A arquitetura romana tem origem no século II antes de Cristo. Ela sofreu influência da arquitetura grega e etrusca combinando as duas e aprimorando-as. É luxuosa, grandiosa e possui uma simetria peculiar.
Os romanos construíram templos, termas, basílicas, anfiteatros e arcos do triunfo utilizando elementos arquitetônicos compostos por essas influências gregas e etruscas. Neste sentido, essa preponderância grega atingiu a arquitetura e as artes em geral.
Confira os melhores produtos para sua casa:
A influência grega tinha como prioridade o ideal de beleza, enquanto que a etrusca dava ênfase na realidade do cotidiano. A arquitetura romana juntou essas duas vertentes e aprimorou os ensinamentos das duas escolas formando um estilo próprio.
As construções romanas foram disseminadas por todo o império sendo a mais conhecida o Coliseu. Mas eles também construíram estradas e aquedutos. O legado romano arquitetônico se tornou conhecido no mundo por sua beleza e inspira até hoje arquitetos de todos os lugares.
No entanto, ela não é uma cópia unicamente dos seus influenciadores, pelo contrário. A arquitetura romana aprimorou as técnicas aprendidas e criou as suas próprias, inovando na construção arquitetônica daqueles tempos.
Afinal, entre as influências mais marcantes da arquitetura grega estão as colunas, utilizadas em muitas construções romanas. Os etruscos influenciaram nos arcos e abóbadas. Os romanos pegaram essas técnicas e as aprimoraram.
Eles uniram a arquitetura clássica da época e desenvolveram materiais como o concreto e criaram arcos e abóbadas que suportavam o peso das construções. Com isso os romanos inovaram construindo obras que diferiam de tudo o que existia na época.
A arquitetura dos romanos ficou mais evidente na época do império. As obras serviam para exprimir status e poder. Foi quando se disseminou por toda parte as estradas e aquedutos romanos. Os arcos também se espalharam por toda Roma.
Imagem 01: Nesta arquitetura, o panteão é a construção mais lembrada.
Índice
Arquitetura romana: características
As construções eram bastante resistentes, sobrevivendo à ação do tempo até os dias atuais. Eram construções práticas que combinavam o luxo à funcionalidade. Os romanos ainda inovaram com a utilização do concreto.
Eles utilizavam muito o mármore em suas construções. Era comum a construção de arcos e abóbadas disseminadas por todas as edificações do império. Os arcos davam um aspecto artístico às obras romanas.
Assim sendo, na arquitetura romana haviam paredes de uma grande largura, com aberturas curtas parecidas com uma janela. Eles utilizavam muito a simetria e inovaram com o uso de equações matemáticas em suas construções.
Os espaços eram vastos, com grandes aberturas. A arte e a beleza eram muito importantes em suas obras. Os romanos eram inspirados por seus guerreiros e suas construções refletiam isso.
Um dos exemplos mais conhecidos da arquitetura romana é o Panteão de Roma. Construído em 126 d.c. é uma obra impressionante com paredes em formato circular chegando até uma cúpula. Uma de suas características é o uso de colunas em sua parte externa.
Deste modo, as termas romanas também são exemplos edificantes da arquitetura do império, mas um dos maiores destaques são os arcos triunfais. Eles estão espalhados por Roma até os dias de hoje, resistindo ao tempo e mostrando a imponência do Império Romano.
Do mesmo modo, pode-se destacar o Arco do Triunfo de Druso, Triunfo de Tito e o Triunfo de Constantino como obras que demonstram as maravilhas das construções da época e também o poderio do império.
Imagem 02: Uma das principais características desta arquitetura, são os seus pilares. Então veja como era feita a construção antigamente.
Períodos da arquitetura romana
A arquitetura romana vai do século II antes de Cristo até o século V depois de Cristo. Deve-se saber que cada período compreende as mudanças por que o império passou e que refletiu na arquitetura da época. Desde seu auge até a sua decadência.
A Pax Romana é o primeiro período marcando a sua ascendência e o seu auge. A arte e consequentemente a arquitetura se disseminou por todo o império neste período que vai do século I ac ao II dc.
Confira os melhores produtos para sua casa:
O Panteão é dessa época, construído entre 118 e 128 d.c. Os romanos fizeram muitas construções utilizando abóbadas e já criando um estilo característico e inovador para a época. O Coliseu Romano também é uma obra daquele período histórico.
Posteriormente, o Império Tardio vem como construção característica daquele tempo, o Banhos de Caracala. Era uma obra grandiosa de alto luxo. Nele havia salas de ginásticas, piscinas, salas de aula, biblioteca e possuía uma decoração deslumbrante com murais e esculturas.
A partir do século 2 d.c. os romanos passaram a ser influenciados pelo cristianismo. Esse período ficou conhecido como Cristão Primitivo. Foram construídas igrejas e basílicas que até hoje estão presentes na região. A Igreja de São Pedro, a mais antiga do mundo, foi construída na época.
Contudo, o fato é que depois da influência grega e etrusca, a arquitetura romana passou a ter uma maior originalidade, tendo ainda como destaque uma unidade e realismo impressionantes. Eram construções fortes, grandiosas que se destacavam e mostravam o poderio do império.
A solidez é uma característica das construções arquitetônicas romanas. Eles aprenderam com os gregos a fazer um arco e com os etruscos o teto curvo que os gregos e os egípcios não conheciam.
Imagem 03: As fachadas de casas também podem aderir ao estilo.
Arquitetura romana: exemplos
O império romano foi muito longo e extenso, por isso há construções da época espalhadas por toda a Europa. Muitas delas em bom estado de conservação mostrando que a arquitetura romana não se desfaz com o tempo.
As principais construções romanas são as termas, os teatros e anfiteatros, as estradas, os aquedutos, os templos, os arcos do triunfo e as casas.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Os técnicos e engenheiros romanos estavam por trás de todas as construções. A arquitetura era funcional, prática, porém com uma beleza exuberante. Uma espécie de cimento era utilizada na época, o que caracteriza um avanço e tanto. Também eram utilizados tijolos e pedras nas construções.
Neste sentido, o cimento romano transformou as construções por permitir a liga na junção de materiais. As construções ficaram mais fortes, sólidas. Há também a criação do latericium, uma espécie de ladrilho que era mais funcional que o concreto.
Estes dois materiais permitiram aos romanos construir obras mais leves e também grandiosas, de enormes proporções. Os materiais utilizados nestas construções que se destacavam eram pedras, tijolos de concreto, alvenaria, madeira, gesso, mármore e azulejo.
Grego-romana
O mármore também teve um papel fundamental na arquitetura romana, com inspirações à cultura grega. Ele simbolizava a grande influência grega do período. Além disso, a argila e o calcário que eram utilizados pelos etruscos foram deixados de lado na época.
As abóbadas foram aperfeiçoadas pelos romanos sendo utilizadas em muitas construções. Foram construídas acompanhadas pelos aquedutos trazendo beleza às obras como se fossem arte. Assim, um dos exemplos mais conhecidos é a Ponte de Gard, na França.
Os aquedutos revolucionaram a arquitetura romana permitindo que se levasse a água para lugares distantes. Foi uma evolução tremenda que deu ao Império Romano um modo de manter a sua supremacia e até mesmo mudar a história das civilizações.
Além disso, as basílicas também são obras importantes da arquitetura romana. Afinal, eram construídas em praças públicas e tinham as funções profanas, políticas, comerciais e judiciais.
Em suma, eram construções largas, e possuíam todos os elementos arquitetônicos experimentados pelos romanos. Assim, haviam diversas colunas em arcos e abóbodas no teto. As basílicas podem ser visitadas até os dias de hoje. Muitas se mantiveram intactas pela ação do tempo.
Os teatros romanos, por exemplo, também são muito famosos. Contudo, eles foram criados a partir das construções gregas. No entanto, os romanos aperfeiçoaram as construções. Dessa forma, eles colocaram o espaço aberto em terreno plano, dividindo o espaço destinado à plateia do palco por uma linha reta.
Por fim, a arquitetura romana teve seu ápice na época do governo de César Augusto, filho adotivo de César. O período foi marcado por uma paz relativa, o que permitiu o avanço das obras arquitetônicas romanas. O luxo da época demonstrava o poderio do Império Romano.
Imagem 04: A arquitetura grego romana são consideradas irmãs devido a sua semelhança.
Arquitetura de Roma pelo mundo
Em suma, a arquitetura romana é considerada uma obra clássica que sobreviveu à ação do tempo. Hoje, por toda a Itália e Europa, é possível encontrar exemplos dessas construções belíssimas e práticas que contam a história do período do Império Romano.
Por isso, não é à toa que a arquitetura romana influencia arquitetos de todo o mundo. Dessa forma, a beleza e a leveza, além do luxo dessas obras marcaram para sempre a humanidade. O período do auge até a decadência do Império Romano foi marcado por estas construções grandiosas.
Então, os materiais utilizados nestas obras foram um grande avanço tecnológico dessa época, muitas vezes presentes até os dias de hoje. Além disso, as técnicas utilizadas também influenciaram gerações.
Assim, as estradas e aquedutos romanos mostraram um avanço e tanto permitindo a urbanização de cidades que antes era impossível de acontecer. Roma levou ao seu império a um ápice tecnológico na época.
Ademais, é importante frisar que os construtores souberam aproveitar as influências gregas e etruscas e transformá-las, incorporando-as em sua cultura e dando novos olhares a elas.
A arquitetura romana é uma importante influência para estudantes de todo o mundo e deve continuar assim por muito tempo. Afinal, sua beleza é tremenda, além de ser prática, luxuosa e leve.
As características das obras do Império Romano devem ser estudadas ainda por muito tempo. O governo da época pode ter tido um fim, mas a sua influência vai continuar por muito tempo, talvez séculos.
Imagem 05: São diversos tipos de pilares para você escolher e adaptar em sua obra.
Arquitetura romana: fotos
Imagem 06: Com muita modernidade, os arcos deste tipo de arquitetura estão presentes até hoje. Então veja esta incrível obra.
Imagem 07: As igrejas são um grande marco e características desse estilo arquitetônico.
Imagem 08: Aposte em plantas ornamentais para deixar o seu jardim ainda mais belo com este tipo de decoração.
Imagem 09: Hoje, com a tecnologia, foi possível reconstruir a cidade de Pompeia para conhecermos antes de sua destruição.
Imagem 10: Por fim, veja como era o interior de casas romanas antigas.
Mas e você? Conhece alguma arquitetura romana que esteja presente até os dias atuais? Seja uma obra antiga de sua cidade ou até mesmo alguma construção recente que utilize estes princípios de construção?
Então não deixe de contar e mostrar para nós aqui nos comentários, para que estas obras também possam servir de inspiração a outros leitores.
Deixe um comentário