pena investir na construção de um telhado específico para a garagem.

+53 ideias incríveis de cobertura para garagem
Preparamos uma seleção com diferentes tipos de cobertura para te ajudar a escolher o modelo ideal para a sua construção. Confira abaixo!
Imagem 8: Escolha uma estrutura de suporte decorada para sustentar sua cobertura para garagem.

Imagem 9: A cobertura de lona é muito utilizada em ambientes nos quais é preciso proteger vários carros.

Imagem 10: Mas você também pode optar por uma cobertura com telhas de aço galvanizado.

Imagem 11: A cobertura de telhado, com pilares de madeira, é a melhor opção para quem prefere uma decoração mais tradicional.

Imagem 12: Além disso, é possível instalar uma estrutura metálica com placas de vidro na sua garagem, deixando o ambiente mais moderno e interessante.

Imagem 13: Contudo, para uma decoração mais moderna e duradoura, vale apena investir numa estrutura metálica mais robusta e forro de madeira.

Imagem 14: Mas também é possível utilizar uma estrutura com pergolados de madeira.

Imagem 15: Uma estrutura metálica simples pode ser útil para a instalação tanto da cobertura de vidro, quanto de policarbonato.

Imagem 16: A cobertura tipo toldo de lona também é muito utilizada em prédios residenciais.

Imagem 17: Porém, você pode substituir a lona pela estrutura de vidro.

Imagem 18: Nesse caso, a estrutura é de madeira, mas a cobertura é de policarbonato.

Imagem 19: Já esse exemplo se destaca pela cobertura construída com madeira e tela, deixando um aspecto moderno e diferenciado nessa casa.

Imagem 20: Em compensação, nesse exemplo, a estrutura de madeira foi coberta com telhas metálicas.

Imagem 21: Mas você também pode utilizar uma cobertura de alumínio com um suporte metalizado e decorado.

Imagem 22: Contudo, a estrutura de madeira deixa o visual da sua garagem mais rústico e aconchegante.

Imagem 23: Além da estrutura de madeira, é possível adicionar uma tela como cobertura.

Imagem 24: Mas você também pode optar pela versatilidade da cobertura para telhados retrátil.

Imagem 25: A cobertura de policarbonato pode ser utilizada em diferentes situações.

Imagem 26: Da mesma forma que o exemplo anterior, essa cobertura também é de policarbonato. Porém, apresenta uma estrutura com design reto.

Imagem 27: Contudo, se você procura uma solução mais elegante, pode investir nas coberturas de vidro.

Imagem 28: E você também pode utilizar a cobertura de vidro para proteger parte do seu jardim.

Imagem 29: A cobertura retrátil deixa sua construção com um visual mais moderno.

Imagem 30: Mas você também pode optar por uma estrutura metálica com lona verde.

Imagem 31: A cobertura com policarbonato também pode ser uma excelente opção para um visual moderno.

Imagem 32: Além disso, você pode optar por um telhado com estrutura e telhas metálicas.

Imagem 33: Já essa cobertura de concreto vazada confere apenas um leve sombreado ao espaço.

Imagem 34: Mas você também pode optar pela cobertura de telha de aço inoxidável branca.

Imagem 35: A estrutura de madeira é uma opção para quem busca não só uma cobertura, mas um elemento decorativo.

Imagem 36: Mas também é possível optar pela simplicidade da cobertura de policarbonato.

Imagem 37: Nesse caso, a estrutura de madeira foi coberta por vidro, deixando o ambiente com um visual mais moderno.

Imagem 38: Você pode instalar uma cobertura de vidro na área da garagem e na varanda ao redor da casa.

Imagem 39: Em espaços pequenos, a cobertura de vidro permite a entrada de luminosidade no espaço.

Imagem 40: Contudo, você ainda pode utilizar uma estrutura de madeira que funciona como um quebra sol.

Imagem 41: A cobertura com design curvado e confeccionada com policarbonato também é uma opção interessante para locais pequenos.

Imagem 42: Nesse exemplo, a estrutura metálica com cobertura de policarbonato e o jardim suspenso, deixaram esse ambiente bem mais moderno e despojado.

Imagem 43: Mas você também pode optar por uma estrutura metálica pintada e marrom, lembrando a madeira, e com cobertura de bambu.

Imagem 44: Coberturas de policarbonato e vidro são muito utilizadas em conjuntos habitacionais.

Imagem 45: Além disso, você pode optar por uma cobertura com vidro jateado.

Imagem 46: Também é possível utilizar uma estrutura metálica decorada como suporte para o toldo.

Imagem 47: Mas você também pode optar por uma cobertura com telha de aço inoxidável.

Imagem 48: Também é possível instalar um toldo de lona numa área pequena.

Imagem 49: A estrutura com esse arco permite maior ventilação no espaço.

Imagem 50: A cobertura de policarbonato também confere um aspecto moderno a sua casa.

Imagem 51: Mas você pode optar por coberturas mais simples, confeccionadas em alumínio.

Imagem 52: Nessa construção, a estrutura rústica de madeira foi coberta por uma tela de palha.

Imagem 53: Mas você também pode utilizar uma cobertura de alumínio com design elegante.

Imagem 54: A cobertura de policarbonato também combina com a estrutura de madeira rústica.

Imagem 55: Mas você também pode optar uma cobertura de policarbonato de coloração acobreada.

Imagem 56: Essa cobertura é ideal para ser utilizada na sua garagem ou na área de lazer.

Imagem 57: O tipo de estrutura que você irá escolher como suporte faz toda a diferença na decoração. Nesse caso, por exemplo, a trama de madeira promove um aspecto rústico e elegante ao ambiente.

Imagem 58: Além disso, é possível optar por uma estrutura metálica branca e levemente curvada, que também confere mais elegância ao espaço.

Imagem 59: Porém, se você prefere uma cobertura moderna, pode se inspirar nesse exemplo, que conta com um design diferenciado e cobertura de policarbonato azul.

Imagem 60: Outro exemplo de como a cobertura de lona funciona bem em garagens abertas e condomínios.

Gostaria de saber dos preços para um espaço de 4 x 5.