Cultivar plantas em casa é uma das formas mais prazerosas para lidar com o estresse e levar cor ao ambiente. E quando se fala em plantas para interiores, espécies como suculentas e lírios da paz são muito utilizados. Porém, se você deseja um visual mais tropical e exótico, a bromélia pode ser a planta certa para você.
Vale lembrar que não existe apenas um tipo de bromélia. Várias espécies com diferentes características, tais como cor, altura e formato, já foram catalogadas. A maioria é nativa de regiões de floresta tropical e chama a atenção pelo visual exuberante e diferenciado.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Mas se você deseja utilizar essa planta na sua decoração, precisa conferir os próximos tópicos, com dicas de como cuidar, além da apresentação das principais espécies e mais de 90 ideias que vão te ajudar a utilizar essa planta na sua decoração.
Imagem 1: O jardim de bromélias deixa qualquer ambiente com um visual chamativo e tropical.
Índice
Como cuidar de bromélias
Além de serem lindas, as bromélias são fáceis de cuidar e se adaptam facilmente a qualquer ambiente. Mas isso não significa que ela não precisa de cuidados. Para te ajudar com essa questão, preparamos uma lista de cuidados essenciais para que sua planta se desenvolva bem.
- Rega: As bromélias são nativas de regiões de clima tropical e, por isso, gostam de solos mais úmidos. O ideal é regar duas vezes por semana nas regiões de clima úmido e de três a quatro vezes por semana em locais secos ou durante o verão. Mas não é aconselhável deixar o encharcado.
- Luminosidade e temperatura: Por serem plantas tropicais, as bromélias preferem locais com temperatura mais alta. Porém, com relação a exposição a luz, tudo depende da espécie, já que algumas são plantas de sol e outras preferem a meia-sombra.
- Adubação: É importante adubar a planta a cada 15 dias, de preferência com um adubo do tipo NPK 4-14-8, adubo foliar ou outro produto específico para bromélias, com o objetivo de estimular o crescimento das folhas e flores.
- Pragas e doenças: Inseticidas e fungicidas devem ser evitados, já que as bromélias são muito sensíveis. Por isso, para combater as pragas, como cochonilhas e pulgões, você pode optar por receitas caseiras, como uma solução de fumo diluída em água. Lavar as folhas com água e sabão de coco pode ajudar a combater os fungos.
Imagem 2: Você pode combinar a utilização da bromélia com outras plantas no mesmo espaço.
Tipos
A família Bromeliaceae, grupo que reúne todas as espécies de bromélia do planeta, já possui mais de 3.000 mil espécies catalogadas. A variedade de cores, formas, habitats é enorme, por isso é impossível falar sobre todas elas. Porém, é fundamental conhecer as espécies mais comercializadas e utilizadas na decoração e no paisagismo.
Por isso, nos próximos tópicos você irá conferir as principais espécies encontradas no Brasil e que podem ser utilizadas na sua casa.
Bromélia porto-seguro
A bromélia porto-seguro é nativa de regiões de restingas da Mata Atlântica, sendo muito encontrada principalmente no Espírito Santo e Bahia, de onde vem seu nome popular. Ela foi popularizada pelo paisagista Roberto Burle Marx, que a utilizada em largos maciços com iluminação direta.
Ela chama a atenção por suas folhas em forma de lâmina, dispostas em roseta podem atingir 90 cm de comprimento, de modo a criar um reservatório capaz de acumular até um litro de água. Se a planta for cultivada em ambiente com iluminação direta, pode apresentar um aspecto amarelado ou laranja-avermelhada. Caso contrário, a tonalidade verde irá prevalecer.
Imagem 3: A bromélia porto-seguro é perfeita para ser utilizada em áreas externas.
Bromélia-imperial
A bromélia imperial chama a atenção pelo seu tamanho, uma vez que pode atingir até 1,5 m de diâmetro na idade adulta, enquanto sua inflorescência pode alcançar os 3,5 m de altura. Porém, ela tem um crescimento moderado e pode demorar 10 anos para atingir o porte adulto e produzir flor.
Possui folhas longas e largas, com superfície cerosa, dispostas em forma de roseta, de modo a formar um espaço para acúmulo de água e nutrientes no centro da planta. Por conta da sua exuberância, essa planta possui um grande valor ornamental, sendo muito utilizada na decoração de áreas externas, como canteiros, parques, calçadas e jardim com pedras.
Imagem 4: A bromélia imperial chama a atenção pelo seu visual elegante, que pode transformar o visual do seu jardim.
Bromélia Guzmania
A bromélia guzmania é muito utilizada na decoração de interiores. Ela chama a atenção por conta da sua floração exuberante e colorida, que geralmente ocorre no verão. Suas flores se destacam por suas cores fortes, que podem ser vermelho, rosa, vinho, roxo, amarelo, branco, verde, entre outras tonalidades.
Essa planta se desenvolve melhor em ambientes quentes, com alta umidade e boa luminosidade, sendo que a sua coloração fica ainda mais viva quando a planta está num local com bastante luz direta. Por isso, a bromélia guzmania é perfeita para ser cultivada na área externa, em diferentes tipos de jardim, inclusive no jardim suspenso.
Imagem 5: As variedades da bromélia guzmania, com flor em cores diferentes, encanta os decoradores.
Bromélia Aechmea
A bromélia aechmea é uma das mais vendidas no mercado. Ela geralmente é comercializada em vasos, já que possui um porte médio, sendo muito utilizada na decoração de interiores. Por isso, essa planta pode ser utilizada dentro de casa, na sala, na cozinha ou no quarto, por exemplo, uma vez que essa é uma planta que se desenvolve bem a meia-sombra.
Mas o que realmente chama a atenção nessa planta é sua inflorescência, com brácteas cor-de-rosa, durável, rígidas e com flores roxas e delicadas. Suas folhas também são rígidas, apresentam estrias verticais e espinhos nas bordas.
Imagem 6: A flor rosa e exótica da bromélia aechmea torna essa planta ainda mais especial.
Bromélia Vriesea
A bromélia vriesea pode ser cultivada tanto no solo quanto de forma epífita, ou seja, sobre outra planta. Nesse caso, a palmeira pode ser uma ótima opção para cultivar essa planta de forma epífita. Ela se desenvolve bem dessa maneira por ser uma planta bem rústica que se desenvolve bem na sombra moderada.
Essa planta não tem um grande porte. Em geral, são plantas de pequeno porte que chamam a atenção por sua folhagem e suas inflorescências, que podem ser o amarelo, o laranja e o vermelho e que têm grande valor ornamental.
Como são nativas de florestas úmidas, ela não tolera exposição direta ao sol, ao frio e ambientes muito secos. Por isso, é melhor cultivá-la em ambientes sombreados.
Imagem 7: A flor da vriesea vermelha é um espetáculo à parte e se destaca pela coloração e formato diferente.
Bromélia Neoregelia Lulita
A bromélia Neoregelia Lulita chama a atenção por sua explosão de cores. Quando ainda é jovem, suas folhas são totalmente verdes. Porém, com o decorrer dos anos, os pontos arroxeados começam a aparecer, deixando a planta com essas manchas que se destacam em qualquer ambiente.
Essa planta pode alcançar entre 30 cm e 40 cm de diâmetro. Além disso, se for bem cuidada, pode ter uma vida longa e alcançar mais de dez anos de duração.
Imagem 8: Esse tipo de bromélia se destaca pela coloração verde e arroxeada.
Bromélia Ananas Comosus
A bromélia Ananas Comosus, também conhecida como abacaxi-ornamental, é uma espécie muito rústica e que se destaca por sua folhagem e frutos com forte apelo ornamental. Suas folhas são verdes e com espinhos nas bordas, enquanto os frutos são mini abacaxis avermelhados.
Além disso, quando cultivada em ambiente com exposição direta ao sol, o abacaxi-ornamental passa a apresentar tonalidades rosadas. Porém, na sombra, os tons verdes prevalecem. Essa planta é muito utilizada na borda de áreas e canteiros, que devem ser invadidos por pessoas ou animais, em função dos espinhos. Ela pode ser cultivada tanto de forma isolada, quando em grupo.
Imagem 9: O abacaxi-ornamental é perfeito para se destacar no ambiente.
+91 exemplos para aprender a utilizar essa planta na decoração
Agora que você já aprendeu como cuidar da sua bromélia e quais as espécies você pode utilizar na sua casa, está na hora de entender como utilizar essa planta na sua decoração. Por isso, preparamos uma seleção de imagens incríveis que vão te inspirar a combinar a bromélia com outros elementos da casa. Confira abaixo!
Imagem 10: Os vasos de bromélia guzmania são perfeitos para decorar sua sala.
Imagem 11: Mas você também pode criar um jardim vertical utilizando pallets como suporte.
Imagem 12: Um arranjo com essas plantas é perfeito para a sua sala de estar.
Imagem 13: Além disso, você pode utilizar um vaso na mesa lateral da sala.
Imagem 14: Os vasos azuis destacam ainda mais as bromélias imperiais.
Imagem 15: Contudo, você também pode criar um arranjo elegante com várias unidades da mesma espécie.
Imagem 16: O jardim vertical é perfeito para quem não tem muito espaço.
Imagem 17: A bromélia guzmania também pode ser utilizada na decoração do seu quintal.
Imagem 18: Além disso, você pode utilizá-la no seu jardim de inverno debaixo da escada.
Imagem 19: Você ainda pode plantar essas bromélias em troncos de árvores.
Imagem 20: Contudo, você também pode utilizar troncos baixos para realizar esse plantio.
Imagem 21: Essa planta também é perfeita para ser utilizada num vaso elegante e branco.
Imagem 22: Esse vaso preto com bromélias aechmea deixa qualquer espaço mais elegante.
Imagem 23: No entanto, você também pode utilizar essas plantas na decoração do banheiro.
Imagem 24: Utilize vasos modernos para decorar sua sala de jantar.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 25: Mas você também pode utilizá-la para decorar o aparador ou qualquer outra mesa pequena do ambiente.
Imagem 26: Essas plantas também são ótimas opções para construir a decoração de áreas de convívio, como pátios, hall de entrada e passeios.
Imagem 27: O vaso metalizado deixa o arranjo mais chamativo e moderno.
Imagem 28: Além disso, você pode utilizar apoios de vaso colorido e diferentes plantas no mesmo espaço.
Imagem 29: Contudo, você também pode criar um jardim vertical moderno e elegante com essas plantas.
Imagem 30: Você já pensou em utilizar a bromélia na decoração da sua festa? Ela é perfeita para criar um visual diferente e tropical.
Imagem 31: Mas você também pode utilizar essas plantas na decoração da calçada e canteiros.
Imagem 32: Veja como essas plantas ajudaram a decorar essa mesa de doces do casamento.
Imagem 33: Mas se você deseja apenas incrementar a decoração do ambiente, vale a pena apostar nesses vasos altos e modernos.
Imagem 34: Esse tipo de vaso com bromélias também fica lindo na sala.
Imagem 35: Além disso, essas plantas também são perfeitas para o jardim.
Imagem 36: Você ainda pode utilizar suportes suspensos para sua planta, que são perfeitos para decorar a varanda ou a fachada de casa.
Imagem 37: A bromélia imperial deixa o seu jardim mais elegante, especialmente se for acompanhada de outras espécies, como o lírio da paz.
Imagem 38: Mas um jardim apenas com bromélias também pode ter um visual bonito e impactante.
Imagem 39: Você ainda pode adicionar os vasos dessas plantas no jardim, junto com outras espécies, pedras e seixos rolados.
Imagem 40: Outro exemplo de como essa planta acrescenta beleza ao jardim de inverno.
Imagem 41: Mas você também pode utilizá-la no jardim de inverno pequeno.
Imagem 42: Essa planta também é ótima para ser cultivada na beira de lago artificial.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 43: Além disso, você também pode cultivar as bromélias junto com as palmeiras.
Imagem 44: Mas você também pode cultivar essa planta no vaso de vidro.
Imagem 45: Contudo, o jardim vertical com estrutura de madeira também vai criar um visual incrível para decorar sua casa.
Imagem 46: Um vaso de cerâmica decorando a janela pode dar o toque que falta no ambiente.
Imagem 47: Porém, você ainda pode deixar sua planta acomodada no canto do ambiente.
Imagem 48: As flores das bromélias guzmania chamam a atenção nessa decoração.
Imagem 49: Esse exemplar de Neoregelia Lulita se destaca pela coloração roxa.
Imagem 50: Você pode utilizar uma jardineira com bromélias no parapeito da janela.
Imagem 51: Outro exemplo de combinação entre palmeiras e bromélias.
Imagem 52: Além das plantas, nesse canteiro também foram utilizados rochas e vaso de barro.
Imagem 53: Mas você também pode montar um arranjo com orquídea para utilizar na sua mesa de casa.
Imagem 54: Além disso, você ainda pode optar por canteiros compostos apenas por uma espécie.
Imagem 55: O jardim ganha um visual muito mais rico se você utiliza plantas diferentes no mesmo espaço.
Imagem 56: Contudo, você pode utilizar apenas um exemplar dessa planta com flor para decorar a sua sala.
Imagem 57: A bromélia guzmania é perfeita para compor o seu jardim de inverno debaixo da escada.
Imagem 58: Mas você também pode utilizar outras espécies para construir um jardim de inverno elegante.
Imagem 59: Você pode apostar nas palmeiras e suculentas para completar o visual desse espaço.
Imagem 60: Esse vaso pode embelezar a fachada da sua casa.
Imagem 61: E você ainda pode utilizar cestos decorados para acomodar suas plantas na mesa da sala de jantar.
Imagem 62: Além disso, você também pode utilizar essas plantas para decorar seu lago oriental artificial.
Imagem 63: Mas também é possível investir em diferentes espécies para decorar o mesmo espaço.
Imagem 64: Esse quadro foi transformado num jardim vertical e ficou perfeito para incrementar a decoração do espaço de descanso.
Imagem 65: Invista em bromélias com diferentes colorações para destacar o seu jardim.
Imagem 66: As bromélias são perfeitas para serem cultivadas entre pedras e nos locais com pouco espaço.
Imagem 67: Você também pode utilizar essa planta junto com outras espécies no seu jardim vertical.
Imagem 68: Além disso, você pode utilizá-la na decoração do seu banheiro moderno.
Imagem 69: Essa planta transforma até mesmo o jardim mais simples.
Imagem 70: Contudo, você também pode utilizá-la no jardim vertical da sua varanda gourmet.
Imagem 71: Esse arranjo em pedra e com diferentes espécies é perfeito para decorar sua área externa.
Imagem 72: Mas você também pode utilizar um vaso simples para decorar sua mesa.
Imagem 73: Esse arranjo com plantas tropicais chama a atenção por sua exuberância e por suas cores.
Imagem 74: As bromélias imperiais vão transformar o jardim da sua casa de campo.
Imagem 75: No entanto, essa planta pode se destacar até mesmo junto com outras espécies e no ambiente luxuoso.
Imagem 76: Mesmo quando não estão floridas, essas plantas chamam a atenção.
Imagem 77: Você pode utilizá-la para compor o arranjo da sua sala de jantar sofisticada.
Imagem 78: Além disso, a presença dessa planta transforma até mesmo a sala decorada com tons neutros.
Imagem 79: Invista em vasos com formatos diferentes para decorar o ambiente com bromélias.
Imagem 80: As bromélias junto com essa cascata de suculenta dedo-de-moça criam um impacto visual incrível nessa varanda.
Imagem 81: Esse suporte de madeira tem um visual rústico que combina perfeitamente com os vasos dessas plantas.
Imagem 82: Você também pode utilizar essas plantas para compor canteiros na praia.
Imagem 83: Além disso, você ainda pode utilizá-las para decorar seu jardim oriental.
Imagem 84: As plantas agregaram vida e suavidade a esse ambiente cheio de referências retrô e moderna.
Imagem 85: Mas você também pode utilizar essas plantas na decoração do ambiente mais sério e elegante.
Imagem 86: A sala moderna e clean fica ainda mais bonita com esses vasos de planta decorando a mesa de centro de vidro.
Imagem 87: O contraste entre as cores da bromélia e o cobre dos vasos é lindo e se destaca na decoração.
Imagem 88: Mas você também pode optar pela delicadeza dos cestos de tecido.
Imagem 89: Você também pode investir no vaso pequeno e decorado para decorar o espaço.
Imagem 90: Esses vasos suspensos deixam o ambiente com um clima mais rústico e natural.
Imagem 91: Um vaso vermelho para combinar com a bromélia guzmania vermelha.
Imagem 92: O contraste entre os diferentes vasos e espécies também pode agregar muito à decoração do seu jardim.
Imagem 93: Para decorar algum espaço interior, vale a pena investir em vasos com diferentes tamanhos e texturas.
Imagem 94: Esses arranjos suspensos são perfeitos para acomodar diferentes plantas.
Imagem 95: Mas se você quiser incrementar a sua decoração, pode investir no vaso dourado.
Imagem 96: Esse vaso simples de cerâmica realça as cores da planta e deixa o ambiente mais elegante.
Imagem 97: Esse jardim com bromélias se destaca pela sua composição e beleza.
Imagem 98: E você ainda pode utilizar essa planta na decoração do seu quarto.
Imagem 99: Essa planta também combina com a decoração mais clássica e neutra.
Imagem 100: Contudo, se você deseja inovar na sua decoração, pode utilizar esses suportes de bambu.
Deixe um comentário