O cacto já virou tendência na decoração e pode ser utilizado tanto na forma de itens decorativos, como quadros, almofadas e papéis de parede, quanto na versão natural, compondo jardins, vasos, cestos e jardineiras. Mas isso não aconteceu por acaso. Sua facilidade de cultivo, baixa manutenção, visual rústico e diferente transformou essa planta em uma das preferidas entre decoradores e paisagistas.
O que muita gente não sabe é que existem vários tipos de cacto, que podem ser utilizados em diferentes ambientes e que produzem diferentes efeitos no visual do cômodo. Além disso, apesar de ter uma baixa manutenção, essa planta precisa sim de cuidados, para que se desenvolva de forma saudável e conserve sua aparência bonita e agradável.
Pensando nisso, resolvemos compartilhar esse artigo, cheio de dicas para te ajudar a cuidar e escolher a espécie ideal para sua casa.
Imagem 1: Utilizar diferentes tipos de cacto pode embelezar a decoração da sua casa.

Índice
- Tipos de cactos
- Coroa de Frade (Melocactus zehntneri)
- Mandacaru (Cereus jamacaru)
- Pilosocereus magnificus
- Cacto Marcarrão (Rhipsalis baccifera)
- Cacto Pedra (Astrophytum ornatum)
- Cacto Pera (Opuntia stricta)
- Cacto San Pedro (Echinopsis pachanoi)
- Cacto do Peru (Cereus repandus)
- Candelabro (Euphorbia ingens)
- Cacto Semáforo (Opuntia leucotricha)
- Almofada de Alfinetes (Mammillaria decipiens)
- Barba de Velho (Cephalocereus senilis)
- Cacto Botão (Epithelantha micromeris)
- Cacto Cory (Coryphantha ramillosa)
- Cadeira de Sogra (Echinocactus grusonii)
- Cacto Amendoim (Chamaecereus silvestrii)
- Ferocactus orcuttii
- Figueira da Índia (Opuntia ficus-indica)
- Flor de Maio (Schlumbergera truncata)
- Flor de Outubro (Hatiora rosea)
- Como cuidar do cacto
- +77 exemplos de decoração com cacto
Tipos de cactos
Existem cerca de 2.273 espécies de cactos catalogadas no mundo. Sim, isso é muita coisa. Por isso, nos próximos tópicos vamos te apresentar as 20 principais espécies dessa planta, que são muito utilizadas na decoração e no paisagismo e que você também pode adotar na sua casa. Confira abaixo!
Coroa de Frade (Melocactus zehntneri)
O cacto coroa de frade é brasileiro, nativo das regiões semiáridas do Nordeste. Ele chama a atenção por ser pequeno e arredondado, com flores que se formam no seu chapéu vermelho e pontiagudo, que pode ser observado de longe.
Essa espécie tem o benefício de não ser exigente quanto ao solo e a disponibilidade de água e por ser cultivada em local com grande luminosidade ou a meia sombra. Mas cuidado com a temperatura, porque o coroa de frade não suporta frio.
Vale lembrar que o cultivo pode ser feito tanto de forma isolada, quanto junto com outros cactos e suculentas, podendo ser utilizado até mesmo na composição de terrários.
Imagem 2: O coroa de frade é nativo do Brasil e chama a tenção pelo seu formato.

Mandacaru (Cereus jamacaru)
O mandacaru é outra planta nativa do Brasil, muito bem adaptada ao clima da região do semiárido brasileiro. Também conhecida como cardeiro, essa planta com formato que lembra um candelabro, pode alcançar até seis metros de altura e tem a grande vantagem de ser muito resistente às secas, graças a sua capacidade de captação e retenção de água.
Seus frutos carnosos são comestíveis e a famosa flor do mandacaru se destaca por sua coloração branca e por desabrochar somente a noite. Além disso, tanto a flor quanto o fruto também agregam valor ornamental a planta, que já faz parte da decoração de muitos brasileiros.
Imagem 3: Outro cacto nativo do Brasil e que se destaca pelo seu porte e aparência.

Pilosocereus magnificus
O cacto Pilosocereus magnificus é nativo do Brasil, mais especificamente de Minas Gerais, e se desenvolve de forma arbórea, ou seja, forma arbusto, sendo que seu tronco pode alcançar até 5 metros de altura. Suas flores, que são estreitas e que aumentam com o passar do tempo, podem alcançar 6 cm de comprimento. Essa planta também se destaca pela coloração verde azulada, que se destaca e confere a essa planta um grande potencial ornamental.
Imagem 4: Essa espécie chama a atenção por sua coloração azul diferenciada.

Cacto Marcarrão (Rhipsalis baccifera)
Também conhecida como rhipsalis, o cacto macarrão é, na verdade, um tipo de suculenta. Porém, ele acabou entrando na lista porque as pessoas realmente acreditam que se trata de uma planta com todas as características de um cacto.
Mas, diferentemente de outras espécies, o cacto macarrão não possui espinhos e apresenta uma aparência que lembra fios de espaguete. Ele é originário da África e do Sri Lanka e apresenta folhas bem diferentes, com formato tubular. Na primavera, essas folhas ficam cheias de flores brancas e pequenas, que depois originam frutos brancos ou vermelhos.
Essa planta pode ser cultivada a meia sombra e resiste muito bem ao vento e a baixa temperatura.
Imagem 5: Apesar de ser chamado de cacto, essa espécie é uma suculenta que se destaca pelo seu visual que lembra o macarrão.

Cacto Pedra (Astrophytum ornatum)
O cacto pedra, também conhecido como “capuz de monge”, é uma planta nativa do México e chama a atenção por sua aparência diferenciada. Essa planta possui oito separações, conhecidas como “costeletas”, repletas de pontos brancos em sua superfície.
Nesse caso, os espinhos são raros e possuem aspecto preto e alongado. Já as flores do capuz de monge são um espetáculo à parte. Amarelas e delicadas, podem ser vistas no verão e são muito sensíveis ao frio.
Vale lembrar que esse cacto apresenta crescimento lento e pode demorar de seis a sete anos para atingir 15 cm de altura, altura na qual ele começa a desenvolver as primeiras flores.
Imagem 6: A flor dessa espécie é delicada e charmosa.

Cacto Pera (Opuntia stricta)
O cacto pera, também conhecido como cacto nopal, é nativo do México e pode ser considerado um grande símbolo do país – ele está presente até na bandeira mexicana! Essa é uma espécie muito resistente a alta temperatura e ao clima seco e se destaca por suas folhas achatadas, com bordas arredondadas e cor verde bastante evidente.
Seus espinhos são longos e duros, enquanto suas flores são delicadas e amarelas. Por conta do seu visual rústico e diferenciado, essa espécie é muito utilizada na ornamentação dos ambientes. Porém, por ser uma planta de clima quente e seco, para cultivar em casa você precisa colocá-la em exposição direta ao sol por, pelo menos, quatro horas diárias.
Imagem 7: Essa planta é considerada um símbolo mexicano.

Cacto San Pedro (Echinopsis pachanoi)
O cacto San Pedro, também conhecido como Wachuma, é nativo da região dos Andes e já é cultivado em várias partes do mundo como planta ornamental. Seu nome popular faz referência ao papel de São Pedro no cristianismo, mas a planta já era utilizada em rituais religiosos e na medicina tradicional dos povos dos Andes há muito tempo.
Essa espécie possui caule verde-claro a verde-escuro, que pode atingir de 6 a 15 cm de diâmetro e apresentar de 6 a 8 costelas. Suas flores são brancas, grandes e só abrem a noite. Além disso, esse tipo de cacto se desenvolve melhor em clima temperado, é mais resistente ao frio, requer solo fértil e drenagem livre.
Imagem 8: Nessa planta, os espinhos ficam bem evidentes.

Cacto do Peru (Cereus repandus)
O cacto do peru é praticamente uma escultura viva. Ele tem forte apelo ornamental e pode ser cultivado de forma isolada ou em grupos, em locais com jardins rochosos e modernos. Porém, por conta dos espinhos, o seu plantio não é recomendado em locais frequentados por crianças e animais domésticos.
Essa planta apresenta flores grandes e solitárias, podendo ser encontradas nas cores brancas ou rosadas, e desabrocham somente uma vez durante a noite no verão. Seus frutos também se destacam, uma vez que são comestíveis e apresentam uma casca vermelha ou amarela, com polpa branca e adocicada, cuja aparência e sabor lembram à pitaia. Aliás, esses frutos são muito importantes para a economia de Israel e outros países da América do Sul.
Imagem 9: Os frutos do cacto do peru são comestíveis e possuem um sabor semelhante ao da pitaia.

Candelabro (Euphorbia ingens)
O cacto candelabro, também conhecido como Mandacaruzinho no Nordeste do Brasil, apresenta um caule cheio de subdivisões, que lembram a aparência de um candelabro, motivo pelo qual recebeu o seu nome popular.
Ele pode ser cultivado de forma isolada, junto com outras cactáceas e suculentas, e até mesmo na composição de jardins com pedras. Porém, tenha cuidado com o seu manuseio, pois sua seixa é tóxica.
Imagem 10: Essa planta pode ser utilizada tanto na decoração quanto na construção de cercas vivas.

Cacto Semáforo (Opuntia leucotricha)
O cacto semáforo é natural do México e chama a atenção por apresentar hastes achatadas e cobertas de espinhos. Essa planta pode atingir entre 3 e 5 m de altura, e desenvolve flores amareladas e frutos vermelhos comestíveis. Por conta do seu visual diferente, ela também apresenta um grande valor ornamental.
Imagem 11: Nessa planta, a cobertura de espinhos e pelos também chama a atenção.

Almofada de Alfinetes (Mammillaria decipiens)
O cacto almofada de alfinetes leva esse nome popular por conta do seu formato redondo e cheio de espinhos. Porém, essa planta possui um visual delicado e é perfeita para ser cultivada em casa, já que pode atingir, no máximo, 10 cm de altura. Mas lembre-se de que ela também precisa ser exposta à luz solar para se desenvolver bem.
Imagem 12: O cacto almofada de alfinetes fica ainda mais bonito durante o período de floração.

Barba de Velho (Cephalocereus senilis)
O cacto barba de velho é nativo do México e possui uma aparência peculiar, repleta de pequenos pelos brancos ao longo de toda a sua superfície. Essa pelagem tem um leve tom prateado quanto o cacto ainda é jovem. Porém, com o passar do tempo, a planta perde essa cobertura.
Ele ainda pode apresentar flores vermelhas, amarelas ou brancas. E aqui vai uma curiosidade. Essa planta só floresce depois dos 10-20 anos de idade. Ou seja, tem que ter paciência para observar sua floração.
Imagem 13: Essa planta se destaca pela quantidade de pelos em suas superfícies.

Cacto Botão (Epithelantha micromeris)
O cacto botão é uma planta de pequeno porte que pode chegar a 5 cm de altura e 4 cm de diâmetro. Ela chama a atenção por causa da sua cobertura volumosa de pelos brancos, que quase impedem a visualização da coloração verde do caule, e por conta se suas flores em rosa intenso, que se destacam em qualquer ambiente. Após a floração, essa planta também desenvolve um fruto comestível.
Imagem 14: A coloração rosa das flores dessa planta contrasta com o caule cheio de pelos.

Cacto Cory (Coryphantha ramillosa)
Nativa do México e dos Estados Unidos, o cacto cory tem um formato esférico, não ramificado, e pode chegar 9,5 cm de altura. Essa planta ainda apresenta espinhos claros e curtos, uma flor com pétalas rosas e um fruto verde e suculento. Por ser pequeno, esse cacto é perfeito para utilizar num vaso para enfeitar sua casa.
Imagem 15: O cacto cory produz uma flor cor de rosa linda e delicada.

Cadeira de Sogra (Echinocactus grusonii)
Também conhecido como barril dourado ou poltrona de sogra, o cacto cadeira de sogra é nativo do México e tem um formato arredondado que chama muito a atenção. Ele pode atingir até 60 cm de diâmetro, tem espinhos longos e amarelados, e pode produzir flores grandes, isoladas e amarelas.
Essa planta pode ser cultivada num local com iluminação direta ou a meia sombra. Ela é perfeita para ser utilizada em decoração com estilo desértico ou mexicano, como no jardim com pedra ou em vasos largos e rasos.
Imagem 16: O formato arredondado dessa planta é muito peculiar e chama a atenção.

Cacto Amendoim (Chamaecereus silvestrii)
O cacto amendoim recebe esse nome por conta do formato de suas hastes, que lembram o amendoim. Essa planta apresenta crescimento ramificado e pode chegar até a 30 cm de altura. Além do seu formato, o que chama mesmo a atenção nessa planta são suas flores vermelho alaranjadas, de cor intensas, que se desenvolvem na primavera. Por causa dessas características, essa espécie tem um forte apelo ornamental.
Imagem 17: Se você está procurando um cacto com flores lindas e com coloração intensa, então você pode escolher o cacto amendoim.

Ferocactus orcuttii
O Ferocactus orcuttii é outra espécie de cacto arredondado, do tipo barril, e que possui crescimento lento. Seus espinhos se destacam, assim como suas flores, que se desenvolvem no meio da planta e que apresentam uma coloração amarela. Ela é indicada para ser utilizada em vasos ou canteiros, já que também possui um grande valor ornamental.
Imagem 18: Essa espécie também se destaca em função dos pelos e flores delicadas.

Figueira da Índia (Opuntia ficus-indica)
A figueira da índia é um cacto que desenvolve de forma ramificada, formando um arbusto que pode chegar até a 6 m de altura. Ele chama a atenção por sua resistência a estiagem e por suas hastes em forma de palma, de coloração verde escura e quase sem nenhum espinho.
Suas flores são grandes e podem ser encontradas em diferentes cores, como brancas, amarelas, laranjas ou vermelhas. Mas são os frutos que chamam mesmo a atenção.
Com formato arredondado, casca fina e coloração variada, que pode ser amarela, laranja, vermelha, violácea ou marrom, a depender da variedade, ele apresenta uma polpa suave e translúcida, que pode ser utilizada na alimentação, já que seu fruto é doce e suculento.
Além de produzir frutos comestíveis, essa planta é uma excelente aliada no paisagismo, já que possui baixa manutenção e pode ser inserida em jardins com pedra e de inspiração árida.
Imagem 19: A figueira da índia é muito cultivada em função dos seus frutos, que são comestíveis.

Flor de Maio (Schlumbergera truncata)
O cacto flor de maio é um dos mais comercializados em função da sua floração, que ocorre no outono, e apresenta flores delicadas e brilhantes, que podem ser rosas, brancas, laranjas e vermelhas. Essa planta pode ser cultivada a meia sombra, de forma isolada ou em combinação com outras plantas epífitas.
Imagem 20: As flores vermelhas desse cacto o transformaram numa planta muito desejada em função do seu apelo ornamental.

Flor de Outubro (Hatiora rosea)
A flor de outubro é nativa do Sul do Brasil e chama a atenção por suas flores grandes em formato estrelar, que surgem durante a primavera. Dependendo do cultivar, essas flores podem ser rosas ou vermelhas.
Vale lembrar que essa planta pode ser cultivada em vasos, jardineiras e cestas pendentes, contribuindo com a decoração de vários ambientes do seu apartamento, como varandas e salas de estar, entre outros cômodos com iluminação indireta.
Imagem 21: Essa espécie é muito semelhante a planta anterior, mas possui flores rosas e delicadas.

Como cuidar do cacto
Se você deseja ter um cacto em caso, então é importante saber como cuidar dessa planta. Afinal, apesar de apresentar uma baixa manutenção, ela ainda precisa de alguns cuidados específicos, que você pode ver a seguir.
- Iluminação: Por ser uma planta de região desértica é importante que o cacto seja exposto ao sol por, pelo menos, 4 horas por dia, exceto quando a planta puder ser cultivada a meia sombra.
- Regas adequadas: O ideal é regar apenas uma vez por semana e em pouca quantidade, já que essa planta consegue reter água e é resistente a escassez hídrica. Vale lembrar que, durante o outono e o inverno, as regas precisam diminuir ainda mais.
- Adubação: Os cactos também precisam ser adubados, pelo menos uma vez por mês. Para isso, você pode utilizar NPK 10-10-10 ou algum adubo orgânico, como húmus de minhoca e farinha de ossos, seguindo as instruções dos fabricantes.
- Controle de pragas: Sua planta fica mais suscetível quando não são expostas ao sol adequadamente ou quando estão com o solo encharcado ou pouco adubado. Por isso, ao cuidar desses detalhes, as pragas tendem a diminuir. Mas, caso apareça algum problema, como a cochonilha, por exemplo, você pode aplicar óleo de neem no seu cacto.
Imagem 22: Tenha cuidado ao regar seu cacto, porque essa planta não precisa de muita água.

+77 exemplos de decoração com cacto
Se engana quem pensa que o cacto não pode ser utilizado em decorações mais modernas ou femininas. Sua aparência mais rústica combina com diferentes combinações e estilos de decoração, inclusive com aquele visual estilo Pinterest, contribuindo para um ambiente muito mais bonito e aconchegante.
Para que você veja como essa planta pode acrescentar à sua decoração, separamos uma seleção de imagens de cômodos e áreas incríveis que foram decorados com essa planta.
Imagem 23: O cacto pode ser utilizado num ambiente com decoração minimalista e delicada, como nesse exemplo.

Imagem 24: Mas você também pode utilizá-lo para compor o seu jardim de pedras.

Imagem 25: Além disso, é possível criar uma decoração com vários vasos de cactos.

Imagem 26: Essas plantas também podem ser utilizadas para decorar a área externa da sua casa.

Imagem 27: Contudo, você também pode utilizá-lo na decoração de interiores. E se você investir em vasos decorados, o resultado fica ainda melhor!

Imagem 28: O cacto é perfeito para compor um ambiente com visual clean.

Imagem 29: O cesto de palha utilizado nessa decoração deixou o quarto ainda mais bonito.

Imagem 30: Porém, você também pode optar por uma variedade pequena, que possa ser utilizada apenas como um detalhe importante da decoração.

Imagem 31: Invista nos vasos coloridos para decorar sua casa com cactos.

Imagem 32: Mesmo a espécie com um visual mais agressivo, cheia de pelos, pode combinar com uma decoração mais delicada.

Imagem 33: Além disso, você pode utilizar um vaso decorado para contrapor o formato mais rústico do cacto.

Imagem 34: Os mini cactos também excelentes investimentos para a sua decoração.

Imagem 35: Mas você também pode formar um verdadeiro jardim na sua casa.

Imagem 36: Essa planta também pode ser utilizada como centro de mesa, acompanhada de outras espécies.

Imagem 37: Você pode decorar seu aparador somente com vasos de cactos de diferentes espécies.

Imagem 38: A presença de diferentes plantas no ambiente deixa o cômodo cheio de vida e, ao mesmo tempo, mais moderno.

Imagem 39: Essa planta é perfeita para ser utilizada na sua sala com decoração mais simples.

Imagem 40: Mas você também pode utilizá-la no seu quintal, jardim de inverno ou espaço de convivência.

Imagem 41: Utilizar uma bandeja de plantas na sua decoração vai deixá-la muito mais delicada.

Imagem 42: Contudo, lembre-se que além de pensar nas plantas, você também deve escolher os vasos e cestos certos para incrementar sua decoração.

Imagem 43: O conjunto de cactos pode ser tudo que você precisa para transformar sua decoração.

Imagem 44: Os cactos são perfeitos para quem deseja um visual mais delicado e minimalista.

Imagem 45: Você pode criar um jardim de cactos na sua cômoda ou aparador.

Imagem 46: No entanto, você ainda pode investir numa espécie com visual impactante e num cesto de palha para incrementar a sua decoração.

Imagem 47: Essa composição com cactos, suculentas, desenhos e o banco de madeira, criou um visual aconchegante e delicado.

Imagem 48: Mas você também pode investir no seu vaso de cerâmica moderno para decorar o cômodo.

Imagem 49: Esse cacto contribui com o visual moderno desse espaço com decoração discreta e feminina.

Imagem 50: As plantas completam o visual desse espaço moderno.

Imagem 51: Você ainda decorar a parte externa da sua casa com vasos grandes para cultivar diferentes plantas.

Imagem 52: Os vasos de cerâmica com pedrinhas e cactos ficam muito charmosos e podem ser utilizados em qualquer ambiente.

Imagem 53: Essa decoração chama a atenção pela presença da ilha com o cacto e várias suculentas.

Imagem 54: Essa planta também fica linda na decoração da sua mesa de cabeceira.

Imagem 55: Além disso, você ainda pode utilizá-la para decorar a mesa de centro da sua sala moderna.

Imagem 56: As plantas também podem transformar o seu espaço de trabalho.

Imagem 57: Esse vaso de barro com cacto contribui para criar o visual moderno desse ambiente.

Imagem 58: Mas você também pode utilizar essa planta para compor um visual clean e elegante.

Imagem 59: E você ainda pode combinar essa planta com ambientes decorado com elementos coloridos.

Imagem 60: Os vasos brancos são muito utilizados para destacar ainda mais a aparência rústica dos cactos.

Imagem 61: Contudo, você também pode utilizar a palmeira junto com os cactos.

Imagem 62: Além disso, você pode utilizar essa planta para decorar a área externa da sua piscina.

Imagem 63: Você pode utilizar essa planta na forma de vasos e como inspiração para escolher elementos da decoração, como a almofada do exemplo abaixo.

Imagem 64: Essa planta também faz sucesso nas decorações de quarto Tumblr.

Imagem 65: Mas você também pode utilizá-la na decoração da sua sala com visual clean e delicado.

Imagem 66: Nesse exemplo, a planta se destaca no ambiente.

Imagem 67: Da mesma forma que o exemplo anterior, nesse caso a planta também se destaca na decoração, contrastando com os elementos claros e delicados do ambiente.

Imagem 68: Mas você também pode utilizar essa planta num ambiente decorado com cores mais fortes.

Imagem 69: Além disso, essa planta contribui para a criação de um visual minimalista e elegante.

Imagem 70: Você pode utilizar tanto o vaso de cacto quanto sua ilustração na decoração da casa.

Imagem 71: Esse vaso moderno é perfeito para quem deseja um elemento decorativo diferente na sua casa.

Imagem 72: A flor de maio e flor de outubro são excelentes para quem busca plantas com flores e com baixa manutenção.

Imagem 73: Vale a pena investir nos cestos de tecido e nos vasos de cerâmica decorados para completar sua decoração.

Imagem 74: Mas você também pode deixar a planta como uma das protagonistas do ambiente.

Imagem 75: É possível utilizar essa planta até mesmo no banheiro.

Imagem 76: Os vasos metalizados também são ótimos investimentos para incrementar o visual do ambiente.

Imagem 77: Utilizar plantas no ambiente é um excelente recurso para deixar qualquer cômodo mais moderno e aconchegante.

Imagem 78: Mas você pode investir em vasos diferentes para causar ainda mais impacto na decoração.

Imagem 79: O contraste entre o vaso rosa e o cacto cria um efeito lindo e delicado, que vai fazer a diferença na sua sala.

Imagem 80: Mas você também pode usar essas plantas no seu jardim de pedras na beira da piscina.

Imagem 81: Mais um exemplo que mostra como os cestos de palha e o vaso metalizado das suas plantas mudam o visual do ambiente.

Imagem 82: E você ainda pode optar por um vaso moderno e preto.

Imagem 83: Contudo, o bom e velho vaso de barro pode deixar o visual mais rústico.

Imagem 84: E você ainda pode investir nesse modelo preto e branco, que cria um contraste lindo com o seu cacto.

Imagem 85: Você também pode utilizar essa planta no jardim de inverno do seu banheiro.

Imagem 86: Além disso, você pode utilizá-la na decoração da sua sala moderna decorada com tons neutros.

Imagem 87: Você também pode utilizar essa planta na decoração da sua cozinha moderna.

Imagem 88: Os vasos grandes de plantas são perfeitos para uma sala elegante e decorada em tons neutros.

Imagem 89: Contudo, você também pode utilizar os vasos suspensos na sua decoração.

Imagem 90: Esse espaço moderno foi criado para destacar ainda mais a exuberância dos cactos.

Imagem 91: Mas você também pode optar por uma planta solitária, enfeitando a entrada da casa.

Imagem 92: Até mesmo os cactos grandes podem ser utilizados dentro de casa.

Imagem 93: Nesse caso, o cacto foi utilizado ao lado do sofá, complementando a decoração do ambiente.

Imagem 94: Porém, você também pode utilizá-lo na sua sala elegante, com decoração preto e branca.

Imagem 95: Essa planta também é perfeita para decorar espaços cheios de vida e cor.

Imagem 96: Além disso, você pode adicionar um vaso na sua mesa de cabeceira, como um detalhe na decoração.

Imagem 97: Essa planta também é uma ótima escolha para cômodos com decoração estilo Pinterest.

Imagem 98: Mas você também pode utilizá-la para mudar o visual do seu banheiro.

Imagem 99: Esse vaso moderno é excelente para quem deseja criar uma decoração contemporânea e cheia de estilo.

Imagem 100: Além disso, você pode utilizar o vaso de cacto na decoração da cozinha moderna e colorida.

Deixe um comentário