Já se deparou com uma casa pré-fabricada? Então saiba que elas são construções feitas em módulos ou peças. Elas são construídas antes de irem para o canteiro de obras. Daí que vem o nome de casas pré-fabricadas, é uma casa que é como um quebra cabeça. Além disso, ela apenas é montada no lugar onde a construção é feita. Pode-se fazer pequenas construções como casas, até construções maiores como prédios e hotéis.
As primeiras construções surgiram na Inglaterra em 1905. Contudo, o uso de pré-moldados em casas foi intensificado depois da segunda guerra mundial, quando houve a necessidade de se reconstruir os edifícios após serem destruídos durante o conflito. Assim, eles necessitavam de um modo mais econômico e com maior rapidez de construção.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Elas são diferentes das casas tradicionais em diversos aspectos, como por exemplo, no tempo de construção. A casa pré-fabricada demora menos tempo para ser concluída. Além disso, elas são mais econômicas e gastam menos recursos naturais para serem fabricadas.
Ela oferece uma comodidade e um custo-benefício bem maior do que as casas convencionais. Apesar de elas serem feitas em diversos modelos, não é possível fazer uma muito diferente da outra, mas isso é compensado pelo fato de que são realmente muito mais baratas. Dessa forma, investir em uma casa como essa é uma alternativa para pessoas que não podem gastar muito e que não querem esperar muito tempo pela construção.
As peças podem ser de madeira, aço e concreto. Assim, como num quebra-cabeças elas se unem para construir a casa.
Hoje em dia é muito usual a utilização de containers. Pois com eles pode-se construir casas, escolas, escritórios, e até edifícios. No entanto eles são mais simples e por isso, muitos preferem uma casa mais luxuosa, sofisticada.
Imagem 01: Casas modernas estão em alta nessas fabricações.
Índice
- Tipos de casas pré-fabricadas
- Vantagens da casa pré-fabricada
- Desvantagens da casa pré-fabricada
- Quando devo optar por uma casa pré-fabricada?
- Quanto vou investir?
- Como saber o melhor tipo de casa pré-fabricada para você
- Dicas para escolher o melhor fornecedor da sua casa pré-fabricada
- Modelos de casa pré-fabricada
- Ideias para fachadas
- Interiores de casas pré-fabricadas
- Mais ideias para se inspirar
Tipos de casas pré-fabricadas
Existem casas de madeira, de alvenaria, de aço, de container, modelos térreos ou com mais andares.
As casas de madeira são as mais comuns do mercado. Elas ficam bem tanto na cidade, quanto no campo ou praia. Ela pode ser mista tendo partes de madeira e outras de alvenaria ou ainda ser 100% de madeira tendo como opção ter as paredes de madeira maciça com troncos inteiros ou com revestimento de gesso.
Uma das vantagens desse tipo de construção é que a madeira é um isolante térmico sendo muito útil em lugares mais frios. Dessa forma, é importante ficar atento que as casas de madeira têm um custo de manutenção mais elevado.
Imagem 02: A possibilidade de realizar casas incríveis é enorme.
A construção feita com alvenaria tem como destaque o fato de ela ser feita com chapas de concreto pré-moldadas. Além disso, o terreno como em todos os outros tipos de casas pré-fabricadas deve ser preparado, e devem ser construídos pontos de esgoto, água, energia e gás.
Dessa forma, a relação de custo benefício de uma casa pré-fabricada é enorme, além de elas serem mais viáveis economicamente elas podem durar cerca de 60 anos ou mais.
Imagem 03: Não somente de madeira, mas também tijolos pré moldados são utilizados.
Vantagens da casa pré-fabricada
Entre as vantagens de se construir uma casa neste formato, destaca-se o tempo de construção, o fato de ela ser construída através de módulos que já vão prontos para o canteiro de obras faz com que ela seja mais barata que as construções convencionais. Existem modelos que podem ficar prontos em até três meses. Entretanto, isso não atrapalha a beleza da construção que pode ser mais sofisticada, moderna ou mais simples. Dessa forma, é estimado que estes tipos de casas gastam 40% do tempo que uma construção normal gastaria.
Com as casas pré-fabricadas é mais fácil controlar os gastos visto que não surgem imprevistos como nas construções convencionais. O orçamento é mais realista e como se utilizam peças e módulos nas construções você sabe o valor de cada peça. Então, o projeto é pré-definido o que traz mais praticidade para a obra e mesmo se tiver que mudar algum detalhe a diferença não será tão grande.
Fabrica-se menos entulho e lixo do que nas construções normais. Isso torna a casa pré-fabricada mais ecologicamente correta. Além disso, o processo industrial de se fabricar as peças em série pode ser otimizado gastando menos matéria prima que nas construções convencionais.
Imagem 04: Dê cor a sua obra.
Desvantagens da casa pré-fabricada
Um dos pontos negativos de se construir uma casa pré-fabricada é o gasto com o transporte. O frete é um dos maiores gastos com esse tipo de construção pois deve-se retirar os módulos e peças da indústria onde eles são fabricados e levá-los até o canteiro de obras.
Há uma menor possibilidade de personalização. As casas pré-fabricadas acabam tendo o mesmo formato. Nas casas convencionais você tem o controle de toda a estrutura da casa podendo personalizar 100% da mesma. Elas normalmente seguem um modelo o que dificulta a personalização. Porém, coisas como o tamanho, os acessos podem ser discutidos com arquitetos para assim, mudar um pouco a construção da casa.
Como existem vários modelos, você pode escolher a que melhor atende às suas expectativas. Dessa forma o projeto fica mais a sua cara com as especificações que você deseja.
Imagem 05: Não tenha medo de apostar em modelos de casas de madeira.
Quando devo optar por uma casa pré-fabricada?
Você deve optar por casas neste formato quando quiser uma construção mais barata e que fique pronta em menos tempo. A praticidade na construção é muito maior do que nas construções convencionais. Ela é uma casa mais ecológica, que gasta menos recursos naturais para ficar pronta. Você controla melhor os gastos, as estruturas internas possuem mais camadas fazendo com que haja conforto térmico e acústico; há uma melhor impermeabilização e pode-se escolher diversos tipos de casas pré-fabricadas de acordo com seu gosto.
Então, se você não se importa em ter uma casa parecida com outras, pode escolher o modelo de sua preferência e investir. Elas podem ser mais rústicas, caso sejam feitas de madeira, mais aconchegantes e mais práticas sendo construídas nas grandes cidades.
Imagem 06: Bem arejadas, as casas podem receber até varandas.
Quanto vou investir?
Existem kits de 20 mil até 100 mil reais. Depende do tamanho e do material utilizado na construção. Mas deve-se atentar em outros gastos que você vai ter na construção como por exemplo na mão de obra e no transporte das peças da empresa que as fabrica até o seu canteiro de obras.
O preço de acordo com o tamanho pode variar de lugar para lugar, mas deve-se também levar em conta todos os requisitos necessários para se construir uma casa.
A mão de obra também influencia no valor, em alguns casos cerca de 60% do valor da construção. Quanto mais especializado forem os trabalhadores da obra maior será o valor pago por seus serviços. Realmente é o que mais encarece a obra.
Imagem 07: Aposte em lindas lareiras para deixar sua casa ainda mais confortável.
Fique atento
O material utilizado na construção deve ser levado em conta na precificação final do projeto. A madeira é um fator preponderante, quanto mais nobre, maior o preço do material. Nem sempre comprar o material mais barato é uma boa pedida, deve-se levar em conta a vida útil dele para não se arrepender depois.
Além disso, o padrão da casa também influencia nos preços. Existem diversos modelos que diferem entre si não apenas pelo preço, mas em outras características que acabam encarecendo o projeto. As casas de containers por exemplo apresentam um ótimo custo benefício e tem uma durabilidade muito maior. Contudo, há também casas de luxo pré-fabricadas que apresentam um valor mais alto.
O acabamento da construção também encarece seu preço. Muitas vezes as empresas não vendem o acabamento no projeto, mas isso dá mais liberdade para personalizar a casa, porém, pode-se gastar muito dependendo do tipo de acabamento que você quer.
Existem vários fatores que encarecem a construção, mesmo assim, ela é bem mais barata que a construção de uma casa convencional.
Imagem 08: Modelos pequenos também ficam incríveis.
Como saber o melhor tipo de casa pré-fabricada para você
Para se escolher um modelo deve-se ver os preços dos modelos e kits disponíveis no mercado. Além disso, há o material, o padrão e o tempo de construção que devem ser levados em consideração na escolha da casa certa para você. As casas de madeira oferecem um toque rústico à construção, enquanto que as de alvenaria podem oferecer tipos de casas mais sofisticadas, elevando o padrão.
Imagem 09: Casas térreas são as mais comuns.
Dica 1
Veja qual tipo você quer, se é uma casa pré-fabricada mais simples ou um casarão de alto luxo. Existem muitas opções no mercado. Veja qual lhe agrada mais. Se você, por exemplo, quer uma casa de campo, há opções de casas de madeira que serão de seu agrado. Se você mora na cidade, uma casa de alvenaria seria a melhor opção.
Imagem 10: A alvenaria pode estar presente junto à madeira.
Dica 2
O custo benefício deve ser olhado, ficando atento ao que é interessante e o que é um gasto supérfluo. Elas são baseadas em modelos pré-estabelecidos, então leve isso em conta na hora de escolher o modelo. Há restrições como o tamanho da janela e da porta, por exemplo.
Imagem 11: O vidro também ajuda a dar todo charme à construção.
Dica 3
O estilo é importante para te ajudar a escolher qual tipo de casa pré-fabricada você quer. Dessa forma, existem vários modelos, como sobrados, casas mais alongadas, com janelas maiores, varandas e o que mais a sua preferência ditar. Contudo, o modelo mais comum em construções de concreto é em formato retangular, já em casas de madeira é muito utilizado o modelo de chalé.
Imagem 12: Aqui temos uma construção simples, parecendo uma casinha de boneca.
Dica 4
O interior da casa também deve ser acolhedor. Pode-se escolher modelos mais aconchegantes de madeira ou de concreto. Além disso, o acabamento pode dar um toque mais personalizado neste caso, já que o interior da casa pode diferir um pouco de outros modelos tornando-a a sua cara.
Imagem 13: Celeiros bem sofisticados também se tornam lindas arquiteturas.
Dica 5
Confira os melhores produtos para sua casa:
Para escolher a melhor casa para você é necessário primeiro saber o que quer, ver diversos modelos na internet ajuda muito. Assim, com eles, você pode ter uma ideia do que procurar e depois, do que investir. Afinal, existem modelos para todos os gostos. Então, sabendo o que você quer, a chance de você gostar do que construiu é muito maior.
Imagem 14: Já viu alguma construção sendo realizada? Então veja como é parte desse processo.
Dicas para escolher o melhor fornecedor da sua casa pré-fabricada
Há muitas vantagens em se construir uma casa pré-fabricada, mas é necessário estar ciente de todos os pormenores da construção, como por exemplo, negociar com empresas de confiança e dessa forma trabalhar com ela todos os detalhes da construção.
É preciso saber se a empresa é qualificada, quais construções ela já realizou e há quanto tempo ela está inserida no mercado. Deve-se também levar em conta a qualidade das peças e dos módulos e estruturas que ela fabrica. Lembre-se: o material mais caro pode durar mais do que aumentar o seu custo-benefício.
Uma dica é escolher uma empresa que seja perto do canteiro de obras, levando em consideração a qualidade também, é claro, dessa forma você gastará menos de frete de caminhões que levarão as peças e módulos para a sua construção.
Pode-se construir casas pré-fabricadas sofisticadas e luxuosas, ou simples e práticas. Depende do que você deseja e de quanto tem para gastar. O fato é que elas estão aí para garantir um modo de construção que beneficia o tempo de edificação, a economia e até a sustentabilidade. Invista em uma casa pré-fabricada e tenha a garantia de que você irá levar, economia, praticidade e conforto na sua construção e o melhor em um tempo de construção altamente ágil.
Imagem 15: Aposte em lindos projetos arquitetônicos sem medo.
Modelos de casa pré-fabricada
Imagem 16: Os modelos de madeira são os mais comuns.
Imagem 17: Contudo, é preciso saber como cuidar.
Imagem 18: Algumas pessoas preferem realizar com placas de cimento.
Imagem 19: Já outras, utilizam estrutura de aço.
Imagem 20: Mas que tal combinar o aço junto a madeira e aquela dose certa de pedra?
Imagem 21: Sobrados também são grandes inspirações.
Imagem 22: Casas com fachada de tijolos ficam perfeitas.
Imagem 23: Porta balcão na fachada dá aquele charme a mais na construção.
Imagem 24: Use a criatividade e abuse de projetos bem modernos com este tipo de construção.
Imagem 25: Construções modernas térreas também são um charme.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 26: Use e abuse de elementos boleados e de detalhes de madeira com vidro.
Imagem 27: Veja mais um belo exemplo de uma pequena residência.
Imagem 28: Casas com formatos geométricos estão em alta.
Imagem 29: E não para por aí, você também pode realizar mansões que contém os mais variados tipos de construções de casas pré-fabricadas.
Imagem 30: Não somente a casa principal, mas a edícula também pode ser construída dessa forma.
Ideias para fachadas
Imagem 31: Você pode utilizar a fachada da sua casa da forma que desejar.
Imagem 32: E que tal personalizar e ainda adicionar uma piscina? Então veja mais este exemplo.
Imagem 33: Construções modernas e ambientes integrados.
Imagem 34: As casas podem ser feitas de acordo com o estilo do seu terreno.
Imagem 35: O telhado é um item que pode fazer parte da fachada.
Imagem 36: Mais uma linda ideia moderna de concreto armado e estrutura metálica.
Imagem 37: E para quem gosta de madeira, veja mais este lindo sobrado.
Imagem 38: Faça fachadas sofisticadas.
Imagem 39: Casas no campo são bem aceitas com esse tipo de construção.
Imagem 40: Arquiteturas modernas podem ser realizadas de forma bem fácil e rápida.
Imagem 41: Lindas residências com vidro chamam a atenção.
Imagem 42: Veja aqui mais um exemplo de fachada de madeira e tijolos combinando.
Imagem 43: A alvenaria é presente em áreas molhadas para minimizar as manutenções em madeiras.
Imagem 44: Mais um exemplo moderno e sofisticado para se inspirar nessa fachada pré-fabricada.
Imagem 45: O vidro junto a estrutura metálica.
Interiores de casas pré-fabricadas
Imagem 46: As casas arejadas são um sucesso.
Imagem 47: O estilo rústico é uma das decorações mais procuradas.
Imagem 48: A ideia do teto e parede de madeira formando um L fica lindo na decoração.
Imagem 49: Os móveis também precisam estar de acordo com o estilo da arquitetura da casa.
Imagem 50: Deixe sua cozinha completa.
Imagem 51: Quartos simples fazem toda diferença.
Imagem 52: Os banheiros também podem receber madeira tratada para manter a rusticidade.
Imagem 53: Ambientes integrados são tendência em qualquer tipo de decoração.
Imagem 54: Mezaninos são ótimas pedidas.
Imagem 55: A mistura de elementos e tempos fazem total diferença na hora de decorar. Então aqui, veja o moderno combinado ao rústico e ao retrô.
Imagem 56: Os ambientes, quando bem planejados, são bem espaçosos.
Imagem 57: Aposte em fogões retrôs para combinar com a decoração.
Imagem 58: No mezanino, faça pequenas salas de TV ou áreas íntimas.
Imagem 59: Deixe os locais integrados para manter a família e amigos ainda mais próximos.
Imagem 60: Aposte em tons que se sobressaiam nas paredes, teto e piso.
Mais ideias para se inspirar
Imagem 61: Decoração simples também fica bem charmosa. Afinal, ao menos muitas vezes é mais.
Imagem 62: Teto de madeira crua é um encanto na decoração.
Imagem 63: As varandas com conceito aberto tomou conta dos arquitetos e designers.
Imagem 64: Até mesmo ambientes que possuem apenas madeira ficam elegantes. Então veja este exemplo.
Imagem 65: Mas que tal ter um cantinho mais natural e decorado para ouvir ótimos discos?
Imagem 66: Você também pode unir a rusticidade no interior da cozinha.
Imagem 67: Ou até mesmo manter designers mais modernos.
Imagem 68: Como também é o caso desta cozinha integrada à sala de jantar.
Imagem 69: Mas também pode ter ambientes simples.
Imagem 70: O padrão americano domina muitos estilos na hora de decorar.
Imagem 71: Faça quartos abertos.
Imagem 72: Com lindas vistas.
Imagem 73: Aposte em tons terrosos para deixar o ambiente glamuroso.
Imagem 74: As pedras da fachada também podem fazer parte do interior.
Imagem 75: Camas com galhos naturais fazem a diferença.
Imagem 76: Deixe um pouco de vegetação para dar vida ao cômodo.
Imagem 77: Lareiras otimizadas são a sensação de muitos decoradores.
Imagem 78: Então o que acha de um ambiente bem iluminado e cheio de vidro?
Imagem 79: Uma outra visão.
Imagem 80: Por fim, a sala também recebe a mesma informação.
Deixe um comentário