Árvores para calçada abrigam e alimentam pássaros e são essenciais para a manutenção do meio ambiente. Além do aspecto ornamental, a arborização urbana é fonte de áreas sombreadas que permitem mais frescor e controle natural da temperatura ao redor.
Nas grandes cidades os benefícios da arborização aproximam as pessoas ao contato com a natureza, proporciona qualidade de vida reduzindo a poluição, aumentam a umidade atmosférica, produzem oxigênio e ainda protegem o solo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Entre os cuidados necessários para o plantio de árvores na calçada, o mais importante é a escolha correta da espécie e o local que ela será plantada. Considere também a possibilidade de plantas para jardins. Existem espécies que ficam perfeitas nas calçadas e até mesmo na área de lazer com piscina.
A estrutura da árvore, o tronco e a ramificação dos galhos e raízes devem ser analisados para que a o seu projeto não crie malefícios ao invés de benefícios.
Somente consultando o plano de arborização urbana da prefeitura da sua cidade é que você vai encontrar a espécie ideal de acordo com a especificação da área urbana.
Árvores ideais para calçadas com rede elétrica devem ter no máximo 10 metros de altura. Por outro lado, árvores de espécies maiores são perfeitas para serem plantadas em áreas sem fiação elétrica.
Quanta curiosidade, não é mesmo? Neste artigo você vai saber todo o necessário para plantar e cultivar diferentes espécies de árvores para calçada.
O pavimento para circulação de pedestre da sua rua vai melhorar a qualidade de vida de todos ao entorno e embelezar ainda mais o seu bairro com as dicas e mais 50 imagens que selecionamos para você. Confira!
Imagem 1: O Jacarandá Mimoso é muito usado na ornamentação de ruas e avenidas. Possuem uma exuberante floração roxa muito comum no Sul do país.
Índice
- Cuidados essenciais para arborização urbana
- 25 espécies de árvores para calçada
- Ipê Amarelo (Tabebuia sp)
- Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)
- Cambuci (Campomanesia phaea)
- Pitangueira (Eugenia uniflora)
- Jabuticabeira (Eugenia cauliflora)
- Jasmim Manga (Plumeria rubra)
- Candelabro (Erythrina speciosa)
- Ipê Mirim (Stenolobium stans)
- Dama da Noite (Murraya paniculata)
- Pata de Vaca (Bauhinia forficata)
- Jacarandá Mimoso (Jacaranda mimosaefolia)
- Noivinha (Euphorbia leucocephala)
- Resedá (Lagerstroemia indica)
- Alfeneiro (Ligustrum lucidum)
- Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
- Oiti (Licania tomentosa)
- Cerejeira do Japão (Prunus serrulata)
- Pau Fava (Senna macranthera)
- Cássia do Nordeste (Senna spectabilis)
- Escova de Garrafa (Callistemon ssp)
- Magnólia (Magnolia spp)
- Cinamomo (Melia azedarach)
- Aroeira (Schinus molle e Schinus terebinthifolius)
- Jasmim do Caribe (Plumeria pudica)
- Amoreira Preta (Morus nigra)
- +22 Imagens inspiradoras de árvores para calçada
Cuidados essenciais para arborização urbana
- Opte por espécies nativas, atóxica e sem espinhos, mesmo que seja para áreas de jardins pequenos;
- Deixe espaço entre as árvores para criar uma área permeável necessária para o desenvolvimento de troncos e raízes;
- Árvores com frutos grandes podem cair e machucar pedestres, por isso verifique todos os aspectos do tipo de árvore plantada;
- Para ruas estreitas o ideal são árvores de porte pequeno ou tipos de plantas ornamentais com flores que gostam de sol como o Hibisco por exemplo.
- Por outro lado, para ruas com calçadas largas, o ideal são árvores de médio ou grande porte;
- Considere as diretrizes e plantio de árvores para calçada da prefeitura da sua região para análise do local como calçadas e redes elétricas.
Imagem 2: Do tipo Extremosa, essa árvore florida de porte pequeno alcança até 8 metros de altura. Ideal para calçadas mais estreitas com passagem de rede elétrica próxima.
25 espécies de árvores para calçada
A partir de agora vamos te ajudar nesta escolha listando as principais espécies de árvores e suas características. Quando o seu projeto for aprovado você já vai saber qual é o tipo ideal de árvore para calçada e até mesmo para o seu jardim com pedras.
Ipê Amarelo (Tabebuia sp)
Árvores nativa de grande porte para calçadas sem rede de instalação elétrica. Pode chegar até 35 metros de altura. Suas raízes são profundas o que evita danificação da calçada. As flores dos Ipês florescem uma vez ao ano e de acordo com a espécie podem apresentar coloração amarela, roxa, rosa ou branca.
Imagem 3: O Ipê Amarelo é lindo e tem raízes profundas que não danificam as calçadas. São de fácil manutenção.
Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)
Árvore nativa, pode apresentar até três colorações de flores em uma única espécie.
Imagem 4: Manacá da Serra é uma árvore linda que pode chegar até seis metros de altura. Tem flores em três cores que variam entre branca, rosa e roxa.
Cambuci (Campomanesia phaea)
Nativa da Mata Atlântica, esta espécie de árvore frutífera alcança até cinco metros de altura. Tem flores grandes esbranquiçadas e os seus frutos podem ser consumidos entre os meses de fevereiro e março.
Imagem 5: Cambuci é linda e deliciosa, suas folhas e frutos podem ser utilizadas para o preparo de para chás, bebidas e conservas.
Pitangueira (Eugenia uniflora)
De porte pequeno à médio, esta outra espécie de árvore frutífera também é nativa da Mata Atlântica e pode chegar até seis metros de altura se adubada.
Imagem 6: Os frutos da Pitangueira atingem diferentes variações de cores que vão desde o verde, alaranjado, amarelo e vermelho. Seus frutos são saborosos e disputados por pessoas e abelhas adoram.
Jabuticabeira (Eugenia cauliflora)
Esta espécie pode chegar até 10 metros de altura. A floração ocorre nos períodos entre a primavera e verão. Esta árvore frutífera produz frutos pequenos muito consumido em geléias, licores, sucos, vinhos e vinagres.
Imagem 7: Jabuticabeira é uma árvore de origem brasileira da família das Mirtáceas.
Jasmim Manga (Plumeria rubra)
Uma espécie de árvore ideal para calçadas e praças. De caule grosso alcança os oito metros de altura. Quando floresce nas estações do Verão ou Outono exibe flores de coloração rosa ou vermelha com perfume similar ao de jasmim.
Imagem 8: Jasmim Manga pode apresentar flores de diferentes cores e tem um perfume delicioso que se intensifica a noite.
Candelabro (Erythrina speciosa)
Uma espécie de árvore de origem brasileira que floresce entre os períodos de junho a setembro. Muito usado no paisagismo devido a sua intensa coloração vermelha não ultrapassa os 6 metros de altura.
Imagem 9: Candelabro produz uma exuberante flor vermelha muito apreciada pelo beija-flor.
Ipê Mirim (Stenolobium stans)
Uma espécie típica para arborização urbana. Também conhecida como Ipê de Jardim, é um tipo de pequeno porte que pode atingir os 7 metros de altura. Floresce nos meses entre janeiro e maio.
Imagem 10: Ipê Mirim produz lindas flores amarelas em formato de campainha ou sino.
Dama da Noite (Murraya paniculata)
Também conhecida como Murta de Cheiro, Murta das Noivas, Murta da Índia, Murta dos Jardins, Dama da Noite e outros muitos nomes. É uma espécie da árvore cultivada em todo o mundo que pode chegar até cinco metros de altura.
Imagem 11: Murta dos Jardins tem perfume intenso e agradável. É excelente para cerca viva. A coloração de suas folhas varia do branco para o rosado.
Pata de Vaca (Bauhinia forficata)
Uma planta de porte médio que pode chegar a 9 metros. Tem troncos espinhosos que produz flores brancas. Popularmente usado na medicina natural, esta árvore também recebe outros nomes como Mão de Vaca ou Unha de Boi.
Suas folhas secas são comercializadas em farmácia de manipulação ou loja de produtos naturais para o tratamento de problemas nos rins, hipertensão, doenças do coração e até anemia. Suas flores e cascas podem ser consumidas como chá, extrato seco ou tintura.
Imagem 12: A Pata de Vaca é nativa da Mata Atlântica. Suas raízes profundas são ideais para manter a calçada livre de rachaduras.
Jacarandá Mimoso (Jacaranda mimosaefolia)
Nativos da América do Sul e popular no Sul do Brasil, é igualmente uma planta de raízes profundas de até 15 metros de altura. Produz flores de coloração azulado e lilás exuberante nos meses de agosto e novembro. As cascas dos frutos secos lembram os cascos de tartarugas.
Por ser uma árvore de grande porte, o espaço em que a muda vais er plantada deve ser avaliado para não comprometer as estruturas da calçada e da rede de energia elétrica.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 13: É uma árvore belíssima de grande valor ornamental. De flores delicadas de cor abundante é perfeita para paisagismo e arborização urbana.
Noivinha (Euphorbia leucocephala)
Esta espécie é de porte pequeno com até 3 metros de altura. Preserva calçadas e rede elétrica. Também conhecida como Mês de Maio, Neve da Montanha, Cabeça Branca, Chuva de Prata, Leiteiro Branco, Cabeleira de Velho, e Flor de Criança.
Imagem 14: Em maio a coloração das suas folhas alteram do verde para o branco. Dependendo da poda pode ser cultivado como um arbusto.
Resedá (Lagerstroemia indica)
De origem Indiana, tem raízes superficiais que não alteram as estruturas da calçada. O seu porte pequeno não afeta a fiação elétrica.
Também recebe o nome de Extremosa, Julieta, Escumilho, Escumilha, Árvore de Júpiter, Flor de Merenda e Flor de Natal. Ela tem uma forma natural muito bonita que se assemelha a um arbusto.
Imagem 15: Perfeita para arborização urbana, ela é muito usual no Sul do país. Um arbusto de fácil manutenção que floresce na Primavera nas cores brancas, rosa e pink.
Alfeneiro (Ligustrum lucidum)
Pode chegar até 4 metros se não for podado. Esta espécie é nativa da Europa e se adapta muito bem no Sul do país pelo inverno rigoroso.
Também é cultivada como planta ornamental em vasos ou cerca viva pelas suas flores brancas e perfumadas. Fornece bastante sombreamento e é uma ótima opção de árvores para calçada.
Imagem 16: Produz frutos de coloração roxo arredondados. Suas raízes superficiais fazem desta planta arbustiva ideal para calçadas.
Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
Uma das principais árvores para calçada em arborização urbana no país. Também conhecida como Flor de Quaresma e Quaresmeira Roxa pode chegar até os 12 metros de altura. É uma árvore ornamental perfeita para calçadas que mesmo sem flores encanta pela sua elegância.
Imagem 17: Suas flores roxas aparecem no Outono e na Primavera. É uma árvore de pequeno porte e raízes mais profundas simples de cultivar.
Oiti (Licania tomentosa)
Esta charmosa árvore pode chegar até 15 metros de altura e também é muito cultivada em diversas regiões brasileira. Uma planta nativa do Brasil é popularmente conhecida como Oiti da Praia, Guaili, Oiti Cagão, Oiti Mirim ou Oitizeiro.
Imagem 18: Oiti é uma árvore frutíferas de flores pequenas e brancas muito usada na arborização urbana na região sudeste.
Cerejeira do Japão (Prunus serrulata)
Esta espécie exige clima subtropical salvo em regiões de altitudes elevada. É um tipo de árvore para calçada ornamental de porte médio que pode chegar a 8 metros de altura.
Confira os melhores produtos para sua casa:
De beleza incomparável, é muito utilizada no paisagismo urbano pela floração de tonalidade rosa que altera ao longo do ano.
Também conhecida como Cerejeira Ornamental, Cerejeira, Cerejeira Branca, Cerejeira Japonesa, Cerejeira ou Ornamental do Japão. Na Ásia suas flores são utilizadas para preparação de chás.
Imagem 19: Cerejeira Ornamental é uma árvore belíssima e símbolo da cultura japonesa.
Pau Fava (Senna macranthera)
Um tipo de árvore para calçada nativa do Brasil e muito ornamental para esta finalidade. Suas flores em cachos amarelos apesar de bonitas, tem cheiro desagradável. De pequeno porte, ela pode chegar a 8 metros de altura e não alcança a fiação elétrica.
Imagem 20: Pau Fava é uma árvore nativa de pequeno e médio porte e tem floração amarela linda.
Cássia do Nordeste (Senna spectabilis)
Conhecida também como Cássia, Cássia-Macranta, Habu, Fedegoso do Rio e Macrantera. Esta espécie cresce rápido e pode chegar até 4 metros de altura. Igualmente de coloração amarelada é também de origem brasileira.
Imagem 21: Cássia Macranta floresce entre os meses de março e abril.
Escova de Garrafa (Callistemon ssp)
Pode chegar até 7 metros de altura, esta árvore de pequeno porte tem flores incríveis muito convidativa para beija-flores.
Imagem 22: A árvore Escova de Garrafa é exótica, possui floração vermelha que lembram as escovas de lavar garrafas.
Magnólia (Magnolia spp)
Este tipo de árvore é ideal para arborização urbana por ser de pequeno porte. Apresenta belíssimas flores grandes e não ultrapassa os 8 metros de altura. Seu cultivo é indicado para os Estados mais frios como as serras do Sudeste ou região Sul do país.
Imagem 23: Magnólia é lindíssima, possui floração exuberante e um delicioso perfume.
Cinamomo (Melia azedarach)
Original da Ásia e Austrália, é uma árvore ornamental cultivada em todo mundo. Com altura média de 9 metros, em condições especiais ela pode chegar a alcançar até 45 metros.
Floresce nas estações da Primavera e Verão. Esta é uma árvore que pode chegar a crescer até 3,5 metros por ano. No passado as suas sementes eram usadas na confecção de terços e rosários.
Imagem 24: Cinamomo é muito utilizada na arborização urbana. Possui floração exuberante e seus frutos atraem a avifauna.
Aroeira (Schinus molle e Schinus terebinthifolius)
Uma árvore de pequeno a médio porte que pode alcançar até 9 metros de altura. Também chamada de Aroeira Mansa, Aroeira Vermelha e Aroeira Pimenteira, esta espécie tem frutos avermelhados que alimentam aves silvestres.
Ela floresce nas estações da Primavera e Outono. Devido o seu pólen abundante pode causar reações alérgicas.
Imagem 25: Uma árvore ornamental excelente para arborização urbana e conhecida por invadir terrenos baldios, lavouras e pomares.
Jasmim do Caribe (Plumeria pudica)
Nativa da Venezuela e do Panamá, esta espécie apresenta muitas vantagens. Floresce o ano todo, cresce muito rápido, suporta períodos de estiagem, resistente a pragas e não precisa de adubações.
Imagem 26: Também conhecida como Jasmim do Deserto possui floração exuberante em branco, muito comum no Nordeste do país. Alcança até 6 metros de altura.
Amoreira Preta (Morus nigra)
Esta espécie de árvore para calçada é muito popular por seus deliciosos frutos. Não precisa de muitos cuidados para frutificar, porém é preciso avaliar muito bem o local em que será plantada, pois seus frutos de coloração intensa podem sujar carros e calçadas.
Imagem 27: Amoreira Preta é uma árvore frutífera muito atrativa para passarinhos e cobiçada pelos humanos pelo sabor dos seus frutos. Pode chegar até 10 metros de altura.
+22 Imagens inspiradoras de árvores para calçada
Imagem 28: Esta espécie de árvore ornamental de pequeno porte é ideal para espaços estritos. As cores quente e aconchegante dão estilo a esta calçada, não é verdade?
Imagem 29: Charme, perfume e cor. Você pode optar por espécies floridas para dar mais elegância a paisagem.
Imagem 30: Árvores que dão flores como as Magnólias dão um colorido todo especial e embelezam ruas e avenidas.
Imagem 31: Com cuidado e dedicação você pode cultivar Quaresmeiras na rua da sua casa e deixá-la mais colorida e sombreada em dias quentes.
Imagem 32: Aqui é possível conferir árvores grandes que formam lindas alamedas frondosas. Além da sombra proporciona frescor e qualidade de vida para os moradores da região.
Imagem 33: Já estes Ipês Amarelos são um espetáculo da natureza. Quando florescem alegram e colorem as ruas criando este visual lindo nas cidades.
Imagem 34: Nesta imagem o paisagismo urbano foi muito bem analisado. Apesar de serem de grande porte, as árvores não afetaram a instalação elétrica.
Imagem 35: Esta rua para pedestre ficou tomada pelos galhos das árvores, formando um belo telhado florido sobre a passagem. Não é mesmo?
Imagem 36: Sabia que as árvores são os pulmões do planeta? A cidade respira mais leve com calçadas tomadas pelo verde.
Imagem 37: Neste caso, esta árvore florida de pequeno porte é ideal para ruas e calçadas porque não ocupa espaço e ainda deixa a paisagem da cidade linda.
Imagem 38: Também conhecida como Árvore Santa, esta espécie é de rápido crescimento e cultivada como ornamental em todo o mundo. Aa aves adoram os seus frutos.
Imagem 39: Veja como é possível encontrar tipos de árvores para calçada como esta Mini Flamboyant com bela floração que ocupam pouco espaço, embelezam a frente da casa e ainda mantém a integridade da calçada e da fachada.
Imagem 40: O Ipê é muito usado na arborização urbana. Além de exuberante, possui várias cores, esse é conhecido como Ipê Roxo ou Rosado.
Imagem 41: Árvores floridas nas avenidas e ruas dão charme e beleza especial como esta pequena cidade.
Imagem 42: As ruas e avenidas ficam lindas com as árvores como estas de coloração lilás. Quando florescem são um espetáculo para as vistas e também para a qualidade de vida de seus moradores, não é mesmo?
Imagem 43: Cerejeiras são espécies lindas, dependendo da temperatura da cidade ela tem uma floração exuberante podendo até dar frutos.
Imagem 44: Além de embelezar e fazer sombra, as árvores abrigam uma quantidade infinita de vida como insetos e pássaros.
Imagem 45: As espécies de árvores de Jacarandá Mimoso são muito vistosas. Distribuem beleza e ainda fornece sombra no verão.
Imagem 46: Ainda existem espécies de árvores como Ficus Benjamina para decoração ornamental que deixa o visual muito mais agradável e divertido.
Imagem 47: Ainda da mesma espécie e com um visual ornamental arredondado este tipo de árvore também pode ser usado para decoração do ambiente interno.
Imagem 48: Em todo projeto de urbanização cabe uma árvore, com um pouco de inspiração e dedicação é possível criar visuais incríveis e deixar o mundo mais verde e colorido para as futuras gerações.
Imagem 49: Árvores grandes e ornamental tem florescimento espetacular e faz ruas e avenidas serem lembradas pela exuberância das flores da arborização urbana.
Imagem 50: E por último fica a dica: Espalhe o verde, frutos, folhas e flores pelo seu bairro e permita que a natureza proporcione muito mais qualidade de vida e harmonia.
Deixe um comentário